Universidade de Cambridge: 10 ex-alunos notáveis e colégios

Universidade de Cambridge: 10 ex-alunos notáveis e colégios © lavidaesmara

Pela Universidade de Cambridge em Inglaterra passaram grandes mentes humanas. Vem descobrir alguns dos seus ex-alunos.

A Universidade de Cambridge está situada na cidade de Cambridge, em Inglaterra, e é um dos locais preferidos dos amantes de arte, história e cultura. Além de ser uma das mais antigas universidades do mundo (a quarta!), é a segunda mais antiga em língua inglesa, logo a seguir à Universidade de Oxford.

A sua história começa no ano de 1209, quando a universidade foi fundada. Mas, só em 1231 é que o rei Henrique III concedeu à Universidade de Cambridge a autonomia de ensino.

Universidade de Cambridge
Universidade de Cambridge no Reino Unido © lavidaesmara

Atualmente, a Universidade de Cambridge é uma das universidades mais importantes do mundo e é constituída por vários colleges, isto é, faculdades autónomas: 31. As faculdades autónomas ou colégios têm as suas próprias regras e regulamentos.

Quais são as 31 faculdades autónomas da Universidade de Cambridge?

1. Christ’s College
2. Churchill College
3. Clare College
4. Clare Hall
5. Corpus Christi College
6. Darwin College
7. Downing College
8. Emmanuel College
9. Fitzwilliam College
10. Girton College
11. Gonville & Caius College
12. Homerton College
13. Hughes Hall
14. Jesus College
15. King’s College
16. Lucy Cavendish College
17. Magdalene College
18. Murray Edwards College
19. Newnham College
20. Pembroke College
21. Peterhouse
22. Queens’ College
23. Robinson College
24. Selwyn College
25. Sidney Sussex College
26. St Catharine’s College
27. St Edmund’s College
28. St John’s College
29. Trinity College
30. Trinity Hall
31. Wolfson College

Estudar na Universidade de Cambridge pode custar entre £ 15.000 e £ 38.000, além dos custos de vida, entre eles a alimentação, alojamento (seja um quarto ou  um apartamento), etc. Se estiveres interessado em aprimorar os teus conhecimentos nesta prestigiada universidade, informa-te sobre as bolsas de estudo e faz a tua candidatura no site oficial da Universidade de Cambridge.

Pela Universidade de Cambridge passaram vários alunos notáveis e famosos, como físicos, matemáticos, cientistas, reis, escritores, atores, entre outros. Alguns deles até ganharam o Prémio Nobel e o Prémio Turing. Abaixo, fica a conhecer a seleção que o La Vida es Mara fez.

10 ex-alunos notáveis e famosos da Universidade de Cambridge

1. John Harvard

Começamos a lista de ex-alunos da Universidade de Cambridge com John Harvard (1607-1638). Nasceu em Southwark, no Reino Unido. O inglês estudou Arte no Emmanuel College da Universidade de Cambridge e anos depois, emigrou para os Estados Unidos da América e, em 1636, fundou a Universidade de Harvard.

A Universidade de Harvard está situada no estado de Massachusetts, mais precisamente na cidade de Cambridge. Sabias que a Universidade de Harvard é a mais antiga dos Estados Unidos da América? Além deste facto curioso, até ao momento, 8 presidentes dos EUA estudaram em Harvard.

2. Isaac Newton

Isaac Newton (1642-1727) entrou no Trinity College a junho de 1661 por recomendação de Rev William Ayscough, seu tio, que tinha estudado nessa mesma faculdade em Cambridge. Newton estudou Direito na universidade, mas acabou por se interessar mais pela Matemática e aprofundou os seus conhecimentos nessa área. Conseguiu obter o seu diploma 4 anos depois de ter entrado na universidade.

Depois de ter concluído os seus estudos na Universidade de Cambridge, Newton desenvolveu os seus próprios teoremas matemáticos e, em 1669 regressou à universidade como professor de matemática. Newton foi cientista, matemático, astrónomo, físico, autor e teólogo. Além disso, com apenas 23 anos, em 1682, desenvolveu e enunciou a Lei da Gravitação Universal (causa dos planetas girarem em torno do sol).

3. Lord Byron

Lord Bryon (1788-1824) foi um poeta e escritor muito famoso do século XIX, conhecido principalmente pelas obras poéticas de Don Juan (entre 1818 e 1824) e de A Peregrinação de Childe Harold (entre 1812 e 1818).

Estudou Arte no Trinity College da Universidade de Cambridge e é, atualmente, os dos principais representantes do romantismo inglês.

4. Charles Darwin

Charles Darwin, nascido a 12 de fevereiro de 1809, começou o seu percurso académico com Medicina na Universidade de Edimburgo. Contudo, acabou por não terminar os estudos e decidiu então, em 1828 estudar Artes no Christ’s College, na Universidade de Cambridge, e lá ficou até 1831.

Foi naturalista, geólogo e biólogo e é atualmente conhecido como o “pai da biologia”. Faleceu a 19 de abril de 1882.

5. Vladimir Nabokov

Vladimir Nabokov (1899-1977) foi um escritor norte-americano de origem russa.  Estudou no Trinity College da Universidade de Cambridge.

Começou por estudar Zoologia e, em seguida, continuou os estudos em Línguas Eslavas e Românticas. É atualmente conhecido por várias obras e livros literários, entre os quais destacamos Lolita (1955), Pnin (1957) e Fogo Pálido (1962).

6. Stephen Hawking

Stephen Hawking nasceu a 8 de janeiro de 1942 em Oxford (Reino Unido), estudou Física na Universidade de Cambridge e acabou os seus estudos no ano de 1969. Posteriormente, foi contratado como professor nessa mesma universidade.

O facto de ter sido detetado, aos 21 anos, com ELA (esclerose lateral amiotrófica), não foi impedimento para se dedicar àquilo que realmente gostava. O físico e cosmólogo ficou conhecido mundialmente pela sua contribuição ao mundo da ciência. Faleceu a 14 de março de 2018, em Cambridge, por complicações da sua doença generativa.

7. Príncipe Charles de Gales

Para os mais distraídos, o Príncipe Charles de Gales é o filho mais velho da rainha do Reino Unido, Elizabeth II, nascido a 14 de novembro de 1948.

O Príncipe Charles de Gales estudou Antropologia, Arqueologia e História no Trinity College (entrou em 1967) e terminou os seus estudos em 1971.

8. Douglas Adams

Douglas Adams (1952-2001) nasceu em Cambridge, Inglaterra, foi um escritor e comediante.

Licenciou-se em Literatura Inglesa na St John’s College da Universidade de Cambridge em 1974 e passou. Durante o resto da década, viajou pela Europa como backpacker, onde teve a oportunidade de conhecer Simon Brett e, mais tarde, ambos decidiram criar um programa para a rádio chamado “Hitchhikers Guide’s to the Galaxy”.

9. Emma Thompson

Nascida a 15 de abril de 1959, Emma Thompson estudou Literatura Inglesa na Newham College da Universidade de Cambridge.

Emma Thompson ganhou o Óscar da Academia de Melhor Atriz por “O Regresso a Howards End” (James Ivory, 1992) e o Óscar de Melhor Argumento Adaptado pelo filme “Sensibilidade e Bom Senso” (Ang Lee, 1995). É atualmente a única vencedora de 2 Óscares para representação e argumento. Outros dos seus filmes mais conhecidos são “Ao Encontro de Mr. Banks” (John Lee Hancock, 2013) e “O Amor Acontece” (Richard Curtis, 2003). És fã do seu trabalho como atriz?

10. Lily Cole

Lily Cole nasceu a 27 de dezembro de 1987 no Reino Unido e é atriz, modelo e empreendedora. Também estudou na Universidade de Cambridge, no King’s College, formando-se em História da Arte. Conseguiu sempre conciliar a vida académica com a sua profissão e terminou os seus estudos em 2011.

As suas participações mais conhecidas no cinema são as de “Parnassus – O Homem Que Queria Enganar o Diabo” (Terry Gilliam, 2009) e “A Branca de Neve e o Caçador” (Rupert Sanders, 2012).

O que achaste desta lista muito resumida de 10 ex-alunos notáveis que estudaram na Universidade de Cambridge? Conheces mais algum famoso que tivesse estudado ou que estuda nesta prestigiosa universidade? Diz-nos nos comentários!

Se fores até ao Reino Unido de férias, não deixes esta cidade e a sua universidade fora do teu roteiro. Descobre o que fazer durante 1 dia em Cambridge.


🍀 Queres preparar a tua viagem da melhor maneira possível? Reserva as atividades e excursões perfeitas na Civitatis.

📸 Para mais destinos inspiradores, segue-nos no Instagram.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *