Descobrir as maravilhas do Arco de São Jorge na Madeira

O norte da Ilha da Madeira também tem os seus encantos. Já alguma vez ouviste falar na freguesia do Arco de São Jorge? O La Vida es Mara conta-te tudo!

No norte da Ilha da Madeira encontra-se um dos locais mais coloridos e cheio de flores da região autónoma. O Arco de São Jorge é a freguesia pertencente ao concelho de Santana onde vivem cerca de 500 habitantes. Conectado ao mar e à serra, o Arco de São Jorge é muito pouco conhecido pelos estrangeiros, mas é o lugar certo para turistas e residentes locais passarem 1 dia ou mesmo um fim de semana tranquilo.

Depois de termos destacado o melhor do Arco de São Jorge no Sapo Viagens, La Vida es Mara volta a partilhar contigo o que fazer no Arco de São Jorge, para que não percas a oportunidade de te aventurares por este local.

Numa freguesia abafada por um manto verdejante desde as montanhas até ao oceano tem tudo para te fazer relaxar e te levar a alcançar uma paz interior junto à natureza. Este “manto verde” do qual falamos pertence à Laurissilva.

Floresta Laurissilva e o Oceano Atlântico no Arco de São Jorge

Vista imperdível sobre o Oceano Atlântico, a Floresta Laurissilva e a freguesia do Arco de São Jorge © lavidaesmara
Vista imperdível sobre o Oceano Atlântico, a Floresta Laurissilva e a freguesia do Arco de São Jorge © lavidaesmara

O contacto com a mãe natureza é sempre uma boa experiência, ainda para mais quando essa natureza é considerada Património Mundial da UNESCO (desde 1999). Estamos a falar da Floresta Laurissilva, uma floresta virgem localizada na costa norte da ilha da Madeira e responsável por abrigar milhares de espécies endémicas de animais e plantas!

Há muito para ver na Floresta Laurissilva que não existe em mais nenhuma parte do planeta, como por exemplo, o Pombo-trocaz e o pássaro Bis-bis (o pássaro mais pequeno da Madeira, cuja população ronda as 300 mil aves). O Arco de São Jorge é também um sítio especial para os amantes de reptéis, onde poderão encontrar a Lagartixa comum que aparece quando menos se espera para aproveitar as horas de sol. É o único réptil nativo da ilha da Madeira e apreciado por muitos turistas, sobretudo ingleses e alemães.

Desde o Miradouro das Cabanas do Arco de São Jorge há muito para contemplar e que deixará rendido. Localizado à entrada da freguesia do Arco de São Jorge, o miradouro permite deliciar-te com uma incrível vista sobre o oceano Atlântico e sobre as montanhas da costa norte da ilha. E se o tempo estiver claro, poderás ainda avistarás a ilha do Porto Santo, a ilha dourada com uma das melhores praias da Região Autónoma da Madeira.

Aproveita e leva a tua máquina fotográfica para imortalizar o(s) momento(s)!

Roseiral da Quinta do Arco de São Jorge

Rosas no Arco de São Jorge © lavidaesmara
Rosas no Arco de São Jorge © lavidaesmara

Sabias que a maior coleção de rosas de Portugal está situada no Arco de São Jorge?

É verdade! O Roseiral da Quinta do Arco tem uma coleção com mais de 1.700 espécies de rosas diferentes. Outro facto interessante é que “O Roseiral” está classificado com o galardão “Garden of Excellence” pela World Federation of Rose Societies. A maior afluência ao Roseiral da Quinta do Arco de São Jorge acontece a partir da primavera, quando as rosas começam a fluir e a refletir a preciosa luz solar. Por isso é que só encontrarás o Roseiral da Quinta do Arco aberto das 10h às 18h de abril a dezembro. Nos meses de janeiro, fevereiro e março o espaço encontra-se encerrado.

Se és um amante de rosas e roseiras, sejam elas trepadeiras ou não, vais querer visitar O Roseiral da Quinta do Arco, ponto importantíssimo e a não perder no roteiro de 1 dia no Arco de São Jorge.

Museu do Vinho e da Vinha

Recinto exterior do Museu da Vinha e do Vinho no Arco de São Jorge © lavidaesmara
Recinto exterior do Museu da Vinha e do Vinho no Arco de São Jorge © lavidaesmara

Situado no Campo Experimental de Viticultura do Arco de São Jorge, o Museu da Vinha e do Vinho do Arco de São Jorge é um dos espaços mais acolhedores desta freguesia, onde poderás observar diferentes instrumentos utilizados na produção de vinho.

No Museu da Vinha e do Vinho do Arco de São Jorge vais conhecer toda a história da produção de vinho e os processos pelos quais passa até estar pronto para consumo. Encontrarás a antiga adega recuperada onde foram instalados utensílios usados na viticultura (ciência que estuda a produção da uva), cedidos pela população local experiente na área.

Neste museu também terás a oportunidade de provar e comprar na loja de “Doces e Tradições” vários produtos regionais madeirenses, entre eles destacamos o bolo de mel e as broas de mel. É local com algumas das melhores iguarias da Madeira.

Onde comer no Arco de São Jorge?

Sobremesa de frutos vermelhos © lavidaesmara
Sobremesa de frutos vermelhos © lavidaesmara

Aproveita para recuperar as energias no Restaurant & Tea House Roseiral no Arco de São Jorge. Trata-se de um espaço com um ambiente fascinante com esplanada para os dias mais quentes e uma lareira, que permite aquecer adequadamente todas as zonas do espaço nos dias de inverno. O Restaurante & Tea House O Roseiral está aberto todos os dias e prepara pequenos almoços, almoços e jantares! Junta a tua família, os teus amigos ou par romântico e delicia-te com os seus saborosos pratos. Existem também várias opções vegetarianas na sua emenda e que não deverás perder.

Se não fores vegetariano, aconselhamos-te a típica espetada regional no espeto de louro, com um bolo do caco com manteiga de alho e com um Vinho Madeira a acompanhar. É uma sugestão para aqueles que querem sentir o mais puro estilo de vida madeirense.

Onde dormir no Arco de São Jorge?

Por um dos jardins do Arco de São Jorge © lavidaesmara
Por um dos jardins do Arco de São Jorge © lavidaesmara

A Quinta do Arco além de ser casa do fabuloso roseiral mencionado anteriormente, é também uma área de alojamento e de turismo rural, por isso fomos conhecê-lo e quisemos partilhar contigo a nossa experiência.

O Pestana Quinta do Arco trata-se de um hotel de 4 estrelas composto por várias villas e piscinas exteriores, onde poderás vivenciar incríveis vistas sobre o Oceano Atlântico, a Floresta Laurissilva e belos jardins. Temos a certeza que passarás momentos únicos numas mini-férias ou mesmo durante uma noite. É a sugestão perfeita para as férias em Portugal durante o verão.

Esperemos que este roteiro de 1 dia no Arco de São Jorge te faça viajar “cá dentro” de Portugal, porque o que é português, é nosso e é igualmente bom, bonito e especial! Este ano, nós ficamos em Portugal, e tu? Se tomares essa decisão partilha uma foto com a hastag #euficoemportugal e mostra o que significa para ti o nosso país.

[Nota: este artigo também está publicado em: SAPO Viagens . Para este texto fizemos algumas edições, mas mantivemos as recomendações e conteúdo essencial].


🍀 Organiza a tua próxima viagem com as melhores excursões e atividades.

✨ Faz como nós e edita as tuas fotografias com os fantásticos Maja presets.

📸 Para mais destinos inspiradores, segue-nos no Instagram.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *