10 Atividades para fazer durante o Natal

O que fazer no Natal? O La Vida es Mara quer que vivas esta época do ano da melhor maneira possível com 10 atividades divertidas.

O que fazer durante o Natal? A melhor temporada do ano chegou finalmente! Em pleno calendário do Advento começamos a sentir a magia que envolvem as ruas, e começamos a desejar os encontros com os nossos melhores amigos e, obviamente com a nossa família.

De maneira a aproveitares esta temporada para fazer coisas divertidas e criar o ambiente natalício no teu lar, o La Vida es Mara decidiu partilhar contigo uma série de 10 coisas originais para fazer no Natal. Já tínhamos prometido artigos especiais sobre a temporada e, como o prometido é devido, aqui tens este artigo exclusivo.

Este guia de atividades originais para o Natal permitirá organizar a tua rotina de uma maneira mais fácil e desfrutares dos teus entes queridos de forma especial. Começaremos obviamente com aquilo que define o La Vida es Mara, mas iremos também percorrer as restantes atividades tão icónicas da temporada.

Tomamos em consideração o facto do ano de 2020 ter sido dominado pela pandemia COVID-19. Desta forma, tenta planear uma ceia de Natal com aqueles que te são mais próximos e evita deslocamentos desnecessários. Queremos todos ter o melhor Natal e dias de alguma paz e segurança. Contamos contigo!

1. Viajar durante o Natal

Decorações de Natal no centro de Bruges, Bélgica © lavidaesmara
Decorações de Natal no centro de Bruges, Bélgica © lavidaesmara

Nem todas as pessoas gostam de viajar durante o Natal, não só porque as ruas estão mais cheias de gente, como faz mais frio e os casacos atrapalham a caminhada. No entanto, é precisamente nesta temporada que as viagens alcançam um significado ainda maior. Podes sentir a magia do Natal nos locais mais bonitos do mundo, como por exemplo, na Ilha da Madeira, onde há um calendário especial de festas como a Noite do Mercado, ou no Brasil ou até mesmo Nova Iorque nos Estados Unidos.

Se queres oferecer um bilhete de avião durante esta temporada à pessoa mais importantes da tua vida, recomendamos-te alguns destinos já explorados por nós como Lisboa, Madrid ou Barcelona. Nestas cidades da Península Ibérica existem iluminações que prometem captar a tua atenção e que ficam bem em qualquer fotografia ou vídeo.

2. Ver filmes sobre o Natal

Grinch (2018) © Universal Pictures
Grinch (2018) © Universal Pictures

Se não podes viajar durante o Natal de 2020, aproveita para assistires aos melhores filmes de viagens em casa junto daqueles que mais gostas. Com mais tempo livre durante o Natal são várias as longas-metragens disponíveis em plataformas de streaming como a Netflix, a FILMIN ou a HBO.

Se quiseres podes ver alguns dos filmes sobre o Natal como “Grinch” (2018) ou “Jingle Jangle” (2020). Descobre todas as nossas sugestões de filmes natalícios, prepara as pipocas e desfruta do momento em família.

3. Fazer decorações natalícias

Decorações de Natal © Pixabay
Decorações de Natal © Pixabay

Faz as tuas próprias decorações de Natal para a tua casa. Podes comprar luzes, enfeites, neve artificial, anjos e claro fazer a tua tão iluminada árvore de Natal. Não temos dúvidas que vai ficar espetacular!

Se quiseres podes começar por fazer cartões de Natal e escrever as mensagens mais carinhosas àqueles de quem mais gostas, que nem sempre estão perto. A cada ano, os cartões de Natal são um souvenir especial que pode ser oferecido tanto a miúdos como a graúdos. E tu, que mensagem deixarás no teu cartão de Natal este ano?

4. Preparar doces típicos natalícios

Biscoitos de Natal © Pixabay
Biscoitos de Natal © Pixabay

Cozinhar biscoitos de Natal e outros tantos doces natalícios pode ser uma excelente maneira de passar um bom dia durante esta época. Se existe algo que realmente une a família é a cozinha e nós sabemos.

Sejam as deliciosas broas de mel tão célebres da Ilha da Madeira, as deliciosas rabanadas, ou o tão bonito tronco de Natal há muitas coisas a fazer. Não é preciso fazer o prato mais elaborado do mundo, é preciso sentir-se bem. Temos a certeza que as crianças  ficarão entusiasmadas por puderem comer o que elas mesmas cozinharam.

5. Disfarçar-se de Pai Natal

Pai Natal © lavidaesmara
Pai Natal © lavidaesmara

Que tal se te disfarçares de Pai Natal ao entrar pela janela ou pela chaminé do teu lar ou da casa dos teus melhores amigos e surpreender os miúdos e graúdos? Seria certamente algo original. Se quiseres juntar a família neste carnaval natalício, poderás ainda disfarçar-te de Mãe Natal, de duende ou até de rena. Quem disse que o Pai Natal era a única possibilidade? Há mesmo muito por onde escolher.

Curiosamente, o boneco de Pai Natal que temos na nossa casa (ver imagem acima) tem um traje de tonalidade castanha em vez de avermelhada e, pode ser uma dica original para quem gosta de vestir-se do famoso velhinho distribuidor de presentes. Para aquele amigo que detesta o Natal fá-lo disfarçar-se de Grinch, o icónico monstro verde de detesta esta temporada criado por Dr. Seuss em 1957.

6. Telefonar aos teus entes queridos

Telefone público em Picadilly Circus, iluminada com as luzes de Natal © Pixabay
Telefone público em Picadilly Circus, iluminada com as luzes de Natal © Pixabay

Telefonar aos entes queridos irá ajudar aqueles que se sentem mais sozinhos nesta temporada. É importante aceder a luz no coração daqueles que mais sentem a nossa magia. Podes usar o Facetime, o Skype ou o WhatsApp para fazer uma video-chamada com aqueles que estão longe ou que estes ano não podes visitar. Antes de tudo convém preparares uma mensagem especial ou uma canção que te aproxime dos teus entes queridos distantes.

7. Ir patinar no gelo

Patinagem no gelo no Natural History Museum em Londres, Inglaterra, Reino Unido © lavidaesmara
Patinagem no gelo no Natural History Museum em Londres, Inglaterra, Reino Unido © lavidaesmara

Em várias cidades europeias é possível ir patinar durante a temporada de inverno e sobretudo durante a temporada. Nos locais próprios, acabarás por ter dos momentos mais divertidos da época natalícia. Não temos dúvidas que acabarás por cair ao chão, mas o importante é aproveitares o momento em família.

9. Fazer o presépio

Presépio de Natal © lavidaesmara
Presépio de Natal © lavidaesmara

Fazer o presépio é a forma mais tradicional de celebrar o Natal. A comemoração embora tenha conotação católica passou a fazer parte dos costumes de todos nós. Junta a Virgem Maria, ao São José, aos famosos reis Magos e ainda aos pastores e ovelhas que visitaram o menino Jesus do dia do seu nascimento. Além disso, poderás também recriar uma cena natalícia com a tua família, uma oportunidade única de passares o tempo da melhor maneira nesta altura.

Não te esqueças de tirar uma fotografia a esse momento tão divertido, ou de gravar um vídeo e editá-lo, por sua vez, com a tua música preferida.

Muitos não sabem, mas o dia 25 de dezembro é o dia que se celebra o nascimento do Deus Sol, tendo sido, no século III d.C, estabelecido como a data de comemoração do Nascimento de Jesus. Uma vez que os Reis Magos ofereceram ouro, incenso e mirra ao Menino Jesus é normal haver vários trocas de prendas nesta altura. O Pai Natal curiosamente também baseia-se numa personagem histórica, São Nicolau, arcebispo turco que durante o século IV ajudava quem mais precisava.

10. Recordar os melhores momentos de 2020

Feliz Natal © lavidaesmara
Feliz Natal © lavidaesmara

O Natal significa também o aproximar do fim do ano. A temporada pode servir portanto como momento de partilha dos momentos mais especiais vividos durante 2020, e até dos momentos mais complicados.

Aproveita os encontros à volta da mesa, e faz com que cada um relembre o que de mais bonito vivenciou no ano de 2020 que agora termina. Podes até acabar por chorar, mas a família é tudo o que conta e tu queres sentir todas as emoções.

🎄 Já sabes o que vais fazer este Natal com os teus amigos ou com a tua família? Partilha connosco nos comentários ou nas nossas redes sociais o que estás a pensar fazer!


🍀 Queres preparar a tua viagem de Natal da melhor maneira possível? Reserva as atividades e excursões perfeitas na Civitatis.

✨ Faz como nós e edita as tuas fotografias com os fantásticos Maja presets.

📸 Para mais destinos inspiradores, segue-nos no Instagram.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *