Lago di Como: O eterno paraíso em fotografias nunca vistas

Lago di Como

Partilhamos contigo novas fotografias do Lago di Como, uma das nossas viagens preferidas e que vamos para sempre guardar nas nossas memórias.

Depois de vários artigos sobre a Ilha da Madeira, recuperamos as nossas viagens internacionais com um artigo de celebração da nossa viagem ao Lago di Como, um ano depois. Foi durante o mês setembro de 2021 que visitámos este sítio e acabámos por ficar surpreendidos com a beleza com a qual nos cruzámos as zonas altas da Lombardia.

O Lago di Como é um paraíso, onde encontramos montanhas de tons verdes, que contrastam na perfeição com o azul da água que as toca. A cerca de 1 hora de Milão, o Lago di Como tem muito para oferecer, desde pequenos e coloridos vilarejos, a praias calmas e pouco movimentadas, ou os bares e cafés que são incríveis para um aperitivo. A profunda nostalgia que sentimos atualmente comprova o quão imprescindível é visitar este local, por isso vamos celebrar juntos o Lago di Como em fotografias.

O que vai fazer em Como?

Fotos da cidade de Como

Cidade de cultura e onde começa o lago, Como é conhecida pela sua arquitetura, pela sua arte românica e pela singularidade artística. Digamos que é uma cidade maravilhosa, muito rica em história e em igrejas que realmente tocam o sol. Desde o funicular que te leva até Brunate à impressionante Cattedrale di Santa Maria Assunta – Duomo di Como (com início de construção em 1396 e completa apenas em 1740), esta é uma cidade muito admirada em todas as suas esquinas.

Lago di Como
Duomo di Como © lavidaesmara

De destacar ainda a Porta Torre, o Castello Baradello, Basilica di San Fedele, como locais marcantes e que realmente fazem a diferença a quem pretende ficar conhecer esta metrópole.

Como pode ser uma cidade pequena, mas é ótima para descansar minutos antes de partir à descoberta do Lago di Como a bordo de uma das suas embarcações.

Lago di Como
Duomo di Como © lavidaesmara

A cidade de Como não está apenas ligada à Idade Média como foi pólo percursor de tecnologias de hoje. Foi ali que nasceu, Alessandro Volta (1745 – 1827), o pioneiro da eletricidade e inventor da pilha voltaica em 1799.

Curiosidades à parte, achámos curioso que a cidade de Como é demasiado escura durante a noite, pelo menos nas zonas residenciais. Algo excepcional para o local que diz ser o berço do pai da eletricidade.

Mas basta de falarmos apenas da cidade de Como, queremos mesmo mostrar-te mais sobre o 3º maior lago de Itália. Vejamos assim mais fotografias das suas vilas.

Fotos das vilas do Lago di Como

Tivemos oportunidade de visitar algumas das vilas mais pitorescas do Lago di Como, que podes conhecer em pormenor no nosso artigo sobre um passeio de barco no Lago de Como.

Mesmo assim, queremos continuar a partilhar contigo as melhores fotografias do Lago di Como e achamos que este artigo é para ti. São tantos os locais que consegues visitar num só dia, tão longínquos e escondidos entre as montanhas que circundam o lago, como por exemplo Varenna, Bellagio e Menaggio. Mas há mais. O Lago di Como também tem alguns segredos.

Menaggio em Itália
Menaggio em Itália © lavidaesmara

Sabias que no Lago di Como dizem ter existido criatura marinha com fortes semelhanças o monstro do Lago Ness na Escócia? Supõe-se que se trate de um lariosaurus, réptil aquático com cerca de 235 milhões de anos, atualmente extinto. Dizem ter encontrado vestígios da criatura em 1830, além de várias cavernas a 410 metros de profundidade que serviram provavelmente de refúgio para esta criatura.

Poema em Varenna
Poema em Varenna © lavidaesmara

Não encontrámos monstros na nossa viagem ao Lago di Como, mas encontrámos vários refúgios onde é possível relaxar por várias horas durante a excursão. Em Varenna, um dos locais a não perder é a Passeggiata degli Innamorati, onde temos vistas deliciosas sobre o lago. Uma das coisas que mais nos surpreendeu neste local foi o poema embutido numa das paredes, da autoria do escritor David Maria Euroldo (1916 – 1992), que realmente declama alguma da magia do Lago di Como.

Depois da nossa aventura nestas vilas, voltámos à cidade de Como onde tivemos a possibilidade de assistir a um pôr do sol radiante. Também não ficámos indiferentes a Lecco, a cidade que se encontra a sudeste do Lago di Como e popular por ser o berço da obra “Os Noivos”, do romancista Alessandro Manzoni.

Lago di Como
Lago di Como © lavidaesmara

Como planear uma viagem ao Lago di Como?

Ainda tens dúvidas sobre como planear uma viagem ao Lago di Como? Temos as melhores dicas para conseguires organizar as férias dos teus sonhos, com total segurança e o máximo conforto.

O que vai fazer em Como?

Faz como nós e começar a explorar os preços dos voos de Portugal até Milão Malpensa ou Milão Bérgamo. Existem voos diretos com a TAP Portugal, Easyjet e Ryanair. Nós voámos até Milão Malpensa, mas independentemente da opção escolhida deves ter em conta uns 100€ para os transfers até Como.

Lago di Como
Lago di Como desde Lecco © lavidaesmara

Explora depois os alojamentos na página oficial do Booking. Nós ficámos no alojamento A Casa di Irene, muito tranquilo e com espaço suficiente para casais ou famílias.

Caso estejas interessado em reservar as excursões e tours mais baratas aproveita para conhecer as ofertas da Civitatis. Existem passeios fantásticos por toda a Lombardia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *