Brunate, a varanda com a melhor vista sobre o Lago de Como

vista sobre o Lago de Como em Brunate

Durante a nossa estadia no norte da Itália, decidimos visitar a varanda com a melhor vista de Como, Brunate.
Brunate é uma comuna do Norte da Itália, pertencente à região da Lombardia, com pouco mais de 1.700 habitantes,  e situada às margens do incrível Lago do Como. Apesar de ter apenas 1 km2 de área total, Brunate oferece uma fantástica vista de cortar a respiração, e por isso é conhecida como “Il balcone sulle Alpi” – traduzido para português como “a varanda dos Alpes”. Nós já tivemos oportunidade de visitar Brunate e queremos partilhar a experiência contigo.

Brunate na Itália
Vista panorâmica sobre o Lago de Como © lavidaesmara

Se estiveres curioso por saber mais sobre Brunate na Itália, o La Vida es Mara conta-te tudo! Um dos primeiros conselhos que te damos é vestires-te a rigor, para que te possas proteger do eventual fresco que se faz sentir no cimo da montanha, e claro trazer a câmara fotográfica para conseguir tirar uma fotografia para recordar.

Como chegar até Brunate na Itália?

Existem 2 maneiras de chegar até Brunate, a pé ou através de um funicular. Nós optamos pela segunda opção pois era quase noite e não queríamos perder o pôr do sol desde o topo da montanha desta região. O funicular, numa via única, atinge um desnível de 493,92 metros e o caminho na inclinação estende-se por 1.074,08 metros.

Se pretendes subir a pé até Brunate, a caminhada dura aproximadamente 1 hora. Durante o percurso vais ter a oportunidade de ver várias vilas e vais passar por vários miradouros, onde podes aproveitar para descansar. Novamente relembramos: não te esqueças de levar a máquina fotográfica contigo!

Para subir até Brunate de funicular é necessário ir até à estação Funicolare Como-Brunate que fica na Piazza Alcide de Gasperi, 4. Esta pitoresca estação abriu portas ao público em 1894, inicialmente como um comboio a vapor, e funciona até aos dias de hoje. Até esse período, Brunate era uma aldeia praticamente isolada e intocada pelo Homem, onde existiam apenas algumas villas pertencentes aos grandes senhores e famílias milanesas de então. A partir de 1911, o funicular passou a ser elétrico, e foi alvo de inovações contínuas, desde logo com uma renovação das carruagens e a sua respetiva adaptação aos tempos.

Igreja de Santo André em Brunate

Apesar de existirem indicações precisas sobre a localização da estação, é normal confundi-la à primeira vista com um restaurante, uma vez que existem bancos e mesas do seu bar no exterior. A estação Funicolare Como-Brunate encontra-se aberta todos os dias das 6h00 às 22h30 e aos sábados e durante o período de verão está aberta até às 00h00, com partidas de 30 em 30 minutos. O trajeto do funicular dura apenas 7 minutos e a viagem é sempre confortável e sem qualquer perigo.

Quanto custa o funicular Como-Brunate?

Esta é uma informação importante, caso estejas a planear visitar Como nos próximos dias. Desta forma, deverás saber que um bilhete de ida é volta de Como-Brunate custa nada mais, nada menos do que 5,70 euros por pessoa. É um valor em conta sobretudo se considerares a poderosa vista panorâmica sobre o Lago de Como que observarás.

O preço do funicular Como-Brunate pode sofrer alterações com o decurso do tempo. Além disso, existem descontos para grupos, mas é recomendado fazer marcação. Poderás encontrar todas as informações na página oficial do Funicular Como Brunate.

O que ver e fazer em Brunate?

Ao chegar a Brunate a vista é fantástica! E se for ao pôr do sol, como nós tivemos a oportunidade, ainda mais bonita é. O tempo em Como nem sempre ajuda, mas se existirem poucas nuvens no céu poderás observar uma linha avermelhada ao fundo do horizonte, onde o sol começa a desaparecer e a dar início à noite.

sunset em Brunate na Itália
pôr-do-sol desde Brunate © lavidaesmara

Em Brunate há um pequeno hotel, bem típico italiano e super apelativo, chamado de Albergo Bellavista em Brunate. Se gostas de estar em contacto com a mãe natureza, aconselhamos vivamente a passar pelo menos 1 noite aqui. Acordar todas as manhãs com esta vista parece-nos algo majestoso e que vivamente recomendamos!

entrada do Albergo Bellavista em Brunate
Entrada do Albergo Bellavista em Brunate, na Itália © lavidaesmara

Além desta zona, poderás caminhar ou apanhar um autocarro ou táxi até ao Farol de Brunate, erguido em 1927, em homenagem a Alessandro Volta, que nasceu e faleceu em Como. Projetado pelo engenheiro Gabriele Giussani, esta é uma torre octogonal de 29 metros, cujo interior tem uma escada em caracol de 143 degraus. Quando está bom tempo, o farol oferece uma poderosa vista sobre o arco oeste dos Alpes, até o Monte Rosa, a segunda montanha mais alta de Itália. Caso tenhas sorte, e sobretudo nos dias mais iluminados do verão, é possível ver até ao topo da Catedral de Milão, o Duomo di Milano.

Ficámos em Brunate aproximadamente 45 minutos e conseguimos aproveitar para tirar as incríveis fotografias que compõem este artigo. E para ti? O que achas de Brunate na Itália? Darias um salto até esta localidade? Uma das curiosidades sobre Brunate é o facto de exatamente a meio do percurso estar localizado o chamado canhão Mezzogiorno instalado em 1912, e que esteve funcional até aos anos de 1970. Entretanto voltaria a ser reativado em 1990 e todos os dias ao meio-dia, daí o seu nome, dispara um tiro em branco.

Já tivemos oportunidade de falar sobre o norte de Itália noutro artigo, nomeadamente aquando da nossa viagem até Veneza. Ao longo dos próximos meses vamos partilhar mais conteúdos sobre o que fazer em algumas cidades da Lombardia. Fica atento.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *