10 Coisas para fazer no Natal com a família e passar dias divertidos

O que fazer no Natal

Não sabes o que fazer neste Natal? Vive a melhor época do ano com 10 coisas para fazer no Natal com a família e passar dias divertidos.

Queres saber como passar um Natal divertido? A melhor temporada do ano chegou finalmente! Em pleno calendário do Advento começamos a sentir a magia que envolve as ruas, e começamos a desejar os encontros com os nossos melhores amigos e, obviamente com a nossa família. De maneira a aproveitares esta temporada, o La Vida es Mara decidiu partilhar contigo uma série de 10 coisas para fazer no Natal com a família. Já tínhamos prometido artigos especiais sobre a temporada e, como o prometido é devido, aqui tens este artigo exclusivo.

Este guia de coisas a fazer no Natal permitirá organizar a tua rotina de uma maneira mais fácil e desfrutares dos teus entes queridos de forma original. Começaremos obviamente com aquilo que define o La Vida es Mara, mas iremos também percorrer as restantes atividades tão icónicas da temporada.

Vamos passar a melhor temporada? Conhece as nossas recomendações.

1. Viajar para os melhores destinos de Natal e Ano Novo

Decorações de Natal no centro de Bruges, Bélgica © lavidaesmara
Decorações de Natal no centro de Bruges, Bélgica © lavidaesmara

Nem todas as pessoas gostam de viajar durante o Natal, não só porque as ruas estão mais cheias de gente, como faz mais frio e os casacos atrapalham a caminhada. No entanto, é precisamente nesta temporada que as viagens alcançam um significado ainda maior.

Podes sentir a magia do Natal nos locais mais bonitos do mundo, como por exemplo, na Ilha da Madeira, onde há um calendário especial de festas como a Noite do Mercado, ou no Brasil ou até mesmo Nova Iorque nos Estados Unidos.

Se queres oferecer um bilhete de avião à pessoa mais importante da tua vida durante esta temporada, recomendamos-te alguns destinos já explorados por nós como Lisboa, Madrid ou Barcelona. Nestas cidades da Península Ibérica existem iluminações que prometem captar a tua atenção e que ficam bem em qualquer fotografia ou vídeo. O parque de diversões que mais gostamos de visitar no Natal foi a Popeye Village em Malta.

2. Ver filmes sobre o Natal com a família

Grinch (2018) © Universal Pictures
Grinch (2018) © Universal Pictures

Se não podes viajar durante o Natal, aproveita para assistir aos melhores filmes sobre o Natal com a família. Com mais tempo livre durante o Natal são várias as longas-metragens disponíveis em plataformas de streaming como a Netflix, a FILMIN ou a HBO.

Se quiseres podes ver alguns dos filmes sobre o Natal como “Grinch” (2018) ou “Jingle Jangle” (2020). Descobre todas as nossas sugestões de filmes natalícios, prepara as pipocas e desfruta do momento em família.

3. Fazer decorações natalícias com os mais velhos

Decorações de Natal © Pixabay
Decorações de Natal © Pixabay

Muitos são os avós e avôs que estão sozinhos em suas casas e não têm como passar o tempo. Porque não ajudá-los a fazerem decorações de Natal?. Esta é uma das coisas mais divertidas para fazer no Natal, portanto põe mãos à obra! Podes comprar luzes, enfeites, neve artificial, anjos e claro fazer a tua tão iluminada árvore de Natal. Não temos dúvidas que vai ficar espetacular!

Se quiseres podes começar por ajudar os mais velhos a escreverem cartões de Natal com mensagens carinhosas àqueles de quem eles mais gostam e que nem sempre estão perto. A cada ano, os cartões são um souvenir especial que pode ser oferecido tanto a miúdos como a graúdos. E tu, que mensagem deixarás no teu cartão de Natal este ano?

4. Preparar doces típicos natalícios

Biscoitos de Natal © Pixabay
Biscoitos de Natal © Pixabay

Fazer biscoitos de Natal e outros tantos doces natalícios pode ser uma excelente maneira de passar um bom dia durante esta época. Se existe algo que realmente une a família é a cozinha e nós sabemos.

Sejam as deliciosas broas de mel tão célebres da Ilha da Madeira, as deliciosas rabanadas, ou o tão bonito tronco há muitas coisas a fazer para encher a mesa e a barriga. Não é preciso fazer o prato mais elaborado do mundo, é preciso sentir-se bem. Temos a certeza que as crianças  ficarão entusiasmadas por puderem comer o que elas próprias cozinharam.

5. Disfarçar-se de Pai Natal para encantar as crianças

Pai Natal © lavidaesmara
Pai Natal © lavidaesmara

Que tal se te disfarçares de Pai Natal ao entrar pela janela ou pela chaminé do teu lar ou da casa dos teus melhores amigos e surpreender os miúdos e graúdos? Seria certamente algo original. Se quiseres juntar a família neste carnaval natalício, poderás ainda disfarçar-te de Mãe Natal, de duende ou até de rena. Quem disse que o Pai Natal era a única possibilidade? Há mesmo muito por onde escolher.

Curiosamente, o boneco de Pai Natal que temos na nossa casa (ver imagem acima) tem um traje de tonalidade castanha em vez de avermelhada e, pode ser uma dica original para quem gosta de vestir-se do famoso velhinho distribuidor de presentes. Para aquele amigo que detesta esta temporada fá-lo disfarçar-se de Grinch, o icónico monstro verde de detesta esta temporada criado por Dr. Seuss em 1957.

6. Telefonar aos entes queridos

Telefone público em Picadilly Circus, iluminada com as luzes de Natal © Pixabay
Telefone público em Picadilly Circus, iluminada com as luzes de Natal © Pixabay

Telefonar aos entes queridos irá ajudar aqueles que se sentem mais sozinhos nesta temporada. É importante aceder a luz no coração daqueles que mais sentem a nossa magia.

Podes usar plataformas Facetime, o Skype ou o WhatsApp para fazer uma video-chamada com aqueles que estão longe ou que estes ano não podes visitar. Antes de tudo convém preparares uma mensagem especial ou uma canção que te aproxime dos teus entes queridos distantes.

7. Como patinar no gelo durante o Natal?

Patinagem no gelo no Natural History Museum em Londres, Inglaterra, Reino Unido © lavidaesmara
Patinagem no gelo no Natural History Museum em Londres, Inglaterra, Reino Unido © lavidaesmara

Em várias cidades europeias é possível ir patinar durante a temporada de inverno e sobretudo durante a temporada. Nos locais próprios, acabarás por ter dos momentos mais divertidos da época. Não temos dúvidas que acabarás por cair ao chão, mas o importante é aproveitares o momento em família. Além de patinar no gelo, existem outras tantas coisas para fazer no Natal, como por exemplo atividades e excursões gratuitas .

9. Faz o presépio

Presépio de Natal © lavidaesmara
Presépio de Natal © lavidaesmara

Fazer o presépio é a forma mais tradicional de celebrar o Natal. A comemoração embora tenha conotação católica passou a fazer parte dos costumes de todos nós. Junta a Virgem Maria, ao São José, aos famosos reis Magos e ainda aos pastores e ovelhas que visitaram o menino Jesus. Além disso, poderás também recriar a cena do Nascimento de Jesus com a tua família, uma oportunidade única de passares o tempo da melhor maneira nesta altura.

Não te esqueças de tirar uma fotografia a esse momento tão divertido, ou de gravar um vídeo e editá-lo, por sua vez, com a tua música preferida.

Muitos não sabem, mas o dia 25 de dezembro é o dia que se celebra o nascimento do Deus Sol, tendo sido, no século III d.C, estabelecido como a data de comemoração do Nascimento de Jesus. Uma vez que os Reis Magos ofereceram ouro, incenso e mirra ao Menino Jesus é normal haver vários trocas de prendas nesta altura. O Pai Natal curiosamente também baseia-se numa personagem histórica, São Nicolau, arcebispo turco que durante o século IV ajudava quem mais precisava.

10. Recordar os melhores momentos do ano

Feliz Natal © lavidaesmara
Feliz Natal © lavidaesmara

O Natal significa também o aproximar do fim do ano. A temporada pode servir portanto como momento de partilha dos momentos mais especiais vividos durante o último ano, e até dos momentos mais complicados.

Aproveita os encontros à volta da mesa, e faz com que cada um relembre o que de mais bonito vivenciou no ano que agora está prestes a terminar. Podes até acabar por chorar, mas a família é tudo o que conta e tu queres sentir todas as emoções.

🎄 Já sabes o que vais fazer este Natal com os teus amigos ou com a tua família? Partilha connosco nos comentários ou nas nossas redes sociais o que estás a pensar fazer!

📸 Para mais destinos inspiradores, segue-nos no Instagram.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *