Destinos Disney: Locais reais a visitar dos teus filmes preferidos (Parte IV)

Quarta e última parte do nosso especial sobre os Destinos Disney, desta vez para te falarmos dos locais reais que inspiraram os live-action da Walt Disney. 

Não há mundo mais mágico que o mundo criado pela Walt Disney Pictures. A maior empresa de entretenimento do mundo aposta anualmente num conjunto de filmes de animação, outros filmes live-action que retomam as premissas das suas clássicas fábulas – muitas vezes com reviravoltas surpreendentes -, sempre com o carimbo familiar. Nós também somos fãs renhidos desta indústria que tanto faz sonhar as crianças e os adultos e leva os seus espectadores à eterna fantasia. Mesmo assim, os filmes não são apenas inspirados em contos de fadas e são muitos os locais de filmes da Disney inspirados em lugares reais, que agora apresentamos nesta rubrica tão especial.

photo of fireworks display during evening
Castelo Walt Disney no Parque do estúdio na Flórida © Zichuan Han / Pexels

A nossa viagem pelos filmes e destinos Disney chega agora ao fim. Nesta quarta e última parte, falaremos dos locais reais que foram utilizados para rodagem dos mais recentes live-actions da Walt Disney Pictures. Nos últimos anos, e após o bem sucedido lançamento do live-action “Alice no País das Maravilhas” (Tim Burton, 2010), a Disney impulsionou a readaptação das suas clássicas fábulas. Alguns deles, como o mais recente e desnecessário “O Rei Leão” (2019), foram apenas adaptações digitais e cópias plano por plano da história. Noutros casos, como em “Maléfica” (2014) e na sua respetiva sequela “Maléfica: Mestre do Mal” (2019), a Disney preferiu dar um ponto de vista diverso sobre a narrativa, adaptando-se às temáticas e às personalidades contemporâneas.

De qualquer das formas, e independentemente das tuas preferências, todos os filmes live-action Disney estarão disponíveis na Disney+, assim como outras obras culturais nascidas do universo Marvel, Pixar, Star Wars e National Geographic. Não te esqueças de prestar atenção às diferentes novidades da plataforma de streaming Disney+ ou de retomares a leitura dos nossos restantes artigos especiais sobre os Destinos Disney.

Quais os locais reais dos filmes live-action da Disney?

São vários os locais reais que inspiraram os filmes live-action da Disney e que foram utilizados para as suas respetivas filmagens. Dos Estados Unidos até à Nova Zelândia e passando até pela China, começa agora a última parte de uma viagem dedicada à maior empresa de entretenimento do mundo. Viva o cinema e boa viagem aos amantes de turismo cinematográfico provocado pela Disney!

Os 101 Dálmatas (1996)

Os 101 Dálmatas (1996) © Walt Disney Pictures
Os 101 Dálmatas (1996) © Walt Disney Pictures

A estilista Anita e o escritor de jogos para computadores Roger conhecem-se, apaixonam-se e casam-se, juntamente com os seus dálmatas Pongo e Perdita. Os filhotes dos cães são sequestrados pela chefe de Anita, Cruella DeVil que ambiciona fazer o casaco de pele pelo qual está apaixonada. Pongo e Perdita tentam encontrar e salvar todos os filhotes dos seus terríveis captores antes que seja tarde demais. “Os 101 Dálmatasfoi o primeiro live-action da Disney e apresenta aquela que é sem dúvida alguma a melhor interpretação num filme Walt Disney. Tudo pelo extraordinário trabalho de metamorfose de Glenn Close.

Local a visitar: Esta versão live-action do clássico da Disney usa muitas localizações reais de Londres. Roger (Jeff Daniels) conhece Anita (Joely Richardson) quando é arrastado por Pongo, ao longo de Trafalgar Square, no centro da capital britânica, até chegar a St. James’s Park, ao lado do Palácio de Buckingham. Mesmo assim, a sequência não foi filmada no local e a Disney preferiu o Battersea Park, em frente a Chelsea, onde pareceu mais fácil gerir a cena e a equipa de produção.

A Igreja onde Roger e Anita casam-se também existe na realidade e corresponde à Igreja Paroquial de São Lucas, na Sydney Street, em Chelsea. A casa da Cruella DeVil (Glenn Close), surpreendentemente, também existe e fica no edifício Minster Court, um gigantesco palácio no coração financeiro de Londres. Construído entre 1991 e 1992, é inevitavelmente apelidado de “Monster Court”, pelo estilo gótico do seu telhado, distinguido da forma retilínea padrão da maioria dos escritórios espalhados pela cidade.

Cinderela (2015)

CINDERELLA
Cinderela (2015) © Walt Disney Pictures

Após a morte do pai, a jovem Ella fica a viver com a terrível madrasta e as suas duas filhas Anastasia e Drisella. Invejada por todas devido à sua rara beleza e encanto, é obrigada a trabalhar como empregada na própria casa, cedendo aos caprichos das três mulheres. Um dia, num longo passeio pela floresta, conhece um rapaz por quem fica irremediavelmente apaixonada. O que ela não imaginava era que ele fosse nada mais nada menos do que o próprio filho do rei. É então que é anunciado um baile no castelo onde todas as raparigas do reino terão de ser apresentadas ao futuro soberano. No momento em Ella se prepara para ir ao baile de que todos falam, descobre que está proibida de sair de casa. Quando nada parece poder alterar o seu triste destino, surge-lhe a sua fada madrinha, que está disposta a fazê-la brilhar na festa e a conquistar a admiração de todos. Maravilhada, Ella sabe que tem apenas umas horas para se apresentar no baile pois, à meia-noite toda a magia se dispersará e ela voltará aos trajes de “gata borralheira”.

Local a visitar: É bem verdade que o Castelo de Neuschwanstein, na Alemanha inspirou o filme de animação tradicional 2D lançado em 1950, e o próprio castelo do logótipo da Disney, por sua vez reproduzido nos parques Walt Disney. No entanto, as cenas do live-action “Cinderela” decorreram na Inglaterra e não na Alemanha. Embora a maioria das sequências tivessem sido rodadas nos Pinewood Studios em Buckinghamshire, outras localizações como o Hampton Court Palace, o Blenheim Palace, o Windsor Castle, Cliveden, o Old Royal Naval College, e o Black Park, serviram para rodagem do filme protagonizado por Cate Blanchett e Lily James.

Nós já estivemos no Windsor Castle, um dos castelos mais imponentes e importantes na história da monarquia britânica e em breve iremos partilhar o roteiro ideal para esta cidade. Nunca fomos ao Castelo de Neuschwanstein, mas caso o queiras visitar não percas a oportunidade e consulta informações na página oficial.

Christopher Robin (2018)

christopher-robin
Christopher Robin © Walt Disney Pictures

Christopher Robin, agora um adulto, tenta ajudar  Winnie the Pooh a encontrar os seus amigos – Tigre, Piglet, Coruja, Coelho e os outros. Uma vez que Pooh os tenha encontrado, o amável urso e os seus amigos viajarão até Londres para ajudar Christopher a redescobrir a alegria da vida.

Local a visitar: O mundo de Christopher Robin não é apenas uma realidade dos livros infantis publicados por Alan Alexander Milnee em 1921, e poderás conhecer os locais onde foi rodado o live-action numa fantástica viagem a Inglaterra. O bosque do filme corresponde à Floresta Ashdown, que serviu de inspiração para as histórias de Winnie the Pooh. Outras cenas complementares foram rodadas no Windsor Great Park. No entanto, fica a saber que, o local de filmagem do London Garden Square de “Christopher Robin” é na verdade o Merrick Square em Newington, Londres, onde o elenco e a equipa técnica estiveram reunidos para algumas sequências durante 4 dias no final de 2017.

A Dama e o Vagabundo (2019)

dama-vagabundo-disney
A Dama e o Vagabundo (2019) © Walt Disney Pictures

Relançamento do clássico de 1955, “A Dama e o Vagabundo” conta a história de amor entre a Dama, uma cocker spaniel mimada, e um rafeiro chamado Vagabundo, que a salva dos perigos das ruas. “A Dama e o Vagabundo” foi o primeiro live-action da Walt Disney Pictures apresentado na Disney+ e chega a Portugal numa estreia exclusiva a 15 de setembro.

Local a visitar: O filme que segue os dois cães mais famosos do cinema decorre em Nova Orleães, a eterna cidade do jazz que já havíamos destacado com o filme “A Princesa e o Sapo”. Curiosamente, essa cidade multicultural não foi utilizada para a rodagem deste live-action “A Dama e o Vagabundo”, que passou para Savannah, uma cidade muito semelhante a Nova Orleães, mas que está situada no Estado da Geórgia. Savannah trata-se de uma cidade de tons classicistas, e com os seus edifícios estão perfeitamente rodeados por arbustos. A cidade foi fundada em 1733 pelo britânico James Olgethorpe que decidiu organizar cuidadosamente os seus bairros. Há quem a considere a cidade dos Estados Unidos onde é mais difícil perder-se.

Mulan (2020)

Mulan (2020) © Walt Disney Pictures
Mulan (2020) © Walt Disney Pictures

A aclamada cineasta Niki Caro dá vida à épica lenda da icónica guerreira chinesa em “Mulan”, da Disney, em que uma jovem destemida arrisca a própria vida por amor à família e à pátria para se tornar uma das maiores guerreiras de toda a China. O filme já estreou na Disney+ nos Estados Unidos e na Disney+ Portugal a estreia acontece em dezembro de 2020.

Local a visitar: O filme mais aguardado do momento da Disney+ foi filmado na China e na Nova Zelândia em 2017. De facto, a equipa técnica de “Mulan” passou por cidades como EXi’an, Dunhuang e Ürümqi, e pelo Parque Nacional Zhangye e ainda outras duas cidades importantes para a narrativa: uma cidade da dinastia Tang em Xiangyang, na província de Hubei, e Hengdien, na província de Zhejiang.

Quanto à Nova Zelândia a equipa da Disney passou pela Floresta Gobli e pela Flock Hill em Canterbury.  As filmagens para uma das sequências de guerra do filme, que contou com 900 figurantes, ocorreram no Parque Ahuriri com 49,000 hectares de floresta protegida.  Outros locais de rodagem no país foram Omarama Clay e o Lago Pukaki.

< Destinos Disney (Parte III)    |    Destinos Disney (Parte I) >


🍀 Agenda a tua viagem a um destes destinos inspiradores da Walt Disney Pictures. Aproveita ainda uma escapadinha de sonho à Disneyland Paris, com as melhores atividades para toda a família.

✨ Faz como nós e edita as tuas fotografias com os fantásticos Maja presets.

📸 Para mais destinos cinematográficos inspiradores, segue-nos no Instagram.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s