Ciutadella de Menorca ou Maó? Exploramos as coisas que não podes mesmo perder nestas cidades de Menorca e algumas curiosidades que as distinguem.
Seguimos com os encantos paradisíacos de Menorca, a ilha que mais nos impressionou nos últimos tempos. Desta vez queremos falar sobre as suas principais cidades, que embora não sejam grandes metrópoles, oferecem animação permanentemente e atmosferas muito acolhedoras.
Quer na Ciutadella como em Mahón encontram-se bares e restaurantes com sabores de vários cantos do mundo e opções gastronómicas para todos os gostos. Existem também muitos museus que contam o passado de Menorca e a sua forte conexão com Espanha e o Reino Unido. Mas há muito mais!
Prepara-te para uma viagem envolvente pela Ciutadella e por Mahón, para descobrir os seus tesouros e algumas das suas curiosidades. Vais continuar a surpreender-te com as nossas fotografias e com as nossas sugestões de excursões.
Mahón e Ciutadella: curiosidades sobre as cidades de Menorca
Tanto Mahón quanto Ciutadella são cidades encantadoras na ilha de Menorca, cada uma com o seu charme próprio. Mahón (em espanhol) ou (Maó em menorquino / catalão) é a capital desta ilha e vai deslumbrar-te pelo seu porto natural e pelo belo centro. A cidade prima pelas suas influências britânicas, que juntamente com Malta e Gilbratar, ofereciam ao Império Britânico o controlo vital sobre o Mar Mediterrâneo durante grande parte do século XVIII. Ao percorreres as ruas de Maó ficarás impressionado com a sua rica herança e arquitetura colonial, e uma periferia que apresenta já uma construção moderna. A a sua área estende-se por 117,2 km².
Do outro lado da ilha – na zona oeste -, a cidade pitoresca da Ciutadella acaba por oferecer uma variedade de pontos turísticos. As ruas estreitas são extraordinárias, assim como a sua catedral. Curiosamente, sentem-se várias diferenças em relação a Mahón, pela influência de Espanha. A cidade foi fundada pelos cartagineses, chegou a ser governada pelos mouros sob os nomes de Medīna el Jezīra (árabe: مدينة الجزيرة) e Medīna Menūrqa e, mais tarde, viria a integrar a Coroa de Aragão. Facto curioso é a invasão turca que ali aconteceu em 1558. Se estiveres a pensar visitar a Ciutadella de Menorca em finais de julho irás presenciar uma das suas maiores festas – em honra de São João, santo padroeiro da cidade.
Outra das tradições da Ciutadella de Menorca é o “Jaleo”, um evento onde os cavalos menorquinos, raça nativa, são o centro das atenções. Os cavalos desfilam pelas ruas, sendo impressionante ver a destreza dos cavaleiros ao interagir com os cavalos em meio à multidão.
Vamos agora conhecer com pormenor, os principais pontos turísticos da Ciutadella e Mahón.
Catedral de Santa Maria de Ciutadella
A Catedral de Santa Maria de Ciutadella é o monumento mais imponente desta cidade. Marco arquitetónico e cultural na região, declarado como Património de Interesse Cultural, foi mandada construir em 1287 pelo Rei Afonso III, depois da conquista da ilha aos mouros. A construção foi feita no local onde antes existia a mesquita Medina Menurk. A Catedral da Ciutadella de Menorca segue uma combinação de estilos arquitetónicos, como o gótico, o renascentista e o barroco. A fachada é composta por vários detalhes e temos a certeza que vais perder algum tempo a contemplá-la.
No interior, ficámos surpreendidos com a grandiosidade do espaço, com abóbadas muito altas, que relembram as igrejas da série Guerra dos Tronos. Os belos vitrais que filtram a luz natural, deixam o espaço bastante brilhante. Além de uma oração, podes apreciar as obras de arte religiosa, como pinturas e esculturas, ao longo das naves.
Mercado do Peixe de Ciutadella
Outro dos pontos de interesse na Ciutadella é o Mercat des Peix de Ciutadella. Construído em 1985, passou já por algumas remodelações, incluindo uma reabilitação ao piso em 2011. É um espaço seguro, onde encontramos várias pessoas a tentarem comprar peixe fresco. Grande parte do peixe é vendido a comerciantes locais e donos de restaurantes.
Toda a zona onde se encontra o Mercado do Peixe de Ciutadella dispõe de barracas no exterior, com vários produtos artesanais e biológicos. Consegues comprar frutas, verduras e legumes frescos, assim como o delicioso queijo tradicional de Menorca ou a icónica beringela. Todo o espaço está cheio de cor, sendo adequado para uma boa caminhada.
Praça des Born em Menorca
Esta é a praça mais importante da Ciutadella, onde encontramos a Câmara Municipal e Obelisco. Além de ser um ponto de encontro para algumas atrações turísticas da Ciutadella, é também muito apreciada pelos moradores e visitantes por servir de porta para a cidade antiga. Encontram-se várias lojas de souvenirs e pequenas cafés, assim como uma rampa que te dará acesso ao Porto da Ciutadella.

No centro da Praça des Born, encontra-se a imponente Câmara Municipal de Ciutadella, um edifício histórico que remonta ao século XIX. A arquitetura do prédio é impressionante, com elementos neoclássicos e uma fachada ornamentada. Podes aproveitar para subir à Câmara Municipal e contemplar a cidade desde o seu miradouro.

Próximo à Câmara Municipal, destaca-se o Obelisco, a coluna alta que se eleva no meio da praça. O Obelisco é uma homenagem aos habitantes de Ciutadella que morreram durante a Guerra da Independência Espanhola no século XIX. É um monumento significativo que relembra os eventos do passado e honra os heróis locais. Hoje, a Praça des Born ganha nova vida com música e danças, embora no momento em que a tenhamos visitado, estivesse bastante tranquila.
Passeio pelo centro histórico da Ciutadella
Voltas e mais voltas, é fácil perder-se por entre as ruelas do centro histórico da Ciutadella. A disposição irregular das ruas e as construções históricas criam uma atmosfera única, onde é fácil perder-se e descobrir novos cantos e recantos. Visitámos a cidade em diferentes dias e percebemos que o centro histórico está sempre movimentado. Apesar de alguma agitação, tivemos oportunidade de mergulhar na vida quotidiana, de admirar a arquitetura local e sentir um pouco da língua nas ruas.
Parámos em alguns bares e cafés, mas de todos aquele que mais gostámos foi o Nibs Healthy Bar, com comida saudável e com sabor divinal. Para nós foi uma experiência deliciosa que nos permitiu desfrutar de refeições nutritivas.
Porto Antigo da Ciutadella de Menorca
Bem perto da Praça des Born poderás descer até ao Porto Antigo da Ciutadella de Menorca onde encontrarás vários espaços gastronómicas voltados para o Mar Mediterrâneo. É um lugar muito bom para apreciar a vista portuária, para aperitivos e conversas com os teus companheiros de viagem. O lugar é sossegado pela manhã, mas há medida que as horas passam, e os restaurantes começam a abrir, enche-se de pessoas.

A partir do Porto Antigo da Ciutadella de Menorca poderás partir numa excursão de barco por toda a costa este da ilha. Esta é uma forma de contemplar a cidade numa perspetiva diferente, além de que te conseguirás refrescar com a brisa do mar.
Na entrada do porto da Ciutadella de Menorca encontra-se a torre de base octogonal do Castelo de São Nicolau, que procurou proteger durante vários anos, a ilha das invasões. Bem perto, encontrarás ainda a Cala en Brut, que visitámos a partir de carro, e considerada uma das melhores calas de Menorca.

Autocarro da Ciutadella de Menorca até Maó
Chegou finalmente o momento de partir à descoberta de Maó. Desde a Ciutadella de Menorca estão disponíveis autocarros e serviços da companhia TMSA que partem para várias zonas da ilha, incluindo para a capital. O autocarro da linha 1 é responsável pela conexão Ciutadella – Maó e contam-se serviços durante todo o ano.
Deves consultar os horários dos autocarros atempadamente se este for o meio de transporte escolhido. Se estiveres alojado num hotel podes pedir informações junto da recepção. Depois de comprado o bilhete não precisas fazer mais nada, apenas relaxar e aproveitar deste pequeno momento de relax durante a viagem.
Quando tempo de viagem de carro entre Ciutadella e Maó?
Uma viagem de carro entre Ciutadella e Maó dura entre 45 minutos a 1 hora. As duas cidades estão separadas por 50 km, mas o percurso é fácil, uma vez que só existe uma espécie de auto-estrada. Para a deslocação podes utilizar serviços de GPS, que estejam disponíveis na viatura alugada, ou podes utilizar o Google Maps – que neste caso implica o acesso à rede móvel.
Antes de iniciar viagem, sugerimos que verifiques as condições do trânsito para obteres uma estimativa mais precisa do tempo de deslocamento entre as duas cidades. Uma vez chegado a Maó são vários os pontos turísticos que te vão encantar e que te apresentamos a partir de agora.
Fortaleza de La Mola em Mahón
Uma das principais coisas para fazer em Maó é conhecer a imponente Fortaleza de La Mola ou Fortaleza Isabel II, bastante próxima da capital. Uma das principais construções militares do século XIX, La Mola foi mandada construir entre 1848 e 1875, após a demolição da fortaleza de San Felipe. O objetivo era defender melhor o porto e a pequena ilha das invasões britânicas.

Realmente é um dos sítios a não perder em Menorca quer pela sua relevância histórica, como pelo seu bom estado de conservação. Além disso, terás uma vista panorâmica interessante sobre a costa menorquina e o porto. Existe a possibilidade de realizar uma visita dentro da Fortaleza La Mola, que dura aproximadamente 2 horas.
Porto marítimo de Mahón
Não poderíamos visitar Maó sem conhecer um dos lugares mais bonitos para visitar em Menorca. No porto de Maó – porto natural e um dos maiores do mundo – podes desfrutar de uma boa caminhada, enquanto que te decides sobre qual é o melhor restaurante para almoçar. Com vista serena, o porto de Maó é também local de forte afluência turística, pois estamos a falar de um dos principais portos de cruzeiro do Mar Mediterrâneo.

Podes aproveitar para reservar um longo passeio de barco pela costa este da ilha, ou ainda realizar um passeio de barco com fundo panorâmico de visão submarina. Este é um percurso de 1 hora que parte do porto marítimo de Maó e que te levará até à Base Naval Espanhola, fundada em 1708, ao Cemitério Anglo-Americano, à Ilha Plana e à Ilha do Lazareto. Vais ainda ter a possibilidade de contemplar as águas cristalinas de Clot de La Mola, onde o fundo azul realmente brilha!

Centro histórico de Mahón
A característica essencial do centro histórico de Maó é a arquitetura georgiana, os edifícios de estilo colonial com varandas de ferro forjado e ainda as ruas apertadas. Tivemos oportunidade de deixar o carro ligeiramente afastado do centro de Maó, porque nos queríamos perder dentro das suas estradas.
Além do porto natural, vale a pena visitar o centro histórico de Maó, onde encontramos a Plaça de la Constitució, com a vida quotidiana menorquina em estado mais puro. Ali perto poderás conhecer o maior edifício religioso de Maó, a Igreja del Carmen que abriga o mercado de produtos frescos. É o conhecido Mercado Des Claustres e que conseguimos visitar numa manhã calma de domingo.

A Igreja de Santa Maria em Maó, conhecida pela sua amplitude, também vale a pena. O local conta com um orgão chamativo, construído entre 1807 e 1810 por mestres suíços Johannes Kyburz e Franz Josef Otter. Durante a temperatura alta – de junho a outubro – são realizados concertos de 30 minutos com estes orgão. Por último, paramos para almoçar em Maó, mas a experiência não foi muito agradável, além de ter sido relativamente cara. Sugerimos que passes apenas algumas horas nesta cidade e que aproveites para almoçar noutro local, com preços mais acessíveis.
S’Abulfera des Grau – Reserva Natural da Biosfera da UNESCO
Para terminar em grande a tua viagem a Maó, não podes perder o Parque Natural de S’Abulfera des Grau que de todos os lugares que visitámos em Menorca é o mais peculiar.
Já aqui falámos dele, mas não é demais referir que conta com 2.000 hectares e favorece a existência de inúmeras espécies de aves. Se prestares bem atenção poderás observar gansos, garças ou flamingos, assim com tartarugas marinhas do Mediterrâneo: as tartarugas-de-pente e as tartarugas-verdes. Não te surpreendas com as espécies de anfíbios e répteis que se poderão cruzar no teu caminho e aproveita para tirar fotografias a algumas plantas endémicas.
Qual a melhor cidade de Menorca para ficar alojado?
Tanto Ciutadella de Menorca como Maó são destinos imperdíveis na ilha de Menorca. Sentimos que na Ciutadella de Menorca existem estradas históricas e uma atmosfera mágica, com espaços cheios de alma e emoção. Mesmo as suas calas são muito mais bonitas que aquelas existentes na costa sudeste da ilha. A Ciutadella é realmente uma cidade mais calma e isso pode influenciar muito a tua escolha.

Já a capital de Menorca é maior e mais movimentada. Se estás interessado em realizar uma das atividades junto à enseada natural do Port de Maó, então esta deverá ser a tua escolha. Dispõe de uma atmosfera mais cosmopolita, que não será a favorita dos amantes de slow travel, mas que deve ser considerada para uma passagem curta, por exemplo. Temos a certeza que vais passar umas férias igualmente tranquilas e despreocupadas.