Dicas para uma longa viagem de avião

Estás prestes a embarcar numa longa viagem de avião e não tens ideia do que levar e do que fazer durante tantas horas no avião? Tranquiliza-te. O La Vida es Mara partilha contigo um conjunto de dicas para que passes o tempo entretido.

Maldivas, Filipinas, Tailândia, Polinésia Francesa, Hawaii, Costa Rica, Bahamas… São destinos paradisíacos de sonho mas que requerem uma longa viagem de avião para lá chegar.

Não existe nenhuma regra que defina quantas são as horas mínimas necessárias para que uma viagem de avião seja considerada longa. Mas nós consideramos uma viagem longa sempre que esta tenha uma duração superior a 5 horas.

Dicas para uma longa viagem de avião © lavidaesmara
Dicas para uma longa viagem de avião © lavidaesmara

Uma longa viagem de avião poderá tornar-se facilmente em algo extremamente inconfortável e num verdadeiro pesadelo se não souberes o que fazer durante tantas horas. Como podes evitá-lo? A solução está em planear uma viagem com alguma antecedência. E é exatamente para isso que serve este artigo: para te ajudar a planear ao pormenor a tua escapadinha, com as dicas certas para uma longa viagem de avião.

Descobre já como sobreviver a uma longa viagem de avião.

1. Planear tudo ao pormenor

Como dissemos anteriormente, seja por trabalho ou por lazer, planear uma viagem é um ponto crucial para que não te falte nada durante o período em que estás fora de casa. Se vais realizar um ou vários voos com escala é importante que tenhas especial atenção aos horários de chegada e partida de cada um dos voos ao efetuar a reserva, de forma a evitar perder a ligação.

Saber quantos voos com escala vais fazer é igualmente importante para que te possas organizar previamente. Por exemplo, de forma a evitar o cansaço extremo, durante os voos com escala é preferível passar a noite num hotel. Por isso, é importante o planeamento antecipado da viagem.

viagem-longa-aviao
Como planear uma viagem © lavidaesmara

O horário do voo, a escolha antecipada do assento do avião e de uma boa e leve mala de mão são fatores importantes que garantem a comodidade durante as várias horas de voo e/ou várias horas de espera no aeroporto.

2. O que vestir para uma longa viagem de avião

Escolher o que vestir no dia da tua longa viagem de avião é tão importante como tudo o resto. Porquê? Porque terás que te sentir o mais confortável possível, visto que passarás muitas horas num mesmo local e onde o espaço para movimentar-se é muito limitado.

Então, o que vestir para uma longa viagem de avião? Deverás levar uma roupa com a qual te sintas confortável: fato de treino ou leggings compridas (visto que o ar dentro do avião é sempre mais fresco), meias e sapatilhas confortáveis e fáceis de calçar. As meias de compressão são aconselhadas a quem tem problemas de circulação. Caso sejas calorento, leva vestida uma t-shirt, e não te esqueças de levar também um casaco. E caso sejas friorento, leva um gorro e um par de meias extra, dentro da mala de mão. Deixa de lado as calças apertadas, calções e sapatos altos. Verás que nesta situação a comodidade é mais importante que a beleza.

Lembra-te que deverás sentir-te o mais livre possível com o que decidas vestir. Roupas largas oferecem uma grande liberdade de movimentação e são as mais confortáveis!

3. O que comer antes de uma longa viagem de avião

É importante ter cuidado com a alimentação antes e durante uma longa viagem de avião. De forma a evitar diarreia, vómitos e outros problemas de digestão dentro do avião, deverás ter cuidado com o que comes no dia anterior à viagem.

Durante o voo serão distribuídas várias refeições/lanches acompanhados de água/sumo/café, consoante o número de horas do voo. Aproveita para alimentar-te bem e para hidratar-te.

O que comer durante uma longa viagem de avião © lavidaesmara
O que comer durante uma longa viagem de avião © lavidaesmara

Evita bebidas alcoólicas, cafeína e alimentos pesados que provoquem gases antes e durante a tua viagem. Sandes de frango com salada e snacks saudáveis, como frutos secos e frutas, são ideais para levar como lanche numa longa viagem de avião. E não te esqueças de beber muita água! A hidratação durante um voo longo é muito importante.

4. O que levar para uma longa viagem de avião

Neste ponto o La Vida es Mara vai informar-te sobre o que deves levar contigo para uma longa viagem de avião. Na tua mala de mão deverão ir várias coisas para que passes a viagem da melhor maneira possível e para que não te aborreças. Se tomares comprimidos, não te esqueças de os colocar na mala de mão.

Os produtos de higiene são essenciais para que te sintas bem e hidratado durante uma longa viagem de avião. Aconselhamos a quem usa lentes de contacto, que use os óculos durante uma longa viagem de avião devido ao ar seco que existe dentro deste. Desta forma, evitarás a que os teus olhos fiquem secos e irritados.

Abaixo, encontrarás uma lista de vários produtos de higiene e outra lista sobre o que poderás levar para te entreteres durante uma larga viagem de avião.

Lista dos produtos de higiene que não podem faltar numa longa viagem de avião:

  • Escova de dentes
  • Pasta de dentes
  • Batom do cieiro hidratante (hidratante labial)
  • Creme facial hidratante
  • Creme de mãos hidratante
  • Perfume
  • Desodorizante
  • Toalhitas
  • Lenços de papel
  • Álcool/gel desinfetante
  • Máscaras

Lista do que levar numa longa viagem de avião que garantem o entretenimento

5. O que fazer em viagens longas de avião

Entre as várias opções que garantem o entretenimento, mencionadas anteriormente, terás muito que fazer em viagens longas de avião. Uma dica importante é deixar em modo offline as séries e filmes que queres ver durante a viagem de avião. A Netflix é uma das plataformas mais conhecidas que oferece essa possibilidade. Além disto, se a tua viagem de avião for longa com certeza existirá uma vasta oferta de entretenimento a bordo: filmes, séries, jogos e música.

Dormir durante uma longa viagem de avião é também importante para recuperar energias e para que chegues ao teu destino menos cansado.

6. Movimenta-te!

Apesar de estares limitado em relação aos movimentos, deverás exercitar-te para evitares o desconforto e problemas de circulação. De vez em quando, tira os sapatos e faz movimentos de rotação, extensão e flexão dos pés e articulações. Movimentar o pescoço de um lado para o outro é também importante para evitares dores musculares.

De forma a evitar o inchaço nas pernas, o cansaço e o desconforto, recomendamos a que te levantes pelo menos uma vez a cada 3 horas. Aproveita e vai até à casa de banho fazer as tuas necessidades e hidrata-te com os produtos de higiene que mencionamos anteriormente.

7. Como evitar o jet lag?

Para quem viaja até destinos longínquos sabe que o jet lag é um “pequeno” problema que poderá fazer com que percas um ou dois dias de viagem até te habituares ao horário local, devido ao cansaço extremo. Mas, sabias que é possível evitar o jet lag?

Sim! É verdade. Para evitar o jet lag é importante que te adaptes aos hábitos de rotina (refeições) e ao horário do teu destino vários dias antes da partida. Hidrata-te muito, come saudável e faz exercício físico. E por último, aconselhamos a que coloques o horário do país de destino no teu relógio quando já estiveres no avião. Isto irá ajudar-te a adaptar ao novo horário e a saber em que horas deves dormir dentro do avião.

Sabias que…

Sabias que, atualmente, a viagem de avião mais longa do mundo tem a duração de 18 horas e 30 minutos, pertence à Singapure Airlines e é feita entre Singapura e Newark?

Abaixo encontrarás uma lista de algumas das viagens de avião mais longas do mundo. Qual foi a viagem de avião mais longa que fizeste? Deixa a tua resposta abaixo, nos comentários.

  • Singapura – Newark: 18 horas e 30 minutos | 9.534 milhas
  • Singapura – Los Angeles: 17 horas e 50 minutos | 8.770 milhas
  • Atlanta – Joanesburgo: 16 horas e 50 minutos | 8.434 milhas
  • Manila – Nova Iorque: 16 horas e 35 minutos | 8.520 milhas
  • Dubai – Los Angeles: 16 horas e 17 minutos | 8.324 milhas

Segue estas dicas para uma longa viagem de avião e diverte-te!


🍀 Queres preparar a tua viagem da melhor maneira possível? Reserva as atividades e excursões perfeitas na Civitatis.

✨ Faz como nós e edita as tuas fotografias com os fantásticos Maja presets.

📸 Para mais destinos inspiradores, segue-nos no Instagram.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s