Viaja connosco até uma das mais deslumbrantes cidades de Itália. Descobre o que visitar e o que fazer em Veneza em 1 dia.
Veneza é uma das mais deslumbrantes cidades de Itália. Estivemos apenas um dia em Veneza, e ficámos maravilhados com a quantidade de coisas que é possível ver em tão pouco tempo.
Sim, 1 dia em Veneza é suficiente para observar os principais monumentos e os seus minuciosos detalhes. Então, o que fazer em Veneza em 1 dia? Se planeares bem a tua viagem, conseguirás visitar os pontos turísticos mais importantes desta cidade, e ainda dar um passeio de gôndola pelo Grande Canal. Mas claro, se tiveres a oportunidade de passar 1 ou 2 semanas em Veneza, ficarás a conhecer a cidade ao pormenor, como um verdadeiro veneziano, e com certeza não te arrependerás! Aproveita e planeia já a tua viagem até Veneza da melhor maneira possível.
Veneza foi o nosso ponto de partida para uma das viagens mais inesquecíveis de sempre: cruzeiro no Mar Mediterrâneo a bordo do MSC Magnífica. Além da cidade de Veneza, tivemos a oportunidade de visitar Bari, Katakolon, Istambul e a cidade medieval de Dubrovnik. Fica atento ao blog, pois iremos contar as nossas dicas de viagem e aventuras nestas encantadoras cidades europeias! Começamos por Veneza, e partimos depois para por Bari.
O que fazer em Veneza em 1 dia?
O que fazer em Veneza em 1 dia? Se estás a planear uma viagem a Veneza, coloca os seguintes pontos turísticos no teu roteiro e aproveita ao máximo a tua viagem à região de Veneto. Aproveita também para conhecer 10 factos interessantes sobre a Itália e começa hoje mesmo a tua aventura.
Ponte Rialto
A Ponte Rialto em Veneza, foi construída entre os anos de 1588 e 1591 e é, sem dúvida, um local a não perder não só por ser a ponte mais antiga de Veneza, mas também pela sua beleza arquitetónica e história que atrai milhares de turistas todos os anos. Esta ponte atravessa o Grande Canal de Veneza de um lado a outro. Aí poderás perceber a dimensão da Acqua Alta de Veneza, o fenómeno que surpreende a cidade todos os anos.
Grande Canal de Veneza
Com aproximadamente 5 metros de profundidade e 35 de largura, o Grande Canal de Veneza é o maior canal da cidade, atravessando-a de um lado a outro, e cruza 4 pontes: Ponte da Academia, Ponte Rialto, Ponte dos Descalços e Ponte da Constituição. A melhor maneira de ficar a conhecer o Grande Canal é através de um passeio de gôndola.
Praça de São Marcos
Na Piazza San Marco em Veneza, também conhecida como Praça de São Marcos, encontrarás vários restaurantes típicos italianos, lojas de souvenirs e várias atrações turísticas, entre elas, o Campanário de São Marcos, a Torre do Relógio e o Palácio de Ducal. Sabias que esta é uma das mais visitadas praças de toda a Itália e da Europa?
Queres fazer uma visita guiada pela Basílica de São Marcos, nesta mítica praça de Veneza? Evita filas e faz a tua reserva aqui.
Campanário de São Marcos – Praça de São Marcos
O Campanille di San Marco ou Campanário de São Marcos está situado na Praça de São Marcos. Trata-se de uma torre gigante (a mais alta da cidade, com 98,5 metros de altura) que atrai milhares de turistas todos os anos devido às suas fantásticas panorâmicas 360º sobre a cidade de Veneza. Para subir, é necessário pagar 8 €.
Torre do Relógio – Praça de São Marcos
Também situada na Praça de São Marcos, a Torre do Relógio é um edifício do século XV que contém um dos maiores relógios astronómicos do mundo. Podes apreciá-la desde fora, gratuitamente, ou podes agendar uma visita guiada no site oficial da Torre do Relógio, cujo preço de entrada é 12 €.
Palácio Ducal – Praça de São Marcos
Para visitar o Palazzo Ducale ou, em português, Palácio Ducal podes agendar uma visita guiada aqui e assim evitar as longas filas de espera. Nesta visita ao palácio, atravessarás a famosa Ponte dos Suspiros que dá acesso aos calabouços do Palácio Ducal.
Ponte dos Suspiros
Como dissemos anteriormente, a Ponte dos Suspiros conecta o Palácio Ducal aos seus calabouços. E foi assim que surgiu o nome da ponte “suspiros”, visto que este era o trajeto percorrido pelos prisioneiros detidos que eram condenados à morte.
Passeio de Gôndola pelo Grande Canal de Veneza
O Grande Canal de Veneza divide a cidade em dois. Um passeio de gôndola pelo Grande Canal de Veneza é uma experiência imperdível, que aconselhamos a 100%, no entanto, pode custar mais de 100 euros. Caso queiras pagar um valor mais baixo temos a solução. Reserva já uma tour por Veneza, que te trará memórias magníficas.
Normalmente, num passeio de gôndola terás a oportunidade de passar por baixo de 4 pontes que cruzam o Grande Canal, entre elas a Ponte Rialto, a mais antiga da cidade.
Sabias que é possível andar de gôndola em Veneza por apenas 2 euros?
Sim! É verdade. É possível andar de gôndola em Veneza por apenas 2 euros. O serviço de transporte da famosa gôndola traghetto custa apenas 2 euros e atravessa o Grande Canal de um lado a outro, de forma a facilitar o deslocamento de turistas e residentes na cidade. As gôndolas traghetto diferenciam-se das turísticas por serem partilhadas por várias pessoas e por não estarem decoradas. O trajeto é muito menor e dura poucos minutos, mas é a maneira mais económica para poder experienciar um passeio de gôndola em Veneza.
🍀 As melhores excursões e atividades durante a tua estadia em Veneza estão apenas a um clique de distância. Conhece todas as ofertas.
Como ir de Veneza a Verona?
Queres saber como ir de Veneza a Verona? Se tiveres tempo podes conciliar uma viagem até Veneza com um roteiro por Verona, a tão amada cidade de Romeu e Julieta.
A viagem mais cómoda entre estas cidades faz-se por comboio. Para isso precisas de apanhar o comboio que parte da estação Veneza S. Lúcia e chega a Verona Porta Nuova. A linha férrea que liga as cidades tem aproximadamente 119 quilómetros de extensão e o percurso tarda 1 hora. Podes reservar as tuas viagens de comboio de Veneza a Verona com antecedência para economizares. Os bilhetes estão disponíveis a partir de 10 euros.
📸 Para mais destinos inspiradores, segue-nos no Instagram.