Estás a planear uma viagem a Menorca? Esclarecemos algumas dúvidas que são comuns a quem deseja visitar a ilha das Baleares pela primeira vez.
Se estás a pensar viajar até Menorca, uma das ilhas Baleares, deves saber tudo sobre para desfrutar da tua viagem ao máximo, com total tranquilidade e sossego.
Seja para esclarecer questões relacionadas com a melhor altura para visitar Menorca, ou quanto dias vais precisar para a descobrir, reunimos as principais características desta bela ilha do Mediterrâneo.
Qual é a melhor época para visitar Menorca?
Nós visitámos Menorca em finais de abril e inícios de maio e considerámos a experiência maravilhosa, porque conseguimos desfrutar de alguns dias de calor e também de muitas idas à praia.
Infelizmente, algumas das calas tinham acumulação de algas, mas nada de problemática, uma vez que continuam a ser espaços tranquilos e muito limpos.
Pelas conversas que tivemos com alguns locais e até turistas que já visitaram a ilha várias vezes, a melhor época para visitar Menorca é a primavera. De abril a junho o clima é ameno e agradável e as temperaturas médias não devem ir além dos 25°C. Nesta altura, consegues evitar também a acumulação de turistas própria da estação quente e consegues encontrar estacionamento fácil nas diferentes calas e praias de Menorca que pretendes visitar.
Em finais do verão também pode ser uma boa altura, contudo nos últimos anos é comum chover repentinamente, nomeadamente no mês de verão, o que poderá tornar a experiência de viagem a Menorca desagradável. Deves ainda evitar visitar Menorca durante julho a agosto pela quantidade de turistas, clima demasiado quente e húmido e pelos preços elevados do alojamento. O inverno também não será a altura mais indicada, pelo frio e vento e até porque algumas atrações encontram-se encerradas. Neste caso, talvez seja melhor visitar Mallorca ou Ibiza, com muita animação durante os meses frios e que são até locais interessantes para os praticantes de slow travel.
Como chegar a Menorca? Existem voos diretos desde Portugal?
Sim, é muito fácil ir até Menorca a partir de Portugal com voos diretos. Tanto a Easyjet Portugal como a TAP Air Portugal oferecem voos diretos de Lisboa para Menorca durante a primavera e verão. A duração média do voo é de aproximadamente 2 horas. Nós voámos com a Easyjet e a experiência foi relaxante e sem preocupações.
Também existem voos diretos a partir de cidades espanholas, como Madrid, Barcelona ou Palma de Mallorca e barcos que realizam percursos entre Barcelona ou Valência e as ilhas Baleares. Talvez faça sentido descobrir Madrid primeiro durante 3 dias e depois partir numa viagem até Menorca e assim ter uma viagem em Espanha distinta, envolvente e onde é fácil perceber os contrastes do nosso país vizinho.
Convém verificar os horários e a disponibilidade dos voos e embarcações nos sites respetivos das companhias.
Vale a pena alugar um carro em Menorca?
Alugar um carro em Menorca é (quase) obrigatório se quiseres explorar a ilha com total liberdade e flexibilidade. Durante a época da primavera, os preços dos alugueres de carros são mais acessíveis em comparação com os meses de verão, além de estarem disponíveis mais modelos e o fluxo de trânsito ser menor.
Com um carro em Menorca terás tempo para conhecer algumas praias e calas isoladas, descobrir todos os recantos da ilha e os seus locais históricos. Praias como a Cala en Turqueta ou a Cala Algaierens estão em áreas bastante afastadas, com ruas estreitas onde nem sempre é fácil encontrar autocarros. Mesmo assim, ao longo dos trajetos que realizámos percebemos algumas paragens.
Cidades como Ciutadella de Menorca e Mahón poderás deixar o carro num estacionamento gratuito em redor e fazer uma caminhada a pé até ao centro com total comodidade. Como não são cidades muito grandes, os passeios tendem a ser de curta duração.
Quais as praias de Menorca que posso visitar com autocarro?
A seguir reunimos algumas das praias de Menorca que mais gostámos e que poderás visitar com transportes públicos. Nota que em algumas praias o acesso de veículos é proibido, como por exemplo, as praias Macarella e Macarelleta.
- Son Saura: o autocarro 66 que parte da Ciutadella leva-te a esta praia muito popular e bonita na costa sul da ilha, indicada para quem procura um lugar amplo;
- Vall de Algaiarens: deves apanhar o autocarro 62 que parte da Ciutadella e que te deixa a aproximadamente 5 a 10 minutos a pé da praia. Uma das mais belas praia virgens do norte de Menorca;
- Cala Galdana: para chegar até aqui deves apanhar o autocarro 51 em Maó, ou 52 e 53 desde a Ciutadella. A Cala Galdana é uma das nossas praias preferidas de Menorca, e uma fantástica opção para famílias, com várias atividades, restaurantes e muito mais. Desde aqui poderás caminhar entre 20 a 30 minutos até à Cala Mitjana, que é muito pacífica;
- Son Bou: para chegar à maior praia de Menorca deves apanhar o autocarro 32 em Maó;
- Es Grau: para chegar a esta urbanização pouco desenvolvida e com uma das praias mais bonitas da ilha deves apanhar o autocarro 23 em Maó;
- Cala Binibeca: nesta bonita praia, junto às urbanizações de Binibèquer Vell e Binibèquer Nou, é fácil encontrar estacionamentos para carros, mas podes chegar até lá desde o autocarro 93 desde Maó;
- Son Xoriguer: era a praia mais próxima do local onde estivemos alojados, próxima da Cala’n Bosch e do farol Artrutx. Podes chegar lá com os autocarro 65 ou 67 que partem desde a Ciutadella.
Se não quiseres ir de autocarro, não podes mesmo perder um passeio de barco pelas calas do sul de Menorca. Afinal, conhecer Menorca é bem melhor desde o mar.
Poderás também utilizar o Google Maps para encontrar o melhor percurso entre o local onde te encontras e a praia de Menorca que pretendes visitar.
Quais são os melhores locais para fazer caminhadas ou trilhas em Menorca?
A beleza natural de Menorca precisa de ser descoberta com uma boa caminhada e existem vários locais excelentes para fazer trekking. Os mais populares são:
- Camí de Cavalls: o caminho histórico mais famoso da ilha de Menorca, conta com 185 quilômetros de extensão e circunda toda a ilha. Além de acessos às calas e praias, terás vistas espetaculares sobre o litoral e penhascos impressionantes.
- Parque Natural de s’Albufera des Grau: o único parque natural de Menorca é um ótimo local para caminhadas onde poderás observar observar os mais diversos ecossistemas. Fizemos algumas caminhadas neste local bastante apelativo, com trilhas bem sinalizadas;
- Monte Toro: caso queiras viver Menorca desde os céus poderás subir ao Monte Toro, o ponto mais alto da ilha, com 358 metros de altitude. Além da panorâmica, poderás fazer caminhadas a pé com total segurança.
- Trilha de Cala Macarella e Cala Macarelleta: é um dos passeios indispensáveis na tua experiência de viagem por Menorca. A distância percorrida entre estas duas calas é curta, mas acidentada e exija a utilização de calçado apropriado.
Nos teus passeios e caminhadas em Menorca deves sempre levar contigo água mineral, protetor solar, óculos de sol, sapatilhas de trekking. Nunca é demais relembrar que deves respeitar a natureza e as regras locais.
Onde ficam os melhores alojamentos de Menorca?
Em Menorca, existem várias opções de alojamentos para pessoas que viajam sozinhas, em casal ou em família. É importante atender às respetivas preferências e orçamentos. Poderás encontrar uma variedade de hotéis e resorts localizados em diferentes áreas da ilha, como Maó, Ciutadella, Cala Galdana, Son Bou e Punta Prima.
Nós ficámos alojados na Cala’n Bosch e decidimos alugar um apartamento, porque assim tínhamos mais espaço e privacidade durante a nossa estadia. O local, no entanto, só ganha mais vida a partir de maio. Convém fazer uma pesquisa atempadamente para perceber que zonas oferecerem serviços que respondam às tuas necessidades diárias.
No Booking e em Airbnb consegues encontrar também casas rurais, caso estejas à procura de uma experiência autêntica. Para acampar, sugerimos uma estadia no Camping Son Bou e o Camping Cala Galdana, também eles muito procurados. Em Menorca é comum ver algumas caravanas.
Quais são as principais atrações turísticas em Menorca?
Ainda temos muito para revelar sobre Menorca, mas queremos deixar aqui algumas das suas atrações turísticas que nos surpreenderam e que vão além das praias paradisíacas.
Ciutadella de Menorca: a segunda maior cidade de Menorca, com 186,3 km², serviu em tempos de antiga capital de Menorca, e conta uma arquitetura medieval amplamente adorada pelos visitantes. Deves visitar a Catedral de Ciutadella, o Castelo de San Nicolau, o Mosteiro de Santa Clara, Praça do Mercado, a Plaza des Born, o Porto Antigo de Ciutadella de Menorca e até algumas calas na sua periferia, como a Cala en Brut. Reserva já uma free tour por Ciutadella para conheceres mais sobre esta cidade.
Parque Natural de s’Albufera des Grau: reserva da biosfera da UNESCO, abriga uma rica diversidade de flora e fauna, e como já mencionamos é o local perfeito para os amantes da natureza, pelas baixas intervenções que sofreu;
Necrópole da Cala Morell: composta por catorze cavernas escavadas na rocha, este espaço serviu de cemitério desde a época pré-talaiótica até o século II d.C. Contam-se algumas grutas, fachadas únicas e que oferecem uma visão particular sobre a história e a cultura da ilha de Menorca. Passámos por lá, durante a nossa ida à Cala Morell. Por perto encontra-se uma muralha em redor de um penhasco onde anteriormente havia uma civilização.
Navetas de Talaiot: a presença de enorca monumentos megalíticos são uma constante ao redor da ilha. As Navetas de Talaiot feitas em calcário integram os vestígios da cultura talaiótica da ilha, entre aproximadamente 1500 a.C. e 800 a.C. A sua arquitetura está praticamente intacta e podes percorrer a câmara funerária e o corredor principal. Pode parecer estranho, mas dá para perceber os engenhos dos antigos construtores talaióticos.
Mahón: a capital de Menorca dispõe de uma atmosfera vibrante, embora não seja tão apelativa quanto a Ciutadella, por ser essencialmente uma cidade de porto. Mesmo assim, deverás caminhar junto à sua baía, visitar o simpático centro histórico e, se tiveres tempo, podes descobrir a Fortaleza de La Mola – a Fortaleza de Isabel II -, edificada no século XIX para proteger a ilha da ameaça britânica.
Far de Punta Nati: a relativamente 6 km desde a Ciutadella, visitámos o Farol de Punta Nati, que se encontra na ponta noroeste de Menorca. Não conseguimos entrar no seu recinto, uma vez que está encerrado na parte da tarde, mas fizemos uma caminhada serena até aos seus portões. Por ali, poderás contemplar os penhascos e até alguns terrenos com ovelhas. Este é o local preferido de muitos turistas para apreciar o pôr do sol.
Como é o clima em Menorca durante o ano?
Ainda tens dúvidas sobre qual a melhor altura para visitar Menorca? Talvez conhecer o clima da ilha em detalhe possa ajudar-te. Conhecida pelos verões quentes e secos e invernos suaves e húmidos, caracteriza-se da seguinte forma:
- Primavera (março a maio): nestes meses com as temperaturas aumentam gradualmente de dia para dia, e variam entre os 15°C a 26ºC. Pela humidade, a sensação térmica é sempre maior. Como nós, poderás observar Menorca com muita luz, flores e tons verdes muito intensos;
- Verão (junho a agosto): estação quente, as temperaturas podem chegar além dos 35°C. A maioria dos turistas ingleses e alemãs vão adorar esta época, sobretudo pela falta de calor no norte da Europa, mas a água bastante quente pode não ser muito agradável para quem se pretende refrescar. Em alternativa, sugiro que descubras as vilas, praias e aldeias do Algarve.
- Outono (setembro a novembro): conhecido pela enorme possibilidade de chuvas e até tempestades, que vão surpreendes os turistas desprevenidos. É a estação menos agradável para visitar Menorca;
- Inverno (dezembro a janeiro): as temperaturas são baixas, mas o tempo costuma ser mais estável. A chuva é comum e as temperaturas mais baixas rondam os 5°C. No entanto, existem alguns dias de sol.
Quantos dias devo ficar em Menorca?
Como sabes, os dias necessários para conhecer Menorca vão depender da tua disponibilidade. Como amantes de slow travel sugerimos ficares, pelo menos, duas semanas na ilha e, se tiveres oportunidade de trabalhar remotamente, poderás ficar durante mais tempo.
Assim, consegues criar um roteiro original que te permitirá viver a rotina menorquina e ainda descobrir pontos turísticos. Em breve voltaremos a Menorca, temos a certeza!