Viagem com Quino e Mafalda: As melhores frases

Gostas de ler banda desenhada? Conheces a icónica e intemporal personagem Mafalda? Trata-se de uma menina de 6 anos que tem o poder de ensinar qualquer coisa, a qualquer pessoa. 

Todos ouvimos falar de Mafalda nos últimos dias. Afinal, Quino partiu aos 88 anos e deixou um vazio na alma dos amantes de cartoons e bandas desenhadas. O La Vida es Mara não ficou indiferente ao sucedido e decidiu reunir algumas das melhores frases e curiosidades sobre a principal criação deste artista. Afinal, graças a Quino e a Mafalda poderão ser feitas viagens literárias inspiradoras que certamente conquistarão miúdos e graúdos. 

Comecemos então com uma breve lição de história. Sabes quando é que nasceu Mafalda? Na verdade, embora seja uma eterna criança, Mafalda surgiu há quase sessenta anos, mais precisamente no ano de 1962, na Argentina. Foi criada, desenhada e escrita por Quino (1932 — 2020). Inicialmente, Mafalda foi concebida para propósitos publicitários da empresa de eletrodomésticos Mansfield, com o intuito de ser publicada no Diário Clarín, o principal jornal do país latino. No entanto, o jornal cessou o seu contrato com a Mansfield e Mafalda jamais seria utilizada para fins comerciais. 

Entretanto, graças ao incentivo de um amigo de Quino, Julián Delgado (1934 – 1978), Mafalda, a menina que odeia sopa, foi lançada em banda desenhada no exemplar de Primera Plana de Buenos Aires, a 29 de setembro de 1964. Julián Delgado era mesmo o Secretário de Redação da revista, e acabaria por ser sequestrado e assinado nas mãos da ditadura militar que vigorava na Argentina.  

Argentina, país onde nasceu Quino e a icónica personagem Mafalda © Pexels
Argentina, país onde nasceu Quino e a icónica personagem Mafalda © Pexels

Portanto, a viagem de Quino e Mafalda começou na Argentina, mas não se limitou à sua pátria. Mafalda e as suas histórias e mensagens de aprendizagem, expandiram-se para os restantes países da América do Sul e, anos mais tarde, chegaram a Espanha (onde em breve Quino terá uma placa comemorativa). Seguiu com sucesso por Itália, por Portugal e continuou a atravessar fronteiras ao redor do mundo. 

Sabias que por ser Mafalda tão adorada no seu país existe uma praça com o seu nome em Buenos Aires, designada Plaza Mafalda? É verdade. Tudo isto devido à enorme importância desta personagem para o país. Abaixo, no mapa, poderás conhecer a localização exata deste precioso local. 

Sobre o criador de Mafalda, Quino

Joaquín Salvador Lavado Tejón (mais conhecido como Quino) nasceu em Mendoza, na Argentina a  17 de julho de 1932 e morreu a 30 de setembro de 2020, aos 88 anos. A partida de Quino, por alguma obra do destino, aconteceu um dia depois da celebração do 56º aniversário da primeira publicação de Mafalda.  Quino foi o nome que Joaquín Tejón adotou enquanto autor de banda desenhada, pois era a forma como o tratavam no seu círculo familiar. 

O bem sucedido percurso profissional como humorista gráfico e cartunista, desenvolvem-se quando Quino iniciou os seus estudos em Belas Artes na Faculdade de Mendoza – situada em Buenos Aires, Argentina. Infelizmente, não acabou o curso porque os seus pais faleceram. Ainda assim, os conhecimentos adquiridos na universidade foram-lhe muito úteis ao longo da sua carreira e no processo de criação de Mafalda.

Como mencionamos anteriormente, Quino foi o criador das bandas desenhadas de Mafalda, a que se dedicou entre os anos de 1964 e 1973. Além de Quino ter recebido vários prémios de renome internacional, foi eleito o “Desenhista do Ano” em 1982.

Livros de Mafalda e Quino

O primeiro livro de Quino surgiu em 1963, Mundo Quino. Os livros de Quino e Mafalda foram traduzidos em mais de 30 idiomas, incluindo português. Além de livros, passaram também para outros formatos: filmes de animação, parques temáticos e até mesmo exposições. 

Embora nos remeta à infância e às pessoas comuns de todos os dias, Quino aproveitou a personagem de Mafalda para introduzir algumas mensagens e, inclusive, valores essenciais que certamente a sociedade contemporânea havia perdido. Mafalda reflete a preocupação do seu artista com a política mundial. Os historiadores consideram mesmo Mafalda uma contemporânea do seu tempo, um símbolo literário fundamental de como era Argentina durante as décadas de 1960 e 1970.  

Conhece as melhores frases de Quino e Mafalda

As frases de Mafalda são mestres em te fazer refletir sobre a vida, sempre com humor. Quino conseguiu fazer chegar as suas reflexões sobre este estranho mundo em que vivemos através de Mafalda, de uma maneira muito peculiar, que acabaria por ser reconhecida e bem interpretada pelos 4 cantos do mundo. Afinal, o humor cínico de alguns cartoons revelam ser idênticos em todas as culturas. 

Na seguinte imagem poderás ler, em castelhano, uma conversa entre Mafalda e outra personagem com o nome bastante extenso. Essa é uma prova das tradições da época, de colocar nomes largos nas crianças, que representa o peso das gerações. 

Mafalda © @mafaldadigital
Mafalda © Instagram @mafaldadigital

De tantas outras conversas enche-nos Mafalda de risos. Abaixo, o La Vida es Mara destaca as melhores frases da viagem feita por Quino e Mafalda.

  • “Parem o mundo que eu quero descer.”
  • “O problema é que existem mais pessoas interessadas do que pessoas interessantes.”
  • “Engraçado… Quando fecho os olhos, o mundo desaparece.”
  • “Como sempre: o urgente não deixa tempo para o importante.”
  • “A vida é linda, o mau é que muitos confundem linda com fácil.”
  • “Não seria maravilhoso se as bibliotecas fossem mais importantes que os bancos?”
  • “Como sempre, assim que você põe os pés no chão, a diversão acaba.”
  • “E se em vez de planear tanto, voássemos um pouco mais alto?”
  • “A sopa é para a infância o que o comunismo é para a democracia.”
  • “Não é que não exista bondade, o que acontece é que está incógnita.”

Se ainda não tens nenhum livro de Mafalda e Quino, compra já o teu exemplar com todas as tiras (edição limitada). Prometemos que não te vais arrepender! Embarca nesta viagem com a tua família e lê a banda desenhada aos mais pequenos! Não hesites e adquire o livro em castelhano, porque não só poderás familiarizar-te facilmente com o idioma, como conhecerás formas de falar nesta cultura. 

Entre o que fazer numa longa viagem de avião está qualquer um dos livros de Mafalda e Quino. São uma excelente opção de entretenimento quer para crianças, quer para adultos. De que estás à espera?

Apesar de Quino já não estar entre nós, Mafalda continuará a abrir os olhos de todo o mundo, a ensinar e a passar a sua mensagem de preocupação com a paz mundial, com a humanidade e com os direitos humanos. O que achaste das melhores frases de Quino e Mafalda? Qual é a tua preferida?


🍀 Não percas algumas atividades e excursões em Buenos Aires, na Argentina.

✨ Faz como nós e edita as tuas fotografias com os fantásticos Maja presets.

📸 Para mais destinos inspiradores, segue-nos no Instagram.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s