VPN: O que é e porquê utilizar em viagem?

Conhece as razões para as quais deves utilizar uma VPN – Virtual Private Network segura e legal durante a tua viagem ao estrangeiro.

Estás a planear uma viagem ao estrangeiro? Provavelmente irás precisar de utilizar uma VPN, mesmo que não saibas o que esta sigla signifique. Na verdade, a VPN refere-se a uma Virtual Private Network, traduzida literalmente para rede virtual privada, e facilita o acesso seguro a uma outra rede através da conexão à internet.

Quando ligas os teus dispositivos a uma VPN, o tráfego começa a ser enviado de forma segura através de uma rede virtual privada, ou seja, estarás a aceder à internet desde a região que tem assinalada a rede VPN. Mas, em termos práticos, que benefícios traz a utilização de uma VPN? Porquê que esta é tão útil durante uma viagem?

Porquê utilizar uma VPN em viagens internacionais?

Os amantes de viagens deverão estar atentos, porque com uma VPN poderão embarcar tranquilamente numa viagem para qualquer país e continuar a usufruir do acesso a conteúdos online de forma segura. Por exemplo, se viajas até França ou até Itália, e não consegues aceder a um determinado site português – logo com a terminologia .pt -, deverás estar ciente que este foi geograficamente bloqueado, porém com recurso a uma VPN, não terás as dores de cabeça que tem um internauta comum.

Como funciona uma VPN numa viagem ao estrangeiro? © lavidaesmara
Como funciona uma VPN numa viagem ao estrangeiro? © lavidaesmara

É realmente assim tão simples. Usar uma VPN é também importante para que os teus dados pessoais possam ser protegidos quando estás em viagem e usas uma rede pública, como a de um restaurante ou a de um supermercado. Todos os sites que não contenham https na URL serão visíveis para terceiros e para hackers e não é isso que queres certamente. Com a utilização de uma VPN podes navegar pela internet de forma completamente anónima.

Interessantemente, com uma VPN podes até desfrutar das tuas redes sociais preferidas, como Facebook, Instagram e Pinterest, sem correr riscos de passar informações privadas.

A VPN costuma ser utilizada por bloggers e por certos profissionais do setor político e financeiro, do marketing e das novas tecnologias, que precisam de manter-se online enquanto trabalham distantes das suas sedes. O uso dessa rede virtual privada permite manter a segurança das conexões à rede. A VPN também pode ser usada para teres acesso ao teu computador pessoal em casa, como se estivéssemos usando uma LAN (Área de Rede Local). A VPN dá-te total controlo da rede e permite-te aceder aos teus documentos à distância.

Qual a melhor VPN para viagens?

A VPN que mais utilizamos durante as nossas viagens é a VPN Hola que oferece uma versão completamente gratuita, embora seja a versão paga aquela com maior segurança. Para começares a utilizá-la basta apenas descarregar a aplicação e utilizar a extensão no teu navegador. Escolhe o país que queres aceder, e começa a navegar em qualquer página, evitando assim restrições.

Os planos pagos da VPN Hola, designada de VPN Hola Premium são apresentados abaixo. Escolhe o plano que melhor te convém.

  • Plano Hola Premium 1 ano: 82,68 €
  • Plano Hola Premium 3 anos: 96,84 €
  • Poderás também optar por um plano mensal da VPN Hola Premium

Através da Hola VPN Premium poderás também aceder ao serviço de apoio ao cliente da companhia e poderás utilizá-la em simultâneo em 10 dispositivos diferentes.

O uso de VPN é legal?

A principal pergunta feita por aqueles que navegam na internet é se as VPN são legais. A resposta é sim! Sabias que existem muitas organizações e institutos governamentais que utilizam VPN’s para garantir a segurança do seu trabalho?

Como preparar uma viagem © lavidaesmara
Como preparar uma viagem © lavidaesmara

Apenas alguns países como a China, o Iraque, os Emirados Árabes Unidos, a Turquia, a Bielorrúsia, Omã, o Irão e a Rússia estabeleceram o uso de VPN como ilegal. Curiosamente na nossa viagem à Turquia não conseguimos utilizá-la.

A VPN funciona?

Para saberes se a tua VPN está a funcionar perfeitamente entra nas definições do teu navegador – Google, Safari ou Firefox – e procede à limpeza da cache (cookies, passwords e imagens). Depois disso, escreve “Qual é o meu endereço IP?” no teu navegador, endereço este que deverá ser semelhante aquele apresentado no menu da VPN.

Abaixo, conhece uma lista de 5 VPN’s que também poderás utilizar de forma simples e legal:

  1. NordVPN
  2. Surfshark VPN
  3. VyprVPN
  4. ExpressVPN
  5. Cyber Ghost

Para mais conselhos tecnológicos sobre como preparar uma viagem poderás entrar em contacto connosco ou deixar as tuas dúvidas nos comentários abaixo.


🍀 Estás sem ideias de países a viajar? Procura inspiração em centenas de excursões e atividades na que recomendamos.

✨ Faz como nós e edita as tuas fotografias com os fantásticos Maja presets.

📸 Para mais destinos inspiradores, segue-nos no Instagram.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s