Cavernas de Paterna segundo Pedro Almodóvar

Torre e cavernas de Paterna © lavidaesmara

Conhece as Cavernas de Batán, em Paterna, que serviram de cenário ao filme Dor e Glória, de Pedro Almodóvar.

Fomos local de rodagem do filme espanhol “Dor e Glória“, recentemente nomeado aos Óscares 2020, nas categorias de Melhor Filme Internacional e Melhor Ator para Antonio Banderas.

Realmente, numa das nossas longas caminhadas pela Comunidade Valenciana, em Espanhachegámos às Cavernas de Batán, situadas em Paterna. Estas cuevas surgiram no século XVIII e durante várias décadas servem como domicílio. Em 2016, passaram por obras de conservação que resultaram na possibilidade de serem feitas visitas guiadas gratuitas. De facto, em junho de 2018, por motivo de homenagem do filme de Almodóvar, o município voltou a tocar nessas “casas escondidas”.

Na verdade, no filme protagonizado por Antonio Banderas, as Cavernas de Batán são repositório para as cenas da infância do protagonista, que recorda a vida humilde em Paterna, quando os pais mudam-se para o local nos anos 60.

Torre de Paterna e habitações © lavidaesmara
Torre de Paterna e habitações © lavidaesmara

O espectador tem o privilégio de assistir à transformação da caverna em lar, com as paredes a serem pintadas de fresco, os azulejos a serem colocados nas paredes ou, os buracos que se abrem no teto para deixar entrar a luz natural. As cavernas de Paterna são espaço íntimo de amadurecimento.

Como visitar as Cavernas de Paterna?

Na realidade, existem duas formas de visitar as cavernas de Paterna.

Por um lado, existem oito cavernas, agora museus. Por outro lado, cavernas perto da Torre de Paterna de origem muçulmana. Estas últimas só podemos ver do exterior, uma vez que servem de domicílio privado a muitas famílias.

Sabias que as sequências de “Dor e Glória” em que Salvador é já adulto foram filmadas em Madrid? A capital espanhola já serviu de inspiração para várias obras cinematográficas, que já abordámos no nosso site. Entretanto conhece informações sobre as Cavernas de Paterna a seguir.

Tourist Info Paterna

Morada: Calle Metge Ballester, 23-B
Telemóvel: +34 963 053 124
Email: paterna@touristinfo.net

Espacio Cultural del Batán
Morada: C/ Senda del Batá, s/n Paterna
Telemóvel: +34 961 384 830
Entrada gratuita

Para mais informações clica aqui ou contacta as entidades locais.

Penélope Cruz em Paterna no filme "Dor e Glória" © El Deseo
Penélope Cruz em Paterna no filme “Dor e Glória” © El Deseo

Dor e Glória é uma produção El Deseo tem argumento e realização de Pedro Almodóvar. No elenco temos Antonio Banderas, Asier Etxeandia, Penélope Cruz, Leonardo Sbaraglia e Julieta Serrano. A direção de fotografia é de José Luís  Alcaine. Se quiseres, poderás comprar o DVD ou Blu-ray de “Dor e Glória” na Amazon ES.


Portanto, agora que conheces o trabalho de Almodóvar, sabias que o filme “Tomorrowland – Terra do Amanhã” também foi gravado na Comunidade Valenciana?

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.