Lagoa Azul em Comino: O que ver na ilha mais paradisíaca de Malta?

Lagoa Azul

Queres visitar a Lagoa Azul em Comino? Descobre tudo sobre a ilha mais paradisíaca de Malta e o nosso lugar favorito da nossa viagem.

Comino é o destino mais natural de Malta. É a terceira maior ilha deste país mediterrâneo e apesar de ser muito pequenina – tem apenas 3,5 km2 – conseguirás passar ali os melhores momentos das tuas férias. Tudo isso porque em Comino encontra-se a mítica Lagoa Azul, o lugar preferido para quem procura banhar-se em deslumbrantes águas de cor azul-turquesa.

Outrora um refúgio de piratas, Comino é hoje uma das ilhas mais visitadas da Europa, que se enche de turistas sobretudo no verão. A areia branca e o mar azul transmitem uma sensação de paz e frescura que não encontrarás em mais nenhum lugar. Aliás, Comino é uma ilha tão importante que é uma reserva natural.

Comino
Ilha de Comino © lavidaesmara

Como ir de Malta a Comino?

Gostarias de visitar Comino mas não sabes como lá chegar? Para ir de Malta a Comino recomendamos-te a optar por uma excursão que parta desde Valletta ou desde Sliema. Nós fizémos uma excursão de Malta a Comino num só dia, que nos correu lindamente. Visitámos Malta durante o inverno e não fazia muito sentido ficar lá muito tempo. Mesmo assim, visitar Comino estava na nossa lista de prioridades.

Em vez de uma excursão, poderás também apanhar no porto do Cirkewwa um ferry de Malta para Comino. A viagem demora cerca de 25 minutos para chegar a Comino, enquanto o regresso demora 35 minutos. Na verdade, são feitas várias viagens de ida e volta. No verão são feitas viagens adicionais e os bilhetes custam 13€.

Todas as informações sobre as viagens de ferry de Malta a Comino podem ser conhecidas na página oficial da Comino Ferries Co-Op, a companhia gestora deste serviço.

Comino
Grutas e Torre de Santa Maria em Comino © lavidaesmara

O que ver na Ilha de Comino?

Agora que já conheces como chegar a Comino, apresentamos uma lista das principais atrações desta ilha. A nossa viagem a Comino fez-se depois de passearmos por Gozo. Eis algumas das atividades:

  • Lagoa Azul;
  • Lagoa de Cristal e cavernas;
  • Baía de Santa Maria;
  • Saint Mary’s Battery;
  • Miradouro e Torres de Santa Maria;
  • Excursão de barco pelo norte de Comino.

Sabias que em Comino só vivem 3 pessoas? É um lugar imperdível, indicado para os amante dos melhores destinos de praia no verão. Vale a pena conhecer a Lagoa Azul que é para muitos a praia mais paradisíaca de Malta!

Lagoa Azul: a mítica Blue Lagoon em Comino

Lagoa Azul em Comino
Lagoa Azul em Comino © lavidaesmara

A primeira coisa que vimos quando chegámos a Comino foi a Lagoa Azul. É realmente uma das melhores praias do mundo e mesmo que Malta não seja o melhor destino de praia – continuamos a recomendar vivamente uma visita à Ilha da Madeira e ao Porto Santo para isso – é um paraíso na terra.

A Lagoa Azul encontra-se entre a ilha de Comino e o ilhéu de Cominotto, e ali existe muita areia branca que permite às águas serem de azul turquesa muito claras. Mesmo durante a época fria é fácil distingui-la. Além das vistas para o oceano, recomendamos-te a saborear fruta fresca que é vendida num carro ambulante em Comino.
A ilha é muito pequena, mas tem infraestruturas suficientes, como casas de banho e hotéis. Não te vai faltar nada para visitar a ilha.

Comino
Comino em Malta © lavidaesmara

Devido à promoção turística a Lagoa Azul é um dos locais mais sobrelotados de Malta no verão. Aliás, a temperatura da água nesta altura pode chegar aos 28°C o que atrai vários turistas e locais. Se queres fugir da multidão, é melhor visitar a Lagoa Azul noutra altura, por exemplo nos inícios de outubro ou mesmo em maio ou junho. Terás espaço suficiente para estender a tua toalha!

Torre de Santa Maria em Comino

A Torre de Santa Maria em Comino é uma torre de observação que data do século XVII e que foi mandada construir pelo Grão-Mestre de Wignacourt. Desde o ferry que partiu na nossa excursão a Comino é possível contemplar este grande edifício quadrado, cujas paredes contam com 6 metros de espessura!

A Torre de Santa Maria em Comino permite uma viagem ao passado, aos tempos em que servia para alertar os residentes de Gozo e Malta para o caso de algum ataque marítimo. Caso a tua viagem até Comino dure mais algumas horas, poderás caminhar até à Torre de Santa Maria desde a Lagoa Azul. O percurso tarda 20 minutos.

Torre de Santa Maria
Torre de Santa Maria em Comino © lavidaesmara

Sabias que durante os anos de 1798 a 1800, período em que Malta esteve sob domínio francês, a Torre de Santa Maria em Comino foi utilizada como prisão? Depois disso foi abandonada e o seu restauro aconteceu entre 2002 e 2004.

Grutas de Santa Maria em Comino

Grutas de Santa Maria
Grutas de Santa Maria © lavidaesmara

Do paraíso da Lagoa Azul terminamos a nossa viagem por Comino ao visitar as grutas de Santa Maria. As cavernas são formações rochosas de calcário e são muito bonitas, sobretudo se estiver a bater o sol, como podes observar nas nossas fotografias.

Encontram-se no canto nordeste da ilha e a partir dali conseguirás contemplar rapidamente a Torre de Santa Maria.

Baía de Santa Maria em Comino

A mais isolada e calma Baía de Santa Maria em Comino é um dos melhores lugares da Europa para descontrair e esquecer os problemas do quotidiano. Para muitos turistas é o melhor lugar para acampar nas ilhas maltesas, uma vez que permiti estar longe da civilização.

Embora existam algumas áreas protegidas, a Baía de Santa Maria em Comino tem espaço suficiente para todos e contarás com algumas árvores que podem servir de sombra enquanto vais a banhos. A praia da Baía de Santa Maria em Comino conta com a presença nadador-salvador durante o verão, por isso é um lugar seguro para mergulhos e também para praticar alguns desportos como canoagem ou snorkel. Se não queres ir a banhos, podes sempre fazer um passeio num mini-carro para conhecer a ilha.

Existe algum hotel na Ilha de Comino?

Existe sim um hotel em Comino. Trata-se com do Comino Hotel and Bungalows na Baía de San Niklaw, mas que se encontra permanentemente encerrado. Desde 2020 existe um plano para requalificação dos edifícios que visa transformar o estabelecimento num espaço moderno, com auto-suficiência a nível energética. No entanto, não existem detalhes sobre o processo ou se o projeto vai seguir em frente.

Portanto, se queres visitar Comino em Malta talvez faça sentido ficar no hotel junto ao porto de Mgarr em Gozo ou ficar no hotel junto ao porto de Ċirkewwa na Ilha de Malta.

Mapa de Comino: Onde é que fica a Lagoa Azul?

No mapa de Comino poderás saber onde é que fica a Lagoa Azul, o lugar mais encantador de Malta. Designada em maltês de Kemmuna, a ilha de Comino é obviamente uma ilha minúscula. Curiosamente a ilha de Comino tem esta designação, porque rapidamente nos deparamos com muito cominho, planta típica no Egito e que é utilizada por exemplo para preparar hummus.

Queres conhecer mais sobre a Ilha de Comino e a Lagoa Azul? Segue as nossas excursões e aventuras no nosso Instagram.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *