Queres fazer voluntariado ou tens curiosidade? Contamos-te a nossa experiência de voluntariado no Parque Marino del Pacífico na Costa Rica.
O Parque Marino del Pacífico está localizado numa região turística muito importante da Costa Rica: Puntarenas. Esta região, também conhecida como a “Pérola do Pacífico“, é a maior província do país. As suas costas compostas por diversas ilhas, praias e tesouros naturais, com uma enorme beleza, tornam esta cidade um destino turístico por excelência. Além de aproveitar as suas praias paradisíacas, sabes o que fazer em Puntarenas na Costa Rica? Podes ir a uma das reservas florestais mais importantes a nível nacional e internacional: o Monteverde, localizado a norte de Puntarenas. Outra das opções é visitar o Parque Marino del Pacífico para conhecer as inúmeras espécies de animais que lá estão.
O que ver no Parque Marino del Pacífico?
O Parque Marino del Pacífico está aberto ao público de terça a domingo, entre as 9h00 e as 16h30 e o preço de entrada para estrangeiros varia consoante a idade. A entrada é grátis para menores de 4 anos, 5$ para crianças entre os 4 e os 11 anos e 10$ para os visitantes entre os 12 e os 60 anos.
Poderás observar cerca de 50 espécies de animais marinhos, como pelicanos, tartarugas terrestres e marinhas, tubarões, crocodilos, raias, peixes-palhaço, estrelas do mar, entre outros. Existem zonas de lazer onde podes fazer um piquenique, um restaurante, uma loja de souvenirs e uma piscina infantil disponível de sexta a domingo.
Fotografias de alguns dos animais do parque
Zonas de lazer
Centro de Resgate e Reabilitação de Animais Marinhos (CRRAM)
Neste parque, existe também uma zona de resgate e recuperação de animais que não é acessível ao público e onde não é permitido fazer fotografias. Durante a nossa experiência de voluntariado, quase todos os dias chegava um animal que precisava de ajuda: tartarugas presas em redes de pesca ou lobos marinhos feridos, etc. Sempre que chega um animal ferido ao local, este é acompanhado pelo veterinário e permanece no centro de resgate até recuperar. Seguidamente, é libertado no seu habitat natural.
Por isso já sabes, se durante a tua viagem à Costa Rica encontrares algum animal ferido ou doente em Puntarenas, contacta com as autoridades locais (telefone: +506 2634-3156), bombeiros (telefone: +506 2661-0429) ou diretamente com o Parque Marino del Pacífico (telefone: +506 2661-5272 / +506 2661-5271). É recomendável manter uma distância de segurança porque alguns animais podem morder ou transmitir doenças infeciosas.
Infelizmente, nem todos os animais que chegam ao centro de resgate têm a sorte de poder regressar ao seu habitat, porque não têm capacidade para sobreviver sozinhos, como é o caso de tartarugas que perdem as suas barbatanas frontais, devido à poluição nos oceanos. Sem as barbatanas frontais, as tartarugas não conseguem nadar nem se defender de possíveis predadores no oceano. Nestas situações, os animais passam a viver lá no parque. A tartaruga Vitória é um desses exemplos.
Quais são as tarefas de um voluntário?
Em 2019, fomos voluntários no Parque Marino del Pacífico durante um mês e meio. Costumam aceitar voluntários durante todo o ano e o único requisito é saber falar espanhol. Entre as várias tarefas que fizemos, as principais foram estas:
- Preparar as dietas para cada animal: camarões para as raias, saladas e frutas para as tartarugas terrestres, peixe fatiado e lulas para as tartarugas marinhas, atuns para os tubarões e ração apropriada para os peixes mais pequenos, etc.;
- Alimentar os animais com as suas respetivas dietas;
- Medir a temperatura da água de todos os tanques e aquários;
- Limpar os aquários e tanques.
Se tiveres interessado em realizar algum tipo de voluntariado internacional, está atento ao nosso blog onde iremos detalhar a experiência através da AIESEC na Costa Rica. Caso já tenhas realizado algum voluntariado, partilha connosco a tua opinião.
🍀 Queres preparar melhor a tua estadia na Costa Rica? Reserva as melhores atividades do país atempadamente.
📸 Para mais destinos inspiradores, segue-nos no Instagram.