O que fazer na primavera? Dicas para passar a estação cheio de esperança

Giardino delle Rose

O que fazer na primavera? Conhece as dicas para uma estação cheia de esperança e quais são os melhores destinos para a primavera.

A primavera é a estação que agrada a todos. O sol brilha mais intensamente, mas não tanto como no verão. As noites ainda são relativamente frias, mas os dias ficam mais longos. Podes sair de casa com roupas mais leves e podes começar a planear mais atividades ao ar livre.

Com a chegada da primavera nos próximos dias, queremos partilhar contigo alguns dos melhores destinos para umas férias de primavera e dicas para passar esta estação cheio de esperança.

Jasmin Tea House
Jasmin Tea House na Madeira © lavidaesmara

Tendo em conta as circunstâncias que vivemos, acreditamos ser importante celebrar cada dia e descobrir as belezas do universo. Mais do que planear uma viagem durante a primavera para outro país, acreditamos que esta altura é excelente para preparar viagens para dentro de ti, ou seja, para perceber comportamentos, melhorar atitudes e fazer algo que te motive ou que te faça gostar mais de ti.

O que fazer na primavera sozinho ou com a família

São muitas as coisas que se podem fazer na primavera. É hora de deixar o tédio e a monotonia próprias do inverno em casa e sair à rua para conhecer as cores da primavera. Deixamos-te aqui algumas sugestões para que comeces a planear a tua rotina para os próximos meses.

Santo da Serra
Piquenique © lavidaesmara
  1. Piquenique ao ar livre: não há primavera sem um clássico piquenique no parque, na praia ou entre as montanhas. Reúne os teus amigos, enquanto saboreiam frutas típicas da estação, colocam as conversas em dia e aproveitam os raios de sol. Esta é a melhor maneira de te conectares pouco a pouco com o mundo lá de fora;
  2. Passeios na primavera: se te consideras um verdadeiro flâneur aproveita para deambular pela cidade onde moras, sem qualquer direção. Vais conhecer caras novas e aproveitar o bom tempo;
  3. Desconectar-se do mundo na primavera: em vez de apanhares o avião ou o comboio até uma cidade movimentada, porque não ir para um sítio mais calmo? Podes contactar de perto com a natureza, com as fauna e flora mais diversificadas.
  4. Praticar ioga ou meditação: para um corpo e mente mais saudáveis. Podes ainda realizar um retiro espiritual durante a primavera e agradecer por tudo aquilo que o universo te tem dado.
  5. Praticar desportos na primavera: desafia os teus amigos a uma corrida pela madrugada ou começa a praticar desportos ao ar livre como ténis, futebol ou paddle.

Contemplar o desabrochar das flores na primavera

o que fazer na primavera
Flores em Madrid © lavidaesmara

Contemplar o desabrochar das flores na primavera é realmente uma experiência única, que te vai ajudar a estar mais calmo. São mesmo as espécies de flores que desabrocham na primavera, como por exemplo, azáleas, gerberas, lírios, margaridas, orquídeas, petúnias, tulipas, verbenas, sálvia, entre outras. Vão encher a tua casa e os teus olhos de muita cor, vão ajudar-te a gostar mais do mundo.

Se vais de férias prolongadas não te esqueças de cuidar do teu jardim e deixá-lo aos cuidados de alguém de confiança! Caso não tenhas espaço em casa para cultivar plantas ou flores, podes viajar para os melhores destinos para amantes de flores como os Países Baixos, a Ilha da Madeira ou os campos de lavanda em Brihuega em Espanha. Não vão faltar oportunidades para ver as flores a desabrocharem na primavera.

Primavera na praia? Sim é possível

mar na primavera
Albufeira, Algarve © lavidaesmara

Vives junto à costa e queres passar um dia de primavera espectacular? Provavelmente seja uma boa ideia ir para uma praia, estender a toalha e contemplar o horizonte. Estar junto ao mar vai acabar com o teu stress e até ajuda a circulação sanguínea. Inspira e expira e prepara-te para contemplar a mudança na tua mente.

Em Portugal costumamos dizer “abril águas mil”, mas pode ser que maio e junho sejam meses especiais para passar a primavera na praia, com as ondas do mar como pano de fundo. Existem até lugares fantásticos em Portugal para ir a banhos na primavera, como por exemplo Albufeira. Depois do banho nas águas límpidas do Algarve, podes fazer uma caminhada junto às falésias e tirar as fotografias mais impressionantes.

Como passar um dia no parque

La Rosaleda de El Retiro
Flores de La Rosaleda del Retiro em Madrid © lavidaesmara

Quem não vive perto do mar encontra a paz e esperança da primavera numa floresta ou num parque. Em Madrid, por exemplo, o Parque del Retiro promete ser uma experiência magnífica.  Podes levar contigo um livro ou simplesmente os teus auriculares para ouvires a tua banda-sonora preferida ou ouvir o teu podcast de meditação. Caso contrário desfruta dos sons da natureza.

Nestes passeios de primavera, certifica-te que levas contigo uma garrafa de água ou garrafa com chá de ervas para que possas hidratar e purificar o corpo. Passear num parque durante a primavera é uma das atividades que podem ser feita na primavera sozinho, em casal, com amigos ou com toda a família. Não há desculpas para ficar em casa!

Comer um gelado de fruta

Gelado de fruta
Gelado da Gelataria Mamma Maria no Funchal © lavidaesmara

Com a chegada da primavera, algumas gelatarias abrem de novo as suas portas ou apresentam novos sabores próprios da temporada. Em vez de um gelado de chocolate porque não escolher um gelado de fruta? Saboreia um gelado de ananás, laranja, morango, banana, pêssego, framboesa ou limão e refresca os teus pensamentos.

Existem muitas combinações saudáveis e/ou mais requintadas graças à diversidade de frutas da estação. Podes deliciar-te com gelados artesanais 100% naturais, indicados para quem procura produtos vegan.Temos a certeza que não vais recusar um gelado durante a primavera, sobretudo nos dias de calor.

Convém não exagerar no consumo de gelados ou outros doces. Mantém uma dieta equilibrada, à base de frutas, legumes e alguns cereais. Vais conseguir recuperar as energias sem perder o bom humor.

Ver pôr-do-sol durante a primavera

pôr do sol em Lisboa
Pôr do sol em Lisboa © lavidaesmara

Entre as melhores escapadinhas para a primavera, porque não percorrer o nosso país para ver os melhores pores do sol em Portugal? Podes ver o pôr do sol na Ribeira das Naus em Lisboa (imagem anterior), no Castelo de Guimarães, ou desde Sagres, no Algarve. É uma atividade completamente grátis e poderás tirar fotografias fantásticas.

De facto, em cada viagem que temos feito por Portugal ou Itália temos sido surpreendidos com os melhores pores do sol, mesmo nos lugares menos prováveis, como estações de comboio (ver imagem abaixo).

por do sol em Itália
Pôr do sol em Peschiera del Garda © lavidaesmara

O pôr do sol não é apenas o fechar de um ciclo para a nossa estrela, mas também um início de algo novo. A primavera é realmente aquela época do ano em que as pessoas gostas de iniciar algo inovador e assim viver as suas vidas em pleno.

Entre as melhores coisas a fazer na primavera destacamos mudar algo dentro de ti. Muda um hábito que não gostes assim tanto, muda de trabalho se não te sentes feliz, tenta perceber quais são os teus pontos fortes e não apenas os defeitos. Rompe com as energias negativas daqueles que te rodeiam e abraça a esperança, a fé e o otimismo.

10 melhores destinos de férias de primavera

Florença
Piazzale Michelangelo, o melhor miradouro de Florença © lavidaesmara

Por fim, apresentamos a lista dos melhores destinos de férias de primavera. Queremos destacar lugares que visitámos na primavera e aqueles onde as energias positivas da estação sentem-se em cada esquina.

Amsterdão
Amsterdão, Países Baixos © Unsplash

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *