Melhores livros sobre viagens e autoconhecimento

Vais viajar nos próximos dias e não sabes o que fazer durante o percurso? O La Vida es Mara preparou este artigo muito especial sobre os melhores livros sobre viagens e autoconhecimento.

Se adoras ler livros, sabes que um bom livro tem o poder de inspirar, entreter, ensinar e fazer com que a nossa mente viaje até infinitos lugares sem sairmos do lugar em que estamos. Um bom livro é o nosso melhor amigo durante uma viagem de longa duração!

Aproveita também para ler os 5 melhores livros sobre viagens de Gonçalo Cadilhe.

Melhores livros sobre viagens e autoconhecimento © Pexels
Melhores livros sobre viagens e autoconhecimento © Pexels

Abaixo, partilhamos contigo os 8 melhores livros sobre viagens e autoconhecimento para ler em viagem e as suas respetivas sinopses. Esperemos que gostes tanto deles quanto nós!

1. “Comer, Orar, Amar” de Elizabeth Gilbert

Começamos a nossa lista dos 8 melhores livros sobre viagens e autoconhecimento para ler em viagem com o icónico livro de Elizabeth Gilbert: Comer, Orar, Amar.

Se já viste o filme e gostaste, vais amar o livro! Curiosidade: incluímos este filme na nossa lista de 20 melhores filmes sobre viagens.

Aos 34 anos, Elizabeth Gilbert, escritora premiada e destemida jornalista da GQ e da SPIN, descobre que afinal não quer ser mãe nem viver com o marido numa casa formidável nos subúrbios de Nova Iorque e parte sozinha numa viagem de 12 meses com três destinos marcados: o prazer na Itália, o rigor ascético na Índia, o verdadeiro amor na Indonésia. Irreverente, espirituosa, senhora de um coloquialismo exuberante, Elizabeth não abandona um minuto a sua auto-ironia e conta-nos tudo acerca desta fuga desesperada ao sonho americano que começou no momento em que encontrou Deus.

Quando fez 30 anos, Elizabeth Gilbert tinha tudo o que uma mulher americana formada e ambiciosa podia querer: um marido, uma casa, uma carreira de sucesso. Mas em vez de estar feliz e preenchida, sentia-se confusa e assustada. Depois de um divórcio infernal e de uma história de amor fulminante acabada em desgraça, Gilbert tomou uma decisão determinante: abdicar de tudo, despedir-se do emprego e passar um ano a viajar sozinha. “Comer na Itália, Orar na Índia e Amar na Indonésia” é uma micro-autobiografia desse ano.

O projecto de Elizabeth Gilbert era visitar três lugares onde pudesse desenvolver um aspecto particular da sua natureza no contexto de uma cultura que tradicionalmente se destacasse por fazê-lo bem. Em Roma, estudou a arte do prazer, aprendeu a falar Italiano e engordou os 23 quilos mais felizes da sua existência. Reservou a Índia para praticar a arte da devoção. Com a ajuda de um guru nativo e de um cowboy do Texas surpreendentemente sábio, Elizabeth empenhou-se em quatro meses de exploração espiritual ininterrupta. Em Bali, aprendeu a equilibrar o prazer sensual e a transcendência divina. Tornou-se aluna de um feiticeiro nonagenário e apaixonou-se da melhor maneira possível – inesperadamente.

2. “Profecia Celestina” de James Redfield 

Inspirado num antigo manuscrito peruano, este livro é um romance de iniciação à nova consciência – transcendente, espiritual – que está a emergir no mundo.

Tomando como modelo, ainda que remoto, a procura do Graal, A Profecia Celestina não é apenas a história de uma aventura e de uma descoberta; é, sobretudo, um guia com o poder de reinventar as nossas percepções existenciais e de nos conduzir em direcção ao futuro com renovado optimismo e energia.

3. “Código da Alma” de Patrícia Cândido 

Na leitura do "Código da Alma" © La Vida es Mara
Na leitura do “Código da Alma” © La Vida es Mara

Imagine o que aconteceria se cada ser humano que está na terra pudesse identificar as causas emocionais que geram as doenças…
Se cada um de nós, ao ter uma dor de cabeça, pudesse identificar a emoção nociva ou o facto que a causou…

Ao tratar o corpo físico com medicamentos, são necessárias grandes doses de consciência para prevenir situações futuras desagradáveis.

Consegue imaginar como seria viver esta incrível realidade: compreender a real causa das suas dores e doenças e até mesmo ajudar os seus amigos e familiares que enfrentam problemas graves de saúde?

É precisamente disto que trata este livro: as causas mentais e emocionais que desencadeiam as doenças físicas!

Ter acesso a esse conhecimento surpreendente é como rodar uma chave para transformar as suas emoções negativas em positivas, trocando definitivamente as dores e doenças por saúde, energia e bem-estar.

4. “O Poder do Agora” de Eckhart Tolle

Um texto que nos traz uma lição simples e singela: como usar o potencial do presente, como viver no agora. A nossa mente tende sempre a seguir um caudal de pensamentos, dirigindo-se para o passado ou para o futuro, esquecendo-se constantemente do presente. Mas é no presente, e na consciência do presente, que podemos encontrar a paz e a libertação. De forma prática e acessível, esta obra, uma apresentação do misticismo clássico para os tempos modernos, dá-nos a ver como aceder ao poder ilimitado do agora.

5. “O Monge Que Vendeu o Seu Ferrari” de Robin S. Sharma

Livro "O Monge Que Vendeu o Seu Ferrari" © La Vida es Mara
Livro “O Monge Que Vendeu o Seu Ferrari” © La Vida es Mara

Com mais de um milhão de exemplares vendidos e traduzido para 15 idiomas, O Monge que Vendeu o Seu Ferrari é um best-seller inquestionável. O estilo cativante e cheio de humor desta narrativa, de cariz simultaneamente místico e prático, encantou leitores de todo o mundo.

A história de autodescoberta que conta oferece-lhe a chave para realizar os seus sonhos e cumprir o seu destino. Ensina que ainda é possível, no mundo agitado e complexo em que vivemos, desfrutar de cada momento, agir com coragem e alegria, e, sobretudo, ter tempo – pois este é o bem mais precioso que possuímos.

6. “O Alquimista” de Paulo Coelho

O Alquimista relata as aventuras de Santiago, um jovem pastor andaluz que abandona a sua terra natal e viaja pelo Norte de África em busca de uma quimera — um tesouro enterrado sob as pirâmides. Uma cigana, um homem que diz ser rei e um alquimista irão ajudá-lo na sua busca. Ninguém sabe exatamente o que é o tesouro nem se Santiago conseguirá ultrapassar todos os obstáculos da sua travessia do deserto. Mas aquilo que começa por ser uma aventura por locais exóticos para procurar a riqueza material, acaba por se transformar numa viagem de descoberta de si mesmo e da riqueza da alma humana. O Alquimista recria um símbolo intemporal que nos recorda a importância de seguir os nossos sonhos e de ouvir a voz do coração.

7. “O Fazedor de Cercas” de Floro Freitas de Andrade

O Fazedor de Cercas leva-nos numa viagem à Antiga China, a um tempo de há três ou quatro mil anos. Só alguns séculos depois nasceria Lao-Tsé. Mas os Homens Antigos já conheciam o Tao e sabiam vivê-lo.

Em dias tão distantes, não éramos diferentes. As nossas necessidades básicas eram as de hoje e os mais angustiantes problemas existenciais pediam soluções – como agora. Aqueles homens antigos, no entanto, haviam encontrado respostas originalíssimas às mais intrigantes perguntas. E vivenciavam-nas. Acaso seria possível chegar-lhes, chegar lá, onde parecem isolados, num Tempo inacessível? Até onde nos pode levar a imaginação? E quem a leva?

Os Homens Antigos estão lá, à nossa espera. Apesar das dificuldades, não é tão grande nem «concreta» a escorregadia distância que nos separa deles. Afinal, o Tempo foi sempre uma ilusão de ir, tanto assim que se condensa e concretiza, inteiro, em cada aqui e agora.

É normal, portanto, que seja possível chegar lá. A nossa imaginação é a mesma daqueles tempos. E igualmente denso (como outrora) permanece o mistério que a leva. Talvez seja útil alguma orientação nessa não-estrada, quem sabe um mapa em branco… ou uma bússola, contanto que não indique direção alguma, mas apenas possibilidades. Talvez este livro sirva de orientação e torne mais fácil e segura a nossa viagem ao encontro dos Homens Antigos.

De tempos a tempos, surge um livro que muda para sempre a vida de quem o lê… Este é um desses livros!

8. “Para Além de O segredo” de Brenda Barnaby

Todas as chaves da aclamada mensagem de Rhonda Byrne em “O Segredo” são aqui desveladas para que cada um aceda à sua própria via de superação pessoal e alcance um maior nível de sucesso e bem-estar graças a um conhecimento adequado do seu poder mental. A autora não só se aventura um pouco “para além de O Segredo”, como também coloca ao nosso alcance toda a sua sabedoria sobre as leis essenciais do mentalismo.

Uma das contribuições mais úteis desta obra é a compilação de conselhos e métodos de superação pessoal elaborados pelos melhores peritos actuais em pensamento positivo, aqui apresentados de forma simples e ordenada. Tem nas suas mãos, sem sombra de dúvida, um texto de valor incalculável que pode mudar a sua vida, se se atrever a aprofundá-lo para descobrir de que modo pode transformar a sua vida e realizar os seus maiores desejos. Os mestres e guias que aparecem neste livro são profissionais em exercício, mentalistas reconhecidos, que escreveram obras de sucesso, dão consultas, dão assessoria a instituições e empresas, publicam com regularidade na imprensa ou participam em programas de rádio e televisão. Nomes como Vera Peiffer, Peter Kummer, Ursula Markham, Gerald Epstein ou Christian Godefroy figuram junto a outros de igual autoridade e prestígio.

Os seus métodos nem sempre coincidem e as fontes espirituais e técnicas psicofísicas que costumam utilizar são diferentes. Quando tal acontece, Brenda Barnaby abstém-se de tomar partido, por respeito à individualidade de cada um e porque todos respondem às ideias fundamentais da Lei de Atracção. Ainda assim, deixa à liberdade do leitor a escolha de um ou de outro ou até a combinação das suas recomendações, de acordo com o seu próprio critério ou a sua disponibilidade, numa espécie de programa à la carte. O importante é alcançar o maravilhoso objectivo que propõe “Para Além de O Segredo”: que o leitor aprenda a dominar a sua mente e desenvolva o poder para transformar a sua vida.

O que achaste desta lista? Já leste algum destes livros? Conta-nos tudo nos comentários abaixo! 🤩


✨ Faz como nós e edita as tuas fotografias com os fantásticos Maja presets.

📸 Para mais destinos inspiradores, segue-nos no Instagram.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *