Sabias que a Madeira é um destino de eleição por parte de muitos turistas? Conhece as principais curiosidades sobre a Ilha da Madeira.
Ilha da Madeira
Inicialmente coberta de floresta na sua totalidade, o nome da ilha surge devido à predominância desta matéria. A Ilha da Madeira, também conhecida como a “pérola do Atlântico” é um destino de eleição por parte de muitos turistas em todo o mundo. É um destino insular reconhecido como um local perfeito para relaxar, recarregar as energias e passar umas férias inesquecíveis. Conhece as principais curiosidades sobre a Ilha da Madeira mais abaixo.
Sendo a Madeira um destino turístico, a principal fonte de rendimento dos madeirenses provém deste setor, pelo que a ilha aposta vivamente em atividades que fomentam o crescimento exponencial do turismo. E, é devidamente recompensada com diversos galardões de renome atribuídos ao longo dos anos. Neste ano de 2019, a Madeira foi distinguida pela sexta vez como o “melhor destino insular” da Europa, na gala do turismo, que decorreu no hotel Belmond Reid’s Palace, no Funchal.
Sabes porque a ilha se chama Madeira? Em 1419, João Gonçalves Zarco, Tristão Vaz Teixeira e Bartolomeu Perestrelo chegaram pela primeira vez a uma ilha que estava coberta por um espesso e vasto arvoredo, e decidiram então chamá-la de Madeira. Atualmente, 20% da ilha ainda é ocupada por este imenso arvoredo, também conhecido como a Floresta Laurissilva.
Continua a ler e descobre mais curiosidades sobre esta magnífica ilha do Atlântico. Não vais querer perder esta lista das melhores praias da Madeira, elaborada pelo La Vida es Mara. Aproveita para planear a tua viagem à Madeira ao pormenor e da melhor forma possível.
Localização geográfica do Arquipélago da Madeira
O arquipélago da Madeira está localizado a sudoeste da costa portuguesa, no Oceano Atlântico. Está situado a uma distância de 700 km a oeste da costa africana e de 978 km a sudoeste da capital portuguesa, o que representa 1h30 de voo até Lisboa.
Este arquipélago é constituído por um conjunto de ilhas pertencentes a Portugal: a Ilha da Madeira tem uma área de 740,7 km², o Porto Santo 42,5 km², as Ilhas Desertas que ocupam um total de 14,2 km² e Ilhas Selvagens, que são constituídas por três ilhas e dezasseis ilhéus desabitados, detêm uma área de 3,6 km². Das oito ilhas, apenas as duas maiores (Madeira e Porto Santo) são habitadas, tendo, como principais acessos, o Aeroporto da Madeira e o Aeroporto do Porto Santo.
Descobre a Madeira: como lá chegar?
Existem diversas companhias aéreas que voam diretamente desde Portugal para a ilha da Madeira, como é o caso da EasyJet, TAP Air Portugal, SATA, Binter Canarias e Transavia France.
Podes comparar preços de maneira muito fácil através do site da Skyscanner e aproveitar os melhores descontos e viagens lowcost para a Madeira.
Outra opção seria apanhar o Ferry, que faz viagens marítimas com o Navio Armas, com o seguinte roteiro: Portimão-Madeira-Canárias. Atualmente, o Navio Armas não está a fazer estas viagens.
O que visitar na Madeira: principais pontos turísticos
Não há dúvidas de que a ilha da Madeira é um destino ideal para momentos em família e para quem procura aventura, adrenalina, ou simplesmente para quem está em busca paz, sossego e descontrair numa ilha tropical. Mais abaixo descrevemos uma pequena amostra do que poderás visitar na ilha da Madeira, no entanto se quiseres mais informações sobre o que fazer na ilha, consulta o site oficial do Turismo da Madeira.
De que estás à espera? Marca já a tua viagem à Madeira e desfruta do melhor que esta tem para te oferecer.
A Marjorie Lopes do blog Oncotô Travel elaborou uma lista com 5 lugares para fotografar na ilha da Madeira. Passa por lá e descobre tudo!
1. Floresta Laurissilva
A Floresta Laurissilva é uma floresta virgem situada na Ilha da Madeira e foi eleita, em 1999, Património da Humanidade pela UNESCO. Esta floresta húmida, situada na costa norte da ilha, ocupa uma área de 15.000 hectares (cerca de 20% da área total da ilha) e tem caraterísticas subtropicais.
2. Cabo Girão
O Cabo Girão é o cabo mais alto da Europa, com 580 metros de altitude, e é conhecido pela sua plataforma suspensa em vidro (não aconselhável a quem sofre de vertigens). Durante a tua viagem à Madeira, não vais querer perder a vista que o magnífico miradouro do Cabo Girão oferece sobre o mar, Funchal e Câmara de Lobos.
Gostarias de fazer uma excursão ao Cabo Girão + desgustação de vinhos? Reserva já online! Se fores um amante de vinhos, fica a conhecer a história e curiosidades do Vinho Madeira.
3. Pico Ruivo
Para chegar até ao Pico Ruivo, o pico mais alto da Ilha da Madeira e o terceiro mais alto de Portugal (1.861 metros de altitude), terás de percorrer um trilho de 2,8 km a pé, com duração média de 1h30. Mesmo que não estejas habituado a caminhadas, aconselhamos que o faças ao teu próprio ritmo, mesmo que demores mais tempo. Não te arrependerás!
Este é sem dúvida um ponto a salientar no mapa da região e um dos locais que te fará sentir literalmente nas nuvens.
Faz já a reserva de um percurso pedestre na Madeira com guia em português (disponível também noutros idiomas) e com transfer de ida e volta ao hotel incluído.
4. Pico do Arieiro
O Pico do Areeiro é o terceiro pico mais alto da Ilha da Madeira e está situado a 1.818 metros de altitude. O mais alto foi mencionado anteriormente, o Pico Ruivo (1.861 metros) e o segundo mais alto é o Pico das Torres (1.851 metros).
Aconselhamos-te a visitar o Pico do Areeiro pela madrugada para poderes desfrutar de um fantástico nascer do sol. Se, inclusive, tiveres um espírito aventureiro e estiveres bem preparado a nível físico poderás fazer o trilho que liga o Pico do Areeiro ao Pico Ruivo e que dura aproximadamente 3 horas.
5. Jardim Botânico da Madeira
Com magníficas paisagens sobre a cidade do Funchal, o Jardim Botânico da Madeira está localizado na Quinta do Bom Sucesso, cobrindo uma área de 80.000 m².
Para aproveitares ao máximo o melhor que a ilha da Madeira tem para te oferecer, aconselhamos que uses o teleférico para o Jardim Botânico da Madeira, que se situa na Quinta do Bom Sucesso, na cidade do Funchal. A viagem de teleférico é feita entre a freguesia do Monte e o Jardim Botânico da Madeira e é imperdível. Tem atenção ao horário do Jardim Botânico: das 9h às 18h.
🍀 Reserva atividades, excursões e visitas guiadas para a Madeira aqui.
📸 Para mais destinos inspiradores, segue-nos no Instagram.
Olá,
A Madeira é de fato uma pérola insular.
Obrigado pelo excelente conteúdo.
É verdade! Muito obrigada pelo seu comentário 🙂
Sabe quando a ilha estará aberta ao turismo novamente?
Em princípio, se tudo correr bem, será no início de julho 🙂