Como planear uma excursão a Gozo e Comino (Lagoa Azul)?

Tour em Malta

Queres fazer uma excursão a Gozo e Comino? Apresentamos o guia definitivo sobre a nossa viagem à Lagoa Azul e à 2ª maior ilha maltesa.

A excursão à Ilha de Gozo, Comino e à Lagoa Azul foi o ponto alto na nossa viagem a Malta. São realmente pontos fortemente divulgados pelo Turismo de Malta e estamos confiantes que ficarão na memória de qualquer pessoa. Se estás a pensar visitar Gozo e Comino em 1 dia encontrarás aqui respostas a todas as dúvidas.

Falaremos sobre o que está incluído na viagem, onde é que a mesma começa e onde termina. Com duração de 8 horas, a excursão a Gozo e Comino saindo de Sliema deixa o dia completamente preenchido, portanto não convém fazer outros planos para a jornada.

excursão a Gozo e Comino
Lagoa Azul em Comino © lavidaesmara

Onde começa a nossa excursão a Gozo e Comino?

Ficámos alojados em Sliema, o maior núcleo urbano de Malta e, por ser inverno, decidimos visitar Gozo, Comino e a Lagoa Azul em 1 dia.

De facto, de todas as companhias a funcionar nas barracas do passeio de Sliema, escolhemos fazer uma excursão até Gozo e Comino com a Luzzu Cruises. O ferry Kataleya partiu de Sliema (desde a Rua Triq Ix – Xatt) pelas 10h.

excursão a Gozo e CominoInterior do ferry da nossa excursão © lavidaesmara

Fazia sol e o vento soprava a nosso favor. Estávamos prontos para começar a nossa aventura pelas ilhas do arquipélago maltês. Entrámos no ferry que começou por percorrer a costa nordeste de Malta até chegar a Gozo. O barco balançou um pouco, mas as vistas são impressionantes.

Durante a nossa viagem de barco, aquilo que mais gostámos de observar foi a lha de São Paulo, um ilhéu com uma gigante estátua branca do apóstolo Paulo de Tarso, que terá naufragado em Malta quando estava a caminho de Roma para ser julgado. Curiosamente, a costa de Malta não tem muitas praias e o mar muitas vezes fica apenas a alguns metros de distância de casas ou hotéis.

Preciso agendar excursão a Gozo e Comino com antecedência?

Malta é um dos lugares mais visitados da Europa e graças a voos diretos da Ryanair desde o Porto ou desde Lisboa podes planear umas férias até este país. Malta está cheia de gente no verão e, nesta altura talvez seja melhor comprar bilhetes para a excursão atempadamente. Podes fazê-lo no site oficial da Luzzu Cruises.

Caso visites Malta durante o inverno não aconselhamos a agendar a excursão a Gozo, Comino, Lagoa Azul e cavernas com antecedência.

excursão a Gozo e Comino
Comino em Malta © lavidaesmara

Podes comprar o bilhete para a excursão a Gozo e Comino (Lagoa Azul) no próprio dia junto a uma das barracas onde trabalham inúmeras agências que prestam este serviço. Foi assim que nós fizemos e parece-nos a forma mais adequada.

Durante os meses de novembro, dezembro e janeiro, o vento é muito forte em Malta e certamente complicará a tua viagem a Gozo e a Comino. Quando visitámos Malta estava bom tempo, mas algum vento, e alguns dias antes, este tipo de tour tinha sido cancelada. Fica a dica, sobretudo para aqueles que estão a planear uma viagem a Malta pela primeira vez.

O que inclui a excursão às ilhas de Gozo e Comino?

excursão a Gozo e Comino
O porto de Mgarr em Gozo © Unsplash

Nesta excursão a Gozo e Comino desde Sliema da Luzzu Cruises irás passar pelos seguintes locais:

  • Mgarr (o porto principal de Gozo);
  • Victoria (capital de Gozo);
  • Cittadella (cidade fortificada mais emblemática de Malta);
  • Dwejra Bay;
  • Mar Interior de Dwejra;
  • Basílica de Nossa Senhora de Ta ‘Pinu (infelizmente não fomos aqui. Disseram-nos que a igreja estava em obras de requalificação, de qualquer forma).
  • Comino – Lagoa Azul);
  • Cavernas de Cristal (grutas da Lagoa de Cristal).
Rochas de Comino
Rochas de Comino © lavidaesmara

A excursão parte às 10h de abril a outubro, com regresso marcado para as 17h30. No inverno, como foi o nosso caso, partimos às 10h de Sliema, e o regresso foi feito às 17h.

Quanto custa uma excursão de 1 dia a Gozo e a Comino?

A nossa tour a Gozo, Comino, Lagoa Azul e cavernas custou 30 euros por pessoa.

Este é o preço dos bilhetes a Gozo e à Lagoa Azul no inverno. No verão o preço dos bilhetes é de 35€ por pessoa.

Catedral da Cittadella
Vista para a Catedral da Cittadella © lavidaesmara

Não inclui serviço de bar ou restaurantes, mas inclui o transporte marítimo e o minibus por Gozo. O preço é em conta para aquilo que vimos, mas achamos que Gozo precisa de ser vista com mais calma, porque perdemos grande parte dos seus encantos.

Dá tempo de ir a banhos na Lagoa Azul em Malta?

Sim. Durante o verão, a Luzzu Cruises permite aos turistas darem um mergulho na mítica Lagoa Azul. Esta é a praia mais paradisíaca de Malta e a razão pela qual muitos portugueses visitam o país. Malta não é, lamentavelmente, um destino de praia, mas esta ilha é mesmo algo a não perder.

Lagoa Azul em Comino
Lagoa Azul em Comino © lavidaesmara

Não te esqueças de levar protetor solar e equipamento para a praia. Convém sempre proteger o rosto e o corpo da radiação UV. A temperatura em Malta no verão é superior aos 30ºC. Para mergulhos na Lagoa Azul em Comino deves trazer fato de banho, toalha, óculos de mergulho e mudas de roupa;

O que fazer em caso de cancelamento da tour?

Na página oficial da Luzzu Cruises, como nos foi informado no momento em que comprámos os bilhetes, esta companhia empresa reserva-se o direito de alterar ou cancelar qualquer excursão devido às condições meteorológicas.

Visitámos Malta durante o mês de dezembro e uns dias antes da nossa chegada, uma tempestade tinha afetado a travessia de Malta a Gozo e Comino. Foi com alguma sorte que tivemos conseguimos visitar estas ilhas maltesas.

Vale a pena fazer uma tour a Gozo, Comino e Lagoa Azul?

Gozo e Comino são ilhas incríveis. Enquanto Gozo é a segunda maior ilha de Malta, Comino é muito pequena. Uma excursão de 1 dia até Comino é suficiente e será uma das melhores oportunidades para relaxar, encontrar a paz junto ao mar.

Cittadella
Cittadella em Gozo © Wikimedia Commons

Já uma excursão de 1 dia até Gozo é realmente insuficiente. Na verdade, a ilha tem 67 quilómetros quadrados e sentimos que existe muito mais para ver.

Além disso, a excursão da Luzzu Cruises por Gozo pareceu-nos mal organizada. Em primeiro lugar, perdemos algum tempo com o minibus. Um casal de turistas entrou a bordo da carrinha, mas não tinham comprado esse serviço de transporte e tivemos que regressar atrás para deixá-los. Os motoristas tinham alguma dificuldade em falar inglês, mesmo sendo esta uma das línguas mais faladas em Malta.

vista desde Cittadella
Vista para Victoria desde a Citttadella © lavidaesmara

Em segundo lugar, não é uma excursão pensada para os horários de refeições. Chegámos à Cittadella em Gozo por volta da hora de almoço e passámos apenas 1 hora no local, o que não dá tempo suficiente para comer e para descobrir o local. Consecutivamente, aconselhamos-te a marcar um roteiro de 3 dias em Gozo para descobrir cada recanto.

5 dicas para uma viagem a Gozo e Comino

Pôr do sol
Pôr do sol em Gozo © lavidaesmara

Para que a excursão a Gozo, Comino, Lagoa Azul e cavernas decorra como planeado, apresentamos-te algumas dicas importantes que poderás considerar.

  1. Leva comida suficiente na mochila: o serviço de restauração e bar não estão incluídos na excursão, portanto há que ter a mochila com algumas sandes, bolachas de água de sal e garrafas de água. Caso decides parar num restaurante para almoçar, porque senão ficarás sem tempo para descobrir Gozo;
  2. Dinheiro mas o suficiente: Uma vez que disponhas realmente de tudo o que precisámos nesta viagem, não precisámos de ter muito dinheiro na carteira. Não tivemos tempo, por exemplo para procurar souvenirs;
  3. Saboreia produtos típicos de Gozo: aproveita para comprar um Gbejna, o tradicional queijo de cabra fresco de Gozo, que cai muito bem numa sanduíche. Além disso, poderás comprar uma cerveja maltesa Cisk ou um delicioso folhado Pastizzi, disponível em qualquer pastelaria de Gozo por apenas 0.5€;
  4. No inverno leva um corta-vento: em vez de casacos felpudos, recomendamos-te a levar o casaco corta-vento que ajuda a proteger-se e caminhar confortavelmente pelos principais pontos turísticos destas ilhas;
  5. Em caso de mau tempo: se estiver muito vento no mar, não te recomendamos a ficar na proa do ferry, porque poderás ser surpreendido pelas ondas e o teu telemóvel torna-se o novo Titanic. É preferível ficar no interior do ferry, e deixar as janelas fechadas para não molhar nada.

O que estás a achar do nosso conteúdo sobre férias a Malta? Temos muito mais por revelar desta viagem e daquilo que poderás fazer em Gozo e Comino. Fica atento às novidades nos próximos dias e segue-nos no Instagram para momentos mágicos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *