Acqua alta em Veneza

Sabias que o fenómeno de acqua alta é o principal responsável pelo cenário de inundação que Veneza sofre várias vezes por ano? O La Vida es Mara explica-te o que é este fenómeno e como reagir perante esta situação.

Muitas vezes durante todo o ano, Itália acorda com a cidade de Veneza inundada. Inundações invadem a cidade por todos os lados: ruas alagadas, gôndolas, edifícios históricos, lojas e restaurantes estragados e ameaçados pelas águas que chegam a atingir até um metro de altura.

© lavidaesmara
Veneza © lavidaesmara

As zonas que sofrem primeiro são sempre a Piazza San Marco (Praça de São Marcos) e as ruas ao seu redor, porque são essas as partes mais baixas da cidade de Veneza.

O que é o fenómeno acqua alta

O que é acqua alta? Acqua alta significa exatamente “água alta” e trata-se de um fenómeno natural que acontece quando o nível da água do mar sobe demasiado e deixa a cidade de Veneza inundada. Sempre que o nível da água do mar sobre mais de 80 cm é considerado acqua alta.

O fenómeno acqua alta é o principal responsável pelo cenário de devastação que ocorre nesta cidade italiana, várias vezes por ano. Existe desde sempre e costuma ocorrer periodicamente, quando o Mar Adriático sobe de nível, ou seja, quando a maré está alta. Este fenómeno de acqua alta acontece principalmente durante o outono e o inverno.

Na cidade de Veneza, sempre que o nível do mar sobe, as autoridades são avisadas de maneira imediata para tentar evitar estragos maiores. E apenas em casos extremos de acqua alta é que a circulação de pessoas pelas ruas de Veneza é interdita, caso contrário a vida continua de forma “normal” e as pessoas utilizam as plataformas próprias que são colocadas na cidade para se deslocarem. 

A maior inundação que consta na história de Veneza ocorreu em 1966, quando o nível da água subiu cerca de 1,95 metros.

Como agir durante o fenómeno de acqua alta em Veneza

Normalmente o fenómeno de acqua alta em Veneza é previsto com alguma antecedência e a população é avisada através do telemóvel e de sirenes.

Portanto, se estiveres de férias em Veneza durante o fenómeno de acqua alta deverás estar atento às sirenes que alertam os residentes e os turistas e deverás também seguir as regras e indicações fornecidas pelas autoridades locais.

Durante este fenómeno de acqua alta, que ocorre muito durante os meses de novembro e dezembro, é recomendado o uso de botas de água. A única solução para este fenómeno é esperar que a água baixe, por isso mantém a calma e, de forma a evitar acidentes e quedas, utiliza sempre as plataformas próprias colocadas nas ruas para te deslocares pela cidade. No entanto, aconselhamos-te a que sigas sempre e atentamente as recomendações dadas pelas autoridades locais.


🍀 Reserva atividades, tours, excursões, visitas guiadas e transfers de e para o aeroporto em Veneza aqui.

✨ Faz como nós e edita as tuas fotografias com os fantásticos Maja presets.

📸 Para mais destinos inspiradores, segue-nos no Instagram.

 

2 Replies to “Acqua alta em Veneza”

  1. Meu Deus, fizeram aí umas grandes obras para adiar, estas inundações, mas infelizmente, parece k não está a resultar, tenho um desgosto, amo Veneza! Oxalá k consigam descobrir qq coisa para proteger os seus habitantes, e essa adorável cidade!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s