Dubrovnik: Conhece a cidade medieval na costa do Mar Adriático

Dubrovnik: Conhece a cidade medieval na costa do Mar Adriático © lavidaesmara

Dubrovnik é uma encantadora cidade croata situada na costa do Mar Adriático. Vem conhecê-la na nossa companhia!

Depois de termos passado pela romântica cidade de Veneza e os seus canais, por Bari, por Katakolon e as águas cristalinas da Grécia, por Istambul e pelas intemporais ruínas de Éfeso na Turquia, chegámos por fim ao porto da cidade medieval de Dubrovnik na Croácia, a bordo do cruzeiro MSC Magnífica.

A nossa viagem de cruzeiro já estava prestes a terminar: Croácia foi o nosso último destino antes de desembarcar em Veneza. Se calhar foi por esta razão que aproveitamos para explorar e descobrir Dubrovnik como ninguém!

Chegada a Dubrovnik a bordo do navio de cruzeiro MSC Magnífica © lavidaesmara
Chegada a Dubrovnik a bordo do navio de cruzeiro MSC Magnífica © lavidaesmara

Sabias que… tal como a ilha da Madeira é conhecida como a pérola do Atlântico, Dubrovnik é conhecida como a pérola do Adriático?

Esta é uma das cidades mais populares, visitadas e turísticas da Croácia. É incrível a quantidade de turistas que lá vai todos os anos e muitos deles só visitam a cidade para conhecer os spots de gravação da série Game of Thrones. E tu, és fã da série Game of Thrones?

Curiosidades sobre a cidade medieval

A cidade croata esconde vários factos curiosos. As suas torres e muralhas foram construídas com o intuito de proteger a cidade, entre os séculos XIII e XV, e desde então perduram tão intactos.

Além de ser uma autêntica localização medieval, a cidade foi completamente reconstruída em 1995, através de um acordo entre a UNESCO e da União Europeia, que ajudou recuperar os estrondosos estragos causados durante a 2ª Guerra Mundial. A partir daí, o turismo tem vindo a intensificar-se até aos dias de hoje.

É na cidade de Dubrovnik que encontrarás o rio mais curto do mundo (30 m de comprimento). Chama-se Rio Ombla e percorre apenas 30 metros até desaguar no Mar Adriático. É um local muito bonito e imperdível durante uma visita à cidade.

O que fazer em Dubrovnik em 1 dia

Como estivemos na cidade durante menos de 24 horas, o La Vida es Mara vai partilhar contigo o que fazer em Dubrovnik em 1 dia. Põe à mão o teu caderno de viagens e aponta todas as dicas! Preparado?

Monte Srđ

Vista sobre Dubrovnik © lavidaesmara
Vista sobre Dubrovnik © lavidaesmara

Começamos o nosso roteiro no topo do Monte Srđ, situado a 412 metros de altitude. Poderás chegar a este local através de carro alugado, autocarro, teleférico ou em excursão com um guia, como foi o nosso caso.

O Monte Srđ oferece-nos uma vista estonteante sobre a cidade, as suas muralhas e torres. E, se o tempo estiver favorável, conseguirás observar também algumas das ilhas do Mar Adriático, como a ilha de Lokrum.

Passeio pelas muralhas de Dubrovnik

Passeio pelas muralhas de Dubrovnik © Pixabay
Passeio pelas muralhas de Dubrovnik © Pixabay

Um passeio pelas muralhas de Dubrovnik não pode ser esquecido! Sendo que as muralhas são o símbolo da cidade, terás acesso privilegiado a uma das melhores vistas sobre as pitorescas ruelas da Old Town.

Não te esqueças de levar da máquina fotográfica para capturar os melhores momentos e de levar uma garrafa de água. São aproximadamente 2 km de percurso e com certeza sentirás calor.

Old Town de Dubrovnik

Old Town de Dubrovnik © lavidaesmara
Old Town de Dubrovnik © lavidaesmara

Depois, passamos para um passeio a pé pela Old Town, que é considerada Património Mundial pela UNESCO desde 1979.

Na Old Town terás a oportunidade de visitar museus, mosteiros, palácios com uma arquitetura incrível e catedrais e igrejas de vários estilos, dos quais destacamos o barroco e o gótico.

Centro histórico de Dubrovnik © lavidaesmara
Centro histórico de Dubrovnik © lavidaesmara

Praias de Dubrovnik

Desfruta da praia na costa do Mar Adriático © Rachel Claire, Pexels
Desfruta da praia na costa do Mar Adriático © Rachel Claire, Pexels

Apesar de ser cidade medieval existem algumas praias! Um mix improvável mas bem real e surpreendente. As praias de Dubrovnik na Croácia são incrivelmente encantadoras e aconselhamos a que termines o teu dia numa das suas praias. Outra opção igualmente espantosa é terminar o dia com num barco e contemplar o pôr do sol.

Depois poderás jantar num dos restaurantes que existem nas redondezas e ir aos bares mais próximos.

O que fazer em Dubrovnik à noite

O que fazer em Dubrovnik à noite © Pixabay
O que fazer em Dubrovnik à noite © Pixabay

Entre o que fazer à noite aconselhamos-te várias opções, das quais destacamos o o seu porto e restaurantes e bares acolhedores para desfrutares de jantares e provares as comidas e bebidas típicas da Croácia.

Onde está situada a cidade de Dubrovnik

A cidade de Dubrovnik está situada a sul da Croácia, na costa do Mar Adriático e quase na fronteira com Montenegro.

Esperamos que tenhas gostado destas breves dicas e curiosidades sobre Dubrovnik. Boas viagens!

Poderás descobrir outras cidades portuárias na Europa, como Katakolon na Grécia.


🍀 Não percas algumas atividades e excursões em Dubrovnik.

📸 Para mais destinos inspiradores, segue-nos no Instagram.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *