Sabias que as aves exóticas na Costa Rica são proibidas? O país vive procurado com os seus animais e protege-os de mão criminosa.
Os papagaios são seres inteligentes e perspicazes. Sabem falar, cantar, dançar e têm o poder de derreter os nossos corações. São animais desejados por muitos.
Mas sabias que é ilegal ter um papagaio ou outra ave de estimação na Costa Rica?
Proibição de aves exóticas na Costa Rica
É completamente proibido ter aves exóticas como animais domésticos na Costa Rica. E, sabes porquê?
Neste país da América Central, os pássaros mais exóticos, como papagaios e tucanos, são alvo de tráfico ilegal e, muitas vezes, são vítimas de violência para depois procederem à venda de partes do seu corpo no mercado negro.
Sendo a Costa Rica um país turístico e com uma elevada taxa de biodiversidade, está comprometida com a conservação tanto dentro como fora das áreas protegidas. Esta lei sobre a proibição de aves como animais domésticos tem como principal objetivo diminuir as ameaças sobre estes seres e o risco de tráfico ilegal.
É importante mencionar que uma grande maioria de papagaios e tucanos estão em vias de extinção. E, que quem for apanhado com uma destas aves exóticas enjauladas terá de pagar uma multa, podendo esta chegar até aos 700.000 colones (que são aproximadamente 1.090 euros).
Onde ver aves exóticas na Costa Rica?
Consegues imaginar o quão bonito é sair à rua e poder ver papagaios a voar livremente? Durante a nossa estadia na Costa Rica, tivemos a oportunidade de observar inúmeras espécies de aves. Um dos nossos lugares preferidos para observar e desfrutar da natureza é a Reserva Florestal de Monteverde.
Infelizmente, esta realidade de observar papagaios a voar livremente é desconhecida por parte de que vive no resto do mundo. Será assim tão difícil fazer com que esta lei chegue até à Europa?
🍀 Reserva atividades, tours, excursões, visitas guiadas e transfers de e para o aeroporto na Costa Rica aqui.
No Brasil a fiscalização deveria seu muito mais rígida, pois infelizmente aqui muitas aves lindas e raras são alvo do comércio ilegal.