Madeira no verão: as 10 atividades num roteiro de sol e praia

férias na Madeira

Queres passar as melhores férias na pérola do Atlântico? Conhece as 10 melhores coisas para fazer na Madeira durante o verão e aproveita o bom tempo.

Junho, Julho, Agosto e Setembro costumam ser meses de algum calor na Madeira, a ilha onde a simpatia, a animação e as boas vibrações nunca terminam. Desta forma, e porque queremos celebrar a temporada alta da melhor maneira possível, reunimos as 10 melhores coisas para fazer na Madeira durante o verão.

Se estás em preparativos para visitar a Madeira no verão este artigo é mesmo para ti. De festivais de música, a espectáculos de pirotecnia ou até mesmo a aniversários muito especiais, a Madeira tem muito para oferecer nos próximos temps. Deixa-te envolver pelas suas experiências!

Ponta de São LourençoPonta de São Lourenço © lavidaesmara

1. Festival do Atlântico: fogo de artifício no Funchal

O Festival do Atlântico marca o início das festividades de verão na Ilha da Madeira, oferecendo um espetáculo de fogos de artifício deslumbrante em quatro ocasiões ao longo do mês.

Festival do Atlântico
Festival do Atlântico no Porto do Funchal © lavidaesmara

O evento, um dos principais do Funchal em junho, combina a arte da pirotecnia com apresentações musicais em uma experiência única que dura cerca de 20 minutos. As exibições piromusicais acontecem na Praça do Povo, às 22h30, durante os sábados do mês de junho.

Após o festival, podes aproveitar para explorar a Zona Velha do Funchal ou desfrutar de um momento descontraído num bar ao longo da Avenida do Mar. Tens aqui o pontapé de saída para tornar as noites de verão no Funchal inesquecíveis.

2. Pôr do sol no farol da Ponta do Pargo

O pôr do sol no Miradouro do Farol da Ponta do Pargo, no extremo ocidental da Ilha da Madeira, é uma experiência imperdível. Situado a 290 metros de altitude na Ponta da Vigia, oferece vistas panorâmicas irreverentes sobre o Atlântico e as formações rochosas ao redor. Para garantir um bom lugar e aproveitar ao máximo o espetáculo de cores vibrantes ao entardecer, é aconselhável chegar cedo. Além disso, devido à localização ventosa da região, também é recomendável vestir um casaco ou corta-vento para maior conforto.

verão na Madeira
Pôr do sol na Ponta do Pargo © lavidaesmara

O farol histórico, a operar desde 1922, e o pequeno núcleo próximo, que explora a rica história dos faróis da Madeira, conferem um charme adicional à visita. Durante o verão, além de admirares o pôr do sol, ficarás de boca aberta com a grandiosidade das falésias que circundam o local.

Outra opção para pôr do sol é a Ponta de São Lourenço, que também oferece outras experiências, como vamos considerar mais à frente.

3. Nadar com golfinhos? É possível na Madeira

A Ilha da Madeira oferece um cenário natural único para o avistamento e até nado com golfinhos e outros animais marinhos. No entanto, a presença desses animais é imprevisível e depende de fatores como a meteorologia, as correntes marítimas, a direção dos ventos e as épocas de reprodução das espécies. Para preservar o ambiente natural dos golfinhos, não podemos garantir que todos os passeios em alto-mar resultarão em encontros com esses animais.

férias de verão

Felizmente, em 90% das vezes, os golfinhos aparecem para nos saudar, tornando a experiência ainda mais especial. Reserva já a tua excursão para nadar com golfinhos na Madeira.

5. Fazer uma tour na Madeira

Não podemos deixar de recomendar uma tour pelo Funchal para aproveitar o verão na Madeira. Depois de uma ida à praia, poderás finalmente explorar o rico património cultural, histórico e paisagístico que caracteriza a ilha, uma das mais encantadoras da Europa e que continua a receber galardões e até a fascinar os nómadas digitais.

Cabo Girão
Vista desde o Cabo Girão © lavidaesmara

Entre as melhores experiências na Madeira durante o verão recomendamos uma excursão panorâmica pelo oeste da Madeira que inclui visitas a Câmara de Lobos, Cabo Girão e às piscinas naturais de Porto Moniz. Terás a possibilidade de conhecer alguns detalhes sobre esta zona da ilha através do contacto com guias turísticos locais.

A excursão tem 8 horas de duração, mas é tão relaxante. Além disso, é acessível para pessoas com mobilidade reduzida e independentemente do lugar em que estejas instalado, inclui transfers de ida e volta ao hotel.

Curral das Freiras
Curral das Freiras © lavidaesmara

Se quiseres fugir um pouco da zona costeira, sugerimos uma excursão pelo Curral das Freiras com duração de 4 horas e que te deixará completamente rendido a um lugar deslumbrante, que te parece transportar para uma outra dimensão. Ali contemplar o pico das montanhas que escondem os segredos mais místicos.

Caniçal na Madeira
Caniçal na Madeira © lavidaesmara

Outra das tours pela Madeira ideal para o verão é uma passagem pela zona este da ilha, certamente a mais árida e seca, onde a brisa do vento faz-se sentir com alguma intensidade. A vila piscatória do Caniçal (local onde é ainda notável a presença de caniços) é um lugar bonito e económico para um almoço e ali encontram-se a Prainha, uma das melhores praias da Madeira.

6. Ir ao Museu Colombo no Porto Santo

Poucos saberão, mas a Casa Colombo – Museu do Porto Santo é um dos espaços culturais mais relevantes da Ilha dourada. Foi ali que Cristóvão Colombo viveu com após o seu casamento com Filipa de Moniz, filha de Bartolomeu Perestrelo, por sua vez, um dos grandes rostos dos Descobrimentos Portugueses.

Casa Colombo
Museu Casa Cristovão Colombo no Porto Santo © Wikimedia Commons

Neste espaço encontram-se três áreas temáticas, que vão desde a época dos Descobrimentos, ao aprimoramento do Porto Santo como ponto estratégico. Poderemos encontrar ainda uma sala dedicada a Espanha, reino que fomentou a expedição feita por Cristovão Colombo em 1492, além de também existir uma sala dedicada ao império holandês e a rivalidade com os impérios de Portugal e Espanha.

Curiosamente, na Casa Colombo – Museu do Porto Santo encontramos alguns porcelanas, sedas e especiarias que pertenciam ao galeão Sloot Ter Hooge que afundou no norte do Porto Santo em 1724. O verão também ser uma época para contactar em primeiro mão com a história, sobretudo numa ilha que todos conhecem pela sua praia.

O Museu Colombo no Porto Santo está aberto durante os meses de verão (julho, agosto e setembro) de terça a sábado das 10h às 12h30 e das 14h às19h. Os bilhetes custam 2 euros, mas os estudantes e pessoas com mais de 65 anos pagam apenas 1 euro.

Incluímos ainda o Porto Santo na lista de melhores coisas a fazer em Portugal no verão!

7. Deliciar-se com as lambecas do Porto Santo

Vai uma lambeca? As tradicionais lambecas do Porto Santo são os gelados que melhor acompanham a tua viagem à Vila Baleira, a capital do Porto Santo. São gelados artesanais de máquina que continuam a criar filas e filas de gentes na Rua Dr. Nuno Silvestre Teixeira, onde poderemos encontrar aquele que é o quiosque mais visitado no verão.

lambecas
Lambecas do Porto Santo © lavidaesmara

As lambecas do Porto Santo fazem parte da cultura madeirense há vários anos, tendo sido criadas por João dos Reis Leão em 1958. Hoje são comercializadas com mais de 25 sabores distintos como morango, chocolate, baunilha, limão ou canela. Podes escolher o sabor que quiseres, pois temos a certeza que uma lambeca cairá sempre bem num mês de verão.

Apesar da longa fila que por vezes se nota, o quiosque de Lambecas do Porto Santo é uma paragem obrigatória durante a tua viagem à ilha dourada. Poderás saboreá-lo junto à praia, enquanto ouves o som do mar.

praia do Porto Santo
Praia do Porto Santo © lavidaesmara

8. Aventurar-se por lugares escondidos na Madeira

Se não és de todo amante de praia e preferes vivenciar o silêncio pelas montanhas aventura-te pelos lugares escondidos na Madeira. Muitos deles poderão ser encontrados através de passeio pela Laurissilva, floresta indígena com cerca de 15000 hectares e considerada Património Mundial da UNESCO.

Lagoa do Vento
Lagoa do Vento na Calheta © lavidaesmara

A Ilha da Madeira tem muitos lugares escondidos e levadas através dos quais poderás fazer uma viagem sensorial para contemplar cursos de água. Entre os melhores lugares escondidos na Madeira a visitar pelo menos uma vez na vida encontramos:

  • Levada do Rei;
  • Lagoa Dona Beja / Levada do Alecrim;
  • Levada das 25 Fontes;
  • Caldeirão Verde;
  • Lagoa do Vento;
  • Vereda do Fanal.
Caldeirão Verde
Vista para as montanhas na Levada do Caldeirão Verde © lavidaesmara

Caso decidas percorrer uma levada na Madeira durante o verão deverás fazê-lo sempre acompanhado com alguém habituado a fazer estes trajetos ou com guias turísticas que conheçam bem as respetivas zonas. Toma cuidado ao tirar fotografias e deixa-te conquistar pela fauna e flora extremamente diversificadas e revigorantes.

Levada Dona Beja
Vista para a Lagoa da Dona Beja na Calheta © lavidaesmara

Fica atento aos alertas sobre os diferentes percursos na Ilha da Madeira para que possas fazer percursos pela Laurissilva com toda segurança.

9. Idas a banhos na Fajã dos Padres

Enquanto a maioria vai escolher o Porto Santo para passar férias, aqueles que preferem economizar nas suas férias de verão na Madeira poderão optar por descobrir recantos preciosos e praticamente escondidos.

Uma das nossas sugestões é a Fajã dos Padres, uma praia de calhau rolado, muito reservada e onde poderás passar um excelente dia. Graças às suas montanhas íngremes e águas cristalinas, a Fajã dos Padres tem tudo para causas boas impressões aos turistas que muitas vezes não esperam vistas quase havaianas numa ilha do Atlântico.

O teleférico da Fajã dos Padres está aberto das 11h às 19h (excepto às terças-feiras) e a demora cerca de 5 minutos a descer até à praia. Contudo, se tiveres medo das alturas também podes fazer a viagem de barco.

Poderás desfrutar da boa temperatura da água na praia da Fajã dos Padre durante o verão, sendo também este um lugar privilegiado para o cultivo e plantação de tabaibos, bananas, figos, maracujás, pintagas, mangos, uvas, abacates ou araçáis.

10. Tour de caiaque pela Ponta de São Lourenço

Terminamos o nosso artigo de melhores coisas a fazer no verão na Madeira com a tour de caiaque pela Ponta de São Lourenço, uma experiência imperdível que combina toda a diversão familiar com a máxima beleza da ilha. O ponto de partida para esta excursão que propomos é a marina da Quinta do Lorde, que te levará até a Reserva Natural da Ponta de São Lourenço.

Poderás, durante esta aventura remar ao longo dos desfiladeiros e admirar a força do Atlântico contra as rochas do canto leste da Madeira. Aproveita para respirar fundo e para descontraíres sem o mundo digital e a sua agitação para te perturbarem.

Ainda não tens a tua viagem para a Madeira para o verão? Estás à espera de quê? Continua a acompanhar o nosso blog para os conteúdos mais originais e lê ainda o nosso guia definitivo para preparar uma viagem à Madeira pela primeira vez.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *