Roteiro de 1 dia: O que fazer em Cambridge, Inglaterra

Um passeio de punting pelo rio Cambridge é uma das coisas a não perder na cidade de Cambridge, na Inglaterra. Fica a conhecer que outras atividades podes fazer e que locais podes visitar nesta pitoresca cidade universitária do Reino Unido.

Uma das maiores e melhores cidades universitárias da Inglaterra é também um destino turístico reconhecido a nível mundial. A cidade de Cambridge na Inglaterra é a capital do condado Cambridgeshire e está situada, aproximadamente, a 80 quilómetros a norte da capital do país, Londres.

Se pretenderes visitar Cambridge em 1 dia, não percas as dicas que o La Vida es Mara preparou para ti. Obviamente, aconselhamos a que fiques pelo menos 2 dias para conseguires conhecer bem o encanto de toda a cidade. No entanto, em 24 horas também é possível desvendar um pouco sobre a incrível história deste local. Não percas este roteiro de 1 dia: o que fazer em Cambridge, na Inglaterra que agora iniciamos.

Porque não começar com um tour grátis pela cidade de Cambridge? Prepara a mochila e vem connosco. 

Curiosidades sobre Cambridge, na Inglaterra

O nome da cidade surgiu devido à junção do nome do rio com o nome “ponte”: Cam + Bridge = Cambridge. Além disso, sabias que 20% da população de Cambridge é constituída por estudantes? Não há dúvidas que a cidade de Cambridge é, literalmente, uma verdadeira cidade universitária (quer em número de estudantes, quer em número de colleges espalhados pela cidade).

Universidade de Cambridge em Inglaterra © lavidaesmara
Universidade de Cambridge em Inglaterra © lavidaesmara

O principal ponto turístico a não perder em Cambridge é, sem sombra de dúvidas, a prestigiada Universidade de Cambridge. Lá estudaram e estudam inúmeras pessoas que fizeram e continuam a fazer história. Entre elas estão Isaac Newton, Príncipe Charles de Gales, Charles Darwin, Stephen Hawking, Emma Thompson… Num próximo artigo iremos detalhar alguns destes pequenos grandes talentos que já passaram pela Universidade de Cambridge. Fica atento ao blog!

Além da Universidade de Cambridge ser constituída por 31 “colleges” (colégios) e haver muito para conhecer, existem inúmeros outros locais, atrações a visitar e atividades para fazer em Cambridge, na Inglaterra. Continua na nossa companhia e descobre o que fazer em Cambridge em 1 dia.

1. Cam River

Passeio de punting em Cambridge © lavidaesmara
Passeio de punting em Cambridge © lavidaesmara

Entre as várias atrações que Cambridge oferece para fazer, começamos pelo Cam River. Um passeio no rio Cam, com as tradicionais puntings, é uma das melhores formas para ficar a conhecer Cambridge e é, por isso mesmo, algo imperdível para quem visita a cidade.

Os preços variam durante a semana e fins de semana, além de existirem diferentes valores para crianças, jovens, adultos, idosos, estudantes e famílias. Podes reservar os bilhetes online para um passeio de barco em Cambridge aqui.

2. Universidade de Cambridge

Universidade de Cambridge © lavidaesmara
Universidade de Cambridge © lavidaesmara

A Universidade de Cambridge foi fundada em 1209 e é a segunda mais antiga de toda a Inglaterra. É uma instituição de ensino superior pública e recebe, todos os anos, mais de 20.000 alunos matriculados vindos de todas as partes do mundo.

Como dissemos anteriormente, existem 31 colleges espalhados por toda a cidade de Cambridge e cada um deles funciona de forma independente. As 31 faculdades da Universidade de Cambridge, dispersadas pela cidade, dão um ar juvenil e estudantil à capital do condado Cambridgeshire durante todo o ano.

3. King’s College & Chapel

universidade-cambridge-uk
King’s College Chapel © lavidaesmara

O King’s College pertence à Universidade de Cambridge. É um dos seus 31 “colleges”, isto é, colégios ou faculdades. É uma das faculdades mais conhecidas e majestosas da cidade e é possível apreciar a sua beleza exterior e os detalhes da sua arquitetura de estilo gótico desde um passeio de punting pelo Cam River!

É também possível conhecer o interior da capela, no entanto é necessário pagar. A entrada custa entre 8 a 10 libras e as crianças com menos de 5 anos não pagam. Podes comprar os bilhetes online e consultar mais informações no site oficial do King’s College.

4. Trinity’s College

O Trinity’s College foi fundado em 1546 pelo Rei Henrique VIII de Inglaterra (Henry VIII). É uma faculdade cheia de história por onde já passaram príncipes, espiões, poetas, primeiros ministros e astrónomos reconhecidos mundialmente, entre eles Isaac Newton.

Se quiseres visitar o Trinity’s College (apenas a capela, o pátio experior e a Wren Library estão abertas ao público) encontrarás mais informações no site oficial.

Aproveita e faz uma tour virtual por uma das bibliotecas de Cambridge e que pertence ao Trinity’s College, a Wren Library. Com a tour virtual ficarás a conhecer alguns dos detalhes da sua construção interior e exterior.

5. Queen’s College e a Mathematical Bridge

Ponte da Matemática em Cambridge © Pixabay
Ponte da Matemática em Cambridge © Pixabay

Fundado em 1448 por Margaret de Anjou, o Queen’s College é uma das mais antigas faculdades da Universidade de Cambridge.

É possível visitar todo o interior do Queen’s College, à exceção das duas bibliotecas e o jardim. Este college está aberto a visitantes durante todo o ano. Para mais informações consulta o site oficial do Queen’s College.

O Queen’s College é muito conhecido pela sua ponte: a Mathematical Bridge (em português, a Ponte da Matemática). Esta ponte foi construída em 1749 por James Essex the Yonger e cruza o rio Cam. Entre o que fazer em Cambridge em 1 dia está passar por baixo da Mathematical Bridge e fotografá-la, num passeio de punting pelo Cam River.

6. St. John’s College e a Bridge of Sighs

O St. John’s College foi fundado em 1511 e é o único colégio da Universidade de Cambridge que tem duas pontes paralelas. A mais conhecida é a Bridge of Sighs (em português, Ponte dos Suspiros) e a outra é a Wren Bridge, também conhecida como a Kitchen Bridge (em português a Ponte da Cozinha).

Inspirada na Ponte dos Suspiros de Veneza (“Ponte dei Sospiri”, em italiano), a Bridge of Sighs do St. John’s College foi construída em 1831. Este local tão emblemático aparece em inúmeras fotografias, projetos artísticos e até mesmo em filmes como “Elizabeth: A Idade de Ouro” (Shekhar Kapur, 2007) e “A Teoria de Tudo” (James Marsh, 2014).

Se pretenderes visitar o St. John’s College e a Bridge of Sighs durante a tua visita de 1 dia em Cambridge, encontrarás todas as informações úteis no site oficial.

7. The Fitzwilliam Museum

Um dos museus a não perder em Cambridge é o Museu Fitzwilliam, fundado em 1816. Pertence à Universidade de Cambridge, além de ter entrada gratuita, o Museu Fitzwilliam é dono de uma beleza arquitetónica indescritível. Ao ser um museu de arte e de antiguidades, nele encontrarás aproximadamente 550.000 obras de vários artistas de renome, entre eles Picasso, Monet e Domenico Veneziano.

O horário de funcionamento e outras questões poderão ser consultadas no site oficial do Museu Fitzwilliam da Universidade de Cambridge.

8. Jardim Botânico da Universidade de Cambridge

Árvores em Cambridge © Pixabay
Árvores em Cambridge © Pixabay

Fundado em 1762, o Jardim Botânico da Universidade de Cambridge é um espaço acolhedor para todos os seus visitantes. Inicialmente era um jardim onde cresciam plantas para os estudantes de medicina as estudarem.

Atualmente, com mais de 8.000 espécies de plantas em exposição vindas de todo o mundo, este jardim continua a ser um local onde a aprendizagem é palavra de honra. Aliás, em toda a cidade de Cambridge, o termo “aprendizagem” faz-se presente em todos os cantos, mesmo naqueles menos conhecidos. 

Qualquer pessoa pode visitar este maravilhoso local, mas para isso deverás obrigatoriamente reservar os bilhetes com antecedência no site oficial do Jardim Botânico da Universidade de Cambridge.

9. Great St Mary’s Church

A Igreja da Universidade de Cambridge tem o nome de Great St Mary’s Church. É nesta igreja que os alunos que estudam em Cambridge celebram as suas graduações. Sabias que o funeral de Stephen Hawking foi feito na Great St Mary’s Church?

A igreja está aberta todos os dias entre as 11h00 e as 17h00, exceto às segundas-feiras. Aconselhamos-te a subir à torre da igreja para observares uma das melhores vistas sobre a cidade de Cambridge. Para mais informações, visita o site oficial da Great St Mary’s Church.

10. Parque The Backs

O parque perfeito para relaxar e passar um final de tarde está localizado nas margens do Cam River. Estamos a falar do parque The Backs. O nome “The Backs” significa em português “as costas” e refere-se ao facto de estar de costas para os colleges de Cambridge.

Ao ser um espaço com entrada livre, aconselhamos vivamente a que o visites para ficares a conhecer, de uma outra perspetiva, uma parte da Universidade de Cambridge. Neste parque terás a oportunidade de ver as duas pontes que mencionamos anteriormente (sem gastar um tostão!): a Mathematical Bridge e a Bridge of Sighs. Se antes de leres este artigo tinhas dúvidas sobre visitar, viver ou estudar na cidade de Cambridge, esperamos que te tenhamos convencido! É uma cidade fantástica para visitar durante todo o ano, cheia de história e de bonitos recantos.

Além desta lista muito resumida sobre os principais locais a visitar em Cambridge, na Inglaterra, existem muitos outros que não mencionamos. Se achares que falta algum local que também valha a pena visitar em Cambridge, diz-nos nos comentários!

Curiosidade sobre o Reino Unido

Sabias que o tipo de tomada usada no Reino Unido (tipo G) é diferente da que usamos em Portugal (tipo C)? A aquisição de um adaptador universal é muito importante no processo de planear uma viagem. Além do adaptador, consulta que outros dispositivos importantes deves levar numa viagem.


🍀Não percas algumas atividades e excursões em Cambridge, na Inglaterra.

✨ Faz como nós e edita as tuas fotografias com os fantásticos Maja presets.

📸 Para mais destinos inspiradores, segue-nos no Instagram.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s