Qual o melhor horário para fotografar ao ar livre?

Uma boa fotografia capta a nossa atenção durante vários segundos ou até mesmo minutos. Aprende como capturar os melhores momentos das tuas viagens (e não só) e descobre qual é a melhor hora do dia para tirar fotografias.

Capturar os momentos mais peculiares ou rotineiros durante as férias para mais tarde recordar é quase tão importante como o processo de planear uma viagem. Monumentos, paisagens, montanhas, vulcões, passeios de catamarã, idas à praia com familiares e/ou amigos, caminhadas ao ar livre, piqueniques… Aprende a imortalizar tudo isto da melhor maneira possível!

Para realizar excelentes fotografias no exterior não é apenas necessário ter uma boa câmara fotográfica ou um bom telemóvel. É também necessário ter conhecimento sobre qual é o melhor horário para fotografar ao ar livre, consoante o tipo de fotografia que queremos obter. Para tirar boas fotografias ao ar livre deverás ter sempre em mente o fator iluminação.

fotografar-ar-livre
Fotografar ao ar livre © Pixabay

A iluminação

A iluminação é uma das componentes mais importantes da fotografia. Neste caso, como estamos a falar de como fotografar ao ar livre, a iluminação do dia é um fator que tem influência no tipo de fotografia que queremos realizar e o resultado que queremos obter. Fotografias dramáticas (luz dura) ou com tons suaves (luz suave) requerem, obviamente, horas diferentes.

Deste modo, o melhor horário para tirar fotos ao ar livre não existe. Porquê? Porque tudo depende do tipo de fotografia e o resultado que queres obter.

O La Vida es Mara vai resumir-te abaixo quais os principais tipos de fotografia que podes fazer e a melhor hora do dia para o fazer. Atenção: a luz dura e a luz suave não são iguais em dias nublados e em dias de sol.

Luz dura: horas de maior calor

As horas de maior calor são excelentes para fotografias dramáticas, pois realçam alguns detalhes com maior intensidade devido à luz dura. Nestas horas de luz dura e intensa, o contraste entre a luz solar e a sombra é muito grande, e poderás jogar com estes dois fatores para conseguires excelentes resultados. Lembra-te que dias muito iluminados requerem um ISO mais baixo, para evitar a sobre-exposição de luz nas fotografias.

A luz dura é indicada para tirar fotografias à sombra, visto que o objeto não estará a receber essa fonte de luz intensa de uma maneira direta e poderás jogar com as sombras a teu favor.

praia-areia-preta-madeira
Fotografia tirada em hora de maior calor – com luz dura © lavidaesmara

Como tirar fotografias nas horas de maior calor?

Ao meio dia, por exemplo, é quando o sol está mesmo por cima de nós e por sua vez, cria muitas sombras na cara. Já um pouco antes e um pouco depois das 12h é quando a luz solar está na diagonal, o que gera também algumas sombras, mas um pouco menos intensas. Portanto, tornam-se horas ideais para premir o botão e fotografar.

Tenta sempre encontrar um equilíbrio de luzes. Por exemplo, caso queiras fotografar pessoas e por detrás algum monumento coloca a câmara mais ou menos a 1 metro de distância. Procura simplificar a foto e presta constante atenção à simetria das linhas de rosto e até das pessoas que se encontram no espaço circundante a fotografar.

Luz suave: Golden hour

De certeza que já ouviste falar na golden hour (a famosa e ambicionada “hora dourada”). Esta hora dourada é a melhor hora do dia para fazer fotografias e vídeos bonitos – fotografias e vídeos com luz natural! Isto porque é quando os raios solares estão muito baixos e com pouca intensidade, fazendo com que a luz seja suave e que os tons fotografados tenham menos detalhes extravagantes.

A golden hour é a hora do dia mais aconselhada para fotografar pessoas e paisagens, visto que não há risco de que as sombras atrapalhem o objeto. Durante a hora dourada, também não terás problemas com a iluminação. Esta não ficará nem muito clara, nem muito escura. É a a altura ideal para fotografar o espetáculo de mistura de cores no céu, como por exemplo, o nascer do sol ou o pôr do sol.

Habitualmente, como bons amantes de fotografia esta é uma das nossas horas preferidas para fotografar, como já evidenciamos no nosso artigo sobre os 10 melhores pores do sol em Portugal, Espanha e Itália.

Montjuïc © lavidaesmara
Golden hour / hora dourada – luz suave © lavidaesmara

Quando acontece a golden hour / hora dourada?

A golden hour acontece de manhã, um pouco depois do sol nascer e ao final da tarde, um pouco antes do pôr do sol. É importante destacar que a hora dourada varia consoante a estação do ano e a localização geográfica. Dá uma vista de olhos sobre a previsão meteorológica da região que visitas.

Fotografias em contra-luz (contra o sol)

Tirar fotografias em contra-luz é uma excelente opção para obter resultados de sombra. Caso queiras tirar uma fotografia em contra luz natural, ou seja, contra o sol e quiseres iluminar o rosto do teu modelo, utiliza o flash da câmara ou do telemóvel.

Para focar, é melhor fazê-lo de forma completamente manual, em vez das predefinições automáticas, isto porque alguns dos elementos no fundo poderão ficar sub-expostos. Este é, muitas vezes o principal problema de quem pretende fotografar em contra-luz. Uma dica, quanto mais baixo estiver o sol, melhor será também o resultado, como podes ver na nossa fotografia abaixo tirada no Cais do Sodré, em Lisboa.

Cais do Sodré em Lisboa © lavidaesmara
Fotografia em contra-luz (contra o sol) © lavidaesmara

Capturar silhuetas em contra-luz, principalmente durante o entardecer, dão resultados fantásticos na fotografia. De que estás à espera para experimentar?

A edição da fotografia

A edição de uma fotografia é sempre muito importante para realçar ou esconder alguns detalhes, cores ou ajustes. Podes editar as tuas fotografias manualmente ou através de bons presets. Qualquer uma das opções é crucial para um bom resultado fotográfico.

Para ficares a conhecer os melhores truques de edição de fotografia, aconselhamos-te a leitura do artigo como editar fotos para Instagram.

Se quiseres aprender mais sobre o sensacional mundo da fotografia com um excelente profissional, aconselhamos-te o curso online de fotografia, em inglês, do The Institute of Code (que nós também fizemos e recomendamos!).


🍀 Reserva as melhores atividades e excursões para a tua próxima viagem aqui.

✨ Faz como nós e edita as tuas fotografias com os fantásticos Maja presets.

📸 Para mais destinos inspiradores, segue-nos no Instagram.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s