Star Wars em Valência: Origens de Chewbacca

Partilhamos um artigo muito especial sobre Chewbacca que certamente irá deliciar os fãs da série Star Wars, criada por George Lucas.

Durante a nossa primeira visita ao centro histórico de Valência, em Espanha, fomos surpreendidos com um detalhe visual no exterior do edifício de La Lonja de la Seda.

Projetada pelo arquiteto valenciano Pere Compte, La Lonja foi construída entre 1482 e 1533 e serviu nos seus tempos áureos de centro de compra e venda da seda, têxtil que enriqueceu a cidade até ao século XVIII. Precisamente nessa altura houve uma epidemia e a seda desapareceu dos mercados valencianos. Apesar do término da mercantilização da seda, La Lonja continua de portas abertas, funcionando atualmente como museu e é uma das excursões imprescindíveis caso decidas visitar a cidade de Valência – ou caso sejas fã de Star Wars.

Entrada da Lonja de la Seda © lavidaesmara
Entrada da Lonja de la Seda © lavidaesmara

Isto porque numa das suas fachadas exteriores poderás encontrar uma pequena escultura de um homem que se assimila bastante à personagem peluda de Chewbacca. Não, não pensem que George Lucas roubou a ideia deste edifício barroco espanhol, simplesmente a escultura, com o passar do tempo, parece ter-se transformado no carismático companheiro de Han Solo que parece em 7 dos 9 filmes de Star Wars (“Uma Nova Esperança” de 1977, “O Império Contra-Ataca” de 1980, “O Regresso do Jedi” de 1983, “A Vingança dos Sith” de 2005, “O Despertar da Força” de 2015, “Os Últimos Jedi” de 2017 e “A Ascensão de Skywalker” de 2019) e num spin-off “Han Solo: Uma História de Star Wars” de 2018, tendo sido interpretado por Peter Mayhew e por Joonas Suotamo, ambos os atores com mais de 2 metros de altura.

Então como encontrar Chewbacca em Valência? Para isso, terás que ir até à porta traseira de La Lonja, na Calle de la Lonja. Qualquer pessoa poderá estar o mais próximo possível desta escultura, que para os pedantes locais costuma passar bastante despercebida. Caso sejas um dos fãs de Star Wars poderás parar um momento e fazer uma foto com a “representação” do fiel companheiro de Han Solo.

“Chewbacca” na fachada exterior de La Lonja de la Seda © lavidaesmara

Curiosamente esta não é a única aproximação de Star Wars a Espanha. Na verdade, poderemos considerar que o penteado da Princesa Leia – interpretada por Carrie Fisher e tornada General na nova trilogia da Disney – é bastante semelhante aos das falleras, figuras que representam as festas das Fallas, celebradas em Março, em Valência. Será que George Lucas visitou Valência antes de escrever e dirigir “Star Wars“? Isso não sabemos responder, mas são demasiadas coincidências.

Quanto ao edifício de La Lonja de la Seda, está dividido em quatro zonas, entre as quais se destacam o salão do consulado de comércio e o salão colunário, impressionante espaço com filas de colunas helicoidais de 17,4 metros cada uma. La Lonja de la Seda é Património Mundial da UNESCO desde 1996. O mesmo poderíamos dizer de Chewbacca, uma personagem encantadora que faz parte do património cultural do cinema americano.

O que ver em La Lonja de la Seda

La Lonja de la Seda encontra-se em pleno centro histórico da cidade, mesmo em frente do Mercado Central e da chamada fachada da igreja dos Sãos Joãos.

Gárgulas frontais em La Lonja de la Seda

Recomendamos que, logo desde fora prestes atenção às gárgulas frontais de La Lonja, afinal a sua fachada principal apresenta diferentes figuras que referem-se aos vícios e às virtudes do Homem. Algumas deles referem mesmo cenas sexuais bastante explícitas. Mas não te assustes! Afinal as imagens eram a única forma possível de informar ou influenciar a população, maioritariamente sem escolaridade.

Salão Colunário de La Lonja

No interior de La Lonja de la Seda e precisamente no seu lado esquerdo encontramos o Salão Colunário, que era a sala de comercialização do têxtil e realizaram-se inúmeras operações bancárias. Nela apresenta-se as 24 colunas de 17,4 metros de altura, que acabam por assimilar-se a grandes palmeiras.

Neste espaço, outra característica são os vitrais góticos, por onde entra a luz e que chamam bastante à atenção dos visitantes.

Salão Colunário, Lonja de la Seda © lavidaesmara
Salão Colunário, Lonja de la Seda © lavidaesmara

Consulado do Mar em La Lonja de la Seda

O Consultado do Mar de La Lonja foi construído 5 anos após a finalização do edifício principal e tem um estilo renascentista. Neste local é possível contemplar a Câmara Dourada, uma grande sala rectangular que era utilizada para a tomada de decisões, evidentemente relacionadas com o oceano.

Horários de La Lonja de la Seda

La Lonja está aberta de segundas a sábados das 10h às 19 horas. Aos domingos e feriados, também está aberta, mas apenas das 10h às 14h. Aos domingos existem também exposições especiais de selos e moedas de época.

Preço das entradas na La Lonja de la Seda

A entrada na La Lonja de la Seda custa 2 euros. Os estudantes, reformados, grupos e famílias numerosas pagam apenas 1 euro. Aos sábados e domingos é possível visitar o Lonja de la Seda de Valência de forma completamente gratuita.

Localização de La Lonja de la Seda

La Lonja de la Seda está localizada no centro do casco antiguo de Valência, junto ao Mercado Central.

Como assistir aos filmes de Star Wars

Harrison Ford e Peter Mayhew em
Harrison Ford e Peter Mayhew em “Star Wars: Uma Nova Esperança” (1977) © Lucasfilm Ltd. & TM

Acho estejas interessado em assistir aos filmes de Star Wars recomendamos-te a subscrição da plataforma Disney+, onde também poderás encontrar a recente série “The Mandalorian”, de Jon Favreau.

Caso sejas colecionador, poderás adquirir os filmes Star Wars – e especialmente aqueles em que aparece Chewbacca – em Blu-Ray.


🍀 Estás a pensar ir até Valência só para conhecer a “estátua de Chewbacca“? Aproveita também para conheceres o centro de uma das mais incríveis cidades de Espanha com estas extraordinárias atividades.

✨ Faz como nós e edita as tuas fotografias com os fantásticos Maja presets.

📸 Para mais destinos cinematográficos inspiradores, segue-nos no Instagram.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s