Melhores filmes de 2021 que todos os amantes de viagens devem ver

Cinque Terre

Quais os melhores filmes de 2021 que todos os amantes de viagens deveriam ver? Sabe as sugestões lavidaesmara e onde assistir aos melhores filmes do ano.

No La Vida es Mara terminamos o ano com a lista de melhores filmes de 2021 que todos os amantes de viagens deveriam ver. Caso estejas mais tempo em casa e precises de ganhar inspiração para a tua próxima aventura, esta lista certamente é a maneira de terminar 2021 e começar bem o ano de 2022.

Luca da Disney
Luca © Walt Disney Studios

Desta vez a lista faz-se sobretudo de filmes de animação, afinal como todos sabemos, a Disney é uma fábrica de sonhos e são muitos os destinos Disney promovidos nas suas longas-metragens. Além disso, damos algum espaço a outros géneros, como dramas e comédias ideais para quem gosta de viajar. Há também um musical que encaixamos neste top 10 de melhores filmes de 2021. Temos longas-metragens para todos os gostos e para quem quer viajar de uma ponta à outra do globo.

2021 foi um ano repleto de lançamentos no cinema, visto que muitos filmes agendados para 2020 foram adiados devido à pandemia COVID-19, que bloqueou ainda algumas rodagens.

Da ficção científica à animação, ao regresso em grande dos musicais, o público foi mimado por inúmeros títulos tanto no ecrã mais gigante da sala de cinema como no ecrã de casa. Muitos dos melhores filmes de 2021 apresentados aqui estão disponíveis em plataformas de streaming como a Netflix, a Amazon Prime Video, a Disney Plus e podem ser vistos por qualquer um dos subscritores.

Nos comentários ou nas redes sociais deixa-nos a tua opinião e partilha qual os teus filmes preferidos de viagem de 2021. Estamos ansiosos por saber para onde viajaste no grande ecrã.

Luca (2021), de Enrico Casarosa

Filme para quem? Se sonhas com as Cinque Terre da Ligúria – Riomaggiore, Manarola, Corniglia, Vernazza e Monterosso al mare – “Luca” é o filme para ti. Tem todas as imagens destes locais num só espaço, Portorosso e temos a certeza que muitos fãs de turismo cinematográfico irão colocar “Luca” na lista dos melhores filmes de 2021.

Situado numa bela vila costeira na Riviera italiana, “Luca”, uma longa-metragem original da Disney e da Pixar, é uma história de passagem à idade adulta sobre um jovem rapaz que está a viver um verão inesquecível cheio de gelado, massa e infindáveis viagens de lambreta. Luca (voz de Jacob Tremblay) partilha estas aventuras com o seu novo melhor amigo, Alberto (voz de Jack Dylan Grazer), mas toda a diversão é ameaçada por um segredo bem guardado: eles são monstros marinhos de outro mundo logo abaixo da superfície da água.

Podes ver “Luca” na Disney Plus Portugal.

Encanto (2021), de Jared Bush, Byron Howard, Charise Castro Smith

Filme para quem? “Encanto” tem uma conexão especial com a história das nossas famílias, que passaram muitos anos das suas vidas na América do Sul. Nesta obra original da Disney somos transportados para o mundo místico da cultura colombiana. Dos sabores, às montanhas cheias de segredo, “Encanto” é um mundo de magia para todos aqueles que querem sonhar e visitar um dos países mais coloridos e surpreendentes do mundo.

“Encanto”, da Walt Disney Animation Studios, conta a história de uma família extraordinária, os Madrigal, que vivem nas montanhas escondidas da Colômbia, numa casa mágica, numa cidade animada, num sítio mágico e maravilhoso chamado Encanto. A magia do Encanto concedeu um dom único a cada criança da família, desde superforça, ao poder de curar… A todas as crianças, exceto a Mirabel. Mas, quando se apercebe de que a magia do Encanto corre perigo, decide que ela própria, a única Madrigal sem dom, pode ser a última esperança da sua família excecional.

Encanto” está disponível na Disney Plus Portugal e podes conhecer todos os lugares inesquecíveis da Colômbia no nosso artigo.

Raya e o Último Dragão (2021), de Don Hall, Carlos López Estrada e Paul Briggs

Filme para quem? Os povos do sul da Ásia nunca estiveram tão representados no grande ecrã antes. “Raya e o Último Dragão” é sobre a cultura de locais como Laos, Indonésia, Tailândia, Vietname, Camboja, Singapura e Malásia. Em breve vamos analisar estes três filmes da Disney e os locais que lhes servirão de inspiração, portanto fica atento aos nossos artigos.

“Raya e o Último Dragão”, da Walt Disney Animation Studios, viaja até ao mundo fantástico de Kumandra, onde os humanos e os dragões viviam juntos em harmonia há muito tempo. Mas quando uma força maléfica ameaçou as terras, os dragões sacrificaram-se para salvar a humanidade. Agora, 500 anos mais tarde, essa mesma força regressou, e apenas Raya, uma guerreira solitária, pode encontrar o último dragão lendário para restabelecer as terras fragmentadas e os seus povos divididos.

Raya e o Último Dragão” está disponível na Disney Plus Portugal.

Ao Ritmo de Washington Heights (2021), de John M. Chu

Filme para quem? O musical começou a ganhar força em 2021 com este musical sobre Nova Iorque e sobre Washington Heights. Caso estejas a planear uma viagem até estes locais durante o verão, não te esqueças de visitar estes bairros. Podes visitar o restaurante cubano Floridita,localizado na Broadway ou o restaurante dominicano Malecón, na Rua 175 e que abasteceram a equipa técnica do filme. A canção “96,000” foi rodada na Piscina Highbridge onde muitos nova-iorquinos passam o verão.

O sentimental Usnavi de la Vega, imigrante da República Dominicana, é dono de uma mercearia em Washington Heights, um bairro de Nova Iorque caracterizado pela sua enorme comunidade latina. Naquelas ruas perfumadas, coloridas e cheias de música, a animação é constante. E a vizinhança, sempre pronta a dançar ao som de qualquer ritmo, nunca perde a esperança de concretizar os seus sonhos.

Realizado por Jon M. Chu (“G.I. Joe: Retaliação”, “Justin Bieber’s Believe” ou “Asiáticos Doidos e Ricos”), é a adaptação cinematográfica do multipremiado musical da Broadway “In the Heights”, da autoria de Lin-Manuel Miranda, que se inspirou no livro homónimo de Quiara Alegría Hudes (que aqui assume o papel de argumentista).

Anthony Ramos, Corey Hawkins, Leslie Grace, Melissa Barrera, Olga Merediz, Daphne Rubin-Vega, Gregory Diaz IV, Stephanie Beatriz, Dascha Polanco e Jimmy Smits assumem as personagens.

Ao Ritmo de Washington Heights” está disponível para aluguer na Apple TV+

Casa Gucci (2021), de Ridley Scott

Filme para quem? Já não é a primeira, nem será a última vez que falamos de “Casa Gucci” um filme ideal para quem sonha com as viagens mais chiques e requintados, que queiram conhecer a cidade da moda Milão ou passear pelo Lago de Como ou dar um salto à Florença.

“Casa Gucci” não é obviamente um filme sobre viagens, mas é indiscutivelmente um dos melhores filmes de 2021 para amantes de viagens, afinal não podemos esquecer que toda a história da obra é repercutida com profundo detalhe, sobretudo o guarda-roupa de Jany Yantes, que conta um sobre da história italiana.

Obviamente as imagens da Villa Balbiano no Lago de Como irão despertar o interesse de qualquer cinéfilo.

“Casa Gucci” conta a história de Patrizia Reggiani, uma mulher de origem humilde que mudou radicalmente o estilo de vida quando, em 1972, se casou com o multimilionário Maurizio Gucci, neto de Guccio Gucci, fundador da famosa marca italiana de moda. Depois de um casamento de 15 anos e um sem-número de quezílias familiares, o casal separou-se. Indignada por saber que o ex-marido tinha recomposto a sua vida e estava prestes a casar-se novamente, Patrizia tomou uma decisão que mudaria, para sempre, a vida de todos.

O elenco, dominado por veteranos, inclui Lady Gaga, Salma Hayek, Jared Leto, Al Pacino, Adam Driver e Jeremy Irons.

Luzzu (2021), de Alex Camilleri

Filme para quem? Este é um filme maltês, falado em maltês e rodado com pescadores reais de Malta, o que só por isso é uma razão única para assistir “Luzzu“. É também um filme para quem gosta de fazer as malas e conhecer um país com os olhos de um cidadão. É um filme que te fará querer ir a Malta e observar as ilhas pelos meus olhos dos barcos luzzu. Estivemos recentemente no local onde o filme foi rodado e falaremos dele muito em breve.

Jesmark, um pescador maltês, enfrenta um novo curso de água em Luzzu, o seu barco de madeira. O navio mal consegue sobreviver e o jovem vê como o seu sustento e a tradição familiar de várias gerações estão em perigo devido à diminuição da mão-de-obra, uma indústria pesqueira implacável e um ecossistema estagnado. Desesperado para sustentar sua esposa e filho recém-nascido, que precisa de tratamento médico especial, Jesmark gradualmente se envolve em uma rede de pesca ilegal no mercado negro.

“Luzzu” ainda não está disponível online, nem foi lançado nas salas de cinema portuguesas. A estreia acontece no próximo ano, mas enquanto o filme não estreia podes ler a entrevista da MHD ao realizador Alex Camilleri.

Crónicas de França do Liberty, Kansas Evening Sun (2021), de Wes Anderson

Filme para quem? “Crónicas de França” revela tudo, sendo um filme para quem está a investigar os distintos vilarejos de França. Para o filme Wes Anderson rodou numa cidade real, Angoulême e a partir daí abriu as portas da sua imaginação, para homenagear um país que se tornou a sua segunda casa. É uma espécie de meia-noite francesa para um público que gosta de ir ao pormenor e emaranhar-se no quotidiano de um país, onde cultura é palavra de ordem.

Depois da decisão de aguardar um ano pela estreia mundial em Cannes, The French Dispatch parte na sua expedição pela conquista de espectadores. Assim como Um Peixe Fora de Água era em parte um tributo às viagens exploratórias do popular oceanógrafo francês Jacques Cousteau, também o mais recente filme de Wes Anderson é uma homenagem paródica e nostálgica aos editores e jornalistas destemidos e aventurosos de revistas literárias similares a uma The New Yorker, ambientada numa fictícia cidade francesa no século XX.

Crónicas de França do Liberty, Kansas Evening Sun” estreia brevemente em video-on-demand. Passou pelas salas de cinema portuguesas em outubro de 2021.

A Mão de Deus (2021), de Paolo Sorrentino

Filme para quem? Ousado, destemido e biográfico, “A Mão de Deus” é para quem pretende fazer uma viagem emocionante pelo cinema italiano, e pelas ruas de Nápoles ou as noites de Capri, que tanto marcaram a adolescência de Sorrentino. Faz-nos ainda relembrar da esperança que Diego Maradona deixou no clube italiano Società Sportiva Calcio Napoli.

A história de Fabietto Schisa, um rapaz na conturbada Nápoles dos anos 80. Feita de de alegrias inesperadas, tais como a chegada da lenda do futebol Diego Maradona, e uma tragédia igualmente imprevista. O destino cumpre o seu papel, a alegria e a tragédia entrelaçam-se, e o futuro de Fabietto é traçado.

“A Mão de Deus” está disponível na Netflix Portugal.

Nomadland: Sobreviver na América (2020), de Chloe Zhao

Filme para quem? Aqueles que tantas vezes já sonharam viagens diferentes, e com uma road-trip nos Estados Unidos “Nomadland: Sobreviver na América” é para ti. Vencedor do Óscar de Melhor Filme no passado dia 25 de abril, é um filme bastante introspetivo, para quem está sozinho em casa e quer tomar uma decisão importante na sua vida.

É um filme sobre as despedidas de uma realidade e uma abraçar de uma nova, que fará crescer. Podes acompanhar o visionamento deste filme, com a leitura da obra autobiográfica que o inspirou – “Nomadland: Surviving America in the Twenty-First Century” (2017), de Jessica Bruder, assim como do livro “Viagens com o Charley”, do escritor norte-americano John Steinbeck. Nessa obra, Steinbeck relata as diferentes experiências com os seus conterrâneos e a sua passagem por inúmeras cidades a bordo da auto-caravana que chamou de Rocinante.

Depois de décadas a trabalhar numa empresa de materiais de construção, Fern, de 60 anos, é despedida. Sem nada que a prenda à pequena cidade do Nevada onde sempre viveu com o seu falecido marido, resolve vender todas as suas posses e fazer-se à estrada. Ao longo do caminho, vai-se cruzando com nómadas como ela, que lhe ensinam várias técnicas de sobrevivência e cuja amizade e generosidade vai alterar a sua forma de olhar o mundo. Com Frances McDormand como protagonista, um filme dramático escrito e realizado pela chinesa Chloé Zhao (“The Rider” e “Songs My Brothers Taught Me”) tem também Linda May, Swankie e Bob Wells, três nómadas na vida real que se representam a si mesmos.

“Nomadland” está disponível na Disney Plus e em aluguer nas plataformas de video-on-demand.

Licorice Pizza (2021), de Paul Thomas Anderson

Filme para quem? Aqueles que estão à espera para realizar uma viagem ao oeste dos Estados Unidos da América e conhecer um dos subúrbios dos Los Angeles.

Licorice Pizza é a história de Alana Kane e Gary Valentine, que crescem e se apaixonam enquanto deambulam pelo vale de San Fernando em 1973. Escrito e realizado por Paul Thomas Anderson, o filme acompanha os tortuosos caminhos do primeiro amor.

“Licorice Pizza” tem estreia nas salas de cinema a 30 de dezembro.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.