10 Coisas para fazer no verão em Portugal para aproveitar a temporada

O que fazer no verão em Portugal

O que fazer no verão em Portugal? Quais são os melhores lugares a visitar em Portugal na temporada quente? Temos o melhor roteiro para ti. 

Estás pronto para os banhos de sol, para os mergulhos arrepiantes e para as conversas mais longas do ano? Poderás fazer tudo isso e muito mais durante o verão em Portugal, o país europeu onde o sol nunca se desaparece por completo.

Neste artigo reunimos os melhores lugares para visitar no verão em Portugal, assim como algumas experiências e aventuras que tão bem caracterizam o nosso país de norte a sul, sem esquecer obviamente os nossos arquipélagos.

O verão em Portugal está habitualmente associado às praias no Algarve, mas hoje queremos propor algo diferente. Reunimos as melhores coisas a fazer no verão com a família, os locais mais atrativos e onde te poderás desligar da vida quotidiana. Prepara-te porque há tantas coisas a fazer no verão em Portugal que vão deixar qualquer um entretido.

1. Visitar o Porto Santo no verão

Porto Santo
Porto Santo © lavidaesmara

Já falamos tantas vezes da Ilha da Madeira, mas é a sua ilha vizinha que merece uma visita no verão. O Porto Santo é um autêntico paraíso português, visitado por tantos turistas e que agora tem um aeroporto mais aberto para a Europa, graças à inauguração de alguns voos.

Poderás ir à praia ou aproveitar os banhos terapêuticos na areia quente (psamoterapia) ou na água cristalina do Oceano Atlântico (talassoterapia), que ajudam no tratamento de doenças do foro músculo-esquelético. Podes também ir ao Museu Colombo, comer uma lambeca ou beber uma poncha no Rei da Poncha. Aproveita para visitar o Miradouro da Portela, para contemplares a ilha em todo o seu esplendor.

Nós preferimos ficar sempre pela areia e apenas relaxar ao som das ondas. Uma experiência que se sente e dificilmente se consegue descrever em palavras.

Porto Santo
Porto Santo © lavidaesmara

2. Visitar o Dino Parque na Lourinhã

Estás à procura de um dia de loucos ao estilo do Parque Jurássico? Na Lourinhã encontra-se um dos parques temáticos mais envolventes e surreais do país. Trata-se do Dino Parque, a maior exposição de dinossauros de Portugal, com 180 modelos de espécies de dinossauros feitos à escala real. Como não ter medo?

Dino Parque
© Dino Parque

O parque apresenta alguns percursos – relacionados com os períodos em que os dinossauros pisaram a Terra. São eles o período Paleozoico (período anterior aos dinossauros), o Triásico (sobre o seu aparecimento), o Jurássico e o Cretácico (sobre o aparecimento do Tyrannussauros rex). Existe ainda um percurso dedicado aos monstros marinhos, os animais gigantes que viveram no fundo dos oceanos há mais de 450 milhões de anos.

O Dino Parque na Lourinhã está aberto todos os dias da semana (incluíndo os feriados) a partir das 10h e no verão encerra às 19h. Não percas a tua oportunidade de finalmente contactar com estes animais pré-históricos e tornar-te num paleontólogo de sucesso. Podes comprar os bilhetes diretamente no local e conhecer todos os pormenores na página oficial.

3. Praticar surf na Figueira da Foz

Um dos lugares mais procurados no verão em Portugal é a Figueira da Foz, contudo, não é ainda tão célebre para a prática de surf. Não deixa de haver um certo potencial, sobretudo pelas ondas serem pequenas e apropriadas quer para miúdos como para graúdos. Curiosamente, ali vais encontrar algumas das melhores escolas de surf do país, como a Surf’Scool, que proporciona muita diversão a todos os seus alunos.

Além da Figueira da Foz, tens muitas outras praias do centro de Portugal para escolher. Esta costa atlântica tem 279 quilómetros de distância com alguns dos melhores sítios para fazer surf da Europa. Prepara tudo para uma experiência surpreendente e muito frenética.

4. Dar um saltinho até Aveiro

Aveiro
Cidade de Aveiro © lavidaesmara

Aveiro é para muitos a Veneza portuguesa. Este é um dos nossos destinos preferidos do norte de Portugal, por dispor de uma atmosfera muito particular com uma certa nobreza que não é muito comum noutras terras lusitanas.

Em Aveiro durante o verão podes andar a bordo de moliceiro, provar os deliciosos ovos moles e ainda para tirar fotos junto à praia, graças às coloridas casas de cor da Costa Nova. Já tivemos oportunidade de fazê-lo em diferentes alturas e acreditamos que Aveiro é um sítio excelente para visitar no verão.

Costa Nova
Costa Nova em Aveiro © lavidaesmara

Durante os dias mais frescos, poderás aproveitar para alugar uma bicicleta e percorrer as suas casas como se estivesses em Itália. Há também muita arte urbana em Aveiro e ainda salinas, onde poderás contemplar algumas aves. Mas sabes qual a melhor experiência em Aveiro no verão? Um passeio noturno, que te permitirá assistir a um pôr do sol mágico e relaxar enquanto a noite chega. Faz já a tua reserva tour noturno por Aveiro e diverte-te!

5. Viajar no funicular mais antigo do mundo

O que fazer no verão em Portugal
Funicular em Braga © Wikimedia Commons

Vamos um pouco mais para o norte de Portugal nesta viagem de verão para apresentar-te o funicular mais antigo do mundo. Sim, foi o primeiro funicular construído na Península Ibérica em 1882 segundo uma ideia do engenheiro suíço Niklaus Riggenbach.

O funicular ou Elevador do Bom Jesus situa-se no Santuário do Bom Jesus do Monte em Braga e é uma alternativa muito interessante caso não queiras subir (ou descer) os 573 icónicos degraus. Aliás, é preferível fazer uma viagem no funicular sobretudo nos dias de maior calor.

O que fazer no verão em Portugal
Santuário do Bom Jesus de Braga © lavidaesmara

A viagem tem a duração de aproximadamente 5 minutos e o Elevador do Bom Jesus está aberto todos os dias da semana das 08h às 20h. As viagens são feitas de 30 em 30 minutos.

6. Visitar a casa mais estranha de Portugal

Casa do Penedo
Casa do Penedo em Fafe © Cortesia de Beatriz Oliveira

Ainda no distrito de Braga podes conhecer a casa mais estranha de Portugal durante este verão. Trata-se de uma casa particular, mas terás possibilidade de te aproximar dela e fazer algumas fotografias. Podes até pensar que saiu de um filme do Harry Potter, dos Flintstones ou de O Senhor dos Anéis, mas na verdade é uma casa real situada em Fafe.

A Casa do Penedo é mesmo considerado a casa mais estranho do mundo e encontra-se nas Serras de Fafe, na União de Freguesias de Várzea Cova e Moreira do Rei. Foi inaugurada a 13 de outubro de 1974 e continua a atrair amantes de arquitetura ou apenas curiosos. Podes aproveitar depois para visitar o tão caloroso centro da cidade de Fafe ou ir até Guimarães, cidade berço. O que não faltam são boas experiências no norte de Portugal durante o verão.

7. Visitar o Santuário de Santa Luzia em Viana do Castelo

O que fazer no verão
Santuário de Santa Luzia em Viana do Castelo © lavidaesmara

Continuamos pelos caminhos de Portugal e vamos agora ao Santuário de Santa Luzia em Viana do Castelo, um dos mais emblemáticos monumentos do país e onde poderás contemplar o infinito.

Do Santuário de Santa Luzia podes ver o Oceano Atlântico, a praia, o rio e também montanha no seu estado pleno e mais natural. Este é um lugar religioso, onde encontrarás alguma paz e poderás agradecer ao universo pelas maravilhas que tem dado. Note-se a inspiração na arquitetura gótica, que permite ao Santuário de Santa Luzia destacar-se de todos os restantes templos católicos do país.

O que fazer no verão em Portugal
Vista panorâmica deste o Santuário de Santa Luzia © lavidaesmara

Para chegar ao Santuário de Santa Luzia poderás apanhar o funicular na estação ferroviária ou preferencialmente utilizar uma viatura particular, que é a maneira mais cómoda. Foi assim que fizemos, como em breve vamos explicar em pormenor.

O Santuário de Santa Luzia em Viana do Castelo está aberto das 9h às 18h, todos os dias.

8. Fazer uma road trip de autocaravana de norte a sul do país

Porque não aproveitar o verão em Portugal para fazer uma road-trip de autocaravana? Esta promete ser uma aventura memorável, ousada e também independente, na qual poderás conhecer uma série de vilas, cidades e aldeias históricas de Portugal.

O melhor roteiro de autocaravana em Portugal pode ser feito pela Estrada Nacional 2, a estrada mais longa do nosso país com 738 quilómetros. Aqui poderás aproveitar para fazer paragem em Chaves, Lamego, Castro Daire, Viseu, Tondela, Penacova, Vila do Rei, Mora, Coruche e tantos outros locais elencados no mapa abaixo.

Estrada Nacional 2
Mapa da EN2 © Câmara Municipal de Mora

Recomendamos-te a alugar uma autocaravana com a Indie Campers, uma empresa portuguesa líder na Europa e onde alugar autocaravanas e caravanas é muito fácil e barato – as viaturas estão disponíveis a partir dos 39€.

9. Visitar a Ilha das Flores nos Açores

Terminamos com uma viagem aos Açores no verão. Graças ao seu clima ameno, os Açores são o sítio idílico para sobreviver a seca do território peninsular. Em vez de uma visita à Ilha de São Miguel, aproveita para visitar a Ilha das Flores, uma das ilhas mais distantes do arquipélago, com apenas 17 km de comprimento.

O que fazer no verão
Ribeira Grande na Ilha das Flores © Wikimedia Commons

Na Ilha das Flores deves estar preparado para mergulhar totalmente na natureza, classificada com Reserva da Biosfera da UNESCO. Um dos lugares mais cativantes desta ilha é sem dúvida a Fajã Grande, onde poderás mergulhar com vista para a Alagoinha, também conhecida como Poço Ribeira do Ferreiro. Será sem dúvida uma das melhores cascatas que alguma vez verás na tua vida – sem exageros.

Organizar umas férias na Ilha das Flores pode ser um pouco complicado, porque não existem voos diretos desde o Continente. Terás que apanhar um avião de Lisboa até Ponta Delgada (em São Miguel), às Lajes (Terceira), ao Pico ou até à Horta (na Ilha do Faial). A partir dali já poderás voar para a Ilha das Flores sem problemas. Julho, agosto e setembro são meses incríveis para passar as tuas férias nesta que é uma das melhores ilhas portuguesas.

10. Desfrutar do cinema na Esplanada da Cinemateca

De regresso à capital portuguesa, recomendamos-te uma visita à Cinemateca Portuguesa, para desfrutares do cinema ao ar livre na Esplanada. É uma experiência única na qual poderás sentir a frescura da cidade de Lisboa à noite.

Além disso os preços dos bilhetes são muito económicas e a programação é eclética, com a exibição de alguns filmes mais recentes e grandes clássicos da história da 7ª arte. Uma paragem obrigatória para quem não sabe ainda o que fazer durante o verão em Portugal à noite. Em 2022, as sessões da Esplanada na Cinemateca têm início às 21h45 e serão projetados alguns filmes de autor do género de ficção científica.

Lisboa durante o mês de agosto também é agradável. Para nós uma viagem a Lisboa num roteiro de 5 dias é mais do que suficiente para visitar museus, jardins e parques mais emblemáticos.

As melhores tours no verão em Portugal

Mosteiro da Batalha
Fachada principal do Mosteiro da Batalha © lavidaesmara

Algumas experiências em Portugal sabem melhor no verão do que em qualquer outra altura do ano. De forma a planeares as tuas férias como tem de ser, com toda atenção e cuidado, reunimos uma lista com algumas das melhores tours e excursões que deves definitivamente fazer em Portugal nos próximos meses.

Mantém-te atento aos nossos conteúdos no blog e também às nossas sugestões no Instagram @lavidaesmara.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *