Quais são países mais seguros do mundo para viajar em 2024

Singapura

Conhece quais os países mais seguros do mundo para planear uma viagem nos próximos tempos com total comodidade e conforto. 

Os dados são da plataforma HelloSafe que publicou pela primeira vez o seu índice de segurança de países em todo o mundo. De acordo com os dados reunidos, a Islândia é atualmente o país mais seguro do mundo, com uma pontuação de 18,23 pontos em 100, à frente da Singapura (19,99 pontos) e da Dinamarca (20,05 pontos).

Enquanto isso, 12 dos 15 países mais seguros do mundo estão na Europa, incluindo a Suécia (5º país mais seguro do mundo com um índice de 20,51 pontos). O Butão (22,98 pontos) e o Qatar (23,33 pontos) também figuram entre os 15 primeiros, o que os torna destinos muito seguros para os viajantes. Eis a lista completa:

Visite HelloSafe Portugal para mais ferramentas.

Segundo a plataforma, este índice:

“não pretende refletir a atratividade dos países como destino turístico, mas sim um índice global de segurança e proteção baseado no maior número possível de critérios objetivos”.

Portugal é um país seguro para visitar?

Vila Nova de Gaia
Capela do Senhor da Pedra em Vila Nova de Gaia © Unsplash

A notícia é boa para os portugueses que adoram fazer férias cá dentro e para os nossos turistas. Na verdade, Portugal foi classificado pelo HelloSafe como o 15º país mais seguro da Europa para viajar em 2024

De modo geral, a Europa é o continente mais seguro para viajantes em todo o mundo. Os países europeus ocupam 30 dos 50 lugares mais seguros do mundo, incluindo a Suíça (5º no mundo e 4º na Europa, com um índice de 20,51), os Países Baixos (20º e 17º, índice de 26,22) e a Bélgica (31º e 24º, índice de 28,31).

No entanto, é possível ver que a França ocupa uma posição baixa na lista de países seguros, estando apenas em 80º lugar mundial e 34º na Europa, com uma pontuação de 36 pontos. Isto acontece devido à ameaça terrorista. Mesmo assim, não fiques de pé atrás em relação a uma viagem ao país, afinal não poderemos esquecer a boa organização dos Jogos Olímpicos, que decorrerão com a máxima normalidade. No fim da tabela estão a Ucrânia e a Rússia, cujas classificações refletem o impacto do conflito em curso desde 2022.

Como é que são avaliados os países em termos de segurança?

A análise da HelloSafe avalia a segurança global dos países com base em um índice que considera 35 critérios distribuídos em cinco categorias principais. Estes critérios são extraídos de fontes oficiais, incluindo agências da ONU, o Banco Mundial e instituições de pesquisa internacional.

Os critérios abrangem vários aspectos da segurança, desde riscos ambientais até aspectos sociais e políticos, incluindo o envolvimento em conflitos armados e a qualidade das infraestruturas de saúde. Se necessário, serão feitas alterações metodológicas no índice para aproximá-lo cada vez mais da realidade da segurança em cada país. Eis as categorias de critérios usados nesta análise de países mais seguros do mundo:

1. Ocorrência de desastres naturais;
2. Violência na sociedade (taxas de criminalidade);
3. Envolvimento em conflitos armados internos ou externos;
4. Infraestrutura de saúde (infraestrutura hospitalar, os gastos per capita com saúde e a disponibilidade de pessoal médico);
5. Militarização do país: gastos militares, a presença de armas pesadas e nucleares e a participação em missões de paz internacionais.

Para além deste índice, convém visitar o Portal das Comunidades Portuguesas, do Ministério dos Negócios Estrangeiros, para conheceres tudo o que é necessário no país para o qual tencionas viajar.

Com a publicação desta avaliação, não pretendemos alarmar, mas sim oferecer uma visão realista sobre a segurança nos destinos de viagem, para que consigas tomar decisões mais conscientes e informadas.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *