Qual a melhor altura para visitar a Madeira? Sabe o que podes fazer nos diferentes meses na pérola do Atlântico com o nosso guia completo.
Estás a pensar visitar a Madeira e não sabes qual a melhor altura do ano para fazê-lo? Sem quaisquer surpresas, viajar à Madeira é sempre uma boa ideia, independentemente da data do teu voo. A pérola do Atlântico tem temperaturas anuais amenas que variam, em média, entre os 17ºC e os 26ºC.
Com tanto calor, não nos admiremos de quem compara a Madeira ao Havaí. Há dias tão húmidos que a sensação térmica é ligeiramente mais alta! Ao longo deste artigo vamos dar-te a conhecer as razões pelas quais deves visitar a Madeira nos diferentes meses do ano, até onde poderás ir e aquilo que não podes mesmo perder.
Se ainda não conheces o nosso roteiro de 10 dias pela Madeira e Porto Santo não te esqueças de lê-lo com atenção. Este artigo sobre qual a melhor altura do ano para visitar a Madeira pode ser utilizado como texto complementar, para ajudar-te a desfrutar da melhor experiência de viagem. Prepara-te para aquilo que te espera, porque há muita coisa a acontecer.
Visitar a Madeira em janeiro
O ano na Madeira começa com aquele que é provavelmente um dos melhores espectáculos de fogo de artifício da Europa. Já vencedor do Guiness World Records, o fim de ano na Madeira começa com muita luz e música na baía do Funchal. Além disso, até à primeira semana de janeiro poderás contemplar a iluminação natalícia, que enche a alma dos madeirenses e conquista vários turistas alemães, ingleses, franceses, espanhóis, portugueses e italianos que chegam à Ilha.
De resto, o mês de janeiro na Madeira também reserva boas surpresas. Como dizem as nossas avós “janeiro fora cresce uma hora” e isso é bem verdade. Não só os dias começam a ser mais longos, como as temperaturas ficam mais agradáveis. O lavidaesmara adora passar o mês de janeiro na Madeira a percorrer a ilha em passeios mais demorados, para contemplar com calma a sua beleza.
Visitar a Madeira em fevereiro
O mês de fevereiro na Madeira está associado ao Carnaval como não poderia deixar de ser. Existem vários cortejos alegóricos e festas temáticas durante este mês, mas gostaríamos de salientar o Cortejo do Trapalhão, onde se realizam sátiras carnavalescas, políticas e sociais e a icónica Noite dos Travestis. Atividades de lazer na Madeira que começam cedo e vão pela noite dentro.
Para quem prefere experiências mais intimistas, o mês de fevereiro na Madeira pode ser fantástico para fotografar as paisagens bucólicas da floresta Laurissilva, com ondas de nevoeiro ao estilo da série Twin Peaks. Um dos lugares que mais gostamos de visitar em fevereiro na Madeira é a freguesia do Santo António da Serra, na qual poderás saborear a deliciosa sidra e contactar de perto com animais selvagens na Quinta do Santo da Serra.
Visitar a Madeira em março
Março é um mês muito tranquilo na Madeira. Se a Páscoa ocorrer neste mês poderemos contar com algumas decorações pela cidade, mesmo assim é uma altura fantástica para visitar museus, como o Museu Quinta das Cruzes no Funchal ou sentir a brisa fresca num entardecer num rooftop.
Se a primavera teimar em chegar, recomendamos-te a passar uns dias no coração da natureza. Aproveita para marcar uns dias de descanso na Casa da Pedra no Faial ou para fugir até à Ponta do Pargo, onde encontramos as irreverentes cottages que parecem casas rústicas do Reino Unido. Ambas propriedades são gerida pela empresa Amazing Madeira e são excelentes escolhas para estadias de 7 a 10 dias na região.
Visitar a Madeira em abril
Visitar a Madeira em abril é uma prática recorrente dos fãs do evento MIUT® – Madeira Island Ultra Trail. No sentido noroeste sudoeste, a partir do concelho do Porto Moniz é possível percorrer os pontos mais altos da ilha da Madeira. Terás a possibilidade de contactar com a natureza no seu estado puro, com vistas deslumbrantes sobre as zonas Fanal, Ribeira da Janela, Pico do Areeiro e Encumeada.
O MIUT® – Madeira Island Ultra-Trail é um evento de trail-running organizado pelo Clube de Montanha do Funchal e regressa a 22 de abril de 2023. No total consiste em 5 provas MIUT 115, MIUT 85, MIUT 60, MIUT 42 e MIUT 16. A inscrição para a próxima edição pode ser feita online (na página oficial do MUIT) e o evento promete agitar os amantes de desportos radicais!
Outra opção para o mês de abril na Madeira é uma visita ao Jardim Botânico do Funchal, com bilhetes a 6 euros para adultos e uma atividade única para ver as espécies de plantas e flores madeirenses a desabrocharem.
Visitar a Madeira em maio
Maio é o mês da Festa da Flor, evento que deixa a ilha da Madeira com taxas de ocupação hoteleira bem próximas dos 100%. Visitar a Madeira em maio é quase um luxo, afinal poderás ver algumas das suas flores endémicas a brilharem nos jardins. Alguns desses exemplares são: a roseira-brava (Rosa mandonni), a cabreira (Phyllis nobla), o Hipericão canariense, o gerânio madeirense (Geranium Maderense), o orgulho da Madeira ou massaroco (Echium Candicans) ou a Urze-das-vassouras (Erica platycodon).
Em maio normalmente decorre a Feira do Livro no Funchal e o evento Madeira Classic Car Revival, uma exposição ao ar livre de carros clássicos. Em maio gostamos especialmente de visitar o Arco de São Jorge, onde encontra-se os jardins da Quinta do Arco, com uma das maiores coleções de roseiras de Portugal. Ao final do dia, o mês de maio começa já a inspirar os melhores pôres de sol, mesmo que ainda sejam noites frescas.
Visitar a Madeira em junho
Junho é um bom mês para visitar a Madeira? Sem dúvida. As temperaturas começam a abrir o apetite para idas a banhos e os madeirenses têm mais vontade de sair à rua. Aliás, neste mês decorre o Festival do Atlântico. Trata-se de um festival de pirotecnia e música que decorre na Pontinha todos os sábados às 22h.
Com duração de 20 minutos, o evento vai deslumbrar os turistas, mas atenção porque os madeirenses gostam de chegar cedo ao centro do Funchal para estacionar os seus carros. Quanto às opções de mergulhos, a praia do Forte de São Tiago, na Zona Velha do Funchal, é excelente para começar esta rotina dos meses de verão. Existem vários bares e restaurantes para almoços e jantares.
Visitar a Madeira em julho
O mês de julho na Madeira é sinónimo de muito turistas e também de visitas de alguns dos nossos melhores amigos internacionais que adoram seguir os roteiros de viagens criados por nós. Durante o mês de julho gostamos de percorrer as principais levadas da Madeira, como a Levada da Lagoa do Vento e terminar o dia com um pôr do sol num katamaran em alto mar.
Se ver golfinhos e baleias num só dia e banhar-se nas águas mais quentes do Oceano Atlântico não for suficiente, recomendamos-te a festejar a vida num dos vários festivais de música da Madeira. A música de diferentes géneros vai soar bem alto no Parque de Santa Catarina, que é palco do Summer Opening. No outro lado da ilha poderás vibrar com as melodias da Semana do Mar no Porto Moniz, o maior e mais eclético festival de música da Madeira. Nessa zona encontramos também as Piscinas Naturais do Porto Moniz, das mais bonitas da Europa. Músicas e banhos no mar nunca estiveram tão bem reunidos.
Visitar a Madeira em agosto
Nosso querido mês de agosto, passamos o mês inteiro num arraial… A Madeira é um jardim de tradições culturais como os poderosos arraiais como o Arraial do Monte que decorrem desde o dia 9 de agosto até ao dia 14 de agosto. Esta é a festividade da padroeira da Madeira, Nossa Senhora do Monte e a altura certa para reunir a família local e de fora. Ao longo de todo o mês, são vários os arraiais até à meia-noite na freguesia de São Roque, no Funchal, com muita animação e fogo de artifício. No final do mês o norte da ilha enche-se de muita gente não fossem as Festas em honra de São Vicente, que anualmente recebem vários cantores populares e os principais DJ’s da Madeira.
No Porto Santo, os hóteis estão cheios por isso será melhor marcar viagens com antecedência. Na ilha dourada decorre a Festa de Nossa Senhora da Graça, a 14 de agosto e todos os mapas estão voltados para à montanha da Graça, com 500 metros.
Na Madeira existem também boas sugestões de cinema ao ar livre e alguns eventos na floresta, para quem pretende encontrar a paz de espírito através de meditação guiada. Já tivemos a possibilidade de fazê-lo e é uma experiência quase inacreditável, sobretudo neste mês onde quase todos os sítios estão lotados.
Visitar a Madeira em setembro
Setembro continua a ser uma boa altura para visitar o Porto Santo, pois ali decorre o Festival Colombo, que recria o desembarque do navegador genovês Cristovão Colombo na ilha, onde aliás ainda existe a sua casa.
Quanto à Madeira, decorrem as festas dedicadas ao vinho e são muitas! Se estiveres decidido a visitar a Madeira em setembro não te esqueças de saborear o vinho Madeira e de ir até ao Estreito de Câmara de Lobos onde a animação termina com a Festa das Vindimas. Se o álcool não é mesmo o teu forte, ou se pretendes preencher melhor os teus dias na Madeira, poderás fazer uma caminhada na promenade desde a Praia Formosa à vila de Câmara de Lobos. Ou podes ir até à Calheta para descobrir as exposições na Casa das Mudas – Museu de Arte Contemporânea da Madeira.
Com o regresso às aulas, as viagens do Continente à Madeira são mais baratas, mas o regresso pode ser relativamente mais caro. Não te esqueças de estar atento às páginas oficiais das companhias aéreas com voos diretos até à Madeira como TAP Portugal, Easyjet, Transavia, Ryanair e SATA.
Visitar a Madeira em outubro
Chega o mês de outubro e em vez do outono, chega a tão famosa temperatura de Leste. O céu na Madeira muitas vezes poderá ser preenchido com partículas de areias vindas do norte de África e que te dará a sensação de estar num verdadeiro deserto. Mesmo assim, e como em qualquer deserto, encontram-se oásis e muita fruta tropical como tabaibo (figo da Índia), vendido no Mercado dos Lavradores, no centro do Funchal.
Se estiver bom tempo na Costa oriental da Madeira, podes contemplar o pôr do sol na Ponta de São Lourenço e aproveita também para dar um santinho a Santana. Podes lanchar no apetitoso café Delícias da Bia, com umas bolas de Berlim que parecem oferenda dos deuses.
No mês de outubro decorre igualmente a Festa do Senhor dos Milagres, uma das mais impactantes de Machico ou a Festa da Maçã na Camacha. O mês de outubro é ainda mais poderoso com uma visita ao coração da Madeira. Falamos da Fajã da Nogueira, um dos lugares mais escondidos da Madeira, com várias levadas no seu arredor.
Visitar a Madeira em novembro
Outro mês bastante sossegado na Madeira é o mês de novembro que antecede as festividades natalícias. Durante o mês de novembro na Madeira recomendamos-te a viver a ilha desde as alturas. Podes fazer um passeio de teleférico do centro do Funchal até ao Monte ou atirar-te de paraquedas com a Madeira Wings. Normalmente o salto de paraquedas realiza-se desde a Madalena do Mar, uma freguesia muito cativante onde as montanhas estão pintadas de bananeiras.
Como se não bastasse, no mês de novembro também gostamos de visitar a Ponta do Sol, para matar algumas saudades do calor do verão. A vila é muito colorida e oferece aqueles que são provavelmente os melhores sunsets da ilha da Madeira.
Visitar a Madeira em dezembro
Terminamos em grande como não poderia deixar de ser. O Natal na Madeira pode ser caro – por vezes os voos superam os 500€ -, mas temos a certeza que é um dos melhores investimentos para amantes de viagens ao paraíso.
Altura exclusiva para assistir às tradicionais missas do parto – que decorrem às 6 da manhã -, ou para passear pelos mercados de Natal. Também podes ser empurrado pela grandiosidade desta ilha com a fabulosa Noite do Mercado (uma espécie de noite de Santo António / São Pedro) onde todos saem à rua para sentir as boas vibrações desta quadra.
Com o Natal em família e os presépios a ganharem vida nos distintos concelhos, falta apenas a Passagem de Ano da Madeira. O fim do ano na Madeira está feito de espectáculos musicais e obviamente de muito fogo de artíficio. A cidade do Funchal para completamente na noite de 31 de dezembro para 1 de janeiro e não é razão para menos.
Todos queremos que o ano termine da melhor maneira possível, numa ode à vida e àquilo que nos faz eclodir as nossas emoções. O fogo de artíficio no Funchal é mágico, é esplendoroso e uma das razões pelas quais a Madeira é um dos melhores sítios do mundo para visitar. Gostamos da Madeira todo o ano, mas no fim de ano há outra magia pelo ar.
Esperemos que desse lado a escolha esteja feita. Se continuares com dúvidas sobre qual a melhor altura para visitar a Madeira poderás enviar-nos mensagem para o nosso e-mail para as sugestões mais autênticas e próximas àquilo que procuras.
Não percas mais novidades no nosso Instagram.