Apresentamos a lista com os arranha-céus de Nova Iorque que não podes perder na tua viagem à Big Apple. São mesmo espetaculares!
Sempre que aparece um plano aéreo de Nova Iorque em filmes, séries ou notícias na televisão, as imagens mostram alguns dos principais símbolos da cidade: os icónicos arranha-céus de Nova Iorque.
Concentrados principalmente em Manhattan, mas presentes em toda a cidade, esses prédios acima da média trazem uma recordação sobre o que de facto é a Big Apple, uma cidade que acolhe a todos, promovendo segurança, bem-estar, prosperidade e, claro, liberdade.
Neste artigo listamos 9 dos principais arranha-céus de Nova Iorque para que conheças essas jóias da arquitetura norte-americana e mundial. Anota o nome destes locais e inclui-os no roteiro da tua próxima visita à cidade que nunca dorme!
Bank of America Tower
O primeiro arranha-céus da nossa lista é o Bank of America Tower, que, como o seu nome já refere, é onde está a sede de uma das maiores instituições financeiras dos EUA.
Este edifício não tem estrutura interna para visitas turísticas, por ser quase completamente composto por escritórios do Bank of America. Contudo, o seu redor é bastante frequentado por turistas e nova-iorquinos em dias de lazer.
Além disso, vale destacar o exemplo do BAT no que diz respeito à sustentabilidade, sem esquecer, é claro, do seu impacto arquitetónico na paisagem cosmopolita do centro de Manhattan. Afinal, são 366 metros de altura e de muita beleza!
Chrysler Building
Também localizado em Manhattan, está o lendário Chrysler Building, o primeiro arranha-céu do mundo que é um dos maiores símbolos de Nova Iorque.
Quando foi construído, no início do século XX, o edifício sediava a empresa da qual carrega o nome, uma fabricante de carros norte-americana. Hoje em dia, o Chrysler Building é um prédio de uso comercial com poucos atrativos para visitas turísticas.
Contudo, para os amantes da história de Nova Iorque é simplesmente indispensável, pelo menos, passar pela Lexington Avenue para observar e tirar algumas fotos desse enorme prédio de 309 metros de altura.
Empire State Building
Seguindo a nossa lista com mais um ícone arquitetónico da Big Apple, apresentamos o Empire State Building, o primeiro edifício do mundo a ultrapassar os 100 andares e que foi o prédio mais alto do mundo até 1972, ostentando 443 metros (contando com a antena do topo).
Além da sua história, o Empire State Building também oferece um dos passeios turísticos mais divertidos de NY, por causa do seu observatório que dá uma bela vista da cidade. É paragem obrigatória!
Hudson Yards
O Hudson Yards é, na verdade, um centro turístico localizado no lado leste da zona sul da ilha de Manhattan. O local conta com toda uma estrutura para visitas que traz atrações únicas para os turistas de Nova Iorque.
Lá, podem aceder um dos edifícios mais altos da cidade, que também é conhecido como Hudson Yards e tem cerca de 387 metros de altura, e o The Edge, um dos melhores observatórios da Big Apple. Clica aqui para saber as horas de visita ao The Edge e garante já as tuas entradas!
MoMA Expansion Tower
Em quinto lugar na nossa lista está o moderno MoMA Expansion Tower, que com os seus 320 metros de altura ultrapassou nada menos que o Chrysler Building na lista de arranha-céus mais altos de Nova Iorque.
Este prédio é uma extensão do The Museum of Modern Art, o Museu de Arte Moderna de NY, que também é um ótimo local para visitar. Na Expansion Tower existem galerias de arte do MoMA, além de um hotel e alguns apartamentos de luxo.
Os visitantes que desejarem podem comprar bilhetes para aceder à área visitável do prédio, além de poder fazer uma sessão de fotos externas, que é livre e gratuita.
One World Trade Center
Considerado o arranha-céu mais alto de Nova Iorque e de todo o mundo ocidental, com impressionantes 541 metros de altura, o One World Trade Center, ou WCT 1, é também o sétimo maior prédio do planeta na atualidade.
Para além da sua imponência arquitetónica, este edifício gigantesco também carrega um grande peso histórico e emocional. Acontece que o WCT 1 foi construído no local onde havia o antigo World Trade Center e as famosas torres gémeas, destruídas nos atentados terroristas de 11 de setembro de 2001.
Junto à torre do One World Trade Center, existe também um museu e memorial em homenagem às vítimas da tragédia, além de um observatório. O local é apontado por muitos turistas como uma visita obrigatória para todos que vão à NY.
One Vanderbilt
Inaugurado em setembro de 2020, o One Vanderbilt é o mais jovem dos arranha-céus nova-iorquinos, por assim dizer. Entretanto, a construção recente do edifício não tira a sua importância e o seu posto de quarto arranha-céu mais alto da Big Apple.
A imponência do prédio é ainda mais valorizada com a sua arquitetura moderna, contando até com elevadores externos que oferecem aos visitantes uma vista espetacular do centro de Manhattan.
E por falar em vista, não podemos esquecer o The Summit, o observatório do One Vanderbilt que foi inaugurado em 2021 e já é considerado um dos mais impressionantes da cidade.
Rockefeller Plaza
Como tens notado na nossa lista até agora, a maioria dos arranha-céus de Nova Iorque têm mais do que apenas tamanhos colossais. Este facto repete-se no Rockefeller Plaza, também conhecido como 30 Rock.
Este prédio icónico é apenas um dos elementos do famoso Rockefeller Center, que fica no coração de Manhattan. Abriga a sede da NBC, uma das maiores redes de rádio e tv dos Estados Unidos e do mundo.
O Rockefeller Plaza em si não oferece tantos atrativos para os visitantes, mas o seu redor sim. Diariamente a NBC realiza gravações ao vivo que são abertas ao público e podem ser acedidas inclusive por turistas.
Three World Trade Center
Por último na nossa lista temos o Three World Trade Center, um edifício que faz parte dos esforços de reconstrução da área destruída em 11 de setembro de 2001.
Com 329 metros de altura e figurando como o nono edifício mais alto de NY, o “Three” é bastante procurado pelos turistas para fotos e contemplação, principalmente. É um bom local para visitar junto com o One World Trade Center e o memorial e museu das torres gémeas, que citamos acima.
Na tua próxima viagem a Nova Iorque, não te esqueças de incluir essas maravilhas arquitetónicas no teu roteiro!