15 Filmes sobre o outono para ver com o cair das folhas

O La Vida es Mara apresenta alguns dos melhores filmes sobre o outono, para assistires com o cair das folhas.

Já alguma vez te perguntares quais serão os melhores destinos de outono? Países como Reino Unido, Dinamarca, Alemanha ou até a Bélgica parecem ser os países do eterno outono, onde para caminhar pelas ruas é preciso estar bem protegido, e retirar luvas e cachecóis dos armários. Pois bem, viajar consoante as estações do ano é algo que também pode ser feito desde a tua casa, através dos filmes sobre o outono que estão disponíveis em streaming ou no mercado de DVD’s e Blu-rays.

O outono é o momento certo para tapar os pés com mantas aconchegantes, enquanto que as folhas caem lá fora. No outono os dias passam mais rapidamente e as noites, por vezes ventosas, levam-nos a passar a maior parte do tempo no sofá ou na cama. No outono, tudo ao nosso redor parece mais escuro e surgem tonalidades menos cintilantes como o castanho, o verde escuro e cinzento. Pintam o solo, as árvores e os céus enquanto as aventuras junto à costa parecem uma memória distante.

outono-madrid
O outono em Madrid no Parque del Retiro © lavidaesmara

Curiosamente, enquanto o verão é uma época de pausa nas vidas de todos nós, o outono pode simbolizar o tão ambicionado recomeçar. Recomeçam as aventuras nas escolas e das universidades, irrompem inesperadas possibilidades profissionais, e surgem novas amizades e os romances mais intensos. No outono, poderão também surgir os grandes confrontos familiares ou, em contrapartida, os mais emocionantes reencontros entre pais e filhos ou irmãos.

Aquece estes dias com alguns dos melhores filmes sobre o outono recomendados pelo La Vida es Mara. A nossa viagem começa nos anos 50 do século passado, precisamente com os filmes de Alfred Hitchcock e Douglas Sirk. As propostas mais recentes são sobretudo dedicadas a toda a família, como o caso de “Coco“, sobre a celebração do Dia dos Mortos no México, ou de “Mulherzinhas“, a mais recente adaptação de Greta Gerwig. Não esquecemos porém os filmes sobre o outono em Nova Iorque, como “Um Dia de Chuva em Nova Iorque”, de Woody Allen. Através da direção de fotografia de Vittorio Storaro a cidade norte-americana assume as cores mais quentes e leva os seus protagonistas numa viagem de revelações.

Sente a nostalgia do outono nestas personagens e nos locais fantásticos que deverás visitar.

outono-lisboa-liberdade
Avenida da Liberdade, em Lisboa durante o outono © lavidaesmara

Se gostas de viagens em pleno outono, descobre os nossos incríveis rotineiros por Lisboa e por Madrid, cujas fotos destacamos neste artigo! São cidades que ainda têm algum do calor do verão e onde chove pouco.

A seleção dos 15 filmes desta lista é completamente original La Vida es Mara. Partilha outras sugestões nos comentários abaixo.👇

1. O Terceiro Tiro (1955)

the-trouble-harry
John Forsythe, a estreante Shirley MacLaine, Mildred Natwick e Edmund Gwenn em “O Terceiro Tiro” (1955) © Alfred J. Hitchcock Productions

Começamos com Alfred Hitchcock e com um um filme que parece deambular entre a comédia e o suspense. Quando o corpo de um homem aparece numa colina, em plena manhã de outono, ninguém sabe ao certo o que aconteceu com ele. Muitos dos residentes da cidade pensam em segredo sobre quem são os responsáveis, incluindo a ex-mulher do homem, Jennifer, e o Capitão Albert Wiles, um marinheiro aposentado que estava na floresta caçando quando o corpo foi encontrado. Quando o xerife se envolve no caso e um artista local, Sam Marlowe, oferece ajuda, a comunidade lentamente desvenda o mistério.

2. Tudo o que o Céu Permite (1955)

tudo-ceu-permite
Tudo o Que o Céu Permite (1955) © Universal International Pictures

O enorme êxito de bilheteira de “Magnificent Obsession” suscitou este filme com o mesmo par de atores e o mesmo grau de artificialismo. Desta vez, Jane Wyman é uma viúva ainda jovem, numa pequena cidade da Nova Inglaterra, e Rock Hudson é um jardineiro, cerca de quinze anos mais jovem. No jardim dela floresce uma “árvore do amor”. Os habitantes da cidade e os filhos da mulher opõem-se com vigor à ideia do casamento entre ela e o jardineiro. Mas o amor é mais forte que as distopias entre as classes sociais.

3. Sonata de Outono (1978)

sonata-outono
Liv Ullmann e Ingrid Bergman em “Sonata de Outono” (1978) © Personafilm

Ingmar Bergman orquestra o terrível confronto entre uma mãe e uma filha no filme que marcou o regresso aos ecrãs de Ingrid Bergman (por sua vez nomeada ao Óscar de Melhor Atriz). Foi o primeiro, e único, encontro entre o mais famoso realizador e a maior vedeta suecos, e para além disso conta-se que Bergman estava deleitado por juntar também no mesmo ecrã a sua anterior companheira, Liv Ullman, e a filha de ambos, Linn (que faz a personagem da mãe enquanto criança). É Bergman em estado puro, num “huis-clos” psicológico em que a câmara escuta a música do sofrimento e da revolta dos rostos. E Bergman, Ingrid, é prodigiosa de crueldade.

4. Ana e as Suas Irmãs (1987)

ana-suas-irmas
Mia Farrow, Barbara Hershey, Dianne Wiest © Orion Pictures

Três jantares consecutivos de Ação de Graças marcam o passar dos anos para as irmãs Hannah, Lee, Holly e os homens em sua vidas. Os seus conflitos amorosos e existenciais são evidenciados no meio de um grupo de amigos e parentes não muito homogéneo. Lee tem um caso com o marido de Hannah e tenta terminar o seu romance com o manipulador Frederick. Holly está frustrada com a sua carreira e a crescente dependência da gentileza de Hannah, enquanto é cortejada pelo hipocondríaco Mickey. Um filme onde a ambivalência das relações humanas revela-se em pelo outono.

5. O Clube dos Poetas Mortos (1989)

clube-poetas-mortos
Robin Williams, Robert Sean Leonard, Josh Charles, Allelon Ruggiero e James Waterston em “O Clube dos Poetas Mortos” (1989) © Touchstone Pictures

Um dos filmes que marcaram o ano de 1989 e que teve uma popularidade enorme sobretudo entre os adolescentes, e em que se destacou Robin Williams, no papel do professor Keating. Quando John Keating é admitido como novo professor de Inglês num prestigiado e conservador colégio interno norte-americano, na década de 50, os seus métodos de ensino pouco convencionais irão revolucionar as tradicionais práticas curriculares. Com o seu talento e sabedoria, Keating inspira os seus alunos a perseguir as suas paixões individuais e tornar as suas vidas extraordinárias. Mas o suicídio de um dos alunos, membro do “clube” que organizaram em colaboração com o professor Keating, vai abalar o “clube” e os seus membros e obrigar à identificação dos culpados. Um dos filmes sobre o outono mais nostálgicos e emotivos alguma vez feitos.

6. Um Amor Inevitável (1989)

Meg Ryan e Billy Crystal em
Meg Ryan e Billy Crystal em “Um Amor Inevitável” © Castle Rock Entertainment

Será que o sexo pode arruinar uma relação perfeita entre um homem e uma mulher? A partir do argumento de Nora Ephron (nomeada para o Óscar), Rob Reiner realiza uma das comédias românticas de maior sucesso dos 80, com Meg Ryan e Billy Crystal. Eles são dois estudantes da Universidade de Chicago que se odeiam. Mas os destinos de ambos cruzam-se quando, após a licenciatura, viajam juntos para Nova Iorque. E, na Big Apple, os encontros sucedem-se…

7. O Bom Rebelde (1997)

bom-rebelde
Matt Damon e Robin Williams em “O Bom Rebelde” (1997) © Be Gentlemen Limited Partnership

“O Bom Rebelde” é um dos filmes mais comerciais de Gus Van Sant, escrito por Matt Damon e Ben Affleck, que fazem assim a sua estreia como argumentistas, distinguida com um Óscar. Will Hunting (Matt Damon) é um jovem conflituoso e não muito sociável que trabalha como empregado de limpeza numa escola tecnológica em Massachusetts. Nas horas vagas, Will resolve equações matemáticas sem ninguém saber. Um dia, Lambeau (Stellan Skarsgard), um conceituado professor da escola, descobre a capacidade de Will e percebe que ele é um génio matemático. Entretanto Will é detido pela polícia por espancar um homem e Lambeau decide assumir a responsabilidade da sua libertação. Em troca Will tem de participar nos trabalhos do professor e seguir um programa de terapia psicológica que o leva a conhecer Sean McGuire (Robin Williams), um analista em crise emocional devido à morte da mulher.

8. Céu de Outubro (1999)

Jake Gyllenhaal e Laura Dern em
Jake Gyllenhaal e Laura Dern em “Céu de Outubro” © Universal Pictures

John Hickam é um mineiro que ama o seu trabalho e espera que os seus filhos, Jim e Homer, sigam os seus passos. Porém, Jim ganha um bolsa de estudos para jogar futebol americano e Homer desperta o interesse em ciências ao saber que os russos colocaram um satélite em órbita. Com a ajuda de amigos e o apoio de uma professora, Homer dá início a um projeto que irá mudar sua vida para sempre.

9. Longe do Paraíso (2002)

longe-paraiso
Julianne Moore e Dennis Haysbert em “Longe do Paraíso” (2002) © Focus Features

No Outono de 1957, os Whitakers representam o quadro perfeito de uma família feliz, no paraíso americano. A sua existência diária é marcada pelas regras de etiqueta, os eventos sociais, os cocktails de fim de tarde e a convivência com os Jones. Cathy Whitaker (Julianne Moore) é a dona de casa perfeita, esposa e mãe, com uma criada e um jardineiro negros. Frank (Dennis Quaid) é o chefe de família, que todos os meses traz o dinheiro para casa. Têm dois filhos, um rapaz e uma rapariga, ambos na pré-adolescência. Após uma série de acontecimentos peculiares, o casamento dará uma reviravolta e Cathy é confrontada com as novas possibilidades da sua vida.

10. O Fantástico Senhor Raposo (2009)

fantastico-senhor-raposo
“O Fantástico Senhor Raposo” (2009) © Twentieth Century Fox

O Senhor Raposo, a Senhora Raposa, e todos os seus filhos vivem numa colina, junto a um texugo, um coelho, uma doninha, e todas as suas famílias. Para alimentar a família, todas as noites, o Senhor Raposo rouba uma refeição a um de três agricultores: Boggis, um criador de galinhas, Bunce, que tem um pouco de tudo mas só come fígado de pato, e Bean, que cultiva maçãs e cria perus. Com o seu apurado faro, o Senhor Raposo não tem problemas para fugir deles. Um dia, os agricultores fartos da situação, juntam-se e preparam uma armadilha para apanhar o Senhor Raposo. Mas o Senhor Raposo, com ajuda dos seus aliados, decidir voltar ao seu passado aventureiro e planear o maior assalto de galinhas que o mundo animal já viu!

11. Guia Para um Final Feliz (2012)

guia-final-feliz
Jennifer Lawrence e Bradley Cooper em “Guia para um Final Feliz” © The Weinstein Company

Após passar algum tempo internado numa clinica psiquiátrica devido a problemas emocionais que quase lhe destruíram a vida, Pat (Bradley Cooper) pretende começar tudo de novo e remediar os erros do passado. Assim, ao mesmo tempo que decide voltar para casa dos pais (Robert De Niro e Jacki Weaver) para tentar uma reaproximação, vai fazer de tudo para se reconciliar com Nikki (Brea Bee), a ex-mulher. Porém, os seus planos caem por terra no momento em que conhece Tiffany (Jennifer Lawrence), uma rapariga problemática que luta contra os seus próprios demónios e se esforça por superar a recente morte do companheiro. Assim, duas almas torturadas e com pouca esperança no futuro acabam por se tornar na inspiração que necessitavam e, ao reencontrar o caminho, durante o início da temporada desportiva de rugby.

12. Coco (2017)

coco-pixar
Coco (2017) © Walt Disney / Pixar

O outono é uma temporada de acontecimentos incríveis, como é o caso da comemoração do Dia dos Mortos, que começa no dia 31 de outubro até ao dia 2 de novembro. Neste filme da Pixar a temporada é homenageada da melhor forma possível. A narrativa centra-se em Miguel, de 12 anos, que sonha tornar-se um guitarrista famoso, tal como Ernesto de la Cruz, o seu maior ídolo. Apesar de toda a dedicação e do inegável talento, a sua família desaprova esta sua aspiração e tenta de todos os modos fazê-lo abandonar a música. Até que, no meio de tanta insistência em provar a todos que consegue chegar aonde quiser, Miguel acaba por evocar um encantamento que o leva para o estranho Mundo dos Mortos. Lá, encontra muitos dos seus antepassados, alguns falecidos há mais de um século, que lhes vão revelar um mistério relacionado com a sua história familiar.

13. Um Dia de Chuva em Nova Iorque (2019)

dia-chuva-nova-iorque
Ellen Fanning e Timothée Chalamet em “Um Dia de Chuva em Nova Iorque” (2019) © Gravier Productions / Perdido Productions

Gatsby e Ashleigh são um jovem casal apaixonado que visita Manhattan (Nova Iorque) pela primeira vez nas suas vidas. Ela, aspirante a actriz, espera conseguir a tão desejada audição com Roland Pollard, um realizador que idolatra e que lhe pode abrir portas para a sétima arte. Ele acompanha-a neste momento decisivo. Mas esse fim-de-semana de outono, chuvoso e cheio de atribulações, vai fazê-los viver paixões inesperadas. E nada disso deixará incólume o amor de ambos, que antes lhes parecia tão sólido. Com argumento e realização de Woody Allen, uma comédia romântica com a participação de Timothée Chalamet, Elle Fanning, Selena Gomez, Jude Law, Diego Luna e Liev Schreiber.

14. Mulherzinhas (2019)

mulherzinhas
Saiorse Ronan em “Mulherzinhas” (2019) © Columbia Pictures

Esta é a sétima adaptação de “As Mulherzinhas”, o romance de Louisa May Alcott publicado em 1868, caracterizada sobre pela redenção cinematográfica de Amy. “Little Women” no origem conta a história de quatro irmãs que procuram realizar os seus sonhos, em plena época da Guerra Civil. Cada uma com um feitio diferente: a já adulta, Meg, Jo, a impulsiva, Beth, a tímida e Amy, a orgulhosa. Temos uma história única, em que dominam as cores outonais, desde o guarda-roupa de Jacqueline Durran vencedor do Óscar da Academia, passando pela esplêndida fotografia Yorick Le Saux. Sentimos realmente o outono chegar neste aclamado filme feminista de Greta Gerwig.

15. First Cow (2020)

first-cow-filme

Estamos em 1820, em pleno outono. O cozinheiro Cookie Figowitz é contratado por um grupo de homens para fornecer os seus serviços gastronómicos numa expedição de caça de peles nos territórios do estado do Oregon. Durante a longa viagem, ele conhece King-Lu, um chinês misterioso que foge de um grupo de russos que deseja se vingar. Juntamente com uma vaca, vão descobrir os recantos naturais dos Estados Unidos da América e dos seus rostos.

Pequena nota

O Dia das Bruxas apesar de ser uma festividade importante celebrada durante o outono terá direito a outra lista de filmes que publicaremos em breve. No entanto, poderás sempre embarcar connosco numa viagem pelos 10 dos lugares turísticos mais assustadores do mundo.


🍀 Prepara-te para a viajar e reserva as melhores atividades e excursões nos teus destinos preferidos de outono.

✨ Faz como nós e edita as tuas fotografias com os fantásticos Maja presets.

📸 Para mais destinos cinematográficos inspiradores, segue-nos no Instagram.

2 Replies to “15 Filmes sobre o outono para ver com o cair das folhas”

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s