Aproveita o nosso roteiro de 1 dia em Salisbury. Descubra a história da cidade medieval e a imponente Catedral de Salisbury.
Já estamos prontos para embarcar numa nova viagem e num novo destino. Mas enquanto isso não acontece decidimos escrever novamente sobre o Reino Unido e sobre a impressionante cidade de Salisbury.
Fazemos um roteiro de 1 dia completo no local onde poderás encontrar a catedral gótica com a torre mais alta da Grã-Bretanha. Temos a certeza que este é o local certo para ti e para desligares do mundo ansioso.
Catedral de Salisbury: uma breve história
Nunca pensámos visitar um local tão surpreendente, mas ‘just like that’ o improvável aconteceu. Visitámos a Catedral de Salisbury, um impressionante monumento da arquitetura gótica, localizado no sul da Inglaterra. São 123 metros de altura, a maior da Grã-Bretanha, além de contar com um famoso relógio mecânico datado de 1386 – precisamente um dos mais antigos do mundo.
Para que percebas realmente a magnitude deste monumento, partilhamos contigo que a construção da catedral começou em 1220 e só ficaria concluída mais de trinta anos depois, em 1258. Para tal foram precisas 70 mil toneladas de pedra, 28 mil toneladas de carvalho e 420 toneladas de chumbo! Um feito realmente marcante. Com tectos abobadados, vitrais de cores vibrantes, esculturas e detalhes arquitetónicos bastante preciosos, o interior da Catedral de Salisbury é surpreendente.
Não poderemos terminar esta breve história sobre a Catedral de Salisbury sem referir que ali encontramos um dos quatro exemplares conhecidos da Carta Magna de 1215, que muitos consideram ser o primeiro documento constitucional do Ocidente precursor dos Direitos Humanos. Aliás, o documento impossibilitava o Rei João, quem esteve responsável pela sua assinatura, de exercer poder absoluto.
A catedral foi ainda palco de vários eventos históricos da Inglaterra, como por exemplo a coroação do Rei Henrique III em 1216.
Porque razão a Catedral de Salisbury é tão fascinante?
É difícil visitar a Catedral de Salisbury e não ser dominado pela sua beleza arquitetónica. Trata-se efetivamente de um dos maiores exemplares da arquitetura gótica inglesa, com elementos notáveis como a abóbada em ogiva, os arcos pontiagudos e os vitrais coloridos.
Já a torre central da Catedral de Salisbury é uma das mais altas da Europa, apresentando vários elementos como gárgulas, pináculos e arcobotantes, essenciais para a distribuição do seu peso. Também no exterior, a fachada da catedral dispõem de portais esculpidos, cada um com arquivoltas em ogivas e esculturas de santos e dos apóstolos.
Já no interior da catedral também conhecida como Catedral da Santíssima Virgem Maria, encontram-se uma série de esculturas, frescos, vitrais e tapeçarias. De salientar, por exemplo, o vitral de nome Prisoners of Conscience feito por Gabriel Loire em 1980, que encontramos na Capela da Santíssima Trindade.
Posso subir a Torre da Catedral de Salisbury?
Sim, é possível realizar uma tour pela Torre da Catedral, que te fará subir 332 degraus a pé, em escadas sinuosas em forma de espiral! As excursões guiadas pela Torre da Catedral de Salisbury custam a partir de 18 libras, e podem ser reservadas diretamente no site oficial.
Uma vez que a maioria das escadas de pedra são estreitas e sem corrimãos, a tour pela torre da Catedral de Salisbury não é aconselhada a pessoas com problemas de mobilidade ou condições de saúde pré-existentes.
Também não é adequado para crianças com idade inferior a 7 anos ou pessoas com altura inferior a 1,2 m. As crianças entre 7 a 10 anos devem ser acompanhadas individualmente por um adulto. Para jovens de 11 a 17 anos, deve existir pelo menos um adulto para cada cinco crianças. Estas são indicações da Catedral para que a visita possa decorrer em segurança e sem aflições.
Um passeio a pé pelo centro de Salisbury
Não são muitas as pessoas que decidem visitar Salisbury na Inglaterra. Nós decidimos visitar a Catedral após uma excursão a Stonehenge, portanto faz sentido realizar esta viagem no mesmo dia.
Para além do edifício religioso, podes fazer uma caminhada pelo pequeno centro da cidade, onde te irás deparar com a beleza da região. Também não vão faltar flores nem lojas coloridas nesta caminhada pelo centro histórico de Salisbury. Da catedral poderás caminhar em seguida pela High Street, uma rua repleta de lojas e restaurantes.
Para produtos frescos para no Market Square Market. Mais dinâmica será a visita ao Mompesson House Museum, uma mansão georgiana com impressionantes salas de exposições e belos jardins.
Os bilhetes da entrada neste edifício custam cerca de 9 libras para adultos e 5 libras para as crianças. É o sítio certo para fugir ao ambiente mais angustiante das cidades e perfeito para quem quer descontrair numa slow travel por Inglaterra.
Para o nosso almoço em Salisbury escolhemos o restaurante Prezzo, que integra uma cadeia de restaurantes italianos, mas com pratos muito apetecíveis. Certamente Salisbury vai-te surpreender!
Consigo visitar Stonehenge?
Neste roteiro de 1 dia em Salisbury, não podemos deixar de te ajudar a realizar uma excursão complementar por Stonehenge. Mesmo que estejas a organizar uma slow travel pela Inglaterra compensa conciliar estas experiências, uma vez que, Stonehenge está a apenas 16 km de Salisbury.
Para lá chegar existem vários autocarros e excursões previamente organizadas. Pode fazer sentido alugar o carro, mas se não conseguires a melhor opção é mesmo uma excursão guiada a Stonehenge, que inclui transporte e guia turístico.
Portanto, aproveita para combinar uma visita a Stonehenge com uma visita a Salisbury, uma maneira fantástica de experimentar dois locais incríveis num só dia, e ter tempo suficiente para aproveitar a atmosfera específica de cada um deles.