Abbadia Lariana: A sossegada aldeia italiana que ainda não conheces

Abbadia Lariana

Conhece a sossegada aldeia de Abbadia Lariana em Lecco, um dos locais mais tranquilos do norte de Itália com uma praia muito agradável.

Como prometido voltámos à Itália e aos seus locais mais admiráveis. Desta vez, vamos falarmos de Abbadia Lariana, uma aldeia tão sossegada que parece retirada de um sonho. 

Temos quase a certeza que ainda não ouviste falar da Abbadia e não há problema nenhum com isso. Até à nossa viagem pelo norte de Itália também não conhecíamos nada deste vilarejo. Acabamos por nos surpreender e nos encantar com um lugar com pouco mais de 3.000 habitantes e 17 quilómetros quadrados de extensão.

praia em Itália
Lago di Como visto na Abbadia Lariana em Lecco © lavidaesmara

A comuna faz parte da província de Lecco e não precisas de muito tempo para descobrir cada uma das suas esquinas.

Se estás a pensar visitar a cidade de Abbadia e os seus arredores, este artigo servirá de guia será útil. Podes planear uma viagem sozinho, com o teu par romântico ou com os teus melhores amigos até este local. 

Como ir até Abbadia Lariana?

Procuras informações sobre como chegar à Abbadia Lariana na Itália? Fica a mais ou menos 60 quilómetros de Milão e a aproximadamente a 38,2 km da cidade de Como.

Para lá chegares poderás utilizar o transporte público ou carro privado. Nós optamos por esta segunda opção. 

rua em Itália
Rua em Abbadia Lariana © lavidaesmara

A viagem não tardará mais do que uma hora, mas obviamente a duração pode variar consoante o fluxo do trânsito.

De Como podes apanhar o comboio que parte até Lecco, trocar de linha e depois chegarás finalmente a Abbadia. A viagem de transporte público demora mais tempo (cerca de 1h40min). Abaixo deixamos-te o mapa de Abbadia Lariana para perceberes onde fica a comuna.

História e curiosidades de Abbadia Lariana

Atualmente, a Abbadia Lariana faz parte da província de Lecco, mas no passado integrava a área de Mandello del Lario. Por estar junto ao lago dispõem de alguns terrenos férteis e a sua localização é bastante estratégica, porque os seus residentes poderiam rapidamente proteger-se dos inimigos, naquela que é uma zona com difícil acesso. 

Acresce o facto da área ser bastante rica em cobre, ferro e chumbo, o que terá motivado o nascimento de algumas minas. 

Abbadia Lariana
Mapa de Abbadia Lariana © lavidaesmara

Na Abbadia encontram-se ainda vestígios povoações gaulesas e romanas, existe ainda um pequeno altar dedicado a Hércules e que remete depois para o período gálico-romano. Na Idade Média o território era protegido com torres de vigia em Crebbio, Maggiana, Rongio e castelos em Abbadia e Lierna.

Abbadia Lariana
É uma casa italiana, com certeza! em Abbadia Lariana © lavidaesmara

O município estabeleceu-se em 1928 com a união de outras comunas: Abbadia sopr’Adda e Linzanico. Contudo, apesar do nome, já não existe a famosa Abbadia construída no século IX. Poderás encontrar, no entanto, alguns dos seus vestígios junto da Igreja Paroquial de San Lorenzo. Aliás, São Lourenço é o santo padroeiro de Abbadia e as festividades acontecem no verão a 10 de agosto.

Casa à beira lago
Casa à beira lago na Abbadia Lariana © lavidaesmara

A seguir poderás conhecer alguns lugares a visitar em Abbadia Lariana e nos seus arredores.

O que fazer em Abbadia Lariana?

Abbadia Lariana
Cais na Abbadia Lariana © lavidaesmara

A melhor altura para visitar Abbadia Lariana é o verão. Ali, as praias e o lido recebem inúmeros italianos à procura de banhos no lago, assim como turistas de várias partes do mundo. Nós realmente só ficámos pela praia, mas durante qualquer época do ano podes fazer algumas caminhadas.

Se tiveres tempo aproveita para fazer uma caminhada até à Cascasta Val Monastero (também conhecida como Cascata del Cenghen), cuja queda de água alcança os 50 metros. É um lugar sinónimo de paz, em que poderás descobrir uma maravilha da natureza entre as mais icónicas montanhas do norte de Itália. Mais informações sobre a Cascata Val Monastero podem ser consultadas na página da Associazione Proletari Escursionisti, orientada a excursões nesta zona. 

Abbadia Lariana
Cascata Cenghen em Abbadia Lariana © Wikimedia Commons

Em Abbadia encontra-se ainda o Civico Museo Setificio Monti (infelizmente encontra-se temporariamente encerrado). Durante os tempos em que esteve aberto ao público, este museu permitia conhecer os segredos do ofício da seda, que se desenvolveu durante o século XVI. Dispõe de equipamentos e materiais que auxiliavam na torção do fio de seda e que pertenciam à fábrica de seda da região. 

Trattoria Del Viandante

Um dos sítios que tivemos o privilégio de conhecer nesta zona foi a Trattoria Del Viandante, restaurante na Via Nazionale e que oferece uma agradável esplanada.

Spaghetti alla carbonara
Spaghetti alla carbonara que comemos na Abbadia Lariana © lavidaesmara

O restaurante Trattoria del Viandante é especializado na confeção de comida mediterrânica com frutos do mar e a famosa pizza napolitana. Nós preferimos algo mais simples, nomeadamente uma saborosa Spaghetti alla carbonara, como poderás ver na imagem. Existem ainda outros restaurantes neste local e que apresentamos-te na seguinte lista. 

  • Pizzeria Pace
  • Lo scalino
  • Il Vicolo
  • Lido La Favola
  • Da Piero
  • Babà du Lac
  • Pizzeria Camping Spiaggia

Onde dormir em Abbadia Lariana?

apartamento Abbadia Lariana
apartamento Abbadia Lariana © lavidaesmara
  • Park Hotel em Abbadia Lariana 
  • a…fior di lago
  • Le case di Giulia 
  • Villa Onedo
  • La Meridiana sul Lago
  • Mamma Ciccia Holiday Home – Lake View

Tivemos apenas algumas horas em Abbadia, mas percebemos que poderá ser um lugar fantástico para os casais que querem fugir da rotina frenética das cidades. Existem vários hotéis e alojamentos baratos em Abbadia Lariana que estão preparados para receber turistas e visitantes todo o ano. 

Na margem leste do Lago de Como, a poucos minutos de Lecco encontramos o Park Hotel, onde poderás desfrutar de um quarto com vista para o lago. Este é o hotel favorito daqueles que decidem pernoitar neste local e que apresenta uma série de atividades para os amantes de desporto, como trekking, ciclismo e canoagem. 

E que tal uma ida à praia no Lago de Como?

praia Abbadia Lariana
Praia de Abbadia Lariana © lavidaesmara

Percorridas todas as humildes ruelas, caminhámos em direção à praia de Abbadia Lariana. O dia estava com temperaturas amenas e queríamos relaxar enquanto metíamos a conversa em dia com os nossos amigos, italianos com quem viajámos a Lecco. A praia de Abbadia estende-se por toda a costa da vila.

Feita a digestão foi tempo de dar um mergulho na água do lago. A água do Lago de Como é muito fria, sobretudo quando o sol decide ficar escondido. Mas é uma experiência que recomendamos, pelo menos uma vez na vida! Como não apreciar um dia assim? A entrada na praia é gratuita, mas infelizmente não é uma praia vigiada. Além dos mergulhos.

Praia da Abbadia Lariana
A nossa foto na Praia de Abbadia Lariana em Lecco © lavidaesmara

Faz uma caminhada até ao Lago de Como e deixa-te fascinar pela praia com pequenas pedras brancas. Além de Abbadia Lariana recomendamos-te um cruzeiro no lago de Como para que possas percorrer os seus povoamentos.

2 replies to “Abbadia Lariana: A sossegada aldeia italiana que ainda não conheces”

  1. Muito bonito. Site muito bom também.
    Parabéns.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.