Pontos turísticos a visitar em San José na Costa Rica

1 Dia em San José, Costa Rica © Pixabay

O La Vida es Mara apresenta-te mais um extraordinário roteiro, desta vez sobre os principais pontos turísticos a descobrir em San José, na Costa Rica. 

Situada na região do Vale Central, a cidade de San José é a capital da Costa Rica e é também a cidade maior e mais populosa deste país. O Vale Central, onde está situada a cidade de San José, é uma planície composta por incríveis vulcões e por uma imensa floresta pintada por tons verdes que prova a sua beleza natural. A inigualável fauna e flora existentes na Costa Rica são motivos mais que suficientes para visitares este país! Do que estás à espera?

Em San José, capital bastante cosmopolita, não encontrarás muita variedade de natureza mas sim ruas quase sempre cheias e movimentadas pelos habitantes locais. Além disso, verás que o número de turistas em San José é relativamente baixo, algo fortemente relacionado com o facto da cidade não ser alvo de muita promoção.

Pelas ruas de San José © lavidaesmara
Pelas ruas de San José © lavidaesmara

Se o teu objetivo for mesmo relaxar junto à natureza, não deixes de visitar as restantes cidades e locais do país, assim como as suas reservas florestais, os seus parques nacionais, e os seus vulcões… Durante a tua viagem à Costa Rica, não vais querer perder locais como Monteverde, Jacó, Arenal, Puerto Viejo, Parque Nacional Manuel António, Parque Marino del Pacífico, Santa Teresa, La Fortuna, Tamarindo, entre outros.

Conhece agora um pouco sobre a história e o que ver em San José, na Costa Rica.

Fundação de San José na Costa Rica

Tivemos a oportunidade de explorar a capital da Costa Rica e de conhecer os seus principais pontos turísticos. Desde logo, captou-nos a atenção a arquitetura dos seus edifícios, de estilo marcadamente colonial, sobretudo no centro histórico de San José na Costa Rica.

Provavelmente não sabes, mas esta cidade foi fundada em 1738 pelos espanhóis e só se tornaria definitivamente na capital costa-riquenha em 1823 (antes a capital era Cartago). O nome não engana e a cidade foi mesmo estabelecida como uma homenagem a São José.

Quando visitar San José?

Recomendamos-te a visitar o centro histórico de San José durante o dia, visto que ao anoitecer toda a cidade torna-se menos segura.

Mesmo assim, durante o dia, todo o cuidado é pouco e convém ter muita precaução com os teus pertences para evitar roubos. Recomendamos-te a que não andes sozinho pela cidade, que não te afastes do centro, nem circules por ruas pouco movimentadas.

Centro histórico de San José © lavidaesmara
Centro histórico de San José © lavidaesmara

Entre museus, jardins, bares, centros comerciais, mercados ou restaurantes existem inúmeras coisas para ver e fazer em San José. Abaixo, partilhamos contigo uma lista dos locais a visitar em San José na Costa Rica para quando tiveres a oportunidade de viajar até esta magnífica cidade da América Central.

Acreditamos que se reservares um ou dois dias da tua viagem para ficar a conhecer os principais pontos turísticos de San José na Costa Rica é mais do que suficiente. Aproveita os restantes dias de férias para conhecer o país de Norte a Sul e de Este a Oeste!

Teatro Nacional de Costa Rica

Ao percorrer a pé a Avenida Central (avenida que se estende pelo centro histórico de San José) chegarás até ao Teatro Nacional de Costa Rica (TNCR). Com um estilo neoclássico, com influências de artistas italianos e franceses, foi inaugurado em 1897 e foi também, em tempos, considerado a jóia e o orgulho dos costa-riquenhos, por onde já passaram vários artistas nacionais e estrangeiros.

Teatro Nacional de Costa Rica © lavidaesmara
Teatro Nacional de Costa Rica © lavidaesmara

À entrada encontrarás esculturas de Calderón de la Barca e de Beethoven e no seu interior poderás apreciar incríveis pinturas do século XIX. Num local onde só são admitidas representações de máxima qualidade, existirá melhor lugar para os amantes do teatro e da música poderem apreciar verdadeira arte?

Podes optar por entrar por tua própria conta ou realizar uma visita guiada dentro do Teatro Nacional e ficar a conhecer toda a sua história de uma melhor maneira. Existem visitas guiadas no TNCR de segunda a domingo, entre as 9h00 e as 16h00 que percorrem cada majestoso recanto do local.

Interior do Teatro Nacional de Costa Rica © lavidaesmara
Interior do Teatro Nacional de Costa Rica © lavidaesmara
Interior do Teatro Nacional de Costa Rica © lavidaesmara
Interior do Teatro Nacional de Costa Rica © lavidaesmara

Catedral Metropolitana de San José

A Catedral Metropolitana de San José está relativamente perto do Teatro Nacional. Também com um estilo neoclássico, esta catedral foi construída em 1825 sob a supervisão de Eusebio Rodríguez. Podes entrar e apreciar de perto os seus encantadores detalhes.

A igreja só recebeu a designação de catedral em 1850, quando Anselmo Llorente y La Fuente foi nomeado primeiro bispo da Costa Rica.

Catedral Metropolitana de San José © lavidaesmara
Catedral Metropolitana de San José © lavidaesmara
Interior da Catedral Metropolitana de San José © lavidaesmara
Interior da Catedral Metropolitana de San José © lavidaesmara

Mercado Central de San José

Ao continuares com o percurso pela Avenida Central da cidade chegarás até ao Mercado Central de San José. O Mercado Central é um local a não perder em San José visto ser considerado Património Nacional da Costa Rica.

Foi fundado em 1880 e é um dos melhores locais para ficares a conhecer os costumes e tradições da população local da Costa Rica. É o sítio ideal para comer algo típico num dos vários restaurantes que lá existem e comprar um recuerdo de viagem para ti, amigos ou familiares.

Mercado Municipal de Artesanias

O local imprescindível para quem está à procura de t-shirts, bijutarias, ímans, chaveiros feitos à mão e outros produtos típicos da região. O mercado é mesmo uma opção, igualmente boa e barata, para comprar souvenirs para a tua família ou amigos. São produtos relativamente compactos que não ocuparão muito espaço na tua bagagem. Descobre como gastar pouco com souvenirs em viagens no blog de Viajando com Moises.

Arte nas paredes do Mercado Central de San José © lavidaesmara
Arte nas paredes do Mercado Central de San José © lavidaesmara

O Mercado Municipal de Artesanias em San José na Costa Rica está aberto todos os dias das 08h00 às 17h00.

Museu Nacional de Costa Rica

Se quiseres ficar a conhecer toda a história da Costa Rica, este é o local certo. Está aberto ao público de terça a sábado entre as 8h30 e as 16h30. Aos domingos está aberto entre as 9h e as 16h.

Normalmente, o preço de entrada no Museu Nacional de Costa Rica para adultos nacionais é de ¢2.500 e para adultos estrangeiros 11 dólares americanos. Em euros, serão aproximadamente 9 euros. Para menores de 12 anos a entrada no museu é gratuita.

A partir de 16 de junho de 2020, a entrada no Museu Nacional de Costa Rica é gratuita e temporal até novo aviso. Consulta toda a informação atualizada no site oficial do museu.

Parque Morazán

Se estiveres à procura de um parque para relaxar e descansar, o Parque Morazán é o sítio ideal. Poderás aproveitar para ver vários monumentos, bustos e esculturas entre as quais destacamos as Alas de México, do artista mexicano Jorge Marín e o Templo de la Música, uma incrível obra neoclássica localizada no centro do Parque Morazán.

O Parque Morazán é considerado o símbolo da cidade de San José e é utilizado frequentemente para várias atividades culturais e eventos.

Alas de México em San José © lavidaesmara
Alas de México em San José © lavidaesmara

No escultura das Alas de México é possível tirares uma fotografia a imitar um anjo, para mais tarde recordares.

Templo de la Música em San José © lavidaesmara
Templo de la Música em San José © lavidaesmara

Melhores restaurantes em San José, Costa Rica

Ir à Costa Rica e não provar um dos seus pratos típicos é um verdadeiro pecado! Não irás conseguir resistir a um saboroso gallo pinto, tamales de feijão (ou de carne), chorreadas, casado, natilla, chancleta, ou o autêntico café da Costa Rica, e muitos outros.

Abaixo mencionamos uma lista aleatória de 5 melhores restaurantes em San José na Costa Rica onde podes degustar estes únicos e tropicais sabores.

  1. Nuestra Tierra
  2. Restaurante Grano de Oro
  3. Doris Metropolitan
  4. Restaurante El Patio del Balmoral
  5. La Bodeguita del Medio

Melhores hotéis em San José, Costa Rica

Se pretenderes pernoitar uma ou mais noites em San José, existem várias opções para gostos distintos. O La Vida es Mara sugere-te os seguintes melhores hotéis em San José na Costa Rica:

  1. Hotel Santo Tomas (3 estrelas)
  2. Hotel Aranjuez (3 estrelas)
  3. Aventure Inn (3 estrelas)
  4. Hotel Presidente (4 estrelas)
  5. Barceló San José (5 estrelas)

Custo de vida em San José, Costa Rica

À data de elaboração deste artigo 1 EUR equivale a 673,40 CRC. Para saberes qual é o custo de vida atualizado em San José na Costa Rica em alimentação, moradias, roupas, transporte, cuidados pessoais e entretenimento, aconselhamos-te a verificar as informações que estão no site Expatistan.

Temperatura média em San José, Costa Rica

Durante todo o ano, a temperatura média em San José na Costa Rica varia entre 17ºC e 27ºC. É muito raro que na capital costa-riquenha a temperatura ultrapasse os 29ºC ou seja inferior a 15ºC. No entanto, a melhor época para visitar a capital da Costa Rica e as restantes cidades do país é entre os meses de dezembro e março (durante a estação seca).

Caso pretendas visitar outras cidades deste país da América Central convém saberes que a temperatura na Costa Rica varia durante todo o ano e de região para região. Poderás preparar a tua viagem de uma melhor maneira ao consultar uma previsão da temperatura na Costa Rica até 14 dias antes no site do Tempo.

Se pretendes viajar e aventurar-te por outros países da América Central, aproveita para descobrir o que fazer em Guatemala: entre vulcões, ruínas Maias, arquitetura colonial e o lindo Lago Atitlán.

🇨🇷 Pura vida!


🍀 Confere também as melhores excursões e atividades em San José na Costa Rica.

📸 Para mais destinos inspiradores, segue-nos no Instagram.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *