Receita do Bacio Pantesco, típico de Pantelleria

O La Vida es Mara colocou as mãos na cozinha para preparar um delicioso bacio pantesco, doce típico de Pantelleria.

Ciao a tutti! Itália é a casa do cinema de Federico Fellini, Roberto Rossellini, Sophia Loren e de Marcello Mastroianni. Itália é a casa do renascimento de Leonardo Da Vinci ou de Michelangelo. Itália é a terra dos sabores mediterrânicos. Por isso, colocámos mãos na massa e quisemos preparar uma das sobremesas aparentemente menos conhecidas do país: o bacio pantesco.

Ficámos a conhecer melhor este doce redondo, cuja forma assemelha-se à de um floco de neve, através da nossa incursão pela língua e cultura italianas. O bacio, ou “beijo” na sua tradução para o português, é originário da pequena ilha de Pantelária (em italiano Pantelleria), localizada no norte de África, junto à Tunísia, embora pertencente à região da Sicília. Apesar de ter apenas 83 km² e uma densidade populacional de apenas 73 habitantes por km², Pantelária é rica em sabores, onde se destacam o bacio pantesco, ou o famoso vinho Passito di Pantelleria, produzido a partir da uva Zibibbo, presente na localidade.

Infelizmente, são poucos os restaurantes de comida de Pantelleria espalhados pela Europa (fomos a um em Madrid e ficámos rendidos), portanto a única maneira para se deliciar com o bacio pantesco é viajar até à ilha ou prepará-lo cuidadosamente em casa. Abaixo, poderás encontrar todos os passos sobre como preparar o bacio pantesco de forma rápida e fácil.

Ingredientes para o recheio do Bacio Pantesco

A preparação dos baci panteschi passa por dois momentos: o primeiro tem que ver com a preparação do recheio e com a preparação da cobertura frita. Comecemos com ingredientes necessários para o recheio.

  • 1,2 kg de queijo ricotta
  • 130 gramas de açúcar
  • Uma colher de chá de canela ou raspa de limão (como preferires)
  • Pepitas de chocolate q.b.

Preparação do recheio do bacio pantesco

  1. Deverás misturar todos estes ingredientes até obter um creme homogéneo, que deverá ser colocado no frigorífico por algum tempo até ficar bem frio;
  2. Assim que colocas o creme de ricotta já poderás preparar a massa para a cobertura do bacio pantesco.

bacio-pantesco-pante-madrid

Ingredientes para a massa do Bacio Pantesco

  • 150 gramas de farinha
  • 1 ovo
  • 200 ml de leite
  • Sal q.b.

Preparação da massa do bacio pantesco

  1. Deves misturar bem estes ingredientes até obteres uma massa;
  2. Depois, coloca óleo de girassol numa fritadeira – a 170º ou 180º e colocar o molde de metal com forma de estrela, flor ou floco de neve por algum tempo até aquecer ligeiramente. Este molde de metal poderá facilmente ser encontrado em algumas lojas com utensílios de cozinha ou online, à distância de um clique;
  3. Depois basta só colocar o molde de metal na massa para a cobertura (sem superar as bordas) e colocá-lo a fritar. Deves esperar até que a massa resulte numa cobertura dourada e se separe automaticamente do utensílio de metal;
  4. Repete o procedimento até terminares a massa. Terás que obter um número par, uma vez que deves utilizar este cobertura frita em dois lados (como uma espécie de bolacha ou panqueca).

Depois de teres a tua cobertura frita pronta deverás repousá-la em papel vegetal para que desapareça a maior quantidade de óleo possível. Afinal não quererás saborear um “beijo pantesco” molhado, pois não?

Passos finais para preparar o bacio pantesco

  1. Retira agora o creme do frigorífico e coloca-o dentro de um saco pasteleiro com bico de metal. Deverás pegar numa das coberturas fritas e colocar o creme de ricotta. Coloca outra cobertura sem nada para fechares o teu bacio pantesco;
  2. Para decorar os teus baci panteschi podes pulverizar com açúcar refinado e mais ou pouco de canela. Esatto é assim tão fácil!

Buon appetito! Diz-nos nos comentário como correu a tua experiência na cozinha com os baci panteschi.

O La Vida es Mara continuará a partilhar contigo as mais deliciosas receitas para fazeres em casa. Se quiseres, faz também uma Parmigiana de Beringelas como prato principal.


🍀 Queres visitar a ilha de Pantelária ou até à região italiana da Sicília? Reserva aqui atividades, excursões e transfers exclusivos.

✨ Faz como nós e edita as tuas fotografias com os fantásticos Maja presets.

📸 Para mais destinos inspiradores, segue-nos no Instagram.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s