As 10 melhores coisas para fazer na Madeira durante o verão

Queres passar as melhores férias na pérola do Atlântico? Conhece as 10 melhores coisas para fazer na Madeira durante o verão e aproveita o bom tempo.

Junho, Julho, Agosto e Setembro costumam ser meses de algum calor na Madeira, a ilha onde a simpatia, a animação e as boas vibrações nunca terminam. Desta forma, e porque queremos celebrar a chegada da temporada alta da melhor maneira possível, reunimos as 10 melhores coisas para fazer na Madeira durante o verão.

Se estás em preparativos para visitar a Madeira no verão de 2022 este artigo é mesmo para ti. De festivais de música, a espectáculos de pirotecnia ou até mesmo a aniversários muito especiais, a Madeira tem muito para oferecer nos próximos dias. Deixa-te envolver pelas suas experiências e desfruta do calor que se avizinha na pérola do Atlântico.

Ponta de São LourençoPonta de São Lourenço © lavidaesmara

1. Festival do Atlântico 2022: Fogo de Artifício no Funchal

O Festival do Atlântico dá oficialmente início às festividades de verão na Ilha da Madeira e com ele poderás desfrutar de céus iluminados e brilhantes 4 vezes num só mês!

Na verdade, este é um dos principais eventos do Funchal para junho que celebra quer a arte da pirotecnia como a arte musical, numa experiência sem igual que dura aproximadamente 20 minutos.

Festival do Atlântico
Festival do Atlântico no Porto do Funchal © lavidaesmara

Terás que descer até à Praça do Povo no Funchal, onde decorrerão os espectáculos piromusicais do Festival do Atlântico 2022 a 4, 11, 18 e 25 de junho. Estas prometem ser noites de muita emoção.

O evento tem sempre início às 22h30 e caso estejas com vontade de celebrar a noite porque não aproveitar a passear pela Zona Velha do Funchal ou divertir-se com amigos e familiares num bar junto à Avenida do Mar? As noites de verão no Funchal estão apenas a começar.

2. Celebrar o 5º aniversário dos Screenings Funchal

Os Screenings Funchal não são um festival de cinema comum. São a alma do cinema independente na Região Autónoma da Madeira que permitem ao público viajar pelo mundo através das imagens em movimento.

A programação dos Screenings Funchal para junho 2022 vai celebrar o 5º aniversário do projeto criado por Pedro Pão, com filmes provenientes de Portugal, Japão ou Malta. A programação é diferente às sextas e aos sábados e pode ser conhecida na íntegra através da imagem abaixo.

Screenings Funchal

© Screenings FunchalNós percas a estreia na Madeira de “Luzzu” de Alex Camilleri, por nós selecionado como um dos melhores filmes de 2021 para amantes de viagens.  Serão ainda exibidos outros filmes que farão o público afastar-se das narrativas convencionais do cinema. Segundo Pedro Pão:

É neste mês de Junho que celebramos o 5º aniversário e a ducentésima exibição da epopeia dos Screenings. Não me ocorre nada melhor para celebrar convosco estes dois marcos do que um festival. Neste Festival Screenings Funchal serão exibidos 8 filmes, numa seleção cuidada, onde haverá oportunidade de assistir a obras de realizadores conhecidos, descobrir cineastas emergentes e ainda (re)ver preciosos clássicos.

As sessões dos Screenings Funchal para junho de 2022 acontecem às 21h nos Cinemas NOS do Fórum Madeira. Perto do centro comercial encontra-se a Praia Formosa, onde podes poderás ir a banhos ou assistir a um fantástico pôr-do-sol antes de entrar na sala de cinema.

Praia Formosa
Pôr do sol na Praia Formosa, Funchal © lavidaesmara

3. Summer Opening 2022: Festival de música no Funchal

Depois de dois anos de ausência, o Summer Opening 2022 está de regresso ao Parque de Santa Catarina (ver imagem de destaque do artigo) no Funchal nos próximos dias 15, 16, 22 e 23 de julho.

São vários os artistas que subirão ao palco e que te vão fazer sentir a música à flor da pele. Aliás, não é por acaso que este é visto como o principal festival de música urbana da Madeira.

Summer Opening na Madeira
Cartaz do Summer Opening na Madeira © Summer Opening

Os destaques do Summer Opening no Funchal em 2022 vão para Capicua, de Virgul ou Ritchie Campbell e muitos mais. Temos a certeza que vais querer estar neste festival com amigos.

Os bilhetes para o Summer Opening no Funchal são vendidos nos locais habituais, assim como na Worten ou Fnac. Não percas esta que é considerada como a “festa de tributo ao verão“, cada vez mais apreciada pelo público madeirense.

4. Semana do Mar do Porto Moniz em 2022

A Semana do Mar do Porto Moniz está de regresso em 2022 com um cartaz muito português. De 25 a 31 de julho o Porto Moniz vai contar com a presença de alguns dos maiores nomes da música portuguesa como Tony Carreira, Ana Malhoa, Xutos e Pontapés, Djodje e Diogo Piçarra, entre outros.

melhores piscinas na Ilha da Madeira
Piscinas Naturais do Porto Moniz © lavidaesmara

A Semana do Mar não é só uma oportunidade de assistir ao vivo aos teus artistas portugueses, mas também uma possibilidade de descobrir alguns dos talentos madeirenses, como como Ernesto Macedo – natural deste concelho do norte da ilha -, João Vinagre, Márcio Amaro e Miro Freitas.

Durante a Semana do Mar do Porto Moniz recomendamos-te, inclusive a alugar um apartamento ou hotel neste concelho, para que realmente possas aproveitar ao máximo de cada serão sem pressas de chegar ao Funchal. Além disso, poderás deliciar-te com os pratos típicos madeirenses dos restaurantes do concelho, que são dos melhores da ilha.

O evento da Semana do Mar no Porto Moniz é totalmente gratuito!

5. Fazer uma tour na Madeira

Não podemos deixar de recomendar uma tour pelo Funchal para aproveitar o verão 2022 na Madeira. Depois de uma ida à praia, poderás finalmente explorar o rico património cultural, histórico e paisagístico que caracteriza a ilha, uma das mais encantadoras da Europa e que continua a receber galardões e até a fascinar os nómadas digitais.

Cabo Girão
Vista desde o Cabo Girão © lavidaesmara

Entre as melhores experiências na Madeira durante o verão recomendamos uma excursão panorâmica pelo oeste da Madeira que inclui visitas a Câmara de Lobos, Cabo Girão e às piscinas naturais de Porto Moniz. Terás a possibilidade de conhecer alguns detalhes sobre esta zona da ilha através do contacto com guias turísticos locais.

A excursão tem 8 horas de duração, mas é tão relaxante. Além disso, é acessível para pessoas com mobilidade reduzida e independentemente do lugar em que estejas instalado, inclui transfers de ida e volta ao hotel.

Curral das Freiras
Curral das Freiras © lavidaesmara

Se quiseres fugir um pouco da zona costeira, sugerimos uma excursão pelo Curral das Freiras com duração de 4 horas e que te deixará completamente rendido a um lugar deslumbrante, que te parece transportar para uma outra dimensão. Ali contemplar o pico das montanhas que escondem os segredos mais místicos.

Caniçal na Madeira
Caniçal na Madeira © lavidaesmara

Outra das tours pela Madeira ideal para o verão é uma passagem pela zona este da ilha, certamente a mais árida e seca, onde a brisa do vento faz-se sentir com alguma intensidade. A vila piscatória do Caniçal (local onde é ainda notável a presença de caniços) é um lugar bonito e económico para um almoço e ali encontram-se a Prainha, uma das melhores praias da Madeira.

6. Ir ao Museu Colombo no Porto Santo

Poucos saberão, mas a Casa Colombo – Museu do Porto Santo é um dos espaços culturais mais relevantes da Ilha dourada. Foi ali que Cristóvão Colombo viveu com após o seu casamento com Filipa de Moniz, filha de Bartolomeu Perestrelo, por sua vez, um dos grandes rostos dos Descobrimentos Portugueses.

Casa Colombo
Museu Casa Cristovão Colombo no Porto Santo © Wikimedia Commons

Neste espaço encontram-se três áreas temáticas, que vão desde a época dos Descobrimentos, ao aprimoramento do Porto Santo como ponto estratégico. Poderemos encontrar ainda uma sala dedicada a Espanha, reino que fomentou a expedição feita por Cristovão Colombo em 1492, além de também existir uma sala dedicada ao império holandês e a rivalidade com os impérios de Portugal e Espanha.

Curiosamente, na Casa Colombo – Museu do Porto Santo encontramos alguns porcelanas, sedas e especiarias que pertenciam ao galeão Sloot Ter Hooge que afundou no norte do Porto Santo em 1724. O verão também ser uma época para contactar em primeiro mão com a história, sobretudo numa ilha que todos conhecem pela sua praia.

O Museu Colombo no Porto Santo está aberto durante os meses de verão (julho, agosto e setembro) de terça a sábado das 10h às 12h30 e das 14h às19h. Os bilhetes custam 2 euros, mas os estudantes e pessoas com mais de 65 anos pagam apenas 1 euro.

Incluímos ainda o Porto Santo na lista de melhores coisas a fazer em Portugal no verão!

7. Deliciar-se com as lambecas do Porto Santo

Vai uma lambeca? As tradicionais lambecas do Porto Santo são os gelados que melhor acompanham a tua viagem à Vila Baleira, a capital do Porto Santo. São gelados artesanais de máquina que continuam a criar filas e filas de gentes na Rua Dr. Nuno Silvestre Teixeira, onde poderemos encontrar aquele que é o quiosque mais visitado no verão.

lambecas
Lambecas do Porto Santo © lavidaesmara

As lambecas do Porto Santo fazem parte da cultura madeirense há vários anos, tendo sido criadas por João dos Reis Leão em 1958. Hoje são comercializadas com mais de 25 sabores distintos como morango, chocolate, baunilha, limão ou canela. Podes escolher o sabor que quiseres, pois temos a certeza que uma lambeca cairá sempre bem num mês de verão.

Apesar da longa fila que por vezes se nota, o quiosque de Lambecas do Porto Santo é uma paragem obrigatória durante a tua viagem à ilha dourada. Poderás saboreá-lo junto à praia, enquanto ouves o som do mar.

praia do Porto Santo
Praia do Porto Santo © lavidaesmara

8. Aventurar-se por lugares escondidos na Madeira

Se não és de todo amante de praia e preferes vivenciar o silêncio pelas montanhas aventura-te pelos lugares escondidos na Madeira. Muitos deles poderão ser encontrados através de passeio pela Laurissilva, floresta indígena com cerca de 15000 hectares e considerada Património Mundial da UNESCO.

Lagoa do Vento
Lagoa do Vento na Calheta © lavidaesmara

A Ilha da Madeira tem muitos lugares escondidos e levadas através dos quais poderás fazer uma viagem sensorial para contemplar cursos de água. Entre os melhores lugares escondidos na Madeira a visitar pelo menos uma vez na vida encontramos:

  • Levada do Rei;
  • Lagoa Dona Beja / Levada do Alecrim;
  • Levada das 25 Fontes;
  • Caldeirão Verde;
  • Lagoa do Vento;
  • Vereda do Fanal.
Caldeirão Verde
Vista para as montanhas na Levada do Caldeirão Verde © lavidaesmara

Caso decidas percorrer uma levada na Madeira durante o verão deverás fazê-lo sempre acompanhado com alguém habituado a fazer estes trajetos ou com guias turísticas que conheçam bem as respetivas zonas. Toma cuidado ao tirar fotografias e deixa-te conquistar pela fauna e flora extremamente diversificadas e revigorantes.

Levada Dona Beja
Vista para a Lagoa da Dona Beja na Calheta © lavidaesmara

Fica atento aos alertas sobre os diferentes percursos na Ilha da Madeira para que possas fazer percursos pela Laurissilva com toda segurança.

9. Idas a banhos na Fajã dos Padres

Enquanto a maioria vai escolher o Porto Santo para passar férias, aqueles que preferem economizar nas suas férias de verão na Madeira em 2022 poderão optar por descobrir recantos preciosos e praticamente escondidos.

Uma das nossas sugestões é a Fajã dos Padres, uma praia de calhau rolado, muito reservada e onde poderás passar um excelente dia. Graças às suas montanhas íngremes e águas cristalinas, a Fajã dos Padres tem tudo para causas boas impressões aos turistas que muitas vezes não esperam vistas quase havaianas numa ilha do Atlântico.

O teleférico da Fajã dos Padres está aberto das 11h às 19h (excepto às terças-feiras) e a demora cerca de 5 minutos a descer até à praia. Contudo, se tiveres medo das alturas também podes fazer a viagem de barco.

Poderás desfrutar da boa temperatura da água na praia da Fajã dos Padre durante o verão, sendo também este um lugar privilegiado para o cultivo e plantação de tabaibos, bananas, figos, maracujás, pintagas, mangos, uvas, abacates ou araçáis.

10. Festa do vinho do Madeira 2022

Terminamos o verão com a Festa do Vinho na Madeira em setembro 2022, que decorrerá no Funchal e no Estreito de Câmara de Lobos e que promete ser uma das festas mais agradáveis da Madeira para a temporada.

No centro histórico do Funchal e no Estreito de Câmara de Lobos poderemos ter muita animação, comes e bebes, que te farão bailar horas sem fim.

Instituto do Vinho, do Bordado e do Artesanato da Madeira, I.P. (IVBAM) © lavidaesmara
Instituto do Vinho, do Bordado e do Artesanato da Madeira, I.P. (IVBAM) © lavidaesmara

Na freguesia Estreito de Câmara de Lobos, a 12 km do Funchal, as vindimas ao vivo são uma excelente oportunidade de participar numa das mais antigas tradições locais, seja na apanha da uva ou a acompanhar os cortejos de vindimadores.

Ainda não tens a tua viagem para a Madeira para o verão? Estás à espera de quê? Continua a acompanhar o nosso blog para os conteúdos mais originais e lê ainda o nosso guia definitivo para preparar uma viagem à Madeira pela primeira vez.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.