Dor e Glória de Pedro Almodóvar: Conhece Paterna

Conhece as Cavernas de Batán, em Paterna, que serviram de cenário ao filme Dor e Glória, de Pedro Almodóvar.

Uma das rubricas que iniciamos agora no nosso blog de La Vida es Mara está relacionada com locais que serviram de cenário de filmes e séries e que já tivemos oportunidade de visitar. Começamos precisamente com um dos locais mais curiosos, e aparentemente desconhecidos, utilizados como cenário do filme espanhol “Dor e Glória“, recentemente nomeado aos Óscares 2020, nas categorias de Melhor Filme Internacional e Melhor Ator para Antonio Banderas.

Foi numa das nossas longas caminhadas pela Comunidade Valenciana, Espanha, que chegámos às Cavernas de Batán, situadas em Paterna. Estas cuevas como são conhecidas pelos espanhóis existem desde o século XVIII e durante várias décadas serviram como domicílio de alguns moradores locais. Em 2016, passaram por obras de conservação que resultaram na possibilidade de serem feitas visitas guiadas completamente gratuitas. Em junho de 2018, por motivo de homenagem do filme de Almodóvar, o município voltou a tocar nessas “casas escondidas”.

No filme, protagonizado por Antonio Banderas e Penélope Cruz, as Cavernas de Batán são repositório para a maioria das cenas da infância do protagonista, que recorda a sua vida humilde em Paterna, quando os seus pais mudam-se para aquele local nos anos 60. O espectador tem o privilégio de assistir à transformação da caverna em lar, com as paredes a serem pintadas de fresco, os azulejos a serem colocados para decoração ou, os buracos que se abrem no teto para deixar entrar a luz natural. Pouco a pouco, a caverna recôndita da sociedade torna-se um espaço íntimo de amadurecimento, onde o protagonista descobrirá o seu desejo sexual.

Penélope Cruz, Asier Flores, e Raúl Arévalo em
Penélope Cruz, Asier Flores, e Raúl Arévalo em “Dor e Glória” © El Deseo

Abaixo, poderás conhecer a sinopse de “Dor e Glória”, de Pedro Almodóvar. No trailer (ver aqui) poderás assistir a alguns excertos de cenas filmadas nas Cuevas de Paterna, onde se destaca a famosa torre de Paterna.

O espanhol Salvador Mallo possui uma extensa e aclamada carreira internacional como realizador de cinema. Agora, solitário, doente e a atravessar uma crise de inspiração, faz uma reflexão sobre as escolhas feitas ao longo da vida. As suas memórias conduzem-no à infância em Paterna, numa pequena aldeia espanhola, até aos tempos de juventude e idade adulta, já na cidade de Madrid. Essa viagem fá-lo avaliar a sua relação com os pais, os amigos e amantes; assim como os sentimentos de alegria, tristeza e perda que foram deixando marcas profundas e o transformaram no que é hoje, enquanto homem e cineasta.

Atualmente existem duas formas de visitar as cavernas de Paterna. Temos, por um lado, um grupo de oito cavernas que se transformaram em museus e, por outro, as cavernas que estão perto da Torre de Paterna, de origem muçulmana. Em relação a estas últimas, só podemos visitar o seu recinto exterior, uma vez que ainda servem de domicílio privado a muitas famílias.

Torre de Paterna © lavidaesmara
Torre de Paterna © lavidaesmara
Torre de Paterna e habitações © lavidaesmara
Torre de Paterna e habitações © lavidaesmara
Torre e cavernas de Paterna © lavidaesmara
Torre e cavernas de Paterna © lavidaesmara

Sabias que as sequências de “Dor e Glória” em que Salvador é já adulto foram filmadas em Madrid? A capital espanhola já serviu de inspiração para várias obras cinematográficas.

Informação de Interesse sobre Paterna

Tourist Info Paterna
Calle Metge Ballester, 23-B
Telemóvel: +34 963 053 124
Email: paterna@touristinfo.net

Espacio Cultural del Batán
C/ Senda del Batá, s/n Paterna
Telemóvel: +34 961 384 830
Entrada gratuita

Para mais informações clica aqui ou contacta as entidades locais.

Dor e Glória: Ficha Técnica

Penélope Cruz em Paterna no filme
Penélope Cruz em Paterna no filme “Dor e Glória” © El Deseo

Título original: Dolor y Gloria
País de Produção: Espanha
Ano de Produção: 2019
Estreia em Portugal: 5 de setembro de 2019
Realização: Pedro Almodóvar
Argumento: Pedro Almodóvar
Produção: Agustín Almodóvar, Esther García
Banda-sonora: Alberto Iglesias

Se quiseres, poderás comprar o DVD ou Blu-ray de “Dor e Glória” na Amazon ES.

Dor e Glória é uma produção El Deseo tem argumento e realização de Pedro Almodóvar. No elenco temos Antonio Banderas (nomeado ao Óscar por este seu desempenho), Asier Etxeandia, Penélope Cruz, Leonardo Sbaraglia e Julieta Serrano, entre outros. A direção de fotografia esteve a cargo de José Luís Alcaine. 


🎬 Sabias que o filme “Tomorrowland – Terra do Amanhã” também foi gravado na Comunidade Valenciana?


🍀 Reserva atividades, excursões, visitas guiadas e transfers de e para o aeroporto em Valência aqui.

✨ Faz como nós e edita as tuas fotografias com os fantásticos Maja presets.

📸 Para mais destinos cinematográficos inspiradores, segue-nos no Instagram.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s