Maravilhas da Costa Blanca: descobre o guia completo de viagem

Cala del Portixol

Descobre todas as coisas que podes fazer na Costa Blanca, neste guia de viagem completo e inesquecível por Alicante, Benidorm e Altea.

Já alguma vez sonhaste visitar a Costa Blanca? Desde há algum tempo sonhamos voltar a Espanha e enquanto nos preparamos para uma nova viagem ao país, decidimos retirar do nosso baú de memórias as belas fotografias da Costa Blanca.

Esta região costeira pertencente à Comunidade Valenciana é excelente para qualquer altura do ano, pois as suas temperaturas são sempre agradáveis e o sol não hesita em brilhar. 

Mesmo que receba milhares de turistas, não fossem as praias da Costa Blanca as mais bonitas de Espanha, este local tem um lado mais natural, selvagem e tranquilo por descobrir. Preparámos este guia completo de viagem à Costa Blanca para todos aqueles que queiram aproveitar a região durante muito tempo.

Onde fica a Costa Blanca em Espanha?

A Costa Blanca é uma das áreas costeiras mais famosas da Espanha, localizada na província de Alicante, na Comunidade Valenciana.

A Costa Blanca dispõe de mais de 200 quilómetros de costa mediterrânica, desde Dénia até Pilar de la Horadada. Abaixo, poderás observar a Costa Blanca no mapa.

Entre as características da Costa Blanca destacamos as falésias e planícies desérticas, com várias dunas, arbustos e palmeiras. É um lugar encantador, pela forma como o verde de algumas árvores mistura-se com o tom amarelado das rochas e o branco da areia. Uma experiência visual imperdível, que tem como pano de fundo as águas cristalinas. 

Em algumas zonas, é também possível contemplar palmeiras, amendoeiras e laranjeiras, que dão um toque colorido e mágico à Costa Blanca. 

Atividades para fazer na Costa Blanca

Cala Portitxol
Cala Portitxol © lavidaesmara

Há muitas atividades para fazer na Costa Blanca, desde relaxar nas praias até explorar a cultura e a história da região.

Deixamos-te as principais experiências que te poderão deliciar durante vários dias:

  • Praias da Costa Blanca: para visitar sozinho, em família ou com os amigos. Entre as melhores praias e calas da Costa Blanca destacamos a Cala de Portitxol em Jávea, a Praia de San Juan em Alicante, a Praia de Levante em Benidorm e a Praia de la Granadella em Jávea;
  • Caminhadas pela Costa Blanca: o local conta com inúmeras trilhas para caminhadas capazes de te surpreender com as suas vistas panorâmicas e sons envolventes. O Parque Natural del Montgó, perto de Jávea, e o Parque Natural de la Serra Gelada (El Albir) são apenas duas das opções. Além de subires ao topo destas montanhas, explora cavernas como as de Canelobre em Busot e as Cavernas de Calaveras em Benidoleig;
  • Festivais tradicionais: a Costa Blanca é rica em cultura, portanto não falhes a oportunidade de desfrutar de um dos seus inúmeros festivais de comida e vinho. Podes também celebrar a história da região como o Festas de Mouros e Cristãos de Alcoy;
  • Música e cinema: podes desfrutar de experiências de música na Costa Blanca, com o Benidorm Fest (que seleciona a canção espanhola para a Eurovisão), ou aproveitar uma sessão de cinema no Rural FilmFest, uma experiência de cinema itinerário, que percorre a Costa Blanca de lés a lés, com exibições ao ar livre e tours para dar a conhecer aos espectadores as aldeias históricas;
  • Meditação e retiro: para os amantes de slow travel que têm muito tempo para explorar esta zona de Espanha, podem aproveitar para rejuvenescer a mente, o corpo e o espírito, com um dos muitos retiros pela Costa Blanca. Existem projetos de meditação guiada, caminhadas silenciosas e práticas de respiração que vão tornar a experiência de viagem na Costa Blanca mais enriquecedora.
Costa Blanca
Costa Blanca © lavidaesmara

Quais são as principais cidades e vilas da Costa Blanca?

Como a Costa Blanca é um dos nossos sítios preferidos de Espanha não faltam coisas para fazer e vilas para conhecer.

Miradouro da Cruz del Portitxol
Miradouro da Cruz del Portitxol © cortesia de Céline Claude

A região é caracterizada pela sua diversidade, por todos os seus cantos disporem de uma personalidade própria e pelas atividades disponíveis. Eis as principais cidades e vilas da Costa Blanca (ordenadas por ordem alfabética):

– Alicante;
– Altea;
– Benidorm;
– Benissa;
– Calpe;
– Dénia;
– Elche;
– Guardamar del Segura;
– Jávea (também conhecida como Xàbia);
– Moraira;
– Orihuela Costa;
– Pilar de la Horadada;
– Santa Pola;
– Torrevieja;
– Villajoyosa. 

Agora vamos dar-te a conhecer as principais razões para visitar a Costa Blanca e o que fazer em cada uma destas vilas. 

O que fazer em Dénia?

farol em Dénia
Farol em Dénia © lavidaesmara

Dénia é famosa pelo Castelo de Dénia com mais de 2 mil anos de história, posicionado no pequeno monte de 60 metros. Para visitá-lo, deverás fazer uma caminhada a pé e o preço dos bilhetes começa a partir dos 3 euros.

Mas não só de fortificações se caracteriza Dénia. A cidade vale muito a pena pelas suas praias de areia branca. Vais adorar passear junto das embarcações e caminhar pelo centro histórico de Dénia. Poderás parar para almoçar na Carrer de Loreto, a rua com ampla oferta de restaurantes.

Dénia
Promenade em Dénia © lavidaesmara

Nós ficámos alojados num condomínio fechado, portanto desfrutámos um pouco do verão de uma forma mais íntima graças à piscina privada.

Entre as atividades disponíveis em Dénia recomendamos-te ainda um passeio de barco, com excursões diárias durante a temporada alta, assim como uma visita ao Parque Natural do Montgó. As vistas naturais são deslumbrantes e conta-se uma rica variedade de fauna e flora.

O que fazer em Alicante?

Se gostas de castelos, vais adorar o Castelo de Santa Bárbara em Alicante, a icónica capital da Costa Blanca e uma cidade histórica que remonta aos tempos dos romanos. O castelo, com 160 metros de altura, data do século IX, ainda de origem muçulmana e que, após a conquista dos cristãos, acabaria por sofrer remodelações.

Embora não esteja longe do mar, a caminhada até ao topo é exigente, sobretudo nos dias de calor. De qualquer maneira, vale a pena pelo sentido de superação e pela vista panorâmica. Existem várias tours gratuitas ao Castelo de Santa Bárbara, muito importantes para quem pretende conhecer mais sobre a sua história.

Não te esqueças de visitar o Mercado Central de Alicante, muito animado e com produtos frescos. Percorre também o bairro histórico “El Barrio”, popular pelas ruas estreitas.

A promenade da Avenida Conde de Vallellano, que os habitantes da cidade chamam Esplanada de Alicante, é um grande passeio que percorre parte do porto, muito semelhante à calçada portuguesa.

O que fazer em Altea?

Altea é uma pitoresca cidade costeira da Costa Blanca, com ruas acidentadas e sinuosas. Mesmo assim, a cidade vale a pena pela praia e vistas privilegiadas para o pôr do sol em Espanha. A cidade é igualmente conhecida pelas lojas de artesanato e mercados de rua.

Começa o teu passeio pela praças charmosas da Cidade Velha de Altea ou pelo Paseo Marítimo, especialmente se quiseres colocar conversas em dia à beira-mar. Depois, poderás subir até à Igreja de Nossa Senhora de Consuelo, de cúpula azul, contemplada desde toda a cidade. Aqui existem alguns dos melhores restaurantes da Costa Blanca, perfeitos para jantar ou tomar um aperitivo com vistas de cortar a respiração.

Os mais aventureiros e com tempo, deverão subir a Serra de Bernia, com uma altura de 1129 metros e com vistas incríveis. Ali, poderás fazer um percurso pedestre de cerca de 9 km desde o rio Algar até à Sierra del Ferrer, passando pelo barranco de Mascarat. O ponto de partida é o Mirador del Pònt de Montcau, que se encontra a 12 quilómetros a norte de Altea.

poema em Alte
Poema em Altea © lavidaesmara

O que ver em Benidorm?

Benidorm
Benidorm © lavidaesmara

Benidorm é uma das cidades mais turísticas da Costa Blanca, com um litoral impressionante e uma vida noturna agitada. No entanto, existem vários sítios calmos, como o passeio marítimo, com vista para as praias e para os arranha-céus. Curiosamente, Benidorm é carinhosamente apelidada de Nova Iorque do Mediterrâneo.

Aliás, é aqui que vamos encontrar um dos hotéis mais altos da Europa com 52 andares e o edifício de apartamentos mais alto da União Europeia (ver fotografia abaixo), concluído em 2021. Tem forma de “M”, conta com 187 metros de altura e 47 andares.

Benidorm
Intempo em Benidorm © Unsplash

Não podes deixar passar a oportunidade de visitar o Miradouro do Castelo de Benidorm, mimado com varandas brancas e que darão um ar mais suave às tuas fotografias de entardecer. Vais sentir-te tão bem neste lugar, seja pelo som das ondas seja pelas cores dos edifícios.

As praias de Benidorm são excecionais durante todo o ano, graças ao clima mediterrânico, com 3.000 horas de sol e temperaturas amenas – agosto é, no entanto, um mês muito quente. Se gostas de caminhadas e trekking deves subir ao Parque Natural da Serra Gelada, com 5 mil hectares e 300 metros de altura. Uma das suas trilhas principais conta com 8 quilómetros e irás demorar 4 horas para terminá-la.

Playa de Levante, Benidorm, Spain
Playa de Levante, Benidorm © lavidaesmara

Por último, Benidorm oferece uma grande variedade de gastronomia nacional com restaurantes locais, outros andaluzes, asturianos, murcianos e, claro, a famosa zona basca onde encontrarás pintxos quase tão deliciosos como no País Basco.

Aproveita as várias excursões e tours de Benidorm e percorre os seus principais ícones da cidade.

Melhores coisas para ver e fazer em Calpe

Penyal d'Ifac
Penyal d’Ifac © Unsplash

Entre Moraira e Altea encontramos Calpe, cidade da Costa Blanca que fica na memória de todos pelo rochedo de Penyal d’Ifac. Em Calpe (ou Calp) percebe-se como na Costa Blanca há uma combinação preciosa entre a vida humana, o turismo e a vida selvagem.

O Penyal d’Ifac conta com 330 metros e abriga centenas de espécies de aves, tornando-se local crucial de preservação da biodiversidade de Espanha. Poderás fazer uma caminhada pelo Penyal d’Ifac, que embora seja desafiadora, oferece uma vista incrível.

Se preferires ficar só pelas praias, Calpe tem várias opções, como a Praia de Calpe e a Praia de La Fossa.

miradouro do Monte Toix
Miradouro do Monte Toix © lavidaesmara

O o seu centro histórico – amuralhado – é um verdadeiro labirinto. Para além dos restaurantes, encontramos o Mercado Municipal com peixe fresco e queijos locais. O miradouro do Monte Toix é realmente fantástico (foto anterior), e dali vais conseguir observar o Penyal d’Ifac, as praias e o Mar Mediterrâneo.

Termina a tua viagem por Calpe, na lagoa de água salgada Les Salines. Até 1988 era um local de extração de sal, sendo agora uma área protegida onde habitam várias espécies, como flamingos, que vão despertar a tua atenção.

O que ver em Jávea?

Cala Granadella
Cala Granadella © Wikimedia Comuns

O que estás a achar deste nosso guia completo pela Costa Blanca? Até agora terás descoberto as principais atrações turísticas desta zona e terás apanhado muito sol – e talvez algum vento.

Seguimos a nossa slow travel pela Costa Blanca e partimos para a cidade de Jávea (ou Xàbia) muito apelativa pelas suas praias e enseadas. A areia fina e águas límpidas são únicas, nomeadamente na Playa del Arenal, na Cala Blanca e também na Cala Granadella (foto anterior). Esta última trata-se de um verdadeiro paraíso que rapidamente se confunde com uma praia das Caraíbas

Cala del Portixol
Cala del Portixol © lavidaesmara

No nosso lugar preferido da Costa Blanca é a Cala Portitxol. 

Curiosamente, a nossa viagem até à Cala Portitxol não foi programada e confiámos numa amiga que por ali vivia e que já a conhecia. Pelos arredores, de Jávea existem também falésias e vegetação nativa mediterrânea, que merecem o olhar atento da tua câmara fotográfica.

Mirador em Jávea
Penhascos da Costa Blanca vistos desde Jávea © lavidaesmara

O que ver e fazer em Moraira?

Moraira é uma das vilas mais pequenas da Costa Blanca, mas que continua a ser aprecida pelas suas praias e calas.

Destacamos duas praias, a Cap Blanc, que te irá conquistar pela vista para o Penyal d’Ifac de Calpe e também a Playa del Portet, uma praia bastante central, onde encontramos águas calmas e também vários restaurantes, para quem aprecia um almoço ou jantar junto ao mar.

Playa del Portet
Playa del Portet em Moraira © lavidaesmara

A Praia Ampolla em Moraira é igualmente envolvente, com areia muito macia, convidativa para toda a família.

Playa del Portet vazia
Playa del Portet em Moraira © lavidaesmara

Recomendamos-te também a percorrer o centro histórico de Moraira onde encontramos famosas fortificações, como por exemplo, o Castello de Moraira – localizado numa elevação rochosa com vista para a praia de Ampolla – e a Torre vigía del Cap d’or.

Por ser um local mais pequeno conseguirás encontrar a melhor qualidade de horchata, a bebida fresca comum na Comunidade Valenciana, habitual em gelatarias e cafés.

O que ver em Villajoyosa?

Villajoyosa
Villajoyosa © Unsplash

À procura de casas coloridas na Costa Blanca? Villajoyosa é uma das vilas que tens mesmo de explorar se procuras algo ligeiramente fora do comum.

Aqui vais encontrar edifícios muito pitorescos, assim como fábricas de chocolate, que tivemos oportunidade de visitar. Deverás visitar a Fábrica de Chocolate da Valor, onde é possível conhecer o processo de produção de uma das marcas de chocolate mais famosas do mundo.

Além do chocolate e dos torrões, Villajoyosa oferece uma cozinha muito apelativa, com arroz negro, arroz à la banda e o suquet de peixe, assim como as icónicas tapas. Além de ser muito bonita, Villajoyosa é relativamente mais barata que as outras cidades da Costa Blanca, revelando-se um destino imperdível.

Varandas dos prédios em Villajoyosa
Villajoyosa © lavidaesmara

A principal praia é a Playa la Villajoyosa, com mar azul brilhante e onde as casas coloridas apresentam-se como pano de fundo. Já a Playa El Paraíso é um paraíso, onde a baía extensa garante espaço para todos.

O que fazer em Benissa?

Catedral de La Marina - Iglesia de la Puríssima Xiqueta
Catedral de La Marina – Iglesia de la Puríssima Xiqueta © lavidaesmara

Terminamos o nosso guia de viagem completo pela Costa Blanca com Benissa, uma cidade da província de Alicante que chama à atenção de vários turistas. Benissa está a 70 quilómetros a norte de Alicante e a 120 quilómetros a sul de Valência, tornando-se num local rapidamente alcançável de carro.

Aquilo que te recomendamos a fazer em Benissa é um mergulho numa das suas praias.A baía de Les Bassetes, na fronteira entre Benissa e Calpe oferece vistas maravilhosas da costa e vários painéis explicativos sobre a micro-reserva de flora, o que confere a Les Bassetes um elevado valor ecológico e ambiental. Outras praias de Benissa que te vão conquistar são a Praia de la Fustera e a Cala Pinets, perfeitas para relaxar e nadar nas águas cristalinas do Mediterrâneo.

Catedral de La Marina - Iglesia de la Puríssima Xiqueta
Catedral de La Marina – Iglesia de la Puríssima Xiqueta © lavidaesmara

Para aqueles que gostam de experiências históricas, é melhor colocarem na agenda uma visita ao Museu Casa dels Abargues, localizado no interior de um antigo palácio do século XVIII e que conta a história da cidade e dos seus habitantes.

Quanto ao centro histórico de Benissa é possível visitar a Catedral de La Marina – Iglesia de la Puríssima Xiqueta, com duas torres que podem ser contempladas desde vários pontos da cidade, e arcos interiores, que combinam expressões do estilo Romântico e Renascentista. Já os mais aventureiros, poderão aproveitar Benissa para algumas atividades de senderismo ou até mesmo ciclismo junto à costa.

Se a Costa Blanca é mesmo uma viagem de sonho, não percas para descobrir mais sobre Valência e os seus arredores. Outro dos sítios que gostamos imenso por estes lados é o Parque Natural de la Albufera, onde se come divinalmente bem! 

One reply to “Maravilhas da Costa Blanca: descobre o guia completo de viagem”

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *