Filmes sobre a Índia na Netflix

Queres viajar connosco até à Índia? Conhece as sugestões do La Vida es Mara de filmes sobre a Índia para ver na Netflix.

Gostas de ver filmes sobre a Índia? O La Vida es Mara encontrou os filmes na Netflix para viajar à Índia, e que abordam as suas mais importantes questões sociais, culturais e políticas.

"O Tigre Branco" © Netflix
“O Tigre Branco” © Netflix

A cinematografia indiana está recheada de filmes que te prometem conquistar. Não poderemos esquecer que a Índia é uma das principais indústrias cinematográficas do mundo, e que chega mesmo a estar à frente de Hollywood em termos de produções. Bollywood tem dado alma às maiores histórias daquele país, com muita música, ação e drama, sem esquecer as distintas individualidades, por um lado, de uma Índia conservadora e de outro lado de uma Índia mais libertadora e contemporânea.

Reunimos alguns dos filmes para viajar à Índia disponíveis na Netflix. Através desta plataforma de streaming e no conforto do teu lar, poderás sonhar com a tua viagem à Índia. Podes conhecer os lugares, as pessoas e as formas de estar e de viver dos habitantes deste país. Conhece também a nossa lista de 10 filmes sobre turismo a não perder na Netflix.

Infelizmente ainda não fomos à Índia, sendo este um dos destinos dos nossos sonhos. Queremos muito conhecer a variedade de cores proporcionada pelas suas paisagens, solos e rostos. Se já tiveste a sorte de viajar até à Índia então reconhecerás a sua cultura tão vibrante e frenética nos distintos filmes sobre a Índia para ver na Netflix. Eis as nossas recomendações.

Comer Orar Amar (2010)

Julia Roberts em "Comer Orar Amar" (2010) © CTMG / François Duhamel
Julia Roberts em “Comer Orar Amar” (2010) © CTMG / François Duhamel

Aos 30 anos, Liz Gilbert (Julia Roberts) tem tudo o que poderia desejar: uma relação estável, independência monetária e uma carreira de sucesso. Mas, um dia, sem que nada o previsse, tudo se desmorona numa arrasadora crise conjugal que culmina num divórcio que a arrasta para uma profunda depressão. Decidida a não se deixar levar pela tristeza, Liz resolve fazer uma pausa de um ano e ingressar numa grande viagem. E é assim que, viajando até Itália, ela conhece o prazer da comida; na Índia compreende o poder da meditação e, finalmente, na Indonésia encontra o balanço perfeito e redescobre o amor. E serão esses 12 meses, cheios de novas tonalidades, culturas e pessoas, que irão transformar a sua vida para sempre.

“Comer Orar Amar” na Netflix.

Queen (2014)

"Queen" para ver na Netflix © Netflix
“Queen” para ver na Netflix © Netflix

Ao contrário de todos os outros filmes sobre viagens à Índia referidos neste artigo, “Queen” começa na Índia, mas depois dá o salto à Europa e a cidades como Paris e Amsterdão. O filme segue uma jovem, bastante protegida pelos seus pais que abandonada no matrimónio, decide partir sozinha para uma emocionante lua de mel na Europa. “Queen” teve um orçamento de 3 milhões de dólares e arrecadou mais de 20 milhões de dólares nas bilheteiras. Não percas este filme impressionante sobre o mundo.

“Queen” na Netflix.

Rajma Chawal (2018)

"Rajma Chawal" a ver na Netflix © Netflix
“Rajma Chawal” a ver na Netflix © Netflix

Viajar até à Índia é também conhecer as mais distintas personalidades. Em “Rajma Chawal”, um filme original indiano da Netflix, seguimos um pai que através da internet se faz passar por uma mulher para reconquistar a relação com o seu filho.

Rajma Chawal” é um reflexo autêntico sobre a sociedade indiana e que permite entender as relações familiares existentes no novo milénio neste país. É uma das propostas de viagem à Índia através da Netflix que não vais querer perder.

“Rajma Chawal” na Netflix.

Primeiro as Senhoras (2018)

"Primeiro as Senhoras" a ver na Netflix © Netflix
“Primeiro as Senhoras” a ver na Netflix © Netflix

Nascida em Ratu, na Índia, um meio pobre onde os direitos das mulheres são limitados, Deepika Kurami tornou-se a melhor arqueira a nível mundial com apenas 18 anos. Esta é a trama desta curta-metragem de 39 minutos sobre a Índia.

A rodagem deste filme iniciou-se nos Jogos Olímpicos em 2016 e durou quase 3 anos. No Dia Internacional da Mulher, a 8 de março de 2018, estreava finalmente este que foi o seu primeiro documentário original da Netflix da Índia.

“Primeiro as Senhoras” na Netflix.

Período: O Estigma da Menstruação (2018)

"Período: O Estigma da Menstruação" a ver na Netflix © Netflix
“Período: O Estigma da Menstruação” a ver na Netflix © Netflix

Uma das sugestões mais sérias sobre Índia é “Período: O Estigma da Menstruação“, realizado por Rayka Zehtabchi. A obra leva-nos até à Índia rural, onde ainda existe o estigma relacionada com a menstruação e onde as mulheres fabricam sozinhas pensos higiénicos a baixo custo, ao mesmo tempo que tentam ganhar a sua independência financeira. Vencedor do Óscar de Melhor Curta-Metragem Documental, este filme acabou por gerar alguma polémica e até manifestações no seu país natal.

Não é propriamente um filme sobre viagens à Índia, mas uma proposta única para entender uma parte da Índia fortemente dominada por tabus e por mentes mais conservadoras.

“Período: O Estigma da Menstruação” na Netflix.

Quatro histórias de desejo (2018)

quatro-historias-desejo-filme-india
“Quatro histórias de desejo” a ver na Netflix © Netflix

Da Índia conservadora, para a Índia moderna, vem connosco numa viagem cinematográfica à Índia através de “Quatro histórias de desejo“. O filme segue quatro contos individuais sobre relacionamentos, amor, sexo e ciúme. Cada episódio tem aproximadamente 30 minutos, e as histórias refletem de maneira praticamente realista o quotidiano das relações amorosas.

Zoya Akhtar, Dibakar Banerjee, Karan Johar e Anurag Kashyap são os cineastas responsáveis por “Quatro histórias de desejo” onde encontramos nomes de Radhika Apte, Bhumi Pednekar, Manisha Koirala,Sanjay Kapoor, Vicky Kaushal, Kiara Advani, e Neha Dhupia.

“Quatro histórias de desejo” na Netflix.

Homens Sérios (2020)

"Homens Sérios" a ver na Netflix © Netflix
“Homens Sérios” a ver na Netflix © Netflix

A ascensão social faz parte das cinematografias da Índia. Um dos maiores exemplos é “Quem Quer Ser Bilionário“, de Danny Boyle. Mas em vez desse filme que praticamente todos já vimos, destacamos “Homens Sérios” um filme Netflix sobre um homem pobre que tece uma série de mentiras a ver se ascende na sua classe. Tudo muda, quando começa a colocar o seu próprio filho em perigo.

No elenco de “Homens Sérios” (2020) encontramos os nomes de Nawazuddin Siddiqui, Nasser e Aakshath Das. Na cadeira de relização encontramos Sudhir Mishra e esta obra foi baseada no livro do mesmo nome.

“Homens Sérios” na Netflix.

Pelo Amor de Ginny (2020)

"Pelo Amor de Ginny" a ver na Netflix © Netflix
“Pelo Amor de Ginny” a ver na Netflix © Netflix

Outro dos filmes originais indianos disponíveis na Netflix destacamos “Pelo Amor de Ginny“. Com Yami Gautam, Vikrant Massey, Mansi Sharma e Suhail Nayyar. O enredo segue Sunny (Vikrant Massey), um jovem cujo objetivo de vida é abrir um restaurante, e Ginny uma mulher moderna que tenta casar por amor. O destino destas personagens irá cruzar-se e nem imaginam a história de amor que poderá surgir. “Pelo Amor de Ginny” é uma história com muita música e diversão.

“Pelo Amor de Ginny” na Netflix.

O Tigre Branco (2021)

"O Tigre Branco" a ver na Netflix © Netflix
“O Tigre Branco” a ver na Netflix © Netflix

O Tigre Branco” é o filme indiano original da Netflix mais falado nos últimos tempos e uma espécie de encontro entre “Quem Quer Ser Bilionário?” ou “Parasitas”. Baseado no best-seller do New York Times da autoria de Aravind Adiga, “O Tigre Branco” conta a história de um ambicioso motorista indiano que usa toda a sua astúcia e sagacidade para escapar da pobreza e se libertar da sua vida de servidão a patrões ricos.

É mais um dos filmes sobre a Índia mais interessantes dos últimos tempos e que interliga a comédia negra com algum suspense. No elenco de “O Tigre Branco” encontramos o nome de Priyanka Chopra Jonas, Rajkummar Rao e Mahesh Manjrekar, entre outros.

“O Tigre Branco” na Netflix.

Outros filmes sobre a Índia Online

"O Exótico Hotel Marigold" um filme sobre viagens que não está disponível na Netflix, mas na HBO Portugal © Fox
“O Exótico Hotel Marigold” um filme sobre viagens que não está disponível na Netflix, mas na HBO Portugal © Fox

O catálogo da Netflix não é tão extenso quanto a filmes sobre viagens à Índia. Portanto poderás complementar o visionamento das obras acima disponíveis, com algumas obras a ver na HBO Portugal. Dos filmes para viajar até à Índia destacamos claramente a dupla Hotel Marigold, adaptações cinematográficas do livro “These Foolish Things” de Deborah Moggach.

No elenco dos filmes “O Exótico Hotel Marigold” encontramos os nomes de Judi Dench, Dev Patel, Bill Nighy, Tom Wilkinson, Penelope Wilton, Celia Imrie, Ronald Pickup e a sempre surpreendente Maggie Smith, num papel muito cómico, como provou desde a sua personagem de Downton Abbey. “O Exótico Hotel Marigold” é o melhor filme sobre viagens à Índia e segue um conjunto de reformados em viagem até ao país oriental.

Seguimos assim sete britânicos incentivados a viver o resto dos seus dias num sumptuoso hotel na Índia. Uma vida luxuosa a um preço acessível, segundo a agência que lhes vende o pacote. Porém, lá chegados, descobrem que o antigo palácio, agora transformado Hotel Marigold, já não tem o esplendor do passado. Desiludidos e sentindo-se enganados, os sete revelam algumas dificuldades em adaptar-se a uma cultura totalmente diferente da sua. Porém, será ali mesmo, com a preciosa ajuda do jovem indiano Sonny (Dev Patel), que cada um descobrirá que não existe idade limite para redescobrir a alegria de viver.

Podes ver “O Exótico Hotel Marigold” na HBO Portugal.


🍀 Já planeaste a tua viagem à Índia? Conhece todas as ofertas de roteiros e guias turísticos. 

✨ Faz como nós e edita as tuas fotografias com os fantásticos Maja presets.

📸 Para mais destinos cinematográficos inspiradores, segue-nos no Instagram.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *