Parmigiana de Beringelas: Delicia-te com a receita italiana original

Parmigiana de beringelas © lavidaesmara

As receitas do La Vida es Mara continuam a dar que falar. Desta vez, partilhamos a nossa receita da Parmigiana de Beringelas. 

Ciao a tutti! Gostas de receitas com beringela? Depois de termos colocado mãos na massa com a deliciosa sobremesa do Bacio Pantesco, proveniente da ilha de Pantelleria, saltamos agora para a península itálica e damos-te a conhecer a nossa Parmegiana de Beringelas.

A receita da Parmigiana com beringela é bastante fácil, mas exige alguma dedicação. Segue os nossos passos para preparar este delicioso prato.

Parmigiana de Beringelas © lavidaesmara
Parmigiana de Beringelas © lavidaesmara

Iniciamos este nosso artigo com um conjunto de curiosidades sobre a Parmigiana de Beringelas, também conhecida como Beringela à Parmigiana, ou pela sua denominação em italiano Parmigiana di Melanzane.

⚠️ Este famoso prato italiano tem autoria desconhecida, por isso as referências que encontrarás neste texto poderão não ser as mais próximas à realidade, apesar de serem bastante consideradas pela maioria dos italianos.

Curiosidades sobre Parmigiana de Beringelas

Para falarmos sobre a Parmigiana de Beringelas é preciso viajar até à chegada das beringelas à Itália. Na verdade, esta “maçã insana”, como era conhecida pelos reinos italianos, foi introduzida entre os finais do século XIV e inícios do século XV, embora a sua maior difusão só acontecesse mais tarde, no século XVII, período em que se difundia também o tomate, o famoso pomodoro, outro ingrediente fundamental para a Parmigiana de Beringelas.

Por sua vez, sabes de onde deriva o termo italiano “parmigiana“? Para a larga maioria dos italianos, deriva do termo da língua siciliana, “parmiciana“, que curiosamente refere as persianas, essas janelas que agrupam uma série de tiras de madeira. Isto acontece exatamente pelo facto dessa sobreposição de tiras de madeira assemelhar-se à sobreposição de camadas de beringelas fritas na preparação da deliciosa Parmigiana.

É certo que esta é apenas uma das associações feitas ao termo, afinal a famosa Parmigiana de Beringelas é de origem e local incertos. No entanto, a primeira associação histórica da Parmigiana remonta a Nápoles, num século XVIII, e a um cozinheiro de nome Vincenzo Corrado que apesar de ter nascido da região italiana da Puglia, trabalhava para as famílias aristocráticas da cidade, onde viria nascer a mítica pizza. Foi ele que em 1733 publicou o livro “Cuoco galante” com esta receita que encantaria o mundo inteiro, apesar de ter sofrido alterações ao longo dos anos (na receita, Corrado utilizava cenouras e manteiga, que foram posteriormente retiradas).

Na verdade, e tal como a pizza, a Parmigiana de Beringelas poderá ser preparada de diferentes maneiras, não havendo uma regra ou confecção tradicional. Para muitos, a Parmigiana acabou por se tornar uma das questões mais controversas da própria cozinha italiana, porque a sua origem enlaça vários locais, como Nápoles, Sicília ou até Parma.

Há quem a faça passando as beringelas na farinha e no ovo, como acontece em muitas cozinhas da província de Salerno (e como fizemos nós). Porém, há ainda aqueles que temperam a Parmigiana com molho de carne ragu, ou apenas com molho de tomate fresco. Porém, estas formas de confecção são mais comuns no centro de Nápoles.

Qual a relação entre o queijo Parmigiano de Parma e a Parmigiana?

A utilização do queijo parmigiano, que é o ex-libris da cidade de Parma, sugere-nos uma origem emiliana da Parmigiana de Beringelas. No entanto, as receitas mais antigas deste prato remetem à utilização do queijo pecorino da Sicília, bastante utilizado na cozinha do sul de Itália. Por este motivo, parece não existir qualquer semelhança entre o prato e o queijo parmigiano, que só se espalharia pela Europa Meridional no pós-Segunda Guerra Mundial.

No século XVII, o próprio termo “parmigiana” começava a estar associado à expressão “cozinhar à maneira dos parmigianos”, que significa cozinhar vegetais em camadas. Porém, mais tarde, “cozinhar à maneira dos parmegianos” começou a aparecer nos livros culinários como uma associação ao uso do queijo nas diferentes receitas. Daí alguma confusão existente na origem e na base da Parmigiana.

Enfim, o que interessa é que a Parmegiana saia sempre perfeita do forno com um tabuleiro vívido em cores, que te abram o apetite. Toma atenção que esta Parmigiana de Beringelas é um prato pesado, por isso recomendamos-te a servi-lo à mesa durante um almoço, em vez de um jantar.

👩‍🍳🧑‍🍳 Arregaça as mangas e prepara agora a Parmigiana de Beringelas com a ajuda do La Vida es Mara.

Ingredientes para a Parmegiana de Beringelas

  • 3 beringelas grandes
  • 5 a 6 ovos médios
  • Óleo q.b.
  • Sal q.b.
  • Farinha q.b.
As rodelas de beringela com sal © lavidaesmara
As rodelas de beringela com sal © lavidaesmara

Ingredientes para o molho de tomate da Parmegiana

  • 2 Cebolas
  • 2 Dentes de Alho (Opcional)
  • 500 gramas de polpa de tomate
  • Azeite q.b.
  • Manjericão q.b.
  • Pimenta q.b.
  • 1 chávena de Água

Ingredientes para o tempero da Parmegiana

  • Mozzarella q.b.
  • Mortadella q.b.
  • Queijo ralado q.b.

Preparação das Beringelas Fritas

  1. Começa por retirar a parte superior das beringelas e logo depois descasca-as e corta-as em rodelas finas.
  2. Coloca as rodelas sobre um prato, e deita sal sobre as rodelas para que a beringela possa perder a sua água. Atenção: não exageres no sal porque depois o prato pode ficar bastante salgado.
  3. Assim que tenhas cortado as beringelas deixa-as repousar por alguns minutos. Nós fizemo-lo por 15 minutos.
  4. Depois disso, poderás preparar a frigideira para fritar as rodelas das beringelas. Deita uma quantidade de óleo suficiente para que a beringela não se cole no fundo.
  5. Prepara cada rodela de beringela, passando-a pela farinha em todos os seus lados e depois nos ovos, que deverão estar bem mexidos. A estes ovos deverás juntar queijo ralado para que as beringelas fiquem perfeitas.
  6. Começa a fritá-las, mas toma cuidado para não te queimares.

Preparação do molho de tomate para a Parmegiana

  1. Uma vez que perdes alguns minutos à espera que as beringelas desidratem, aproveita para preparar o molho de tomate.
  2. Corta a cebola e o alho, junta azeite e água a uma panela.
  3. Depois poderás juntar pimenta q.b. e também folhas de manjericão.
  4. Junta finalmente a polpa de tomate e a chávena de água e mistura tudo bastante bem.
  5. Leva ao lume brando por mais ou menos 20 minutos, para que o molho ganhe o paladar desejado.
Prato de Parmigiana de Beringelas © lavidaesmara
Prato de Parmigiana de Beringelas © lavidaesmara

Preparação Final da Parmegiana de Beringelas

  1. Assim que o molho de tomate esteja pronto deverás deitar um pouco do mesmo sobre uma travessa que seja adequada para ir ao forno.
  2. A seguir, junta uma camada das beringelas fritas.
  3. Acima desta camada, deverás colocar mortadella q.b., mozzarella q.b. e queijo ralado q.b.
  4. De seguida volta a deitar o molho, mais uma camada de beringelas e outra de mortadella e mozzarella. Repete o procedimento, a fim de que obtenhas algumas camadas (como a lasanha).
  5. No final, deverás cobrir as beringelas fritas com molho de tomate, queijo e mais um pedacinho de manjericão q.b.
  6. Leva ao forno a 180º / 200º por mais ou menos 30 minutos.
  7. Retira do forno e deixa repousar por menos durante 40 minutos antes de servir.

Agora só te resta provar a parmegiana! Partilha connosco o resultado do teu prato nos comentários abaixo ou nas redes sociais. Buon appetito!


🍀 Confere também as melhores excursões e atividades na região italiana da Campânia.

📸 Para mais destinos inspiradores, segue-nos no Instagram.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *