Descobre o que fazer no Parque Natural de l’Albufera de Valência

Apanha a boleia do La Vida es Mara e vem daí conhecer o Parque Natural de l’Albufera de Valência, um verdadeiro encanto da Comunidade Valenciana.

O Parque Natural de l’Albufera de Valência está situado a 10 km sul da capital da Comunidade Valenciana e junto ao Mar Mediterrâneo. Do Parque Natural de l’Albufera faz parte a Albufera de Valência, uma lagoa de água salgada que atrai muitos residentes e turistas todos os anos, especialmente quando faz bom tempo. É o local perfeito para te desconectares do stress e da rotina do dia-a-dia e para vivenciares e te conectares com a beleza da natureza.

Se não sabes como fazer paella valenciana, este é também o sítio ideal para o aprenderes e degustares das mais saborosas paellas, visto que é na Albufera de Valência que são cozinhadas as melhores paellas de toda a Espanha. Esta é apenas uma das imensas razões que existem para agendares uma visita à Albufera de Valência.

Curiosidades sobre a Albufera de Valência

A Albufera de Valência é uma lagoa e tem aproximadamente 1 metro de profundidade e uma enorme dimensão – de 23,94 km². Um “mar” imenso que está à tua disposição para desbravares com um belo passeio de barco.

plantacoes-arroz
Plantações de arroz no Parque Natural de l’Albufera de Valência © lavidaesmara

Outro facto curioso é que a maior parte do Parque Natural de l’Albufera de Valência está ocupada por plantações de arroz (cerca de 16.000 hectares) e arvoredos. Este arroz é o tradicionalmente utilizado na receita original da paella valenciana. Por isso, se decidires comer paella em Albufera, saberás com quase toda a certeza que é arroz da Albufera de Valência.

Além disso, a Albufera de Valência tem um enorme valor ecológico porque além de ser habitat natural de várias espécies de aves únicas, tem uma grande diversidade de fauna e flora.

Aves na Albufera de Valência © lavidaesmara
Aves na Albufera de Valência © lavidaesmara

Quando visitar a Albufera de Valência

Acreditamos que qualquer estação do ano é ótima para desfrutar do Parque Natural de l’Albufera, visto que o clima é ameno ao longo do ano. No entanto, visitar a Albufera de Valência é melhor durante as estações da primavera e do verão visto que terás a oportunidade de contemplar maravilhosos entardeceres na Albufera de Valência, numa das suas embarcações típicas. Este belíssimo momento, capturado na foto abaixo, integra mesmo a nossa lista de melhores pores do sol em Portugal, Espanha e Itália.

Mágico entardecer na Albufera de Valência © lavidaesmara
Mágico entardecer na Albufera de Valência © lavidaesmara

Parque Natural de l’Albufera de Valência: o que fazer?

O que fazer no Parque Natural de l’Albufera? Entre as mais diversas atividades ao ar livre, restaurantes, hotéis, passeios pedestres ou em embarcações, a escolha é ínfima e é tua. Aproveita para planeares a tua viagem ao pormenor e torna-a inesquecível.

Passeios de barco

Um passeio nos tradicionais barcos, também conhecidos como “albuferencs”, na Albufera de Valência é uma experiência imperdível. Se tiveres a oportunidade, fá-lo ao final do dia para contemplares mágicos entardeceres.

Existem várias embarcações disponíveis que garantem boas práticas ambientais. Estas estão certificadas pela Marca Parcs Naturals e poderás consultar a lista destas embarcações no site oficial da Generalitat Valenciana. Atenção aos preços, estes não deverão ser superiores a 5 euros por pessoa.

Passeio de barco na Albufera de Valência © lavidaesmara
Passeio de barco na Albufera de Valência © lavidaesmara

Passeios pedestres

Se fores amante de caminhadas e do ar livre, vais adorar o Parque Natural de l’Albufera. A verdade é que a pé ficas a conhecer o parque de uma melhor maneira, podes observar a natureza e a paisagem natural ao detalhe e vais ao teu próprio ritmo. Existem vários percursos pedestres que poderás realizar.

Um dos passeios pelo Parque Natural de l'Albufera de Valência © lavidaesmara
Um dos passeios que fizemos pelo Parque Natural de l’Albufera de Valência © lavidaesmara

Praias

Como falar sobre o que fazer no Parque Natural de de l’Albufera de Valência sem mencionar as suas praias de areia dourada? Existem duas praias imperdíveis nesta zona e são elas a Platja del Saler e a Platja de La Devesa del Saler. Após um passeio pedestre pelo parque, nada melhor que um mergulho refrescante no Mar Mediterrâneo.

praia-albufera-valencia
Platja del Saler © lavidaesmara

Restaurantes

Ir a Albufera e não provar a paella valenciana é como ir a Roma e não ver o Papa. Enumeramos abaixo uma lista de 5 restaurantes na Albufera de Valência onde poderás saborear este prato típico. A ordem pela qual mencionamos os restaurantes é completamente aleatória.

  1. Restaurante el Rek
  2. Nou Racó | Restaurante, Bodas y Eventos Albufera
  3. Arroceria Maribel
  4. Restaurante la Perleta Valenciana
  5. Restaurante Bon Aire
Paella Valenciana em l'Albufera de Valência © lavidaesmara
Paella valenciana no Parque Natural de l’Albufera de Valência © lavidaesmara

Hotéis

Como 1 dia não é suficiente para apreciar toda a beleza que o Parque Natural de l’Albufera de Valência tem para oferecer, porque não pernoitar uma ou até mesmo várias noites? Existem inúmeras opções de alojamento entre hotéis, hostals, acampamentos, casas de férias, etc.

Abaixo, encontrarás uma lista, de ordem aleatória, de 5 alojamentos próximos ao mar, a não perder em Albufera, elaborada pelo La Vida es Mara.

  1. You & Co. Saler Beach Boutique
  2. Campus Albufera
  3. Hostal Andrés
  4. Parador de El Saler
  5. Coll Vert Camping

Como chegar à Albufera de Valência

Existem várias maneiras de chegar à Albufera de Valência, seja em carro, em autocarro ou em excursão. Acreditamos que a grande maioria dos seus visitantes opta pelo autocarro, visto que existe um trajeto direto desde o centro da cidade de Valência. Então, como ir à Albufera de Valência?

Desde a Avinguda de Navarro Reverter poderás apanhar o autocarro nº 24 ou o nº 25 na paragem “Porta de la Mar (impar) – Navarro Reverter”. O autocarro nº 24 leva-te até à paragem “El Palmar” e o nº 25 até ao “El Perellonet“, ambas as paragens estão situadas próximas à Albufera de Valência. O percurso tarda aproximadamente entre 40-45 minutos e o bilhete pode ser comprado a bordo do autocarro ao preço de 1,50 euros. Tem especial atenção ao horário de regresso, visto que não existem muitos autocarros a fazerem este trajeto.

Outra opção disponível é uma excursão guiada até Albufera de Valência com passeio de barco e transfer de ida e volta ao hotel incluídos. Não percas esta excelente oportunidade de ficar a conhecer a Albufera de Valência.

Descobre abaixo no mapa onde fica localizado exatamente o Parque Natural de l’Albufera de Valência.


🍀 Confere também as melhores excursões, atividades, visitas guiadas e transfers de e para o aeroporto em Valência.

✨ Faz como nós e edita as tuas fotografias com os fantásticos Maja presets.

📸 Para mais destinos inspiradores, segue-nos no Instagram.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s