Museu de História Natural de Londres: Lista de filmes

Conheces o Museu de História Natural de Londres? Partilhamos contigo os filmes rodados num dos museus mais visitados do mundo. 

Já visitaste o Museu de História Natural de Londres? Gostavas de conhecê-lo? Independentemente da tua resposta sabes que os museus são essenciais nas nossas viagens. Como amantes de viagens adoramos percorrer, durante minutos e horas a fio, os corredores dos grandes e pequenos museus e descobrir algo mais sobre a nossa história. O museu confirma-se como a mais preciosa máquina do tempo.

Museu de História Natural
Ossos do dinossauro Dippy (Diplodocus carnegii) enquanto esteve em exposição no Museu de História Natural de Londres © lavidaesmara

Cada peça de roupa, cada objeto, cada mapa, cada pedra, cada veículo, cada animal embalsamado tem uma história por contar. Conseguem transportar-nos para um mundo passado, aquele em que o nosso corpo não tem maneira de conhecer, e que só a nossa mente consegue imaginar. Somos cativados por esta espécie de lugar mágico, onde vivemos vidas passadas e onde, na maioria dos casos, aprendemos com os erros dos nossos ancestrais, para melhorar o futuro da Humanidade.

O cinema, por ser a arte de contar histórias, consegues dar-te um ponto de vista visual sobre os museus e a sua importância na nossa sociedade. Ano após ano são vários os filmes rodados em museus e, por essa razão, queremos partilhar contigo uma lista de filmes rodados no Museu de História Natural de Londres.

Museu de História Natural
Crânio do extinto leão-do-atlas no Museu de História Natural © lavidaesmara

O Museu de História Natural de Londres é um um dos principais museus da capital britânica, localizado na tão emblemática Exhibition Road, e fundado em 1881. Popularmente conhecido pelos esqueletos de dinossauros, pela sua arquitetura românica e pelas coleções do biólogo e naturalista Charles Darwin (1809 – 1882), o Museu de História Natural de Londres já teve várias longas de ficção e documentário rodadas no seu interior. Muitos são os filmes da Walt Disney Pictures, da Pathé e da Universal foram rodados no Museu de História Natural de Londres, mas será que sabes quais são?

Abaixo, conhece os trailers e imagens dos diferentes filmes rodados no Museu de História Natural de Londres e não te esqueças o quanto os museus são todos necessários e relevantes hoje mais do que nunca. O Museu de História Natural de Londres é responsável por conservar, proteger e exibir artefactos do nosso planeta. Partilha depois com os seus inúmeros visitantes toda a sua riqueza. Sem este, ou qualquer outro museu, perderíamos simplesmente os vínculos com o nosso passado, e com isso, a compreensão das nossas identidades, culturas e respetivas comunidades.

Museu de História Natural de Londres

Estás interessado em visitar o Museu de História Natural de Londres? A visita é gratuita para a maioria das salas e exposições. Eventualmente poderão ocorrer exposições temporárias, com um preço a ser cobrado à entrada ou online caso tenhas interesse em conhecê-las.

Ultimatum (1950), de John Boulting, Roy Boulting

Seven Days to Noon” ou no título português “Ultimatum” é sobre um cientistas que rouba uma bomba nuclear e ameaça destruir a cidade de Londres. Tudo decorre no início dos anos 50 do século XX, quando o primeiro- britânico (Ronald Adam) recebe uma ameaça do professor Willingdon (Barry Jones). Trata-se de uma ameaça muito explícita de que Willingdon destruirá o centro de Londres dentro de uma semana, ao meio-dia, a menos que o governo britânico declare que vai impedir todo o armazenamento de ogivas nucleares.

Numa das cenas de “Ultimatum”, o cientista abandona o Museu de História Natural pela entrada existente na Cromwell Road. A sequência inicial do filme pode ser vista a seguir.

Falta um Dinossauro (1975), de Robert Stevenson

A Walt Disney apresenta “Falta um Dinossauro“, uma divertida comédia familiar britânica protagonizada por dois dos mais célebres atores da sétima arte: os vencedores de dois Óscares Peter Ustinov (Melhor Ator Secundário por “Spartacus” nos Óscares 1961 / Melhor Ator Secundário por “Topkapi” nos Óscares 1965) e Helen Hayes (Melhor Atriz por “O Pecado de Madelon Claudet” nos Óscares 1932 / Melhor Atriz Secundária por “Airport” nos Óscares 1971).

Falta um Dinossauro” segue dois espiões (Peter Ustinov e Clive Revill), que são vistos por uma babysitter (Helen Hayes), a roubar um dos esqueletos de dinossauros do Museu de História Natural. Muitas sequências foram filmadas realmente neste museu, incluindo uma luta na Galeria dos Mamíferos.

O Mistério do Loch Ness (1996), de John Henderson

O Mistério de Loch Ness” é um filme para toda a família protagonizado por Ted Danson, Joely Richardson, Kirsty Graham e Ian Holm e que segue o misterioso caso do monstro Nessie, um criptídeo aquático que muitos dizem viver no fundo do Lago Ness na Escócia.

Uma das sequências deste filme foi filmada no Museu de História Natural de Londres, no entanto foi parcialmente filmado ao redor do lago mais famoso da Escócia e também em Lower Diabaig, na costa oeste de Highland.

Lara Croft: Tomb Raider (2001), de Simon West

Lara Croft: Tomb Raider” é uma das adaptações mais conhecidas de videojogos do mundo, protagonizada pela sempre sexy e inteligente Angelina Jolie, num dos seus desempenhos mais populares.

O filme “Lara Croft: Tomb Raider” mostra a luta da célebre aventureira para travar os planos da sociedade secreta Illuminati. O interior da casa de Lara Croft neste filme foi rodada parcialmente dentro do Museu.

Instinto Fatal 2 (2006), de Michael Caton-Jones

“Instinto Fatal 2” foi rodado no Museu de História Natural que serve de escritório para a personagem de Sharon Stone. A sinopse oficial e respetivo trailer são partilhados a seguir.

Michael Glass (David Morrissey) é um conceituado psiquiatra londrino que se encontra no auge da sua carreira. Quando o detective Roy Washburn (David Thewlis) pede a Glass para avaliar uma mulher sensual e deslumbrante, envolvida na misteriosa morte de uma estrela desportiva, o seu mundo desaba. A mulher em causa é Catherine Tramell (Sharon Stone), a famosa escritora norte-americana que retrata nos seus livros crimes ficcionais macabros que acabam por acontecer na vida real com uma frequência alarmante. O magnetismo entre os dois é imediato e Glass fica fascinado por Catherine.

Paddington (2014), de Paul King

Na primeira aventura de “Paddington” em Londres vemos Paddington a ser perseguido pela personagem de Nicole Kidman (Millicent Clyde) no Museu de História Natural de Londres, onde a vilã trabalha. Neste local, as sequências foram filmadas durante seis noites.

Um jovem urso pardo originário das florestas do Peru faz uma longa viagem até Inglaterra, à procura de um novo lar. Porém, perdido e totalmente só na gigantesca estação de comboios de Paddington, em Londres, ele receia ter cometido o maior erro da sua vida. É então que é encontrado pela família Brown que, ao perceber a sua situação, decide dar-lhe guarida por algum tempo e baptizá-lo de Paddington. Tudo lhe parece bem encaminhado até ao momento em que chama a atenção de uma taxidermista que trabalha num museu. Fascinada por animais exóticos, ela vai ver nele uma aquisição indispensável para a sua colecção de animais empalhados…

A Ascensão de Júpiter (2015), The Wachowskis

O nascimento de Jupiter Jones auspiciava um grande destino. Mas hoje, já adulta, apesar de sonhar com um futuro grandioso, ela acorda todos os dias para a dura realidade de uma vida medíocre como empregada de limpeza. Quando descobre que Caine Wise, um guerreiro interplanetário, chega ao planeta Terra para a proteger, a jovem dá-se conta de que, para sua surpresa, é a sucessora de um extraordinário legado que pode alterar a ordem do Universo. Porém, apesar de incrédula no que Caine tem para lhe contar, Jupiter depressa percebe que a sua vida corre sério perigo e que, para sobreviver, apenas poderá contar com a sua própria coragem e a deste desconhecido…

O Museu de História Natural é um espaço importante para a criação da impressionante sequência do palácio intergaláctico do filme “A Ascensão de Júpiter” das irmãs Lana e Lilly Wachowski. O corredor dedicado à Zoologia e General Herbarium também fazem parte do filme. Na General Herbarium podem ser encontradas 2,000,000 exemplares de plantas.

Museu Historia Natural
O extinto pássaro Dodo no Museu de História Natural em Londres © lavidaesmara

A Múmia (2017), de Alex Kurtzman

A rodagem do último filme “A Múmia” decorreu na galeria “Minerals” do Museu de História Natural.  A seguir partilhamos contigo a sinopse deste filme, assim como o seu trailer.

Nas profundezas do deserto, uma rainha está mumificada há mais de dois mil anos. Sepultada numa cripta subterrânea selada, é acidentalmente acordada por um grupo de militares. Agora que se vê novamente em liberdade, a soberana está determinada a reclamar o trono que lhe foi roubado e conquistar o mundo. Quer vingar-se de todo o mal que lhe foi feito e não olha a meios para mostrar o seu poder, espalhando o terror por onde passa…

Antes de terminarmos este artigo partilhamos contigo a Ted Talk de Thomas P. Campbell onde o então diretor do Museu Metropolitano de Arte de Nova Iorque confirma que a autenticidade do “museu”. Se és amante de viagens não percas a oportunidade de assistires a esta Ted Talk. Vê-na desde os teus dispositivos tecnológicos essenciais que não podem faltar durante uma viagem .

Colocar as pessoas cara a cara com nossos objetos é uma forma de colocá-las cara a cara com pessoas através do tempo, do espaço, cujas vidas podem ter sido diferentes da nossa, mas que, como nós, têm esperanças e sonhos, frustrações e conquistas por atingir.


✨ Faz como nós e edita as tuas fotografias com os fantásticos Maja presets.

📸 Para mais destinos cinematográficos inspiradores, segue-nos no Instagram.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *