5 Dicas únicas para cuidar do jardim antes de viajar

Como cuidar do jardim antes de viajar © Pexels

Prepara-te para conheceres as nossas dicas e truques únicos sobre como cuidar do teu jardim e das tuas plantas antes de viajar.

O La Vida es Mara preparou finalmente o artigo que muitos amantes de viagens estavam à espera. Um guia prático sobre como cuidar do jardim durante as férias. Fica atento aos nossos conselhos e sugestões, bastante fáceis de colocar em prática. Queremos que te divirtas com a leitura de mais um artigo do nosso blog que continua a crescer e a apresentar o melhor das nossas aventuras.

Na verdade, estamos todos bastante ansiosos por voltar a viajar. Queremos sair de casa em segurança. Infelizmente não vivemos os melhores momentos e é difícil pensar em viagens neste momento tão particular para Portugal. Mas enquanto isso não acontece partilhamos convosco algumas dicas úteis de como cuidar do teu jardim, antes de partires à descoberta de novos mundos.

Há quem goste de assistir aos melhores filmes ou às melhores séries disponíveis em plataformas de streaming, e há certamente quem goste de cuidar do jardim. O contacto direto com as plantas e as flores é um dos passatempos mais relaxantes que poderás realizar na tua casa. A fuga do lufa-lufa quotidiano, da angustiante e stressante rotina laboral é finalmente esquecida quando estamos em contacto com a natureza circundante ao nosso lar. Para quem tem um jardim é importante partir em viagem e regressar com toda a tranquilidade, e a certeza que aquele espaço mantém a sua tão inconfundível beleza.

Não esqueçamos, inclusive, que muitos amantes de viagens elegem o verão para viajar, sendo exatamente nessa altura que precisamos de prestar uma atenção redobrada ao jardim, para que as flores e plantas não sequem.

Por experiência própria, sabemos ser possível deixar o jardim bonito durante as férias gastando pouco, ou sem ficar demasiado ansioso com o regresso. Todos os conselhos e dicas que te apresentaremos sobre como regar o jardim ou como mantê-lo saudável durante as férias foram utilizadas por nós e pelas nossas avós no passado.

Segue cada ponto com confiança e deixa o teu jardim florescer como havias pensado. Cuidar do jardim antes das férias é fácil e poderá até surpreender-te.

1. Como tratar do jardim antes da viagem?

Antes de arrumares as malas para seguires de férias, deverás analisar minuciosamente cada recanto do teu jardim. Cada planta tem as suas necessidades básicas, pois enquanto algumas precisam de maior quantidade de água, outras conseguem passar longos períodos de tempo sem uma única gota nas suas raízes. Procura o apoio de alguém entendido em flores e plantas, para perceberes igualmente se estas conseguem sobreviver em espaços fechados durante algum tempo.

cuidar do jardim
Como cuidar do jardim © lavidaesmara

No teu jardim com terreno, e até em alguns vasos, deverás eliminar as plantas daninhas, assim como as folhas secas para evitar este tipo de problemas, e para que o teu jardim absorva menor quantidade de água durante o tempo em que te encontras fora. Na verdade, é mais fácil remover as ervas daninhas do jardim enquanto são pequenas, porque à medida que crescem poderão agarrar-se com mais força ao solo ou às raízes das tuas plantas.

Além disso, toma cuidado com algumas pragas, sobretudo durante o verão. Em alguns estabelecimentos especializados para a venda de plantas, sementes e fertilizantes poderás encontrar alguns produtos a preços acessíveis para controlar melhor o aparecimento de pragas no jardim.

Se a tua viagem for de apenas alguns dias, poderás simplesmente agrupar as plantas num sítio fresco, com alguma iluminação (onde a predominância de luz seja de manhã ou ao entardecer) e regá-las abundantemente antes do início da viagem.

Em caso de viveres num lugar em que costuma chover regularmente, não precisas de te preocupar tanto. Deixa as tuas plantas num local com maior incidência dos raios solares, e deixa que a chuva te faça o resto do trabalho. De qualquer forma, saber as reais necessidades do teu jardim irá ajudar a que te concentres nas tarefas mais importantes.

2. Cuidar do jardim com ajuda de amigos ou familiares

Se ainda não tens um sistema de irrigação automático instalado no teu jardim, recomendamos-te a confiares em amigos, familiares ou vizinhos para cuidar desse espaço.

Esta é realmente a dica mais simples, para manteres cada planta, árvore ou flor com a água suficiente a cada dia e hora. Se não consegues levar o teu animal de estimação em viagem contigo e contas com um housekeeper para cuidar dele todos os dias, poderás acrescentar à sua lista de tarefas, o regar das plantas, que geralmente não é um problema.

como cuidar do jardim
Calistemo / Escova-de-garrafa © lavidaesmara

Talvez tenhas algum amigo que seja apaixonado por flores, e que mesmo não sendo jardineiro, consegue deixar tudo na perfeição. Como sabes, a rega deverá ser feita nas horas de menor calor, como por exemplo pela madrugada ou ao final do dia e existem plantas que não precisam de água todos os dias.

Se em vez de um jardim tiveres uma pequena horta, pede ao teu amigo para que colha os vegetais regularmente, para manter as plantas produtivas. Não duvidamos que possas contar com o apoio de um amigo que sempre quis provar produtos biológicos.

Para te manteres atualizado, pede ao teu amigo para te enviar fotos e vídeos sobre o teu jardim. Felizmente, existem também outras soluções e truques para cuidar das plantas nas férias, sem ter de incomodares um vizinho, familiar ou amigo. Descobre-as ao pormenor abaixo.

3. Instalação do sistema de irrigação automático no jardim

Para menos dores de cabeça, recomendamos-te a optar por um sistema de irrigação automático. Verifica o tempo de irrigação e ajusta-o consoante as condições meteorológicas e época do ano do local onde te encontras.

como cuidar do jardim
Hortênsias © lavidaesmara

Alguns kits de irrigação automática, watering bulbs ou fertilizantes líquidos poderão ajudar-te a cuidar do teu jardim antes das férias e poderão ser adquiridos a bons preços online. Atualmente, já existem sistemas de rega que poderão ser controlados remotamente, através do teu telemóvel e ligação à rede Wi-Fi.

4. Coloca as plantas na banheira

Outra das dicas para regar plantas quando viajas é uma das menos complicadas. Podes colocar por exemplo os pequenos vasos de plantas na banheira ou duche. Primeiro deverás cobrir o espaço com um pano de tecido ou plástico, colocar os vasos das plantas e depois poderás encher a água até cinco centímetros de altura (máximo). Sozinhas as plantas irão encarregar-se de absorver diariamente a água que precisam.

Em vez de colocares as plantas numa banheira, poderás colocar algodão na terra do vaso da planta ou do teu jardim, e uma outra ponta submersa num recipiente de água. As plantas absorvem a água quando estiverem secas.

Estas são dicas tradicionais para quem realiza uma viagem de 3 a 4 semanas de duração.

5. Não deixes a água parada no vaso

Apesar de ser quase uma regra básica, ainda existem muitos amantes de viagens que se esquecem, e que acabam por deixar a água parada no vaso durante as férias.

como cuidar do jardim
Vaso de manjericão © lavidaesmara

Portanto, antes de embarcares toma cuidado para não deixares a água estagnada num vaso. Não só irá danificar a planta, como poderá ainda atrair insetos e outro tipo de pragas que rapidamente passam para outras plantas e flores.

Que plantas devo ter no meu jardim se gosto de viajar?

Consoante a estação do ano e o local onde vives, deverás escolher as plantas certas, o que determinará, imediatamente, a beleza do teu jardim. Toma cuidado se as plantas precisam de mais água, luz, sombra ou humidade. Elimina as plantas secas para que o teu jardim fique perfeito.

Em breve voltaremos a este tópico no nosso blog, com um artigo sobre que plantas ter em casa se és amante de viagens.

Entretanto gostaríamos de saber o que fazes para cuidar do teu jardim antes de viajar. Partilha nos comentários abaixo ou nas nossas redes sociais as tuas dicas e truques connosco e com os nossos leitores.


🍀 Prepara a tua viagem despreocupadamente e as tours que poderás realizar nos teus destinos de sonho.

✨ Faz como nós e edita as tuas fotografias com os fantásticos Maja presets.

📸 Para mais destinos inspiradores, segue-nos no Instagram.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *