Formentera: O que fazer na ilha mais paradisíaca das Baleares

Formentera: O que fazer na ilha mais paradisíaca das Baleares © lavidaesmara

Um mar transparente de cor turquesa, um areal branco e as mais belas praias de Formentera estão à tua espera. Descobre o que fazer em 1 dia em Formentera.

Quem gosta de relaxar num manto de areia branca numa praia paradisíaca? Quem gosta de sentir a brisa do mar sem pensar no amanhã? É exatamente assim que Formentera nos faz sentir e com certeza não vais querer perder as nossas dicas sobre o que ver e fazer na ilha de Formentera durante 1 dia.

Formentera é um pequeno paraíso situado no Mar Mediterrâneo, pertencente a Espanha e a apenas 20 km a sul de Ibiza. A ilha pertence ao arquipélago das Baleares e é a mais pequena (com apenas 19 km de comprimento) das 4 ilhas que compõem este arquipélago: Mallorca, Menorca, Ibiza e Formentera.

Além disso, Formentera apesar de receber vários turistas durante todo o ano, é a ilha com menos habitantes locais nas Baleares. Sabias que, segundo dados de 2018, Formentera tem apenas aproximadamente 12.000 habitantes?

1 Dia em Formentera: O que ver e fazer © lavidaesmara
1 Dia em Formentera: O que ver e fazer © lavidaesmara

De facto, todos os anos Formentera é procurada por imensos turistas vindos de todo o mundo que procuram relaxar, descontrair e recarregar baterias nas suas praias de sonho. Ler, dançar e bronzear-se no areal são mesmo inevitáveis neste local. Os amantes de aventura também são bem-vindos. Aliás, existem inúmeras atividades para este público alvo em específico, entre elas destacamos os passeios de barco ou de kayak e o mergulho.

Antes de partimos para as nossas sugestões, indicamos-te que a melhor maneira de conhecer a ilha em de Formentera em 1 dia é através do aluguer de um carro, de uma moto ou em excursão com um guia.

Se ainda não podes visitar esta ilha, porque não aproveitares alguns dos filmes pouco conhecidos sobre viagens?

Locais a não perder em Formentera

Abaixo, o La Vida es Mara partilha contigo o que ver e fazer durante 1 dia em Formentera. Não percas as dicas e o roteiro que preparámos para ti!

Caló d’Es Mort

Caló d'Es Mort © lavidaesmara
Caló d’Es Mort © lavidaesmara

Uma das atividades mais incríveis a fazer em Formentera é visitar as suas calas. A ilha tem imensas calas espalhadas de norte a sul, das quais destacamos a Calò d’Es Mort.

Para chegar à Calò d’Es Mort terás que percorrer um caminho de areia, situado mesmo ao lado do restaurante Casa Blanca.

Sabes qual é a diferença entre uma cala e uma praia?

As calas diferenciam-se das praias por serem pedaços de baía redondas onde o mar penetra. São mais pequenas do que as praias, têm águas mais calmas e correntes mais suaves.

Farol de Cap de Barbaria

O Farol de Cap de Barbaria é paragem obrigatória a todos os turistas que passam por Formentera. Está situado no extremo sul desta ilha das baleares e a melhor maneira para lá chegar é atravessando uma rua estreita. Projetado em 1924 e construído em 1971, este farol é um dos locais mais visitados de toda a ilha e é o sítio ideal para contemplar um entardecer ou amanhecer. Sabias que a sua luz intermitente tem um alcance máximo de até 18 milhas?

O Farol de Cap de Barbaria é também muito conhecido por ter sido local de gravação do filme “Lúcia e o Sexo” (2001), escrito e realizado por Julio Medem, fortemente aclamado pela crítica e nomeado ao Satellite Award de Melhor Filme Estrangeiro (representante de Espanha).

Além disso, aqui encontrarás os extraordinários Gecko. Poderás alimentá-los (adoram fruta picada) e fotografá-los como nós fizemos. Se tiveres sorte, eles vêm até à tua mão.

Gecko em Formentera © lavidaesmara
Gecko em Formentera © lavidaesmara

Fun fact sobre os Gecko de Formentera

Sabias que os Gecko são sinal de boa sorte? Não é por acaso que existem muitos estabelecimentos (hotéis, restaurantes, bares…) com Gecko no seu nome. Encontrarás inúmeros locais com este nome em Formentera e em Ibiza. Fica atento!

Os Gecko são um dos símbolos turísticos desta ilha. Estes répteis têm o poder de afastar os insetos e é exatamente por essa razão que são considerados um sinal de sorte.

Gecko são símbolo de boa sorte © lavidaesmara
Gecko são símbolo de boa sorte © lavidaesmara

Diferenciam-se das lagartixas por terem uma cor de pele mais vívida e brilhante, olhos mais intensos. As suas incríveis cores, o seu comportamento pacífico e dócil faz com que sejam alvo de imensas fotografias por parte dos turistas (e não só!).

Quem nunca fotografou um lagarto ou outro animal qualquer por o achar invulgar? Ou pela sua simples beleza? Nós até comprámos um íman para o frigorífico com um Gecko e trouxemos a sorte connosco!

Praia de Ses Illetes

Platja de ses Illetes © lavidaesmara
Platja de ses Illetes © lavidaesmara

A praia de Ses Illetes é uma das praias a não perder em 1 dia em Formentera. É, sem dúvida, a mais visitada de toda a ilha e uma das praias mais bonitas do mundo. Com quase 500 metros de extensão, a praia de Ses Illetes tem águas poucos profundas e vários restaurantes à sua volta, o que permite relaxar e aproveitar o seu dia ao máximo.

Está situada no Parque Natural de Ses Salines de Eivissa y Formentera e o seu nome remete para pequenos ilhéus situados mesmo em frente à praia de Ses Illetes: Illa de Tramntana, Illa des Pou, Illa des Forn, Illa Redona e Escull d’en Palla.

Aconselhamos-te a desfrutar desta praia durante o final do dia. Assim terás tempo mais que suficiente para visitar os principais pontos turísticos da ilha de Formentera. O acesso à praia de Ses Illetes é gratuito se for feito a pé ou em bicicleta.

Miradouro de Formentera

Miradouro de Formentera © lavidaesmara
Miradouro de Formentera © lavidaesmara

Subir até ao ponto mais alto da ilha significa visitar o Miradouro de Formentera. Terás uma vista espantosa e inigualável sobre toda a ilha e Mar Mediterrâneo.

Aproveita para recarregar as baterias e almoça ou janta no restaurante El Mirador que se encontra dentro do próprio miradouro. Se decidires jantar, terás a oportunidade de contemplar um mágico entardecer. Aconselhamos-te uma saborosa paella ou a típica tortilha de batatas espanhola.

Melhores restaurantes de Formentera

Todos os restaurantes desta ilha mencionados abaixo têm uma boa classificação no Google e servem refeições variadas e saborosas. Se já estiveste em Formentera, diz-nos qual foi o teu restaurante preferido!

  • Beso Beach
  • El Mirador
  • Es Caló
  • La Marriterranea
  • Restaurante Sa Platgeta

Como ir de Ibiza para Formentera?

Ferry desde Ibiza para Formentera © lavidaesmara
Ferry desde Ibiza para Formentera © lavidaesmara

Então, como chegar a Formentera? Nem todos sabem como fazer uma viagem até esta inesquecível ilha, por isso nós ajudamos-te. A principal informação que deves ter em conta é que Formentera é apenas acessível por mar. Por isso, a maneira mais rápida e confortável de chegar à ilha é apanhar um avião até ao aeroporto de Ibiza (IBZ) e depois apanhar o ferry de Ibiza até Formentera. A nossa viagem começou exatamente assim.

O ferry parte do Puerto de Ibiza, situado na capital da ilha, e não demora muito tempo a chegar a Formentera, cumprindo a viagem em aproximadamente 35 minutos. Não é uma viagem nada maçadora e que até dá para aproveitares o ar fresco da maresia.

Quando ir para Formentera?

Esta dúvida surge sempre, a qualquer pessoa amante de viagens e, obviamente de praia. A verdade é que Formentera é uma ilha paradisíaca e podes visitá-la durante todo o ano.

No entanto, acreditamos que a melhor altura do ano para visitar Formentera, em Espanha, é durante a primavera porque evitarás a enchente de turistas que ocorre durante os meses de verão e terás a oportunidade de desfrutar de uma boa temperatura. Durante os meses de abril, maio e junho a temperatura em Formentera varia entre os 17º e os 23º C. Com alguma sorte, poderás ter dias mais quentes que parecerão autênticos dias de verão.

Começa hoje mesmo a preparar a tua viagem até Formentera! Certamente te irás perder na magia e cor desta ilha.

Mapa de Formentera

Abaixo partilhamos contigo o mapa de Formentera para saberes onde fica exatamente esta ilha no Mar Mediterrâneo.

Qual é a tua ilha de Espanha preferida? Em breve iremos partilhar mais um roteiro noutra ilha do Mediterrâneo. Fica atento ao blog!

Se gostas de locais paradisíacos recomendamos-te a visitares Dubrovnik na Croácia.


Não percas um passeio de barco pelas calas de Formentera, em Espanha.

 Para mais destinos inspiradores, segue-nos no Instagram.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *