A Acrópole, um dos sítios arqueológicos mais emblemáticos e antigos do mundo, continua a exercer um poder de atração inegável sobre os seus visitantes. Não é apenas o imponente Pártenon que justifica o esforço da subida até ao topo da colina, mas todo o complexo de ruínas, repleto de significado histórico e cultural. Só pelas fotografias já consegues perceber o porquê.
Para aqueles que estão à procura da fotografia perfeita ou que estejam interessados em explorar os pontos de interesse da Acrópole, a experiência transcende a mera observação de pedras antigas. Vamos, a partir de agora, revelar-te um pouco mais sobre este local, que te promete transportar numa viagem no tempo.
O que é a Acrópolis?
A Acrópole de Atenas é “a Acrópole” por excelência, embora várias cidades gregas tenham tido a sua. O nome “Acrópole” significa “cidade alta”, num posicionamento que facilitava a sua defesa. Com o tempo, as acrópoles adquiriram também funções religiosas e políticas, além do seu impressionante aspeto monumental.
Localizada a 156 metros de altura, com 140 metros de largura e 280 metros de comprimento, a Acrópole de Atenas já tinha construções no século VII a.C., quase perdida no tempo. Contudo, o auge da Acrópole ocorreu no século V a.C., durante a era de Péricles, que a reconstruiu após a destruição pelos persas, dando origem ao famoso Pártenon e às outras obras-primas.
Curiosamente, o Pártenon já foi igreja dedicada a Maria pelos romanos, armazenou pólvora durante a ocupação turca e sofreu danos em 1687 devido a bombardeios venezianos. Além disso, muitos dos seus mármores decorativos foram levados por Lord Elgin e estão atualmente no Museu Britânico, em Londres – um tema sensível para os gregos que os querem de volta.
Atualmente, para além dos trabalhos de reconstrução, a Acrópole continua a ser alvo de escavações, com os achados expostos no Museu da Acrópole, que tens mesmo de visitar na tua passagem pela Grécia.
O que ver na Acropolis de Atenas?
Embora o Pártenon seja o elemento mais conhecido da Acrópole de Atenas, há muitos outros tesouros a serem descobertos. O Erecteion e o templo de Atena Nike, por exemplo, também merecem de destaque.
Logo na tua entrada, encontrarás o Santuário de Dioniso, palco de cultos. Segue-se o Odeão de Péricles, um teatro quadrado que acolhia competições musicais, e o grandioso Teatro de Dioniso, que podia acomodar até 15 mil pessoas para tragédias e comédias de Esquilo e Sófocles. Obviamente, em ocasiões especiais, continua a ter esse propósito. Também não podes perder o Santuário de Asclépio e a Stoá de Eumene, além do Odeão de Herodes Ático.
Ao chegarmos aos Propileus, o verdadeiro portão da Acrópole (ver fotografia) encontram-se vestígios de um teto pintado com estrelas. O templo de Atena Nike, pequeno e estrategicamente posicionado, é uma verdadeira pérola que encanta a todos.
O Erecteion, centro sagrado da Acrópole, é famoso pela batalha mitológica entre Atena e Poseidon, e abriga as Cariátides, cujas cópias estão na Acrópole, enquanto a original foi levada por Lord Elgin.
O Pártenon
O Pártenon pode estar cercado e só ser admirado de fora, contudo isso não impede que seja uma obra-prima da arquitetura. Este imponente templo, construído em mármore pentélico, foi dedicado a Atena, a deusa virgem, e projetado por Fídias a pedido de Péricles. Desde a Antiguidade, já era visto como um exemplo de perfeição arquitetónica.
O que o torna ainda mais fascinante são as 92 metopas esculpidas e o famoso friso jónico de 160 metros, com 130 metros atualmente dispersos por vários museus europeus.
À noite, o Pártenon iluminado oferece um espetáculo à parte! Por isso, recomendamos uma caminhada pelo centro de Atenas após o pôr do sol e um jantar no Café Avissínia, que proporciona uma vista deslumbrante do Pártenon. Claro, é melhor ignorar as partes menos atraentes da cidade ao redor, pois Atenas é uma mistura de maravilhas e caos—mas talvez seja exatamente isso que a torna tão especial!
Conselhos para visitar a Acrópole
Aqui vão cinco dicas práticas para aproveitares ao máximo a visita à Acrópole de Atenas, um dos nossos lugares favoritos no mundo:
1.Calçado confortável, por favor: nada de saltos altos, botas ou chinelos! O terreno nesta zona é escorregadio e irregular, e vais caminhar muito até lá em cima;
2.Protetor solar e água são teus melhores amigos: não há sombra! Há literalmente duas árvores, sendo uma delas a famosa zona de oliveiras de Atenas, onde não te podes sentar à sombra. Leva água contigo, numa mochila.
4.Entrada Este, mais tranquila: a entrada Este é mais próxima da Acrópole e tem menos filas. Irás começar a visita pelo lado sul, até chegares à Acrópole.
5.Fotos ao pôr-do-sol? Sim, por favor!: a luz do pôr-do-sol faz o mármore parecer dourado, perfeito para fotos incríveis. Temos a certeza que vais adorar uma visita guiada à Acrópole até ao final do dia.
A visita à Acrópole de Atenas é uma experiência imperdível, cheia de história e maravilhas arquitetónicas, mas exige alguns truques para aproveitar ao máximo. Temos a certeza que irás adorar esta experiência.