Aldeia Histórica de Sortelha: a aldeia portuguesa preferida para filmagens

Aldeia Histórica de Sortelha

A aldeia portuguesa preferida de produtoras como a Netflix e HBO foi cenário de mais um filme.

A aldeia histórica de Sortelha, situada nas encostas do distrito da Guarda, foi palco de um novo projeto cinematográfico.  “1506 – O Genocídio de Lisboa”, uma curta-metragem independente realizada por Luís Ismael e produzida pela LightBox, transporta os espectadores para a Lisboa do século XVI, mas foi na atmosfera autêntica e intocada de Sortelha que a equipa de produção conseguiu recriar com precisão esse período histórico.

Neste artigo, vamos dar-te a conhecer a aldeia histórica de Sortelha e exploramos um pouco daquilo que tem sido feito na região em termos cinematográficos. Temos a certeza que este novo projeto poderá abrir portas para viagens fascinantes!

A aldeia histórica de Sortelha no cinema e na televisão

O filme “1506 – O Genocídio de Lisboa“, estreado a 18 de abril, foi rodado na Aldeia Histórica de Sortelha, reforçando a atratividade do local para produções nacionais e internacionais. Entre as produções que se renderam ao encanto de Sortelha:

  • Damsel“: Filme internacional lançado na Netflix este ano, foi filmado em Sortelha. Conta com um elenco de estrelas entre as quais a atriz Millie Bobby Brown (a Eleven de “Stranger Things”), Angela Bassett e Robin Wright.
  • House of The Dragon“: a prequela de “A Guerra dos Tronos” da HBO, escolheu a Aldeia Histórica de Monsanto como um dos seus cenários.
  • Salto de Fé”: uma futura série nacional da RTP, a ser estreada no próximo verão, foi gravada na Aldeia Histórica de Castelo Novo.

A história de “1506 – O Genocídio de Lisboa” decorre na Lisboa do século XVI. A escolha de Sortelha como cenário resultou pela sua fisionomia urbana e arquitetura inalterada desde o Renascimento, proporcionando um ambiente autêntico para a recriação da época. Mais do que um cenário de cinema as Aldeias Históricas de Portugal consolidam-se como destinos de escolha as mais envolventes atividades de lazer, onde as paisagens naturais são capazes de nos transportar para outros mundos.

1506 – O Genocídio de Lisboa” foi realizado por Luís Ismael com produção da LightBox. A curta-metragem de 20 minutos está disponível online gratuitamente no canal de YouTube da Comunidade Israelita do Porto (CIP) em cinco idiomas: português, hebraico, inglês, francês e castelhano. Podes ver o filme na versão portuguesa abaixo:

Além da exibição online, o filme contará com sessões presenciais especiais em Lisboa e Porto. Passará também por Madrid, Londres, Paris, Nova Iorque, Hamburgo e Sidney.

O que visitar em Sortelha?

Sortelha
Castelo de Sortelha © Imagem cedida por Atelier do Caractere

Sortelha, uma das pérolas históricas de Portugal, oferece aos visitantes uma viagem fascinante ao passado. Se estiveres a planear uma visita, não podes deixar de explorar:

  • Castelo e Muralhas de Sortelha: este imponente castelo, construído no século XIII, e as suas muralhas, oferecem uma visão única da história militar e arquitetónica da região. Não deixes de explorar a torre de menagem, as portas da vila e os detalhes fascinantes da sua construção;
  • Antiga Câmara Municipal de Sortelha: esta antiga casa da câmara e cadeia, datada do século XVI, é um exemplo impressionante de arquitetura civil. Hoje em dia, serve como sede da Junta de Freguesia e é um local interessante para aprender mais sobre a história local;
  • Beijo Eterno: uma lenda emocionante que envolve amor, traição e uma maldição eterna. Descobre a história por detrás desta escultura de pedra e deixa-te envolver pelo romance e pelo mistério. Podes conhecer mais sobre esta história aqui;
  • Calçada Medieval: uma antiga calçada que atravessa a paisagem medieval da vila, proporcionando uma experiência autêntica aos visitantes. Passeia ao longo deste caminho histórico e imagina-te a caminhar nas pegadas dos nossos antepassados.

Explora estas atrações únicas e mergulha na rica história e cultura de Sortelha. Podes perfeitamente conciliar uma visita às aldeias históricas de Portugal com uma roadtrip ao norte, onde irás passar por Viseu, Porto ou Guimarães.

Onde é que fica Sortelha?

Sortelha é uma das 12 Aldeias Históricas de Portugal e está localizada no distrito da Guarda, na região Centro de Portugal. É uma pitoresca aldeia medieval situada no topo de uma colina, com uma vista deslumbrante sobre a paisagem circundante.

Sortelha é conhecida pelas suas casas de granito e pelo seu castelo bem preservado. É um destino popular para os amantes da história e para os que procuram vivenciar de perto a autenticidade e a beleza das aldeias portuguesas.

Castelo de Sortelha
Castelo de Sortelha durante a rodagem de 1506 © Imagem cedida por Atelier do Caractere

Aldeias Históricas de Portugal: quantas são? O que saber?

Entre as colinas e vales da deslumbrante paisagem do interior de Portugal, cheia de lendas e castelos, sabores e tradições, encontram-se 12 encantadoras aldeias onde é um verdadeiro prazer perder-se. Almeida, Belmonte, Castelo Mendo, Castelo Novo, Castelo Rodrigo, Idanha-a-Velha, Linhares da Beira, Marialva, Monsanto, Piódão, Sortelha e Trancoso: as Aldeias Históricas de Portugal, um destino composto por jóias escondidas que nos transportam numa viagem ao tempo dos monarcas e das batalhas épicas que moldaram a história como a conhecemos hoje.

Estas aldeias também prometem momentos inesquecíveis de lazer, aventura e descoberta, enriquecidos pelos deliciosos aromas e sabores regionais que caracterizam a gastronomia típica. Nas Aldeias Históricas de Portugal podes, por exemplo, contar com uma infinidade de trilhos para caminhadas e rotas de bicicleta e BTT – como a Grande Rota 22, a maior rota de Walking & Cycling na Europa e em Portugal, com cerca de 600 km. A Grande Rota 22 detém o prestigiado selo Leading Quality Trails – Best of Europe, concedido pela European Ramblers Association (Associação Europeia de Caminhada).

As Aldeias Históricas de Portugal são pioneiras como destino em rede – a nível mundial – e o primeiro destino nacional a receber a certificação BIOSPHERE DESTINATION. Em 2020, foram também o primeiro destino em Portugal a criar o “Manifesto do Turista Responsável”, incentivando os visitantes a respeitarem e preservarem a natureza durante a sua visita.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *