Dias mágicos no Santo da Serra na Ilha da Madeira

Dias mágicos no Santo da Serra © lavidaesmara

O que fazer no Santo da Serra na Ilha da Madeira? O La Vida es Mara apresenta-te um guia sobre este local simplesmente mágico.

Começamos finalmente os nossos roteiros de viagens de 2021, num dos locais mais encantadores de Portugal. Pelo clima muito fresco há quem o considere Santo da Serra (nome oficial Santo António da Serra) uma pequena Sintra. Há ainda quem o descreva de uma maneira tão pessoal, sem quaisquer comparações.

Na verdade, o Santo António da Serra é tão fascinante que parece retirado de um conto de fábulas da Walt Disney. Não existem príncipes, princesas, monstros nem bruxas, mas há aqui uma certa magia pelas tão diversificadas fauna e flora, que tirariam o fôlego à própria Branca de Neve. Este local tem tanto para oferecer e nós fomos descobri-lo. Vens connosco nesta viagem?

Santo da Serra
Santo António da Serra na Ilha da Madeira © lavidaesmara

Para quem não sabe o Santo António da Serra é o nome da freguesia portuguesa pertencente a dois concelhos da Região Autónoma da Madeira. Situado no nordeste da ilha, conta com área total de 23,42 km2, em que aproximadamente 14,77 km2 da superfície pertencem ao concelho de Santa Cruz, e os restantes 8,65 km2 pertencem ao concelho de Machico.

Neste local não vemos multidões de turistas como no Funchal, sendo exclusivamente direcionado àqueles que procuram refugiar-se junto da natureza. Aliás, esta é uma das freguesias da ilha a não dispor de qualquer ligação direta com o Oceano Atlântico.

Depois desta pequena introdução gostarias de saber o que visitar no Santo? São muitas as atividades à tua espera e que são apropriadas para qualquer época do ano.

Como ir até ao Santo da Serra?

Abaixo indicamos-te o local exato onde se encontra o St. Serra no mapa da Ilha da Madeira. Desde o Funchal é uma viagem que demora entre 30 a 35 minutos – se optas por ir de carro.

Segue com a leitura deste artigo tão especial e descobre a seguir tudo o que precisas saber sobre Santo António da Serra. Se não conseguires visitar o Santo da Serra durante este Inverno, aproveita para ver alguns filmes sobre esta estação desde a tua casa.

Quinta do Santo António da Serra

Como não poderia deixar de ser, começamos este nosso artigo num dos locais preferidos dos madeirenses e que tem assumido alguma importância na promoção dos espaços verdes da Região Autónoma da Madeira.

Construída durante o século XIX por parte da família Blandy (uma das famílias inglesas por detrás da origem e produção do Vinho Madeira), a Quinta do Santo da Serra já serviu de residência oficial de férias do Presidente do Governo Regional e atualmente é um local público, com diferentes atividades para uma experiência plena na natureza.

Santo da Serra
Pavão na Quinta do Santo da Serra © lavidaesmara

Por um lado, não poderás perder o seu “pequeno jardim zoológico” com pavões, gamos, cavalos da raça Garrano e muitos pássaros. Podes aproveitar para tirar uma fotografia ou gravar um vídeo do quotidiano destes animais que estão bem tratados e até demonstram o seu carinho pelos visitantes. Tenta ser amável com os animais e não os assustes!

Santo da Serra
Gamo na Quinta do Santo da Serra © lavidaesmara

Além dos animais, existem muitas espécies indígenas de plantas e arbustos na Quinta. Das espécies indígenas destacamos o silvado Rubus, a faia-das-ilhas Myrica faya, o til Ocotea foetens, o loureiro Laurus novocanariensis, a urze-das-vassouras Erica platycodon, entre outros. Contam-se ainda espécies exóticas na Quinta como azáleas, hortênsias, camélias, eucaliptos e ulmeiros, etc. São nomes aparentemente complicados para descrever a tamanha beleza desta quinta e, por sua vez, de toda a freguesia.

Santo António da Serra
Cavalo na Quinta do Santo da Serra © lavidaesmara

Nesta Quinta também já tivemos a oportunidade de assistir a um dos mais belos entardeceres em Portugal. O momento foi particular, pois não foi planeado.

Para aventuras com os mais pequenos, a Quinta do Santo da Serra oferece um espaço de mini-golfe e um campo de ténis para praticar desporto junto dos melhores amigos. Porque não desfrutar da natureza para manter o corpo em forma?

Santo da Serra
Impressionante entardecer na Quinta do Santo da Serra © lavidaesmara

Depois disso, poderás descansar na ampla zona verde da Quinta do Santo da Serra com mesas e bancos. Esta é uma maneira de aproveitar de um lanche ou piquenique com a família. Caso não tenhas espaço nas mesas, faz como nós e prepara o teu piquenique sobre uma toalha no relvado. Depois de terminares a tua refeição, levanta os pratos, arruma as coisas e claro, separa o lixo.

Santo da Serra
Piquenique na Quinta do Santo da Serra © lavidaesmara

O melhor da Quinta do Santo da Serra fica para o fim. A meio do percurso que circula a Quinta, poderás encontrar um Miradouro, com vista panorâmica sobre as serras do concelho de Machico e, se tiveres ajuda meteorológica, conseguirás ver a Ilha do Porto Santo, a ilha dourada com uma das melhores praias deste arquipélago.

De facto, nem sempre a vista panorâmica proporcionada por este miradouro poderá ser a melhor, porque o Santo é conhecido pelo seu clima mais fresco e pela ocorrência de aguaceiros acompanhados por nevoeiro.

Santo da Serra
Vista panorâmica sobre as serras de Machico, no miradouro da Quinta do Santo da Serra © lavidaesmara

Sugestões e recomendações para cuidar a Quinta

Não obstante o facto de ser visitada por muitos, deixamos um pequeno apelo às entidades regionais e aos seus turistas para não esquecerem de cuidar daquilo que de melhor a Madeira tem. A Quinta precisa de algumas obras de preservação e restituição, para manter os espaços verdes e respetivas casas de banho, mais limpos.

A seguir fica atento a nossa lista de sugestões e recomendações para cuidar a Quinta do Santo da Serra.

  1. Quando fizeres um piquenique não deixes restos de comida ou plásticos espalhados pela Quinta. O que não precisas deita ao lixo (que deveriam ser em maior quantidade no interior desta Quinta);
  2. Evita fumar na Quinta do Santo da Serra para não provocares nenhum incêndio e para que não exista nenhuma acumulação de beatas no solo;
  3. Evita subir às árvores. Embora possa parecer divertido, é arriscado e poderás quebrar uma árvore centenária;
  4. Não faças manobras ou brincadeiras perigosas nos locais orientados ao lazer e ao desporto no interior da Quinta do Santo da Serra, para não destruir as particularidades deste local;
  5. Não perturbes os animais. A natureza agradece.

Levadas e trilhos no Santo da Serra

Não é a associação primeira que fazemos ao Santo da Serra, mas além da sua Quinta, poderás descobrir uma das suas levadas e percursores envoltos na natureza.

Para percorrer uma das levadas convém utilizares roupa desportiva e ter contigo uma mochila, fácil de transportar, preparada com uma garrafa de água, fruta e uma barra energética.

Recomendamos-te a Levada da Serra do Faial e a Levada Nova no Santo da Serra. Partilha depois a tua experiência connosco.

Campo de Golf do Santo da Serra

O Campo de Golfe do Santo da Serra é um dos locais preferidos da Ilha da Madeira para os amantes desta modalidade desportiva, classificado como o 12º melhor campo português de golfe (numa lista de 75). Não só oferece uma assombrosa panorâmica sobre a baía do concelho de Machico – exatamente o primeiro local onde os descobridores portugueses desembarcaram quando descobriram a ilha em 1419 -, como é o campo de golfe mais antigo da Madeira.

A sua inauguração aconteceu em 1937 e as últimas obras de remodelação, a cargo do arquiteto inglês Robert Trent Jones, decorreram em 1991. Trata-se de um grande campo por sua vez dividido em três campos (Machico, Desertas e Campo Serras) de 9 buracos cada um.

Então o que tão notável tem este campo de golfe? Certamente o ambiente descontraído onde está inserido, no qual surgem flores e até quatro lagos que são plenos oásis, permitem aos praticantes desta modalidade sentirem-se mais concentrados. Foi aqui que se realizou pela primeira vez o Madeira Island Open, torneio profissional de golfe da PGA European Tour, em janeiro de 1993. Se quiseres poderás entrar na página oficial deste torneio para ficares a conhecê-lo melhor. Talvez te estaremos a despertar o interesse para o golfe!

Perto do Campo de Golfe também poderás encontrar o Centro Hípico desta freguesia.

Mercado de domingo no Santo da Serra

Domingo é dia de mercado. Se gostas de feiras tradicionais portuguesas, ao estilo da Feira do Relógio, da Feira da Ladra (em Lisboa) ou uma espécie de miniatura de El Rastro (em Madrid) não percas o mercado domingo do Santo da Serra.

Santo António da Serra
Frutas e legumes no mercado de domingo do Santo da Serra © lavidaesmara

Para além de conseguires comprar alguma peça de roupa ou brinquedos para as crianças a bons preços, poderás também ajudar os negócios de frutas e legumes, de produção local, e que darão um traço distintivo aos teus pratos. À venda, encontram-se também petiscos regionais como a carne de vinho e alhos, a sopa de trigo ou torresmos. Não percas tempo e vem deliciar-te.

Se sentires outros odores maravilhosos no ar, provavelmente serão as flores que também estão à venda. Estão também disponíveis vários produtos do artesanato madeirense. Talvez encontres a souvenir perfeita para recordar o Santo da Serra.

O horário do mercado de domingo do Santo da Serra é das 09h às 18h.

Onde dormir no Santo da Serra?

Existem muitas casas de campo e até alguns acolhedores hotéis no Santo da Serra, mas vale a pena destacar uma das suas quintas. Trata-se da Quinta das Eiras, um espaço de turismo rural que cria uma sinergia única com a natureza.

Rodeada por árvores com mais de cem anos e por um pequeno riacho, a Quinta das Eiras é o local perfeito para quem quer escapar à azáfama urbana. O local tem quase 9.000 m2 e encontra-se a menos de 10 minutos do Aeroporto Internacional da Madeira – Cristiano Ronaldo.

No total existem 8 casas de campo, uma pequena casa de pedra e uma casa de apoio ao cliente, que na verdade, reúne os espaços comuns do alojamento. Existe inclusive uma piscina para te banhares nos dias de maior calor (que devem ser raros) e uma zona de aluguer de bicicletas, para que consigas explorar toda a freguesia, com um meio de transporte amigo do ambiente.

Para conheceres ao pormenor a Quinta das Eiras e reservares a tua estadia clica aqui.

A Sidra do Santo da Serra

A Ilha da Madeira é bastante conhecida pela sua gastronomia e pelo seu conjunto imenso de bebidas. O Santo da Serra oferece à ilha um dos seus produtos regionais mais conhecidos, a tradicional sidra do Santo da Serra. A bebida originária a partir da fermentação da maçã é, desde os finais do século XIX, bastante apreciada pelos madeirenses e pelos seus transeuntes. Como alternativa mais doce à cerveja, a sidra do Santo da Serra é bastante fácil de preparar.

A sidra poderá ser servida quente ou fria. A sidra quente do Santo da Serra é perfeita para os dias mais frios de inverno, enquanto de sidra fria é recomendada para o verão e para os dias mais calorosos.

Santo da Serra
Sidra no Santo da Serra © Pixabay

Fica atento porque na Casa do Povo do Santo António da Serra decorre anualmente a Mostra da Sidra, onde para além de puderes desfrutar de um copo de sidra poderás também comprar fruta, vinagre de sidra, sidra fria e várias compotas e derivados.

No ano de 2019, segundo a resolução da assembleia madeirense publicada a 24 de agosto de 2020 no Diário da República, a produção de Sidra no Santo António da Serra atingiu os 345 mil litros e teve 360 produtores envolvidos.

O preço da sidra do Santo da Serra, vendida em praticamente todos os estabelecimentos e bares da freguesia ronda os 2 euros por copo.

Santo António da Serra
Preparação do Bolo do Caco com manteiga de alho © lavidaesmara

O que achaste deste artigo? Deixa-nos o teu comentário abaixo. Descobre ainda algumas das curiosidades da Ilha da Madeira. Fica atento às nossas redes sociais para descobrires todos os segredos e sugestões desta Ilha que temos para ti.

Conhece ainda os 10 melhores filmes sobre viagens de 2020.


Queres preparar a tua viagem da melhor maneira possível? Reserva as atividades e excursões perfeitas na Civitatis.

 Para mais destinos inspiradores, segue-nos no Instagram.

One reply to “Dias mágicos no Santo da Serra na Ilha da Madeira”

  1. Adorei, e un lugar maravilhoso! Falto comentar o cheiro a flores, madeira, terra, pinheiros,… lareira… do Santo da Serra ! Unico!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *