Buitrago del Lozoya: Um recanto iluminado na Comunidade de Madrid

Buitrago del Lozoya

Voltamos a Espanha para te falar de Buitrago del Lozoya, uma pequena vila da comunidade autónoma de Madrid com vistas panorâmicas incríveis.

Muitos visitam Madrid para ir às compras, outros querem visitar Madrid por ser a maior cidade da Península Ibérica e há também quem decida viajar até Madrid para percorrer os corredores de flores e árvores do Parque del Retiro. Nada de mal com essas atividades. Mas e se Madrid fosse muito mais do que isso? Se te disséssemos que em Madrid existem lagos e praias maravilhosas que poucos conhecem?

A maioria dos portugueses procura Madrid para viver a loucura da vida metropolitana, mas se és daqueles que busca um refúgio do frenetismo urbano este artigo é para ti. Hoje vamos levar-te numa viagem a Buitrago del Lozoya, o nosso pueblo preferido da Comunidade Autónoma de Madrid e que oferece muitas coisas. Esquece o centro de Madrid e embarca nesta experiência mágica connosco.

Rio Lozoya
Rio Lozoya em Buitrago del Lozoya © lavidaesmara

O que fazer em Buitrago del Lozoya?

Buitrago del Lozoya é um dos nossos sítios preferidos de Madrid, um espaço calmo que permite fazer uma viagem no tempo. O centro histórico guarda memórias dos tempos dos mouros, pois Buitrago conta com uma muralha em seu redor e que protege a vila das águas do rio Lozoya.

Ali irrompe um impactante castelo, uma torre do relógio de 16 metros de altura e uma igreja, a de Santa María del Castillo. Esta igreja foi mandada construir pelo Marquês de Santillana entre os séculos XIV e XV, sendo de estilo gótico. Passou inclusive por um longo período de restauração alguns anos depois da Guerra Civil Espanhola e hoje é um dos sítios a não perder em Buitrago del Lozoya.

Buitrago del Lozoya
Um dos percursos em Buitrago © lavidaesmara

Mesmo assim e mais até do que visitar o centro histórico de Buitrago del Lozoya, queremos destacar a possibilidade de ires a banhos nesta vila congelada no tempo. Tivemos a nossa melhor experiência numas piscinas junto ao embalse de Riosequillo. Os dias de calor da Comunidade Autónoma de Madrid são muito intensos, mas Buitrago é um sítio perfeito para molhar o corpo e descontrair. Melhor, é perfeito para escapadinhas em família durante as férias de verão. Podes banhar-te também no rio Lozoya, numa zona onde é igualmente possível alugar canoas.

Abaixo conhece algumas das atividades que podes fazer em Buitrago del Lozoya! Não percas tempo e começa hoje a preparar a tua viagem a Madrid e a este sítio.

Igreja de Santa María del Castillo
Igreja de Santa María del Castillo em Buitrago © lavidaesmara

Como ver Buitrago del Lozoya desde as alturas?

Gostarias de visitar um dos melhores miradouros de Madrid? Já tivemos oportunidade de fazê-lo! Trata-se do Miradouro da Casa de Bosque e fica precisamente em Buitrago. Dali poderás contemplar as montanhas da comunidade, o rio e o pequeno reservatório daquela vila. Consideramos fundamental começares o teu roteiro por Buitrago del Lozoya aqui, uma vez que pode contemplar a vila e também contactar com a natureza.

Miradouro Buitrago
Miradouro em Buitrago © lavidaesmara

A caminhada até ao topo da montanha demora aproximadamente 45 minutos e vale a pena desde o primeiro minuto. Infelizmente, sentimos que o percurso pedestre não estava muito sinalizado, mas estávamos com alguns amigos e chegámos a perguntar a outros turistas que ali caminhavam por onde é que deveríamos seguir. Há que atravessar uma pequena cerca, mas não tem nada de complicado. A caminhada é muito simples, mas convém ter calçado adequado para este tipo de trilhos.

No final faz como nós e tiras as tuas sandes, garrafa de água e frutos secos da mochila e prepara uma pequena merenda. Aproveitámos obviamente para tirar uma fotografia e desfrutámos do ar puro e dos sons da natureza! Não há nada melhor do que isto. Madrid pode ser também um lugar de descanso, para viagens sem pressas.

Castelo de Buitrago del Lozoya

Dentro da da muralha de Buitrago, poderás encontrar uma fortaleza gótica e mudéjar com sete torres e que foi edificada durante os séculos XIV e XV. Nesse período serviu de residência oficial do Marquês de Santillana e da sua família. Por ali passariam alguns reis de Espanha, como Felipe III (Felipe II de Portugal). Espanha e Portugal sempre de mãos dadas.

Castelo de Buitrago del Lozoya
Fortaleza em redor de Buitrago del Lozoya © lavidaesmara

Apesar de ser um dos locais a não perder em Buitrago del Lozoya, este castelo encontra-se em muito mau estado e a restauração da qual está a ser alvo promete abri-lo futuramente para alegria dos habitantes locais e dos turistas vindos de várias partes do mundo.

Sentimos que é um património cultural muito poderoso que não se deve perder.  Assim que esteja concluído queremos regressar a Buitrago e usufruir de uma visita a este espaço. Em alternativa recomendamos-te visitar a Igreja de Santa María del Castillo que está aberta das 10h às 13h e das 17h às 20h.

Igreja de Santa María del Castillo
Igreja de Santa María del Castillo © lavidaesmara

Museu Picasso em Buitrago del Lozoya?

Sabias que em Buitrago del Lozoya encontra-se também o Museu Picasso? Certamente não tinhas noção deste facto curioso até ao momento que estás a ler este artigo. O Museu Picasso é um sítio imperdível na tua viagem a Madrid, onde se encontram em exposição algumas das obras de um dos artistas espanhóis mais amados da história da arte. São esculturas e gravuras que poderás contemplar pela primeira vez.

Museu Picasso
Museu Picasso © lavidaesmara

A história do nascimento do Museu Picasso neste pueblo é muito particular e merece aqui ser contada. Tudo aconteceu porque o cabeleireiro e também amigo de Pablo Picasso era natural de Buitrago del Lozoya e terá entregue algumas das obras ao município. Das amizades mais simples nascem coisas mágicas que perduram na história.

O espaço, com nome oficial Museu Picasso Eugenio Arias’ Collection funciona de terça a sexta feira das 10h às 13h45 e das 16h às 18h e oferece ainda visitas guiadas totalmente gratuitas. Temos a certeza que não o vais querer perder na tua viagem a Buitrago del Lozoya.

Onde é que fica Buitrago del Lozoya?

Como já referimos, Buitrago del Lozoya está situado na Comunidade de Madrid, a apenas 74 quilómetros de distância da capital espanhola. No mapa abaixo poderás conhecer onde fica Buitrago del Lozoya e como o poderás visitar durante as tuas férias.

É realmente um sítio pequeno com apenas 27 km² de área, mas onde cada esquina reserva uma surpresa ou pelo menos, uma enorme quantidade de água que não estás habituado a ver no coração da Península Ibérica.

O vilarejo faz ainda parte do Conjunto Histórico Artístico e de Interesse Cultural da Comunidade de Madrid desde 1993.

Como ir de Madrid até Buitrago

Para chegar a Buitrago del Lozoya recomendamos a alugar um carro. A viagem vai demorar apenas 1 hora e terás mais tempo para desfrutar de cada atividade e experiência. O preço médio do alugar de carro em Madrid ronda os 20 e os 25€. Não te faltam razões para partir nesta aventura.

Buitrago
Buitrago © lavidaesmara

Caso estejas a planear ir de Madrid até Buitrago del Lozoya de autocarro também podes fazê-lo. Deves ir até à Plaza de Castilla e ali apanhar o autocarro 191 até Buitrago. Presta atenção que o autocarro parte do interior da estação e a viagem demora entre 90 a 120 minutos. O bilhete é comprado no interior do autocarro. Obviamente, de autocarro a viagem demora mais um pouco, porque passa por vários pueblos de Madrid. Apesar de ser uma capital, sentimos que as conexões com alguns pueblos são muito restritas e limitadas, por isso é que talvez poucas pessoas conheçam Buitrago.

Consulta na página oficial da Rede de Transportes de Madrid todas as informações sobre horários e preços dos bilhetes de autocarro desde a Plaza de Castilla a Buitrago del Lozoya.

O que achas de Buitrago? Estás pronto para fugir da loucura citadina de Madrid? Deixa-nos o teu comentário e se estás a planear uma viagem até ao país vizinho. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *