Encanto: Os lugares paradisíacos da Colômbia no filme da Disney

Palmeira de cera

Já viste o filme “Encanto”? A animação inspirou-se em lugares paradisíacos da Colômbia, nos seus ritmos e tradições que partilhamos contigo.

Hoje em dia todos falam de Encanto, não só da sua maravilhosa história como das referências à cultura colombiana. Os realizadores Jared Bush, Byron Howard e Charise Castro Smith juntaram-se a
Germaine Franco e a Lin Manuel Miranda para revelar a multiculturalidade da Colômbia.

Encanto” mais do que uma viagem à Colômbia, é uma obra inovadora sobre aquilo que realmente permite identificar uma nação. Trata-se do filme perfeito para mergulhar na vida colombiana de todos os dias e conhecer o país calmamente. Queres planear a tua viagem a um dos países mais coloridos do mundo? Segue com a leitura deste artigo.

Encanto da Disney: Introdução à cultura colombiana

Os destinos Disney são realmente icónicos. O estúdio já passou pela França, pela Itália, pela China ou pelos Estados Unidos. Em 2021, “Encanto“, juntamente a “Luca” e “Raya e o Último Dragão” aumentaram a magia ao levarem-nos por locais pouco explorados pela 7ª arte.

Encanto” é um acumular de detalhes vívidos que refletem a cultura, os sabores, os rostos, a fauna e flora da tão impressionante Colômbia. O trailer e a sinopse seguem a seguir.

Esta é a história da família Madrigal, indivíduos com perfis diversos, a quem são atribuídos dons mágicos. Todos vivem numa casa mágica nas zonas montanhosas da Colômbia. O filme foca-se em Mirabel Madrigal, a quem não foi atribuído nenhum dom e que embarca numa viagem pelos segredos da Casita, para entender o seu destino.

Localizações em Encanto

Quando os realizadores de “Zootrópolis ” Byron Howard e Jared Bush visitaram o Valle de Cocora em 2018, descobriram o lugar perfeito para colocar a Casita da família Madrigal. Este é apenas um dos locais que inspiraram Encanto e que podes conhecer a seguir com mais detalhe.

1. Valle de Cocora

Valle de Cocora
Valle de Cocora © Pexels

O Valle de Cocora integra o Parque Natural Nacional Los Nevados e está localizado na Cordilheira Central dos Andes Colombianos. Salta à vista o verde-limão que cobre as montanhas e onde se impõem gigantes exemplares da palmeira-de-cera colombiana.

A palmeira-de-cera é a árvore nacional da Colômbia, espécie endémica protegida. A Ceroxylon quindiuense é a palmeira mais alta do mundo, que normalmente atinge os 45 metros de altura, embora em alguns casos possa alcançar 60 m. Como espécie ameaçada, a palmeira de cera não pode ser cortada, nem utilizada pelos locais ou visitantes.

No entanto, existem uma série de tours por Salento e Vale do Cocora, que permitem um passeio muito divertido para conhecer as árvores de “Encanto”, os trilhos mais selvagens e alguns restaurantes, como o Restaurante Donde Juan B Bosques de Cocora, que servem uma deliciosa truta rosa banhada em alho.

2. Barichara na Colômbia

Barichara na Colômbia
Barichara na Colômbia © Pexels

Quanto à vila de “Encanto”, os cineastas viajaram até Barichara, cidade do departamento de Santander, no nordeste da Colômbia. Esta cidade montanhosa com 232,3 km² é o Pueblo Património da Colômbia e caracteriza-se pelas ruas em pedra e por casas construídas em adobe e telha vermelha, muito tradicionais da América Latina.

Além disso, têm portas, janelas e grades de madeira pitorescas, sendo fácil perceber como a equipa técnica de “Encanto” se apaixonou pela zona. Algumas casas têm condições para receber turistas, pois foram transformadas em alojamentos locais.

3. Cartagena das Índias

Cartagena das Índias
Cartagena das Índias © Unsplash

Por último, a terceira cidade colombiana que influenciou “Encanto” foi Cartagena das Índias. Cidade portuária e quinta maior cidade da Colômbia, Cartagena foi fundada a 1 de junho de 1533, sendo conhecida pelo forte que a envolve. O centro histórico de Cartagena das Índias é Património Mundial da UNESCO desde 1984.

Encontramos ali aquelas que são provavelmente as casas mais vivas do universo Disney. Tratam-se de mansões coloniais de Cartagena com tão robustas buganvílias a adornar varandas e janelas. Têm tons pastéis, presentes em frutas comuns na região como papaia, goiaba e tangerina.

As pessoas de Encanto

A história de “Encanto” poderia ser a história de qualquer povo destruído durante as conquistas dos grandes Impérios de outrora.

A família Madrigal vê-se obrigada a abandonar a aldeia onde mora devido à violência, que não foi cometida apenas pelo Império Espanhol. O filme chama à atenção para problemática das migrações internas na Colômbia, provocadas por conflitos entre militares e cidadãos, guerrilhas, traficantes de troca, etc.

Família Madrigal
Família Madrigal em “Encanto” © 2021 Disney

Aprendemos no filme que, depois de atritos e guerras, deves conseguir atingir a paz, através de um círculo infinito de amor, solidariedade e compreensão para com os outros. Por isso é que a multiculturalidade colombiana é importante na família mais diversificada de sempre da Walt Disney.

A Colômbia conta com mais de 87 povos indígenas, além dos inúmeros descendentes de europeus e africanos. Quanto às vestimentas, também são importantes de destacar.

  • As roupas de Mirabel são uma referência às roupas de Vélez, em Santander;
  • O chapéu vueltiao faz parte da cultura Zenú;
  • As alpargatas são sapatos muito populares na Colômbia;
  • A ruana colombiana é utilizada pelos povos do Andes Colombianos.

O povo colombiano em “Encanto” além de mágico é supersticioso. Numa das sequências, o tio Bruno coloca sal por cima do seu ombro, por ser considerado um elemento de proteção nos momentos mais difíceis.

Ouve a música mais popular do momento, “We Don’t Talk About Bruno“.

Animais de Encanto

Os animais são os melhores amigos de Antonio Madrigal, o membro mais novo dos Madrigal. O quarto deste miúdo é inspirado na floresta tropical de Chocó, no extremo noroeste do país.

Animais em Encanto
Antonio Madrigal © 2021 Disney

Para te rodeares de animais selvagens na Colômbia, recomendamos-te uma visita aos seguintes parques naturais e complexos.

  • Reserva Natural El Almejal;
  • Reserva Natural Tanimboca: próxima de Leticia, na Amazónia permite contemplar alguns animais que só aparecem de noite.
  • Complexo Lagos de Menegua;
  • Reserva de las Aves Río Blanco;
  • Los Llanos: paraíso ecológico nas planícies pantanosas que fica a apenas 6 horas de carro a leste de Bogotá.

Não te esqueças de tirar um dia para observar pássaros (na Colômbia existem aproximadamente 1.920 espécies de pássaros), que certamente te surpreenderá. O Valle de Cocora é também uma reserva natural do papagaio-de-orelha-amarela criticamente ameaçado. Não te assustes, com os tucanos que podem saltar às árvores a qualquer momento.

Borboletas em Encanto da Disney

A Colômbia abriga 3.642 espécies de borboletas (é o país com mais borboletas no mundo) portanto elas teriam que fazer parte de “Encanto”. Um dos exemplares que aparecem no filme são as borboletas amarelas, numa referência às obras do autor Gabriel García Márquez e à sua cidade natal Aracataca, como símbolo de amor e paz.

borboleta amarela
Borboleta amarela © Pixabay

Caso queiras contemplar borboletas amarelas pelos céus, deverás visitar a Colômbia na primavera ou no outono, quando milhões de Phoebis philae migram para o norte e para o sul.

A canção “Dos Oruguitas” sobre duas lagartas (que representam a abuela Alma e abuelo Pedro) é uma metáfora ao universo místico das borboletas. Sebastián Yatra dá voz a esta canção sobre redenção e esperança.

Música e baile latinos em Encanto

Já percebemos que a música e a dança fazem parte de “Encanto“, mas ainda não falámos dos géneros musicais dominantes.

  • Cumbia;
  • Guaracha;
  • Joropo;
  • Merengue;
  • Salsa;
  • Vallenato.

O cantor colombiano Carlos Vives, vencedor de 11 Grammys Latinos, interpreta outra música original, onde celebra a diversidade da Colômbia.

Esta é uma canção alegre, que mostra o quão louca pode ser uma festa de vallenato no país, convidando os ouvintes a visitar Valledupar. Nesta cidade ocorre o maior festival de vallenato da Colômbia entre os finais de setembro até ao início de outubro.

Sabores da Colômbia em Encanto

Segundo Mirabel não há solução melhor para os males da alma e do corpo do que uma deliciosa arepa con queso feita pela sua mãe Julieta. Julieta é uma personagem que passa um pouco ao lado de “Encanto“, mas que faz dos sabores colombianos a cura para os problemas familiares.

A arepa é um dos pratos mais comuns da América Latina, do que nós somos muito apreciadores e até fazemos em casa. Em baixo, poderás assistir a um vídeo com as atrizes Stephanie Beatriz (que dá voz a Mirabel) e Diane Guerrero (que dá voz a Isabela), a prepararem as mais deliciosas arepas.

De destacar a rica sopa de ajiaco que Julieta prepara para um jantar em família. Trata-se de uma mistura de batatas, com frango, alcaparras, abacate e milho. São também preparadas várias empanadas e buñuelos, que podem ser recheados com aquilo que quiseres.

Neste sentido, os pratos colombianos em “Encanto” representam a união familiar e a cura para as amarguras mais profundas. Deixam as personagens de Encanto de barriga cheia, e a partir daí, são capazes de partilhar as sensações mais genuínas com os seus entes queridos.

As flores da Colômbia

Terminamos esta viagem pela Colômbia com o mundo de flores produzido pela personagem mais ambiciosa, Isabela. A jovem consegue criar canteiros, plantas ornamentais e as já referidas buganvílias que vestem a Casita Madrigal.

Poucos saberão, mas esta é outra referência ao país, pois a Colômbia é o segundo maior exportador mundial de flores, a seguir aos Países Baixos. As laranjas vertiginosas e as buganvílias cor-de-rosa são autênticas cascatas nos muros de Barichara e da vizinha Villa de Leyva.

Festa das Flores
Festa das Flores em Medellín © Unsplash

Há muitas mais flores em “Encanto”, por exemplo no local onde a Abula Alma e Mirabel abraçam-se. Para tal, será preciso viajar ao Caño Cristales, no Parque Nacional Natural Sierra de la Macarena em Los Llanos, onde nos riachos cristalinos encontramos um conjunto de flores Podostemaceae. São plantas angiospérmicas cuja inflorescência rosa impressiona durante o verão e o outono.

Caso sejas amante de temperaturas mais amenas, visita Medellín a “cidade da eterna primavera”. Ali decorre o Festival das Flores, com eventos como o Desfile dos Silleteros, no qual vários habitantes partilham os mais impressionantes arranjos florais. Corresponde a uma das festas mais importantes da Colômbia, que acontece durante o mês de maio desde 1957. Em 2014, mais de 60 mil pessoas estiveram nas ruas de Medellín para celebrar as boas energias das flores.

Se gostas de análises cinematográficas sobre filmes de viagens estás no sítio certo. Preparamos mensalmente surpresas e curiosidades sobre alguns dos melhores filmes para viajar desde casa.

Para quem ainda não viu o filme está disponível na Disney+

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.